Susana Ribeiro em Angkor Wat - Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 30, 2023

As minhas viagens de 2023: 14 países e centenas de cidades

Preparar a viagem

Porque faço estas resenhas dos locais por onde andei, no final do ano? Para mais tarde recordar! Não é para agora, nem para o ano. É para um dia recordar este modo de vida e das viagens realizadas para conhecer o mundo. Em 2023, viajei por centenas de cidades e voltei a Marrocos (infelizmente tive de interromper a minha temporada lá por causa do terramoto), à Tailândia, à Indonésia, à Islândia e ao Sri Lanka  E fui conhecer nove países: Camboja, Irão, Uzbequistão, Cazaquistão, Maldivas, Cabo Verde, Costa Rica, Colômbia e Japão.

Foi em 2016 que comecei – incentivada pelo Google Maps, que me manda a informação dos países por onde andei – esta contagem de locais por onde viajei, para que tenha consciência dos muitos cantos do mundo por onde passo. E há alguns locais que são já a minha segunda casa, como Marrocos e Tailândia! Espero que 2024 traga de novo muitas mais viagens para conhecer novos países e novas culturas.

Susana Ribeiro em Khao Sok - Tailandia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Khao Sok – Tailândia © Viaje Comigo

Janeiro 2023: Portugal

Em Janeiro de 2023, comecei o ano por Portugal a descobrir mais um cantos destas lusas terras que tanto gosto. Como foi o caso de revisitar o Gerês.

Susana Ribeiro na Vila do Gerês -Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Vila do Gerês -Portugal © Viaje Comigo

Fevereiro 2023

A primeira viagem deste mês, foi a liderar um tour na Tailândia – onde festejei os meus anos – e, depois, fui conhecer pela primeira vez o Camboja: Siem Reap, Angkor Wat, Phnom Phen e as lindas ilhas Koh Rong.

Susana Ribeiro - Koh Rong - Camboja © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Koh Rong – Camboja © Viaje Comigo

Março 2023

Em março, concretizei um dos meus sonhos de viagem: o Irão. Adorei fazer esta viagem – mesmo com todas as condicionantes, e desafios sociais e culturais, que ela possa acarretar sobretudo para uma mulher. A cultura e arquitetura do Irão surpreenderam-me e fiquei deslumbrada com muitas cidades e lugares que estão classificados como Património Mundial da UNESCO. Visitei Teerão, Abyaneh, Naqsh-e Rostam, Abarkuh, Nush Abad, Qom, Isfahan, Persépolis, Shiraz, Pasargadae, Yadz e Kashan. Em breve estará informação no Viaje Comigo sobre esta viagem.

Shiraz - Irão ©RJ Travel

Shiraz – Irão ©RJ Travel

Abril 2023

Neste mês, estive de novo na Islândia e em Marrocos, também a liderar dois tours em ambos os destinos.

Reynisfjara - Black Beach - Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara – Black Beach – Islandia © Viaje Comigo

Maio 2023

A convite do Turismo Oficial do Uzbequistão, fui conhecer este país, tendo passado por diversas cidades: a capital Tashkent; a bela Bucara; a arquitetónico Samarcanda; e a histórica Navoi. Mais locais visitados aqui.
Aproveitei a proximidade e dei um salto ao outro lado da fronteira para conhecer uma cidade do Cazaquistão, Shymkent.

Mausoléu de Amir Timur - Gur-e-Amir - Samarcanda - Uzbequistao © Viaje Comigo

Mausoléu de Amir Timur – Gur-e-Amir – Samarcanda – Uzbequistao © Viaje Comigo

Junho 2023

Neste mês fui tour líder em dois tours: um em Cabo Verde (foi a minha primeira vez no destino) e um outro no Sri Lanka + Maldivas. No Sri Lanka, foi a minha terceira visita (adoro este país), mas a primeira como tour líder. E pela primeira vez fui ver a beleza das praias das Maldivas ao vivo.

Em Cabo Verde fui visitar a Ilha do Sal, também como tour líder.

Pontão de Santa Maria - Ilha do Sal - Cabo Verde © Viaje Comigo

Pontão de Santa Maria – Ilha do Sal – Cabo Verde © Viaje Comigo

 

Centro de Santa Maria - Ilha do Sal - Cabo Verde © Viaje Comigo

Eu e Cesária Évora – Centro de Santa Maria – Ilha do Sal – Cabo Verde © Viaje Comigo

Praia de Santa Maria - Ilha do Sal - Cabo Verde © Viaje Comigo

Praia de Santa Maria – Ilha do Sal – Cabo Verde © Viaje Comigo

Julho 2023

Passei este mês na Indonésia. E em 2024 vou lá voltar! Como tour líder levo os viajantes a Bali (Ubud), Lombok e Komodo, entre muitos outros locais em ilhas especiais.

Arrozais de Ubud - Bali - Indonésia © Viaje Comigo

Arrozais de Ubud – Bali – Indonésia © Viaje Comigo

Agosto e Setembro 2023

Em agosto, fui revisitar Essaouira, que gosto muito. E aproveitei para conhecer melhor, com passeios de buggy pelas redondezas e com atividades tradicionais. Espreitem aqui o que lá andei a fazer.

Depois, fiz dois tours (como tour líder) em Marrocos. Ia ficar lá perto de dois meses (tendo tours em setembro e no mês de outubro também), mas o sismo de 8 de setembro fez com que tivéssemos de cancelar as duas últimas viagens. Marrocos e sobretudo Marraquexe será sempre a minha segunda casa. Em 2024 irei voltar!

Workshop de Argão - Buggy com A2A Tours - Tour Oleander - Essaouira - Marrocos © Viaje Comigo

Workshop de Argão – Buggy com A2A Tours – Tour Oleander – Essaouira – Marrocos © Viaje Comigo

Buggy com A2A Tours - Essaouira - Marrocos © Viaje Comigo

Buggy com A2A Tours – Essaouira – Marrocos © Viaje Comigo

Outubro 2023

No final de outubro, tirei férias e fui visitar, pela primeira vez, dois países com que já sonhava há muito tempo: Costa Rica e Colômbia. Uma roadtrip pela Costa Rica deu-me a conhecer muitos locais, desde San Jose até Tortuguero – e muito mais que estará aqui escrito no Viaje Comigo, em 2024.
Na Colômbia – que tanto gostei! – fui a Bogotá, Medellin e Cartagena – esta última tinha apanhado uma série de dias de chuva e estava completamente alagada no centro histórico. Adorei visitar ambos os países, mas a Colômbia… é o amor que eu sempre sonhei que ia ter!

Novembro 2023

E neste mês fui pela primeira vez ao Japão. Passei mais de uma semana em Tóquio. E recebi depois um tour para passarmos para diversos locais, como Kyoto, Osaka, Hakone e muito mais. Em breve, estará aqui a informação desta viagem.

Dezembro 2023

E quase no final do ano voltei à Tailândia, para o último tour de 2023. Ainda fiquei uns dias depois, sozinha, para ir conhecer pela primeira vez a ilha Koh Samui.

Praia Chaweng - Koh Samui - Tailandia © Viaje Comigo

Praia Chaweng – Koh Samui – Tailandia © Viaje Comigo

Koh Samui - Tailandia © Viaje Comigo

Koh Samui – Tailandia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo