Viagens de 2019 © Viaje Comigo Viagens de 2019 © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 2, 2020

Viagens de 2019: 12 países e 262 cidades

Preparar a viagem/ Viaje Comigo

Por onde é que o Viaje Comigo andou em 2019? Quase já me tinha esquecido de fazer, este ano, esta resenha dos locais por onde andei em 2019… mas o Google fez questão de me lembrar. Antes do fim de ano, ainda estava eu no Vietname, recebi um e-mail que me mostrava os destaques da linha cronológica e geográfica. Segundo o Google (que, através do Google Maps, vai vendo onde estou, porque o uso muito em viagem), este ano, passei por 33 países/regiões, visitei 262 cidades e passei também por 675 locais. A maior curiosidade foi a de ter dado 2,6 vezes a volta ao mundo, durante este ano, e ter feito mais de 108 mil quilómetros em 2019 (!!).

Antes que me perguntem, quais vão ser as minhas viagens em 2020… ainda não tenho muita coisa planeada, mas os tours estão já marcados e alguns esgotados!! Querem juntar-se a algum dos meus tours? Vejam aqui. E as vossas viagens? Contem-me tudo nos comentários! 😀

A banhos no Mar Morto - Israel © Viaje Comigo

A banhos no Mar Morto – Israel © Viaje Comigo

Por muito que visite países, colecione carimbos no passaporte, vá a locais turísticos, sítios paradisíacos, espaços históricos… correndo o risco de usar uma frase batida… são as pessoas, que conhecemos nas viagens e com quem nos cruzámos, que transformam a nossa vida. E eu tenho sito uma sortuda pois, tanto com os grupos que tenho acompanhado (como tour líder), como as pessoas que vou conhecendo em viagens de trabalho, ou sozinha, me têm mostrado que há muita gente boa no mundo. Gente de mente aberta, virada para a frente, à espera de conhecer culturas, não as criticando, aceitar as ideias dos outros, mesmo que sejam muito diferentes das suas, pessoas que fomentam o bom entendimento e a paz no mundo, de que tanto se fala… Que sorte tenho eu tido! Há pouco, num almoço de família, ao contar as minhas aventuras no Vietname e as pessoas que vou encontrando pelo caminho, ouvi um “és uma pessoa muito rica, sabes?”. E, eu, sei-o muito bem. Sei que as viagens me trazem – que é bem mais do que alimentar este bichinho de querer correr o mundo inteiro à descoberta de tudo o que é diferente – o absorver de todas essas experiências vividas com pessoas do mundo inteiro. Que rica que sou!

Viagens em Portugal de 2019 © Viaje Comigo

Viagens em Portugal de 2019 © Viaje Comigo

– No total, estive em viagem 150 dias em Portugal e 130 dias fora do país, o resto estive na minha cidade: Porto.
– Passei por 12 países, oito dos quais onde nunca tinha estado (Egito, Bali/Indonésia, Israel, Jordânia, Hungria, Eslováquia, S. Tomé, Vietname) e os outros repetentes (Espanha, Marrocos, Tailândia, Áustria)
– Visitei cidades/locais… perco-me na conta mas acredito no Google que diz que passei por 262 cidades e 675 locais, contabilizando tanto em Portugal como no resto do mundo.

Em 2019, tive a certeza de que a minha missão, com o Viaje Comigo, não é só dar-vos dicas de viagens. É levar-vos a concretizar sonhos! Os últimos grupos que acompanhei, como tour líder, provaram-me que não existe maior satisfação do que vos levar por esse mundo fora a ver-vos concretizarem o sonho de visitarem um destino. Ver-vos rir dos imprevistos, experimentarem diferentes comidas, atravessarem o trânsito caótico, a negociarem, a brincarem com crianças, a dançarem com locais… são tantas e boas as lembranças que me enchem o coração. Fico sempre com um bocadinho de cada um de vocês.
E sinto ainda mais: como os grupos têm sempre mais mulheres, sinto um forte empoderamento feminino. Cada vez há mais mulheres com vontade de descobrirem o mundo (sozinhas ou em grupo) e fico tão feliz com isso!

Marialva, Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Marialva, Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Tal como em 2018, o meu ano ficou novamente marcado pela visita às 12 Aldeias Históricas de Portugal, mas desta vez para seguir as festas do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa: Sortelha, PiódãoLinhares da BeiraMarialvaCastelo NovoCastelo RodrigoCastelo MendoTrancosoIdanha-a-Velha, MonsantoAlmeida e Belmonte.

E, este ano, ficou especialmente marcado por ter vivido durante um mês na Aldeia do Juízo, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Que experiência tão gratificante!

Nas Casas do Juízo - Pinhel - Guarda - Portugal © Viaje Comigo

Nas Casas do Juízo – Pinhel – Guarda – Portugal © Viaje Comigo

Em fevereiro fui conhecer o Egito, passando pelo Cairo, Luxor, Hurghada, Vale dos Reis, etc. Mas, por Portugal também andei pela Covilhã e, claro, sempre a conhecer e a divulgar o que há de novo na minha própria cidade, o Porto, mas também em Lisboa e no Douro, duas cidades e uma região que tanto gosto de explorar sempre que posso.

– Compre aqui bilhetes para os seus tours em Portugal e no mundo inteiro –

Susana Ribeiro - Pirâmides de Gizé - Egito © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Pirâmides de Gizé – Egito © Viaje Comigo

E a prova de que as maiores aventuras não têm de ser fora de Portugal… Com duas melhores amigas fiz uma viagem, de autocaravana, pela Costa Alentejana (o guia está aqui) passando por locais lindos. E que boas memórias vamos guardar dessa divertida viagem!

Susana e autocaravana Indie Campers - São Torpes - Sines - Portugal © Viaje Comigo

Susana e autocaravana Indie Campers – São Torpes – Sines – Portugal © Viaje Comigo

Em 2019, fui conhecer o novo barco da CroisiEurope, o Amália Rodrigues que foi inaugurado em Vila Nova de Gaia, e fiz o meu primeiro retiro com o Nature Retreat Restart, no Alvão (vejam aqui os próximos).

Susana Ribeiro no Navio Amália Rodrigues - CroisiEurope © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Navio Amália Rodrigues – CroisiEurope © Viaje Comigo

E, em março, voltei ao Açores para conhecer novas ilhas. Era um sonho de há muito, pois só conhecia São Miguel e desta vez fui conhecer a ilha Terceira, depois o Faial e o Pico. Claro que fiquei com vontade de passar ali um mês a conhecer as restantes. São todas tão diferentes e bonitas!

Ilha do Pico - Acores © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Ilha do Pico – Acores © Viaje Comigo

Fui depois passar uns dias a Estarreja, tanto para participar na ObservaRia como para descobrir a gastronomia e o roteiro de arte urbana local.

Manolo Mesa "Yo Vengo de toda las cosas" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Manolo Mesa “Yo Vengo de toda las cosas” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

E em maio voltei à minha querida Cuba. Que saudades tinha eu do ambiente e do espírito hospitaleiro dos cubanos… e fartei-me de dançar. Andei por Havana, Viñales, Pinar del Rio, Ciénaga de Zapata, Boca de Guamá, Matanzas e Varadero.

Praia junto do Melia Varadero - Cuba © Viaje Comigo

Praia junto do Melia Varadero – Cuba © Viaje Comigo

Em maio, fiz parte do Festival Latitudes, em Óbidos, falando da minha experiência de viagens e visitando esta bonita vila (onde já não ia há muitos anos).

E, depois, fui conhecer um destino de sonho… Bali, na Indonésia. Fiquei no Club Med de Bali, mas aproveitei para fazer três dias de excursões pela região (ainda não consegui publicar esses tours, mas em breve vou publicar).

Susana Ribeiro em Lempuyang Temple - Bali - Indonésia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Lempuyang Temple – Bali – Indonésia © Viaje Comigo

Club Med Bali - Indonesia © Viaje Comigo

Club Med Bali – Indonesia © Viaje Comigo

Quando estava no Porto, fui ao Nos Primavera Sound, um festival de música com um cartaz do mundo… muito eléctico. Fui para ver Rosalia, mas acabei por ir os três dias, com concertos espectaculares. O programa de 2020 já tem alguns nomes confirmados, vejam aqui.

E deste festival na minha cidade do Porto, fui para um Festival de Música Sagrada do Mundo, em Fez, Marrocos. Foi incrível ter sido convidada pelo Turismo de Marrocos para fazer a cobertura jornalística deste evento que levou artistas da música internacional àquela cidade marroquina.

Marcel Khalife no Festival de Música Sagrada do Mundo - Fez - Marrocos © Viaje Comigo

Marcel Khalife no Festival de Música Sagrada do Mundo – Fez – Marrocos © Viaje Comigo

Logo de seguida, parti para Madrid, para estar presente na festa de inauguração do Hotel Pestana Plaza Mayor – mais do que uma excelente localização, este hotel é um espaço cheio de história.

Hotel Pestana Plaza Mayor Madrid - Espanha © Viaje Comigo

Hotel Pestana Plaza Mayor Madrid – Espanha © Viaje Comigo

Hotel Pestana Plaza Mayor Madrid - Espanha © Viaje Comigo

Vista do Hotel Pestana Plaza Mayor Madrid – Espanha © Viaje Comigo

Ainda em junho fui à Galiza conhecer roteiros vinícolas das Rias Baixas, para provar os vinhos e a gastronomia da região que tanto gosto. Quase todos os anos faço programas diferentes por terras galegas.

Vinhas de Altos de Torona - Rias Baixas - Galiza - Espanha © Viaje Comigo

Vinhas de Altos de Torona – Rias Baixas – Galiza – Espanha © Viaje Comigo

Señorio de Rubiós - Rias Baixas - Espanha © Viaje Comigo

Señorio de Rubiós – Rias Baixas – Espanha © Viaje Comigo

E no fim de junho começou a minha aventura em estar presente nos eventos do Ciclo 12 em rede – Aldeias em Festa, das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Começou em Sortelha, passando por PiódãoLinhares da BeiraMarialvaCastelo NovoCastelo RodrigoCastelo MendoTrancosoIdanha-a-Velha, Monsanto, Almeida e Belmonte.

Castelo Novo - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Castelo Novo – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Em agosto, fui conhecer sozinha Israel (Telavive, Nazaré e Jerusalém), passando também pela Jordânia, nomeadamente em Petra (ainda não tenho as dicas, mas vão surgir em breve).

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

Ainda em agosto fui, também sozinha, fazer um cruzeiro no Danúbio com a CroisiEurope, passando por Viena, e passando por Melk, Dürnstein, Bratislava, Kalocsa, Budapeste, Esztergom e regresso a Viena.

https://youtu.be/B2L_9mIQtOo

E, no final do mês de agosto, fui conhecer o espetacular Hotel California Urban Beach, em Albufeira, no Algarve. Depois de uma remodelação total, o Hotel Califórnia Urban Beach, em Albufeira, Algarve, surge como um alojamento moderno, confortável, divertido, central e que proporciona múltiplas experiências. É que, em Albufeira, há muito para fazer e descobrir e não é só no verão: o hotel trata de lhe proporcionar jantares especiais, passeios pelas praias, provas de vinhos, descobrir a Albufeira “desconhecida” e acolhe um Spa que é único no país, com produtos orgânicos e vegan. Além de tudo isso, é um hotel Adults Only, ou seja, proibido a menores de 18 anos. Preparados para conhecerem este hotel especial?

https://www.youtube.com/watch?v=NKnASP0HUUc&feature=youtu.be

Em setembro, fui acompanhar um tour de Marrocos com a Leva-me. Em 2020, sou eu que vou ser tour líder neste destino. Existem quatro datas disponíveis sendo que, neste momento, uma já está esgotada e duas com últimos lugares disponíveis. Além de Marrocos, vou também acompanhar grupos, como tour líder, à Tanzânia e Tailândia. O de Marrocos foi assim 😀

No final de setembro, fui para São Tomé com um grupo de leitores do Viaje Comigo. E que experiência linda que foi! Espero um dia voltar a este país para ir também visitar a ilha do Príncipe.

Outubro foi o mês de descobrir mais o centro de Portugal, nomeadamente uma parte da Beira Baixa, passando por Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Oleiros. No mesmo mês fiz parte de um projeto que pretende mostrar as atividades que existem paralelamente ao Caminho Português de Santiago.

Meandros do Zêzere - Beira Baixa © Viaje Comigo

Meandros do Zêzere – Beira Baixa © Viaje Comigo

Em novembro foi a vez da Tailândia com mais um grupo da agência Tailândia. Em 2020 vou fazer novamente este tour na primeira quinzena de novembro, podem juntar-se aqui.

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

E a primeira quinzena de dezembro foi para conhecer, sozinha mais uma vez, o lindíssimo Vietname, comecei em Hanói, passando por Sa Pa, Halong Bay, Ninh Binh, Hoa Lu, Tam Coc, Danang, Hoi An e Ho Chi Minh. Em breve, vou escrever toda a viagem aqui no Viaje Comigo.

Em 2020, desejo fazer menos viagens de avião e ficar ainda mais tempo nos destinos. Ou seja, não andar para trás e para a frente tantas vezes. Quero menos viagens em transportes mas estadias mais longas, mais tempo e maior contacto com a cultura e com os locais.

Nos anos anteriores:
*Viagens de 2018: 11 países e 73 cidades/locais
*Viagens de 2017: 11 países e 75 cidades
*Viagens de 2016 – 10 países e 80 cidades

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

 

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo