Em Marrocos, Essauoira é um dos meus lugares preferidos. O cheiro a maresia, os desportos ligados à água e ao vento, a pequena e pitoresca medina, e o peixe em todos os menus disponíveis fazem as suas maiores atrações. Já visitei Essaouira várias vezes e achava que conhecia bem… até fazer as atividades com a A2ATours! Um dos passeios foi de buggy pelas dunas; outro foi pelo lado mais rural de Essaouira e com um piquenique no “meio do nada”; e ainda fiz um workshop de óleo de argão. Todos fizeram-me descobrir uma Essaouira que poucos conhecem!
Eu fiz três dias de atividades com eles. O vento soprava forte em Essaouira (como é habitua) e fazer simplesmente praia estava fora de questão – a não ser que eu me tivesse tornado, de repente, numa profissional de kitesurf ou windsurf. O que fazer então em Essaouira? Inscrever-me nas atividades com a A2A Tours. Podem fazer atividades simples, ou seja, só uma por dia, ou unir variadas. Aliás, eles têm inclusive um roteiro de sete dias “off-road”, para ir fazendo de buggy, descobrindo tudo em Essaouira. Também tem outro programa de cinco dias, um roteiro de quatro dias e um outro programa com apenas de dois dias. Mas… quais as atividades a escolher?
Posso dizer-vos que (certamente) todas são espectaculares, com base na minha experiência. Aqui, vou deixar um pouco do que fiz e espero inspirar-vos para viajarem de buggy, por Essaouira, de forma mais aventurosa. Em primeiro lugar, os guias são muito bons e levam-nos a locais pouco conhecidos, e a desbravar terras onde só vamos estar nós… No máximo, faz-nos companhia o pastor, o dromedário e as suas cabras a pastarem em cima da árvore de argão.
Na estrada que vai de Marraquexe para Essaouira, havia imensas árvores com cabras. Diz-se que muitos prendiam os animais às árvores para depois lucrarem com as fotografias que os turistas param para fazer.
É verdade que não é em todo o lado, nem em todos os dias, que se veem cabras empoleiradas em cima dos galhos da árvore, simplesmente a comerem. Mais uma vez… diz-se que Governo decidiu acabar com essa exploração animal e proibiu isso naquela estrada. No entanto, neste passeio que fiz vimos as cabras nas árvores e sem os pastores as obrigarem. Até porque ninguém estava a contar connosco naquelas estradas. Só estávamos lá nós!
OS PASSEIOS DE BUGGY
O todo-o-terreno traz desafios? Sim. Muito pó! Mas, confesso, acho mais fácil conduzir o buggy em terra batida e nas dunas, do que uma moto 4. Além que nos dá maior segurança. Em qualquer momento que se sinta desconfortável, durante a experiência, basta parar e o guia vai ter consigo e tratar de resolver o que estiver mal. Os buggy são os Polaris, que andam em cima de tudo e têm uma estabilidade muito grande.
Apesar de nos darem luvas, óculos e capacete, é melhor levar um lenço por causa do pó que se vai levantar pelas estradas que vai percorrer. O mesmo se aplica para a roupa que vai levar… é capaz de ficar um pouco amarelada ou castanha. Mas vale a pena, pela aventura toda! Vão estar SEMPRE acompanhados pelo guia, que vai a conduzir o buggy na frente.
Apesar de andarmos sempre de capacete, quando o tirarmos talvez seja boa ideia de levar chapéu, se estiver muito calor. Ainda, em relação à roupa é melhor calças e camisa comprida se estiver frio, mas também se estiver muito calor para não queimar os braços. Protetor solar é aconselhado sempre! Eles dão água em todos os tours, em cantis de metal, reutilizáveis, sendo amigos do ambiente e não usando garrafas de plástico.
– Tour Verbena
Este é um tour que têm mesmo de fazer! Eu já fiz várias vezes as dunas de Erg Chebbi, no deserto em Merzouga, de moto 4, mas fazer estas junto à praia… não tem comparação! É uma experiência incrível e inesquecível! Tem dunas grandes e pequenas, mas é a envolvência do mar que transforma este tour num dos mais espetaculares. Muita adrenalina e também uma forma de ver praias desérticas de Essaouira. Depois a subida vai até ao antigo farol, passando por antigas estradas romanas e passar junto dos aerogeradores, da energia eólica. É um tour de 3 horas e muito divertido.
– Tour Lavender
Um tour que atravessa as terras com as árvores de madeira de tuia e das árvores de argão. São duas coisas que são muito típicas de Essaouira e que só aqui se produzem. Que forma melhor de ficar a conhecer as tradições locais?
O tour passa também por praias, pela costa, e desbrava as montanhas rochosas… passando por riachos e ficando a conhecer os pontos panorâmicos mais bonitos do interior de Essaouira. Atravessa desfiladeiros escondidos e piscinas artificiais feitas para produção de sal; e vai parando em vários locais, um deles com vista para o reservatório que fornece água fresca a Essaouira.
– Tour Oleander
Chamam a este tour mais friendly family, porque não é tão intenso quanto o Everlssting, por exemplo. Mas, sinceramente acho que todos têm esse potencial, porque o apoio do guia é muito bom. Eu fiz este também, além do das dunas (Verbena).
Percorremos as estradas rurais para subirmos a um ponto panorâmico, onde temos vista para o lago artificial. Aqui, as cores das montanhas são sublimes! Depois descobrimos desfiladeiros e grutas – e vimos jovens a nadarem numa “piscina” de água castanha como os montes que a rodeavam – passando por Oasis, ainda passamos por maravilhas da arquitetura em ruínas como um Kasbah e a antiga fábrica de açúcar.
Este tour é de dia inteiro (7 horas) e tem incluído um piquenique no “meio do nada”. É uma excelente forma de conhecer o lado mais rural e mais autêntico de Essaouira, fora dos circuitos turísticos. foi neste tour que vimos, por duas vezes, as cabras em cima da árvores a comerem. Falamos (o que conseguimos) com os pastores que estavam muito contentes por nos verem por ali… éramos os únicos a passar por lá.
– Tour Everlasting
É o tour que diz ter dificuldade máxima e tem a duração de oito horas. É um desafio para os viajantes que querem ver muita coisa e ainda desfrutar da adrenalina numa expedição que chega a lugares que “até os locais desconhecem”. É certamente um tour com muita descoberta e que puxa pelos mais aventureiros por estradas que raramente são desbravadas.
Além de todos os tours aqui descritos, saiba que dependendo do tour/aventura com a A2ATours, pode ter visitas guiadas à medina, até descobrir os locais menos desconhecidos e também passar por restaurantes com comida maravilhosa. Os espaços gastronómicos são muito bem escolhidos pela agência, levando-nos aos melhores restaurantes de Essaouira. Nos tours de vários dias estão incluídos workshops como o de gastronomia marroquina ou aquele que ensina a fazer óleo de argão.
Eu fui fazer o workshop de óleo de argão e adorei! Fizemos o processo desde o início. Primeiro, tiramos a pele das nozes de argan (argão), que é feito numa pedra grande, ajudadas com uma pedra pequena. ,Escusado será dizer que martelei um dedo em vez da noz. Mas não me impediu de continuar a fazer o trabalho que me atribuíram.
É necessário ficar somente com o interior da noz de argão, mas tudo o resto tem uma função, as cascas e peles servem para adubar o terreno ou mesmo para decoração (a parte mais dura nos jardins).
Depois, o interior vai para a mó de pedra e rodando (sempre para o mesmo lado) sai a pasta do argão. Essa pasta é depois amassada e, com água, é de onde vai sair o óleo natural que serve tanto para gastronomia (o mais natural), como para cosmética (já com outro tratamento).
Neste mesmo local podemos fazer workshops de gastronomia marroquina, para aprender a cozinhar pão ou tagines. Foi onde comemos umas maravilhosas tagines de legumes e de carnes. É um dos locais mais incríveis porque nos dá a possibilidade de estarmos com locais e entendermos melhor as tradições marroquinas.
INFORMAÇÕES
A2A Tours, Essaouira, Marrocos
Website com todos os programas disponíveis
Whatsapp: +212600636160
E-mail: managers@a2a.tours
Nota: a A2A significa desde o Ártico até África. Os dinamizadores desta empresa eram guias no Ártico e agora levaram as atividades e a aventura para Marrocos.