Mapa Mundo © Lion Five Pixabay
Publicado em Setembro 22, 2023

A lista de todos os países do mundo

Preparar a viagem

Quem gosta de viajar, explorar novos territórios, ter contacto com novas culturas tem um sonho… conhecer todos os países do mundo! E essas viagens são sempre diferentes. Pode ser conhecer esse destino por umas horas, por um dia, por uma semana, meses… cada um tem o seu estilo de viajar! Aqui fica a lista de países (e territórios) do planeta Terra. Mas, afinal, quantos países existem no mundo? Atualmente, é difícil de responder a essa questão porque, dependendo do organismo, ou instituição internacional, podem ir de 193 a 206 nações.

Parque Nacional Khao Sok Tailândia © Viaje Comigo

Parque Nacional Khao Sok Tailândia © Viaje Comigo

Shah-i-Zinda - Samarcanda - Uzbequistão © Viaje Comigo

Shah-i-Zinda – Samarcanda – Uzbequistão © Viaje Comigo

Atualmente, existem 193 países oficialmente reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). No entanto, é importante notar que o número exato pode variar dependendo de diferentes critérios de reconhecimento político. Além disso, existem alguns territórios com status especial que não são considerados países independentes, mas possuem autonomia significativa.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.

Aqui está uma lista dos países oficialmente reconhecidos no mundo (em ordem alfabética), com outros que poderão ter condicionantes diferentes (estes últimos não estão numerados):

Lembre-se de que esses são os países oficialmente reconhecidos, e a lista pode estar sujeita a mudanças devido a eventos políticos e diplomáticos. Esta lista pode incluir territórios não incorporados, dependências de Coroas, territórios ultramarinos e regiões autónomas, bem como áreas disputadas e não reconhecidas internacionalmente. Saber mais.

Rota da Seda Samarcanda - Uzbequistão © Viaje Comigo

Rota da Seda Samarcanda – Uzbequistão © Viaje Comigo

A LISTA DE PAÍSES DO MUNDO

1- Afeganistão
O Afeganistão é um país montanhoso localizado na Ásia Central. Conhecido pela sua rica história e cultura, o país enfrentou desafios devido a conflitos e instabilidade política. Os Talibã estão à frente do Governo, desde 2021.

2 – África do Sul
A África do Sul é um país localizado na ponta sul do continente africano, conhecido por sua diversidade cultural e paisagens espetaculares. O país é famoso por suas reservas de vida selvagem, como o Parque Nacional Kruger, suas praias deslumbrantes, como as da Cidade do Cabo, e sua história marcada pelo apartheid e a liderança de Nelson Mandela. Além disso, a África do Sul é reconhecida internacionalmente pela produção de vinhos de qualidade.

Bo Kaap - Cidade do Cabo - África do Sul © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Biesmiellah – Bo Kaap – Cidade do Cabo – Africa do Sul © Viaje Comigo

Safari Entabeni Game Reserve - Limpopo - África do Sul © Viaje Comigo

Safari na Entabeni Game Reserve – Limpopo – África do Sul © Viaje Comigo

3 – Albânia
Situada no sudeste da Europa, a Albânia é um país de paisagens variadas, com montanhas, planícies e praias. O país tem uma rica herança cultural e histórica.

4 – Alemanha
Localizada no coração da Europa, a Alemanha é conhecida pela sua tecnologia avançada, economia forte e uma rica herança cultural. O país também é famoso pela sua cerveja, Oktoberfest e carros de luxo.

Susana Ribeiro no muro East Side Gallery - Muro de Berlim © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no muro East Side Gallery – Muro de Berlim © Viaje Comigo

5 – Andorra
Situada entre a França e a Espanha, no coração dos Pirineus, o Principado de Andorra é conhecido pelas suas montanhas deslumbrantes e é um paraíso para os entusiastas de desportos de inverno.

6 – Angola
Localizada na costa ocidental de África, Angola é um país rico em recursos naturais, como petróleo e diamantes. Possui uma cultura diversificada e belas paisagens naturais.

7 – Antígua e Barbuda
Este pequeno país insular das Caraíbas é conhecido pelas suas praias deslumbrantes e águas cristalinas. É um destino popular para turistas que gostam de sol e mar e ambiente descontraído.

8 – Arábia Saudita
A Arábia Saudita é um país do Médio Oriente , conhecido pela sua rica história islâmica e pelo petróleo. Possui belas mesquitas e paisagens desérticas impressionantes. É aqui que fica Meca, o local mais sagrados para os muçulmanos.

9 – Argélia
Localizada no norte de África, a Argélia é o maior país deste continente. É famosa pelo seu património berbere, paisagens deslumbrantes do deserto do Saara e uma rica indústria de petróleo e gás.

10 – Argentina
Situada na América do Sul, a Argentina é conhecida pela sua cultura vibrante, tango, carne de qualidade e paisagens diversas, que vão desde as majestosas montanhas dos Andes, passando pelas Cataratas do Iguaçu, até as vastas planícies da Pampa.

11 – Arménia
A Arménia é um país montanhoso localizado no Cáucaso, entre a Ásia e a Europa Oriental. É famosa pela sua História antiga, cultura rica e igrejas cristãs ortodoxas.

12 – Austrália
A Austrália é um país-ilha localizado no Hemisfério Sul. Conhecida pela sua natureza selvagem única, vastos desertos, praias deslumbrantes e vida selvagem diversificada, é um dos destinos turísticos mais populares do mundo.

13 – Áustria
A Áustria é um país situado no coração da Europa. É famosa pela sua beleza natural da natureza, arquitetura de cidades históricas, como Viena e Salzburgo, e por ser o lar de compositores clássicos renomados, como Mozart e Beethoven.

Abadia de Melk - Áustria © Viaje Comigo

Abadia de Melk – Áustria © Viaje Comigo

14 – Azerbaijão
O Azerbaijão é um país localizado entre a Ásia Ocidental e a Europa Oriental, na região do Cáucaso. Conhecido por sua rica herança cultural, é famoso por seus tapetes, música tradicional e arquitetura impressionante.

15 – Bahamas
As Bahamas são um arquipélago de ilhas situado no Oceano Atlântico, próximo à Flórida, nos Estados Unidos. É um destino turístico popular devido às suas praias paradisíacas, águas cristalinas e resorts luxuosos.

16 – Bangladesh
Bangladesh é um país localizado no sul da Ásia, na foz dos rios Ganges e Brahmaputra. É densamente povoado e conhecido por sua cultura vibrante, vida urbana movimentada e belas paisagens fluviais.

17 – Barbados
Barbados é uma ilha situada nas Caraíbas, conhecida pelas suas praias de areia branca, recifes de coral e águas cristalinas. É um destino popular para turistas que gostam de sol, mar e vida noturna animada.

18 – Barein
O Bareine é um pequeno país insular localizado no Golfo Pérsico. É famoso pela sua economia baseada no petróleo, arquitetura moderna e cultura islâmica.

19 – Bélgica
A Bélgica é um país localizado no noroeste da Europa. É conhecida pelas suas cidades históricas, como Bruxelas e Bruges, cervejas famosas, chocolate de alta qualidade e sua contribuição para a União Europeia.

20 – Belize
Belize é um país da América Central, situado na costa do Mar das Caraíbas. É conhecido pela sua abundante vida marinha, recifes de coral, florestas tropicais e antigas ruínas maias.

21 – Benin
Benin é um país da África Ocidental, conhecido por sua cultura rica e influências históricas. É famoso por suas tradições voduns, arte tribal e pelo Reino do Daomé, que governou a região por séculos.

– Bermudas
Uma ilha que é território britânico no Atlântico, famoso pelas suas praias cor-de-rosa (como Elbow Beach e Horseshoe Bay) e desportos aquáticos.

22 – Bielorrússia
A Bielorrússia é um país localizado na Europa Oriental, fazendo fronteira com a Rússia, a Ucrânia, a Polónia entre outros países. É conhecida pela sua arquitetura medieval, belas paisagens naturais e pela preservação da cultura e tradições folclóricas.

23 – Bolívia
A Bolívia é um país situado na América do Sul, conhecido pela sua diversidade geográfica, incluindo as altas montanhas dos Andes, a vasta planície do Altiplano e a floresta amazónica. É também famosa pelo Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo.

24 – Bósnia e Herzegovina
A Bósnia e Herzegovina é um país localizado nos Balcãs, na Europa. É conhecida por sua rica herança cultural, cidades históricas, como Sarajevo e Mostar, e sua paisagem montanhosa.

25 – Botsuana
Botsuana é um país situado no sul de África, conhecido pelas suas vastas áreas de vida selvagem e pela preservação dos animais nos seus parques nacionais. O país é lar de uma das maiores populações de elefantes do continente.

26 – Brasil
O Brasil é o maior país da América do Sul e abrange uma grande parte do continente. Conhecido pela sua diversidade cultural, belezas naturais, como a Amazónia, as Cataratas do Iguaçu e suas vibrantes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.

No Largo do Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

No Largo do Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Gruta Maroaga - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Gruta Maroaga – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

27 – Brunei
Brunei é um pequeno país localizado na ilha de Bornéu, no sudeste da Ásia. É conhecido por sua riqueza devido à produção de petróleo, sendo um dos países mais ricos do mundo. O sultanato de Brunei possui uma rica herança cultural e belas mesquitas.

28 – Bulgária
A Bulgária é um país situado no leste da Europa, conhecido pela sua rica história, arquitetura medieval e belas paisagens montanhosas. O país é famoso pelas igrejas ortodoxas, mosteiros e pelo resort de esqui em Bansko.

29 – Burkina Faso
Burquina Faso é um país localizado na África Ocidental, conhecido pela sua cultura diversificada, danças tradicionais e paisagens naturais, que incluem savanas, montanhas e o Parque Nacional de Arly.

30 – Burundi
Burundi é um pequeno país situado na África Oriental, conhecido pelas suas colinas verdejantes, lagos e rica herança cultural. O país enfrentou desafios políticos e sociais, mas possui uma população acolhedora e uma cultura vibrante.

31 – Butão
O Butão é um país localizado no sul da Ásia, nas encostas orientais dos Himalaias. É conhecido pela sua política de “Felicidade Nacional Bruta”, que valoriza a qualidade de vida e a preservação da cultura budista do país.

32 – Cabo Verde
Cabo Verde é um arquipélago situado no Oceano Atlântico, ao largo da costa da África Ocidental. É conhecido pelas suas praias deslumbrantes, música tradicional, como a morna, e pela cultura crioula.

Praia de Santa Maria - SUP - Ilha do Sal - Cabo Verde © Viaje Comigo

Praia de Santa Maria – SUP – Ilha do Sal – Cabo Verde © Viaje Comigo

Artesanato - Ilha do Sal - Cabo Verde © Viaje Comigo

Artesanato – Ilha do Sal – Cabo Verde © Viaje Comigo

Pontão de Santa Maria - Ilha do Sal - Cabo Verde © Viaje Comigo

Pontão de Santa Maria – Ilha do Sal – Cabo Verde © Viaje Comigo

33 – Camarões
Na África Central, Camarões são conhecidos por sua diversidade étnica e vida selvagem

34 – Camboja
O Camboja é um país do sudeste da Ásia, conhecido pelo seu rico legado histórico, incluindo os templos de Angkor Wat, que são Património Mundial da UNESCO. O país também possui belas paisagens naturais, belas praias e uma cultura única.

35 – Canadá
O Canadá é o segundo maior país do mundo em área, localizado na América do Norte. É conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes, como as Montanhas Rochosas, suas cidades cosmopolitas, como Toronto e Vancouver, e por ser um país multicultural.

36 – Catar (Qatar)
O Catar é um pequeno país localizado na península arábica, no Golfo Pérsico. É conhecido pela sua riqueza proveniente do petróleo e gás natural, pela arquitetura moderna e pela cidade capital, Doha.

37 – Cazaquistão
O Cazaquistão é o maior país da Ásia Central e o nono maior do mundo em área. É conhecido pelas suas vastas planícies, montanhas, como as montanhas Tien Shan, e pela antiga rota comercial da Rota da Seda.

38 – Chade
O Chade é um país situado no centro-norte de África. Possui uma paisagem diversificada, incluindo o deserto do Saara, o Lago Chade e o Parque Nacional de Zakouma, conhecido pela vida selvagem.

39 – Chile
O Chile é um país longo e estreito localizado na América do Sul, estendendo-se ao longo da costa do Oceano Pacífico. É famoso pela sua geografia diversificada, incluindo a Cordilheira dos Andes, desertos, lagos e glaciares.

Piedras Rojas Tour - Atacama - Chile © Viaje Comigo

Piedras Rojas Tour – Atacama – Chile © Viaje Comigo

Vista no Vado del Río Putana - Tour do Geyser el Tatio - Atacama - Chile © Viaje Comigo

Vista no Vado del Río Putana – Tour do Geyser el Tatio – Atacama – Chile © Viaje Comigo

40 – China
A China é o país mais populoso do mundo e está localizada no leste da Ásia. É conhecida por sua história milenar, sua rica cultura, a Grande Muralha da China, os Guerreiros de Terracota e sua influência global.

41 – Chipre
Chipre é uma ilha no leste do Mediterrâneo, situada ao sul da Turquia. É conhecida pelas suas praias deslumbrantes, sítios arqueológicos antigos e pela divisão entre a República de Chipre e a parte norte ocupada pela Turquia.

42 – Colômbia
A Colômbia é um país situado no noroeste da América do Sul, conhecido pela sua biodiversidade, paisagens impressionantes, como a Sierra Nevada de Santa Marta e a Amazónia, e pela sua cultura vibrante.

43 – Comores
As Comores são um arquipélago situado no Oceano Índico, ao largo da costa leste da África. O país é composto por três ilhas principais e é conhecido pelas suas praias paradisíacas, recifes de coral e cultura africana e árabe.

44 – (República Democrática) Congo
O Congo, oficialmente chamado de República Democrática do Congo, é um país localizado na África Central. Conhecido pela biodiversidade, com florestas tropicais, como a Floresta de Ituri, e seus habitantes, incluindo os gorilas das montanhas no Parque Nacional de Virunga. O país também tem uma história complexa, marcada por conflitos e recursos minerais abundantes.

45 – Coreia do Norte
A Coreia do Norte é um país localizado na península coreana, na Ásia Oriental. É conhecida pelo seu regime político fechado, sua capital, Pyongyang, e pelas suas tensões com a Coreia do Sul.

46 – Coreia do Sul
A Coreia do Sul é um país localizado na península coreana, na Ásia Oriental. É conhecida pela sua economia avançada, tecnologia de ponta, cultura popular, como o K-pop, e sua capital, Seul.

47 – Costa do Marfim
Costa do Marfim, oficialmente chamada de República da Costa do Marfim, é um país da África Ocidental. É conhecido pela sua produção de cacau, belas praias, parques nacionais e cultura diversificada.

48 – Costa Rica
A Costa Rica é um país da América Central, conhecido pela sua biodiversidade exuberante, ecoturismo, florestas tropicais, vulcões e praias paradisíacas. É um destino popular para os amantes da natureza.

49 – Croácia
A Croácia é um país localizado na Europa Central e no sudeste da Europa. É conhecido pelas suas belas praias ao longo do Mar Adriático, cidades históricas, como Dubrovnik e Split, e pela cultura mediterrânea.

50 – Cuba
Cuba é um país insular situado nas Caraíbas. É conhecido pela sua cultura vibrante, música, dança, praias de areia branca, carros clássicos e história revolucionária e única no mundo.

Viñales, em Pinar del Rio - Cuba © Viaje Comigo

Viñales, em Pinar del Rio – Cuba © Viaje Comigo

Curaçao
Curaçao é uma ilha situada no sul do mar do Caribe, e é um dos países constituintes do Reino dos Países Baixos. É conhecida pelas praias de areia branca e águas cristalinas, sendo um destino popular para o mergulho e o snorkel. A capital de Curaçao é Willemstad, uma cidade encantadora com arquitetura colonial holandesa, casas coloridas e fortificações históricas.
Curaçao possui uma rica mistura de culturas e idiomas, refletindo suas influências históricas, que incluem a colonização holandesa e a presença africana. O papiamento é o idioma crioulo predominante, embora o inglês e o holandês também sejam amplamente falados.

Curaçao, Willemstad © Viaje Comigo

Curaçao, Willemstad © Viaje Comigo

51 – Dinamarca
A Dinamarca é um país escandinavo situado no norte da Europa. É conhecida pela sua qualidade de vida, design, arquitetura moderna, contos de fadas de Hans Christian Andersen e pela cidade de Copenhaga.

52 – Djibouti (Jibuti)
Djibuti é um país situado no nordeste de África, na região conhecida como Chifre da África. É conhecido pela sua localização estratégica ao longo do Mar Vermelho e pelo porto de Djibuti, importante para o comércio regional.

53 – Dominica
Dominica é uma ilha situada no Caribe Oriental. É conhecida pelas suas florestas tropicais, montanhas, cachoeiras, fontes termais e parques nacionais. É chamada de “Ilha Natureza” devido à sua abundante vida selvagem.

54 – Egito
O Egito é um país localizado no nordeste de África, com uma pequena parte do seu território localizado no Médio Oriente. É conhecido pela sua rica história antiga milenar, incluindo as pirâmides de Gizé, o Rio Nilo e a cidade de Luxor.

Susana Ribeiro - Pirâmides de Gizé - Egito © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Pirâmides de Gizé – Egito © Viaje Comigo

Paradise Island - Giftun Island, Hurghada - Egito © Viaje Comigo

Paradise Island – Giftun Island, Hurghada – Egito © Viaje Comigo

55 – El Salvador
El Salvador é um país da América Central, localizado na costa do Oceano Pacífico. É conhecido pelas suas praias, vulcões, cidades coloniais, como San Salvador e Santa Ana, e pela sua cultura e gastronomia únicas.

56 – Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos são um país localizado no Oriente Médio, na Península Arábica. É conhecido pelas suas cidades modernas, como Dubai e Abu Dhabi, arranha-céus, ilhas artificiais, compras de luxo e riqueza proveniente do petróleo.

Al Seef Heritage Hotel Dubai, Curio Collection by Hilton - Dubai © Viaje Comigo

Al Seef Heritage Hotel Dubai, Curio Collection by Hilton – Dubai © Viaje Comigo

Dubai Desert Conservation Reserve - Dubai - Emirados Árabes Unidos © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Dubai Desert Conservation Reserve – Dubai – Emirados Árabes Unidos © Viaje Comigo

57 – Equador
O Equador é um país localizado na América do Sul, atravessado pela linha do Equador. É conhecido pela sua diversidade geográfica, incluindo as Ilhas Galápagos, a Floresta Amazónica, as montanhas dos Andes e a cidade colonial de Quito.

58 – Eritreia
A Eritreia é um país localizado no nordeste de África, na região conhecida como Chifre da África. É conhecida pelas suas praias ao longo do Mar Vermelho, pela arquitetura colonial italiana e pela rica herança cultural.

59 – Eslováquia
A Eslováquia é um país situado na Europa Central. É conhecida pelas suas cidades históricas, castelos, montanhas dos Cárpatos, como os Montes Tatras, e pela sua produção de vinhos.

Tour em Bratislava - Navio Beethoven CroisiEurope - cruzeiro Danúbio © Viaje Comigo

Tour em Bratislava, Eslováquia – Navio Beethoven CroisiEurope – cruzeiro Danúbio © Viaje Comigo

60 – Eslovénia
A Eslovénia é um país localizado na Europa Central, conhecido pelas suas paisagens montanhosas, lagos deslumbrantes, como o Lago Bled, sua capital, Liubliana, e por ser um país verde e sustentável.

61 – Espanha
A Espanha é um país situado na Europa Ocidental e na Península Ibérica. É conhecida pela sua história, cultura diversa, praias deslumbrantes, cidades vibrantes, como Madrid e Barcelona, e pela culinária, como a paella e o jamón.

Susana Ribeiro em Combarro, Poio, Pontevedra, Galiza, Espanha © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Combarro, Poio, Pontevedra, Galiza, Espanha © Viaje Comigo

62 – Estados Unidos
Os Estados Unidos são um país localizado na América do Norte. É conhecido por sua influência global, diversidade cultural, cidades icônicas como Nova York e Los Angeles, paisagens variadas, como o Grand Canyon, e por ser um centro de inovação e entretenimento.

63 – Estónia
A Estónia é um país localizado no norte da Europa, fazendo fronteira com o Mar Báltico. É conhecida pela sua natureza intocada, seus castelos medievais, como o Castelo de Tallinn, e por ser um líder em tecnologia e eletrónica.

64 – Eswatini (Suazilândia)
Eswatini, anteriormente conhecido como Suazilândia, é um país situado no sul de África. É conhecido pelas suas reservas de vida selvagem, como o Parque Nacional Hlane, pelas suas tradições culturais, como o Reed Dance, e pela hospitalidade de seu povo.

Mlilwane Wildlife Sanctuary - Suazilandia © Viaje Comigo

Mlilwane Wildlife Sanctuary – Suazilandia © Viaje Comigo

Phophonyane Falls Nature Reserve - Suazilandia © Viaje Comigo

Phophonyane Falls Nature Reserve – Suazilandia © Viaje Comigo

65 – Etiópia
A Etiópia é um país localizado no leste de África, conhecido pela sua história antiga, igrejas esculpidas na rocha de Lalibela, paisagens montanhosas, como as Montanhas Simien, e por ser o berço da Humanidade, com fósseis de ancestrais humanos encontrados lá.

66 – Fiji
Fiji é um arquipélago e país insular localizado no Pacífico Sul. É conhecido pelas suas praias paradisíacas, recifes de coral, águas cristalinas, a hospitalidade do povo fijiano e pela cultura tradicional, como a dança do fogo.

67 – Filipinas
As Filipinas são um arquipélago situado no Sudeste Asiático, composto por mais de 7.000 ilhas. É conhecido pelas suas praias deslumbrantes, como as de Palawan, seus vulcões, como o Monte Mayon, e pela sua cultura diversificada, influenciada por espanhóis, americanos e asiáticos.

68 – Finlândia
A Finlândia é um país situado no norte da Europa, fazendo fronteira com a Suécia, Noruega e Rússia. É conhecida pela sua natureza selvagem, lagos e florestas, saunas, design inovador e por ser o país de origem do Pai Natal (Lapónia).

Pai Natal e Susana Ribeiro - Lapónia - Finlândia © Viaje Comigo

Pai Natal e Susana Ribeiro – Lapónia – Finlândia © Viaje Comigo

69 – França
A França é um país situado no oeste da Europa, conhecido pela sua cultura sofisticada, gastronomia renomada, cidades icónicas como Paris, monumentos famosos como a Torre Eiffel, museus de arte mundialmente famosos e vinho fino.

Château du Rivau, Vale do Loire, França © Viaje Comigo

Château du Rivau, Vale do Loire, França © Viaje Comigo

Chaumont-sur-Loire - França © Viaje Comigo

Flores em Chaumont-sur-Loire – França © Viaje Comigo

70 – Gabão
O Gabão é um país situado na África Central, na costa do Oceano Atlântico. É conhecido pelas suas florestas tropicais, vida selvagem diversificada, como gorilas e elefantes, e pelas suas reservas naturais, como o Parque Nacional de Loango.

71 – Gâmbia
A Gâmbia é um país situado na África Ocidental, ao longo do Rio Gâmbia. É conhecida pelas suas praias, reservas naturais, como o Parque Nacional de Kiang West, e por ser um destino popular para observação de aves.

72 – Gana
Gana é um país localizado na África Ocidental, conhecido pela sua rica herança cultural, história colonial, parques nacionais, como o Parque Nacional Kakum, e por ser um importante produtor de cacau.

73 – Geórgia
A Geórgia é um país situado na fronteira entre o Leste Europeu e o Oeste Asiático, na região do Cáucaso. É conhecida pela sua história antiga – que inclui o surgimento do vinho – pela sua cultura única e suas paisagens deslumbrantes que incluem montanhas, vales e o Mar Negro. A capital é Tbilisi.

Tbilisi - Georgia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Tbilisi – Georgia © Viaje Comigo

Uplistsikhe - Gori - Geórgia © Viaje Comigo

Viver em grutas – Uplistsikhe – Gori – Geórgia © Viaje Comigo

74 – Grécia
A Grécia é um país situado no sudeste da Europa, conhecido pela sua influência na Antiguidade, com destaque para a Acrópole de Atenas e as ruínas de Delphi. Além disso, a Grécia é famosa pelas suas ilhas deslumbrantes, como Santorini e Mykonos.

75 – Granada (Commonwealth of Grenada)
Grenada é uma ilha situada no mar do Caribe, nas Pequenas Antilhas. É um país insular conhecido pela beleza natural deslumbrante, com praias de areia branca, águas cristalinas e colinas cobertas de florestas tropicais. A capital de Grenada é Saint George’s, uma cidade pitoresca com um porto movimentado e edifícios coloridos à beira-mar.
Sendo muitas vezes chamada de “Ilha das Especiarias”, ela produz noz-moscada, cravo-da-índia, canela e outros produtos aromáticos, que podem ser encontrados em seus mercados locais; e também é conhecido pelo rum de alta qualidade.O Parque Nacional Grand Etang abriga florestas tropicais, cachoeiras e uma cratera vulcânica.

– Groenlândia (Território Autônomo da Dinamarca)

– Guadalupe (Território Ultramarino Francês)

– Guam (Território Não Incorporado dos Estados Unidos)

76 – Guatemala
A Guatemala é um país localizado na América Central, conhecido pela sua rica herança maia, com sítios arqueológicos importantes, como Tikal e El Mirador. O país também é famoso pelas suas paisagens vulcânicas, como o Lago Atitlán.

– Guernsey (Dependência da Coroa Britânica)

77 – Guiana
Guiana, oficialmente chamada de República Cooperativa da Guiana, é um país localizado na costa norte da América do Sul. É conhecido pelas suas florestas tropicais, cascatas impressionantes, como as Cataratas de Kaieteur, e pela sua diversidade étnica.

– Guiana Francesa (Departamento Ultramarino Francês)

78 – Guiné
A Guiné é um país situado na África Ocidental, conhecido por sua rica cultura, música tradicional, como o ritmo de percussão djembê, e pelas suas reservas naturais, como o Parque Nacional de Bossou, lar de chimpanzés.

79 – Guiné-Bissau
A Guiné-Bissau é um país da África Ocidental conhecido pela diversidade étnica e cultural. Com uma história marcada pela colonização portuguesa, a nação ganhou independência em 1973. A capital, Bissau, é o centro político e económico do país, enquanto as ilhas Bijagós oferecem paisagens naturais deslumbrantes e praias intocadas ao longo da costa. Guiné-Bissau enfrentou desafios políticos e económicos, no entanto a cultura vibrante e a hospitalidade continuam a chamar muitos visitantes.

80 – Guiné Equatorial
A Guiné Equatorial é um país localizado na África Central, na costa ocidental da África. É conhecido pela sua riqueza em recursos naturais, como petróleo, pelas suas praias tropicais e pela biodiversidade da ilha de Bioko.

81 – Haiti
O Haiti é um país situado nas Caraíbas, na ilha de Hispaniola. É conhecido pela sua rica história, cultura afro-caribenha, paisagens montanhosas, como o Maciço de la Selle, e por ser o primeiro país latino-americano a conquistar a independência.

82 – Holanda
A Holanda, que passou a chamar-se Países Baixos (em 2020), é um país localizado na Europa Ocidental. É conhecido pelos seus moinhos de vento, campos de tulipas, canais de Amsterdão, arte famosa, como as obras de Rembrandt e Van Gogh, e pela sua mentalidade tolerante.

Vista da Ons’ Lieve Heer op Solder em Amesterdão © Viaje Comigo

Vista da Ons’ Lieve Heer op Solder em Amesterdão © Viaje Comigo

83 – Honduras
Honduras é um país situado na América Central, conhecido pelas suas praias deslumbrantes, recifes de coral, como a Ilha de Roatán, e pelas suas ruínas maias, como as de Copán.

– Hong Kong (Região Administrativa Especial da China)

84 – Hungria
A Hungria é um país situado na Europa Central, conhecido pela sua arquitetura deslumbrante, banhos termais, como os de Budapeste, rica história, como o Castelo de Buda, e pela sua gastronomia única, com pratos como o goulash.

Budapeste - Hungria © Viaje Comigo

Budapeste – Hungria © Viaje Comigo

85 – Iémen
O Iémen é um país situado na Península Arábica, no sudoeste da Ásia. É conhecido pela sua rica história, arquitetura tradicional, como a cidade histórica de Sanaa, e pelas suas paisagens impressionantes, como as montanhas de Hajjar e as praias do Mar Vermelho.

86 – Ilhas Marshall
As Ilhas Marshall são um país situado no Oceano Pacífico, composto por várias ilhas e atóis. É conhecido pelas suas praias de areia branca, águas cristalinas, vida marinha exuberante e por ser um destino popular para mergulho e snorkeling.

87 – Ilhas Salomão
As Ilhas Salomão são um arquipélago situado no Oceano Pacífico, a leste da Papua-Nova Guiné. É conhecido pelas suas ilhas paradisíacas, recifes de coral, vida marinha diversificada, como os tubarões-baleia, e pela cultura tradicional melanesiana.

Ilha Bouvet (Território Não Incorporado da Noruega)
Ilha Christmas (Território Externo da Austrália)
Ilha Clipperton (Território Não Incorporado da França)
Ilha Cocos (Keeling) (Território Externo da Austrália)
Ilha de Man (Dependência da Coroa Britânica)
Ilha Heard e Ilhas McDonald (Território Não Incorporado da Austrália)
Ilha Norfolk (Território Externo da Austrália)
Ilhas Åland (Finlândia)
Ilhas Cayman (Território Ultramarino Britânico)
Ilhas Cook (Território Externo da Nova Zelândia)
Ilhas Faroé (Território Autônomo da Dinamarca)
Ilhas Falkland (Malvinas) (Território Ultramarino Britânico)
Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul (Território Ultramarino Britânico)
Ilhas Marianas do Norte (Território Não Incorporado dos Estados Unidos)
Ilhas Menores Distantes dos Estados Unidos (Território Não Incorporado dos Estados Unidos)
Ilhas Pitcairn (Território Ultramarino Britânico)
Ilhas Svalbard e Jan Mayen (Território Não Incorporado da Noruega)
Ilhas Turks e Caicos (Território Ultramarino Britânico)
Ilhas Virgens Americanas (Território Não Incorporado dos Estados Unidos)
Ilhas Virgens Britânicas (Território Ultramarino Britânico)
Ilhas Wallis e Futuna (Território Ultramarino Francês)

88 – Índia
A Índia é um enorme país situado no sul da Ásia, conhecido pela sua rica história, cultura diversificada, monumentos icónicos, como o Taj Mahal, espiritualidade, como Varanasi, e pela sua culinária vibrante, com pratos onde o caril está bem presente.

Varanasi - Índia © Viaje Comigo

Varanasi – Índia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Deccan Odyssey, na Índia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Deccan Odyssey, na Índia © Viaje Comigo

89 – Indonésia
A Indonésia é um país situado no Sudeste Asiático, composto por milhares de ilhas. É conhecido pela sua diversidade cultural, praias deslumbrantes, vulcões ativos, como o Monte Bromo, e pela vida marinha rica, como a do Parque Nacional de Komodo. Bali e Lombok são das mais conhecidas ilhas.

90 – Irão
O Irão é um país situado no Médio Oriente, conhecido pela sua história milenar, da antiga Pérsia, arquitetura islâmica, como a Mesquita Sheikh Lotfollah, desertos impressionantes, como o Dasht-e Lut, e pela sua cultura rica e influente.

91 – Iraque
O Iraque é um país situado no Médio Oriente, conhecido pela sua história antiga, com destaque para a antiga cidade de Babilónia, pela sua rica cultura, paisagens variadas, como a região da Curdistão, e por sua culinária tradicional.

92 – Irlanda
A Irlanda é um país insular situado no noroeste da Europa, conhecido pelas suas paisagens verdes, penhascos dramáticos, como os de Moher, cidades encantadoras, como Dublin e Galway, e pela sua rica herança cultural e literária.

93 – Islândia
A Islândia é um país insular situado no Atlântico Norte, conhecido pelas suas paisagens vulcânicas, cascatas impressionantes, como a Gullfoss, campos de lava, glaciares, como a Vatnajökull, e por ser um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal.

Cascata Seljalandsfoss - Islândia ©Viaje Comigo

Cascata Seljalandsfoss – Islândia ©Viaje Comigo

94 – Israel
Israel é um país situado no Médio Oriente, na costa leste do Mar Mediterrâneo. É conhecido pela sua importância religiosa, com locais sagrados para o judaísmo, cristianismo e islamismo, como Jerusalém; a moderna Tel Aviv, com as suas praias deslumbrantes e sua tecnologia inovadora.

Muro das Lamentações - Jerusalem - Israel © Viaje Comigo

Muro das Lamentações – Jerusalem – Israel © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - Domo da Rocha - Monte do Templo - Jerusalem - Israel © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Domo da Rocha – Monte do Templo – Jerusalem – Israel © Viaje Comigo

95 – Itália
A Itália é um país situado no sul da Europa, conhecido pela sua rica herança cultural, arte renascentista, monumentos icónicos, como o Coliseu e a Torre de Pisa, pela sua culinária famosa, como a pizza e a pasta, e pelas suas paisagens deslumbrantes, como a Toscana e a Costa Amalfitana.

Noivos em Vigevano - Itália © Viaje Comigo

Noivos em Vigevano – Itália © Viaje Comigo

96 – Jamaica
A Jamaica é uma ilha situada no Mar das Caraíbas, conhecida pelas suas praias paradisíacas, como as de Montego Bay e Negril, a música reggae, representada por Bob Marley, sua cultura vibrante e pelas paisagens tropicais, como as Montanhas Azuis.

97 – Japão
O Japão é um país insular situado no leste da Ásia, no Oceano Pacífico. É conhecido pela sua rica cultura, tecnologia avançada, cidades modernas como Tóquio e Kyoto, os templos e santuários históricos, como o Templo de Kiyomizu-dera, e pela sua culinária única, como sushi e ramen.

– Jersey (Dependência da Coroa Britânica)

98 – Jordânia
A Jordânia é um país situado no Médio Oriente, conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes, como a cidade antiga de Petra, o Deserto de Wadi Rum, as suas reservas naturais, o Mar Morto, e pela sua rica história, incluindo o Castelo de Ajloun e a cidade de Jerash.

Su Jerash - Jordânia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Jerash – Jordânia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - Câmara do Tesouro Petra - Jordânia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Câmara do Tesouro Petra – Jordânia © Viaje Comigo

99 – Kosovo
Kosovo é um país situado no sudeste da Europa, na região dos Balcãs. É conhecido pela sua história complexa, os belos cenários montanhosos, como o Parque Nacional de Rugova, e pela sua cultura vibrante.

100 – Kiribati
Kiribati é uma nação insular localizada no Oceano Pacífico Central, conhecida pelas deslumbrantes paisagens costeiras e recifes de coral. Composta por 33 atóis e recifes de coral, Kiribati é vulnerável às mudanças climáticas e à elevação do nível do mar. A pesca é uma parte significativa da economia do país, e a cultura local é rica em tradições e danças. Kiribati enfrenta desafios sérios relacionados à segurança alimentar e à escassez de água doce. O país é famoso por sua hospitalidade calorosa e é um destino atraente para mergulhadores e amantes da natureza.

101 – Kuwait
O Kuwait é um país localizado na Península Arábica, no Médio Oriente. É conhecido pela sua riqueza proveniente do petróleo, modernas torres de arranha-céus, como a Torre Kuwait, as suas praias, como a Corniche, e pela sua cultura árabe.

102 – Laos
Laos é um país situado no sudeste da Ásia, conhecido pelas suas paisagens montanhosas, templos budistas, como o Wat Phu, a antiga cidade de Luang Prabang, e pelas suas tradições culturais preservadas.

103 – Lesoto
Lesoto é um país situado no sul da África, conhecido pela sua paisagem montanhosa, sendo o único país do mundo com a totalidade de seu território acima dos 1.000 metros de altitude. É também conhecido por sua cultura basotho e pelo Parque Nacional de Sehlabathebe.

Queda de Água Maletsunyane (Waterfall) - Lesoto © Viaje Comigo

Queda de Água Maletsunyane (Waterfall) – Lesoto © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - Lesoto © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Lesoto © Viaje Comigo

104 – Letónia
A Letónia é um país do Báltico, situado no norte da Europa. É conhecida pelas belas paisagens naturais, que incluem florestas, lagos e um litoral extenso ao longo do Mar Báltico. A capital, Riga, é famosa pela arquitetura histórica, sendo um importante centro cultural e turístico da região. Membro da União Europeia e da OTAN.

105 – Líbano
O Líbano é um país situado no Médio Oriente, conhecido pela sua rica história, cultura diversificada, gastronomia renomada, como o mezze libanês, e pelas paisagens impressionantes, que incluem o Mar Mediterrâneo, a Cordilheira do Líbano e os vales verdejantes.

106 – Libéria
A Libéria é um país localizado na África Ocidental, conhecido por ser um dos poucos países africanos a não ter sido colonizado. Tem uma rica biodiversidade, como o Parque Nacional de Sapo, e uma rica  história como lar dos descendentes de escravos libertos.

107 – Líbia
A Líbia é um país situado no norte de África, na costa do Mar Mediterrâneo. É conhecida pela sua rica história, como a antiga cidade de Leptis Magna, suas paisagens desérticas, como o Deserto do Saara, e pelas suas reservas de petróleo.

108 – Liechtenstein
O Liechtenstein é um pequeno país localizado no centro da Europa, entre a Suíça e a Áustria. É conhecido pela paisagem montanhosa, castelos pitorescos, como o Castelo de Vaduz, e pela economia próspera, com um dos maiores PIB per capita do mundo.

109 – Lituânia
A Lituânia é um país situado no norte da Europa, fazendo fronteira com o Mar Báltico. É conhecida pela sua rica herança cultural, arquitetura gótica e barroca, como a Catedral de Vilnius, suas belas paisagens naturais, como o Parque Nacional de Curonian Spit, e pela tradição de cantos folclóricos.

110 – Luxemburgo
Luxemburgo é um país situado no oeste da Europa, conhecido pela prosperidade económica, castelos medievais, como o Castelo de Vianden, seu centro histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO e por ser um importante centro financeiro e sede de várias instituições europeias.

Forte Thungen - Luxemburgo © Dália Cavaco

Forte Thungen – Luxemburgo © Dália Cavaco

– Macau (Região Administrativa Especial da China)

111 – Macedónia do Norte
A Macedónia do Norte é um país situado nos Bálcãs, no sudeste da Europa. É conhecida pela rica herança cultural, com destaque para a cidade de Ohrid, considerada Património Mundial pela UNESCO, e pela natureza deslumbrante, como o Lago Ohrid.

112 – Madagáscar
Madagascar é uma ilha situada no Oceano Índico, ao largo da costa leste de África. É conhecida pela biodiversidade única, com uma grande variedade de espécies de plantas e animais endémicas, pelas paisagens exuberantes, como os Parques Nacionais de Andasibe-Mantadia e Isalo, e pela cultura malgaxe.

113 – Malásia
A Malásia é um país situado no Sudeste Asiático, conhecido pela diversidade étnica, culinária variada, como o famoso nasi lemak, pelas praias paradisíacas, como as das ilhas de Langkawi, e pelas suas florestas tropicais, como o Parque Nacional de Taman Negara.

Ilhas Perhentian - Malásia © Viaje Comigo

Ilhas Perhentian – Malásia © Viaje Comigo

Street Art em George Town, Malásia © Viaje Comigo

Street Art em George Town, Penang, Malásia © Viaje Comigo

114 – Malawi
O Malawi é um país situado no sudeste de África, conhecido pelo seu grande lago, o Lago Malawi, as suas paisagens montanhosas, como o Planalto de Nyika, a sua rica vida selvagem, como o Parque Nacional de Liwonde, e pela hospitalidade de seu povo.

115 – Maldivas
As Maldivas são um arquipélago situado no Oceano Índico, conhecido pelas praias de areia branca, águas cristalinas, recifes de coral deslumbrantes e resorts luxuosos. É um destino popular para mergulho, snorkeling e relaxamento em ilhas paradisíacas.

116 – Mali
Mali é um país situado na África Ocidental, conhecido pela sua rica herança cultural e histórica. O país abriga antigos impérios, como o Império do Mali, e é famoso pelas suas mesquitas e estruturas de barro em cidades como Timbuktu. Também possui belas paisagens, como a do Deserto do Saara.

Em Sliema, a olhar Valetta - Malta © Viaje Comigo

Em Sliema, a olhar Valetta – Malta © Viaje Comigo

La Valetta - Malta © Viaje Comigo

La Valetta – Malta © Viaje Comigo

Birgu, Città Vittoriosa, Malta © Viaje Comigo

Birgu, Città Vittoriosa, Malta © Viaje Comigo

117 – Malta
Malta é um país insular situado no Mar Mediterrâneo, ao sul da Itália. É conhecido pela sua história milenar, com templos megalíticos, cidades medievais fortificadas, como a capital Valletta, e belas praias. Malta também é famosa por ser um destino de mergulho e por sua cultura mediterrânea única.

Susana Ribeiro nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga - Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

Susana Ribeiro nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga – Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

118 – Marrocos
Marrocos é um país situado no noroeste da África, conhecido pela sua fascinante mistura de influências árabes, berberes e europeias. É famoso pelas cidades imperiais, como Marraquexe, Fez e a moderna Casablanca, mercados vibrantes, como os souks, e pela sua paisagem diversificada, que inclui o Deserto do Saara, montanhas e praias.

Madraça Ben Youssef, Marraquexe, Marrocos © Viaje Comigo

Madraça Ben Youssef, Marraquexe, Marrocos © Viaje Comigo

Moulay Idriss, Marrocos © Viaje Comigo

A ver Moulay Idriss, Marrocos © Viaje Comigo

– Martinica (Departamento Ultramarino Francês)

119 – Maurícias
Maurícias é um país insular situado no Oceano Índico, conhecido pelas praias paradisíacas, águas cristalinas, recifes de coral, vulcões extintos e paisagens montanhosas. É um destino popular para turismo de praia, mergulho e para desfrutar de resorts luxuosos.

120 – Mauritânia
Mauritânia é um país situado no noroeste de África, conhecido pelas vastas extensões de deserto, como o Deserto do Saara, e a sua cultura beduína. O país abriga antigas cidades históricas, como Chinguetti, e possui uma rica diversidade étnica e cultural.

– Mayotte (Departamento Ultramarino Francês)

121 – México
O México é um país situado na América do Norte, conhecido pela sua rica história pré-colombiana, incluindo as civilizações asteca e maia. O país possui uma cultura vibrante, com festivais coloridos, como o Dia dos Mortos, belas praias, como as de Cancún e Tulum, e uma gastronomia famosa, com pratos como tacos e guacamole.

122 – Micronésia
A Micronésia é uma região composta por vários países e territórios insulares situados no Oceano Pacífico. Esses países incluem Estados Federados da Micronésia, Palau, Ilhas Marshall e Nauru. A região é conhecida pelas suas belas paisagens tropicais, recifes de coral e cultura tradicional.

123 – Moçambique
Moçambique é um país situado no sudeste de África, conhecido pelas suas praias deslumbrantes, como as da Ilha de Moçambique e da Ponta do Ouro, a vida selvagem, incluindo o Parque Nacional da Gorongosa, e pela rica cultura, influenciada por africanos, árabes e europeus.

Ponta do Ouro - Moçambique © Viaje Comigo

Ponta do Ouro – Moçambique © Viaje Comigo

Estação do Caminho de Ferro de Maputo - Moçambique © Viaje Comigo

Estação do Caminho de Ferro de Maputo – Moçambique © Viaje Comigo

124 – Moldávia
A Moldávia é um país situado no leste da Europa, fazendo fronteira com a Roménia e a Ucrânia. É conhecida pelas suas paisagens rurais, vinhedos, mosteiros ortodoxos, como o Mosteiro de Căpriana, e pela sua herança cultural moldava.

125 – Mónaco
Mónaco é uma pequena cidade-estado situada na Riviera Francesa, conhecida pela sua riqueza, glamour e casinos. É uma das nações mais densamente povoadas do mundo e tem o segundo menor território soberano globalmente. Mónaco é famosa pelo Grande Prémio de Mônaco de Fórmula 1 e pelo Casino de Monte Carlo, que atrai visitantes de todo o mundo. O país é uma monarquia constitucional, governada pelo Príncipe de Mónaco, e possui um alto padrão de vida, com uma economia baseada no turismo, serviços financeiros e comércio.

126 – Mongólia
A Mongólia é um país situado na Ásia Central e Oriental, conhecido pelas vastas estepes, montanhas imponentes, como os Montes Altai, e sua rica herança nómada. É famosa por ser o lar dos nómadas mongóis e pela sua cultura tradicional, que inclui a prática da caça com águias.

127 – Montenegro
Montenegro é um país situado nos Bálcãs, no sudeste da Europa. É conhecido pelas paisagens deslumbrantes, como a Baía de Kotor, as cidades medievais, como Budva e Kotor, e pela rica herança cultural e histórica.

– Montserrat (Território Ultramarino Britânico)

128 – Myanmar (Mianmar)
Myanmar, anteriormente conhecido como Birmânia, é um país situado no sudeste da Ásia. É famoso pelos templos e pagodes icónicos, como os de Bagan e Yangon, paisagens naturais exuberantes, como o Lago Inle, e a sua diversidade étnica.

129 – Namíbia
A Namíbia é um país situado no sudoeste de África, conhecido pelas vastas paisagens desérticas, como o Deserto da Namíbia e as dunas de Sossusvlei; o litoral atlântico, como a Costa dos Esqueletos, e pela sua vida selvagem diversificada, incluindo o Parque Nacional Etosha.

130 – Nauru
Nauru é uma pequena ilha situada no Oceano Pacífico, na Micronésia. É conhecida por ser o menor país insular do mundo, com praias de areia branca, recifes de coral e pela história como um importante produtor de fosfato.

131 – Nepal
O Nepal é um país situado na região dos Himalaias, na Ásia. É famoso pelas majestosas montanhas, incluindo o Monte Everest, a sua rica cultura hindu e budista, templos e palácios históricos, como o Templo de Pashupatinath e a Praça Durbar de Katmandu, e pelas suas trilhas de trekking populares.

132 – Nicarágua
A Nicarágua é um país situado na América Central, conhecido pelas suas praias tropicais, como as da Costa Esmeralda e da Ilha de Ometepe, os vulcões ativos, como o Vulcão Masaya, e pela rica cultura, com influências indígenas e espanholas.

133 – Níger
O Níger é um país situado na África Ocidental, conhecido pelo seu deserto, o Deserto do Saara, as suas paisagens áridas e o seu rico património cultural. O país abriga o Parque Nacional W, uma área de preservação da vida selvagem que acolhe uma variedade de espécies.

134 – Nigéria
A Nigéria é um país situado na África Ocidental, conhecido por ser o país mais populoso da África e pela sua diversidade cultural. O país tem uma história rica, com antigos reinos e impérios, e é conhecido pela indústria cinematográfica, a Nollywood, e a música afrobeat.

– Niue (Território Externo da Nova Zelândia)

135 – Noruega
A Noruega é um país situado no norte da Europa, conhecido pelas deslumbrantes paisagens naturais, como os fiordes noruegueses, as montanhas de Lofoten e a região do Ártico. É também famosa pelas atividades ao ar livre, como trekking, esqui e observação da aurora boreal.

– Nova Caledônia (Território Ultramarino Francês)

136 – Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país insular situado no sudoeste do Oceano Pacífico, conhecido por suas paisagens deslumbrantes, como os fiordes de Milford Sound, as praias de areia branca, os vulcões e as montanhas. É famosa por ter sido cenário da trilogia de filmes “O Senhor dos Anéis” e pelas atividades ao ar livre, como caminhadas e desportos aquáticos.

137 – Omã
Omã é um país situado na Península Arábica, no sudoeste da Ásia. É conhecido pelas paisagens desertas, montanhas impressionantes, como as Montanhas Al Hajar, e suas cidades históricas, como Mascate e Nizwa, que abrigam fortalezas e palácios antigos.

Países Baixos (ver número 82, como Holanda)
Os Países Baixos, também conhecidos como Holanda, são um país situado no noroeste da Europa. O país é famoso pelos moinhos de vento, canais, tulipas, cidades históricas, como Amsterdão e Roterdão, e pela sua cultura liberal e progressista.

138 – Palau
Palau é um pequeno país insular situado no Oceano Pacífico, na Micronésia. É conhecido por suas águas cristalinas, recifes de coral, lagos de água salgada, como o Lago Jellyfish, e pela biodiversidade marinha. Palau é um destino popular para mergulho e snorkeling.

Teleférico e Mosteiro no Monte das Tentações - Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Teleférico e Mosteiro no Monte das Tentações – Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Palestina
A Palestina é um território situado no Médio Oriente, que busca o reconhecimento como um Estado independente. É uma região de grande importância histórica e cultural, albergando cidades como Jerusalém, Belém e Ramallah. A questão do conflito entre Israel e Palestina ainda não conseguiu alcançar a Paz e a autodeterminação para o povo palestiniano. A Palestina é reconhecida por muitos países e organizações internacionais como um Estado, embora o seu status seja ainda objeto de disputa e negociação. É membro observador da ONU.

Nota: a ONU reconhece que o governo palestiniano existe e que é um legítimo representante do povo, mas a Palestina não é reconhecida como Estado soberano por alguns dos países da própria ONU. Por isso, algumas listas mostram apenas 194 países na organização.

Muro da Cisjordânia - Belém © Viaje Comigo

Susana Ribeiro Muro da Cisjordânia – Belém © Viaje Comigo

Basílica da Natividade -Belém - Palestina © Viaje Comigo

Basílica da Natividade -Belém – Palestina © Viaje Comigo

139 – Panamá
O Panamá é um país situado na América Central, conhecido pelo famoso canal, o Canal do Panamá, que conecta o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. O país possui uma rica biodiversidade, com florestas tropicais, praias paradisíacas nas ilhas de San Blas e uma mistura cultural única.

140 – Papua-Nova Guiné
Papua-Nova Guiné é um país situado na Oceânia, na região da Melanésia. É conhecido pela diversidade cultural, com mais de 800 línguas indígenas, suas tribos tradicionais, como os Huli Wigmen, e pelanatureza intocada, incluindo florestas tropicais e recifes de coral.

141 – Paquistão
O Paquistão é um país situado no sul da Ásia, fazendo fronteira com a Índia, o Afeganistão e o Irão. O país possui uma história rica, com sítios arqueológicos antigos, como as Ruínas de Taxila, e paisagens impressionantes, incluindo as montanhas do Himalaia e o Deserto de Thar.

142 – Paraguai
O Paraguai é um país situado na América do Sul, conhecido pela localização central no continente. O país possui uma cultura influenciada pelos povos indígenas guaranis, belas paisagens naturais, como o Pantanal Paraguaio e as Cataratas do Iguaçu, e cidades históricas, como Assunção e Encarnación.

143 – Peru
O Peru é um país situado na América do Sul, conhecido pela rica história pré-colombiana, incluindo as civilizações incas e sua cidade sagrada, Machu Picchu. O país possui paisagens diversificadas, que vão desde as Cordilheiras dos Andes até a Floresta Amazónica, e uma culinária reconhecida internacionalmente.

– Polinésia Francesa (Território Ultramarino Francês)

144 – Polónia
A Polónia é um país situado no leste da Europa, conhecido por uma História turbulenta (e triste), com cidades medievais bem preservadas, como Cracóvia e Varsóvia, e pela contribuição para a música clássica, com compositores como Frédéric Chopin. A Polónia também abriga paisagens naturais deslumbrantes, como as Montanhas Tatra.

– Porto Rico (Território Não Incorporado dos Estados Unidos)

Cracóvia - Polónia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Cracóvia – Polónia © Viaje Comigo

Castelo Novo - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Castelo Novo – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

145 – Portugal
Portugal é um país situado na Península Ibérica, no sudoeste da Europa. É conhecido pela rica história de “Descobrimentos”; um país pequeno mas com muitas cidades históricas, como Lisboa, Coimbra e Porto; belas praias ao longo da costa; o muito turístico do Algarve; e pela sua gastronomia, com pratos como o bacalhau e os pastéis de nata.

Susana Ribeiro no Castelo de Monsanto - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Castelo de Monsanto – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Vila de Alpedrinha - Fundão - Portugal © Viaje Comigo

Painel da Transumância – Susana Ribeiro na Vila de Alpedrinha – Fundão – Portugal © Viaje Comigo

146 – Quénia
O Quénia é um país situado no leste da África, conhecido pelos seus safaris e pela vida selvagem abundante, como os animais do Parque Nacional Maasai Mara. O país também abriga o Monte Kilimanjaro, a segunda montanha mais alta do mundo, e o Lago Victoria, um dos maiores lagos do mundo.

147 – Quirguistão
O Quirguistão é um país situado na Ásia Central, conhecido pelas paisagens montanhosas, como o Lago Issyk-Kul, as montanhas Tian Shan e as paisagens do Pamir-Alai. O país oferece experiências para caminhadas, trekking e exploração da cultura nómada quirguiz.

148 – Reino Unido
O Reino Unido é um país situado na Europa Ocidental, composto por quatro nações constituintes: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O país é conhecido pela rica história, com monumentos emblemáticos, como o Big Ben e Stonehenge, suas cidades cosmopolitas, como Londres, Edimburgo e Cardiff, e pela sua contribuição para a literatura e música.

149 – República Centro-Africana
A República Centro-Africana é um país situado na África Central, conhecido pela diversidade étnica, vida selvagem, como os elefantes do Parque Nacional Dzanga-Sangha, e paisagens naturais, incluindo florestas tropicais e savanas.

150 – República Checa
A República Checa é um país situado na Europa Central, conhecido pela arquitetura histórica, como o Castelo de Praga e a Ponte Carlos, suas cervejarias tradicionais, como a Pilsner Urquell, e pela tradição cultural, que inclui a música clássica de compositores como Bedřich Smetana e Antonín Dvořák.

151 – República Dominicana
A República Dominicana é um país situado na ilha de Hispaniola, nas Caraíbas. É conhecida pelas praias paradisíacas, como Punta Cana e Puerto Plata, sua música animada, como o merengue e a bachata, e por sua rica cultura, influenciada pelos povos indígenas taínos, africanos e espanhóis.

Ilha Saona - República Dominicana © Viaje Comigo

Ilha Saona – República Dominicana © Viaje Comigo

– Reunião (Departamento Ultramarino Francês)

152 – Roménia
A Roménia é um país situado no leste da Europa, conhecido pelas belas paisagens naturais, como o Delta do Danúbio e as montanhas dos Cárpatos, seus castelos medievais, como o Castelo de Bran (conhecido como Castelo do Drácula), e por sua cultura folclórica rica.

Castelo de Bran - Transilvania - Romenia © Viaje Comigo

Castelo de Bran – Transilvania – Romenia © Viaje Comigo

Castelo de Pelişor - Sinaia - Roménia © Viaje Comigo

Castelo de Pelişor – Sinaia – Roménia © Viaje Comigo

153 – Ruanda
Ruanda é um país situado na África Oriental, conhecido pela recuperação pós-genocídio e por uma natureza exuberante. O país abriga o Parque Nacional dos Vulcões, onde é possível fazer trilhas para ver os gorilas-das-montanhas, e é famoso por suas políticas de conservação ambiental.

154 – Rússia
A Rússia é o maior país do mundo, estendendo-se pelos continentes da Europa e da Ásia. É conhecida por sua vasta extensão territorial, sua antiga história, com monumentos icónicos como a Praça Vermelha em Moscou e o Hermitage em São Petersburgo, e pela cultura diversa.

– Saara Ocidental (Território Não Reconhecido)
O Saara Ocidental é um território situado no noroeste da África, disputado entre o Marrocos e o movimento independentista Frente Polisário. É conhecido pelas vastas extensões de deserto e paisagens impressionantes.

155 – Samoa
Samoa é um país insular situado no Oceano Pacífico, na Polinésia. É conhecido pelas suas praias paradisíacas, recifes de coral, cultura polinésia tradicional e por ser o berço do futebol australiano.

– Samoa Americana (Território Não Incorporado dos Estados Unidos)

156 – San Marino
São Marinho é uma microestado, na Itália, na região do norte da península italiana. É uma das repúblicas mais antigas do mundo, com uma história que remonta a mais de 1.700 anos. A capital, chamada São Marinho, é conhecida por suas ruas estreitas e sinuosas, bem como por seus pontos turísticos históricos, como as três torres medievais. São Marinho mantém uma política de neutralidade e é famosa por sua estabilidade política e qualidade de vida.

– Santa Helena (Território Ultramarino Britânico)

157 – Santa Lúcia
Santa Lúcia é uma ilha situada no Mar das Caraíbas, nas Pequenas Antilhas. É conhecida pelas praias de areia branca, recifes de coral, paisagens vulcânicas, como os Pitons, e pela cultura caribenha vibrante.

– São Bartolomeu (Território Ultramarino Francês)

158 – São Cristóvão e Nevis
São Cristóvão e Nevis é um pequeno país insular situado no Mar do Caribe, nas Pequenas Antilhas. É conhecido por suas praias idílicas, recifes de coral, montanhas vulcânicas e por ser um popular destino turístico.

– São Martinho (Território Ultramarino Francês)
– São Pedro e Miquelão (Território Ultramarino Francês)

159 – São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe é um país insular situado no Golfo da Guiné, na costa oeste de África. É conhecido pelas praias tropicais, florestas exuberantes, como a Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe, e pela produção de cacau de alta qualidade.

Túnel de Santa Catarina - São Tomé e Príncipe © Viaje Comigo

Túnel de Santa Catarina – São Tomé e Príncipe © Viaje Comigo

160 – São Vicente e Granadinas
São Vicente e Granadinas, frequentemente abreviadas como SVG, é um país insular localizado no mar do Caribe, nas Pequenas Antilhas. Conquistaram a independência do Reino Unido em 1979 e são uma nação independente desde então. Têm um sistema democrático de Governo parlamentar. A capital do país é Kingstown, localizada na ilha de São Vicente.

161 – Senegal
O Senegal é um país situado na África Ocidental, conhecido pelas praias, como a Praia de Dakar, e pela sua cultura vibrante, com influências árabes, francesas e africanas. O país abriga a cidade histórica de Saint-Louis, um Património Mundial da UNESCO, e o Parque Nacional de Djoudj, um importante local para observação de aves.

Susana Ribeiro no Ranch Bandia - Senegal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Ranch Bandia – Senegal © Viaje Comigo

Ilha Gorée - Senegal © Viaje Comigo

Ilha Gorée – Senegal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - Lago Rosa - Senegal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Lago Rosa – Senegal © Viaje Comigo

162 – Serra Leoa
Serra Leoa é um país situado na África Ocidental, conhecido pelas praias de areia branca, como a Praia de Freetown, uma rica cultura, com influências indígenas e ocidentais, e pela diversidade de vida selvagem em seus parques nacionais, como o Parque Nacional Outamba-Kilimi.

163 – Sérvia
A Sérvia é um país situado no sudeste da Europa, conhecido por ter uma história rica e turbulenta, com influências culturais orientais e ocidentais. O país abriga cidades históricas, como Belgrado e Novi Sad, mosteiros ortodoxos sérvios e paisagens naturais, como a região montanhosa de Zlatibor.

164 – Seychelles
Seychelles é um país insular situado no Oceano Índico, próximo à costa leste da África. É conhecido pelas praias de areia branca, águas cristalinas, como a Praia de Anse Source d’Argent, e por sua rica vida marinha, tornando-se um destino popular para mergulho e snorkeling.

165 – Singapura
Singapura é uma cidade-estado e país insular localizado no sudeste da Ásia. É conhecida pela economia desenvolvida, que inclui setores financeiros, tecnológicos e de transporte. Esta nação insular é também famosa pela abordagem multicultural, com uma população composta por várias etnias, incluindo chineses, malaios, indianos e outros. A cidade de Singapura é moderna e cosmopolita, com uma mistura de arranha-céus deslumbrantes e áreas de conservação histórica. Além disso, é conhecido por suas políticas rigorosas de limpeza e segurança, tornando-o um dos lugares mais limpos e seguros do mundo.

166 – Síria
A Síria é um país situado no Médio Oriente, conhecido pela história antiga e diversidade cultural. O país abriga importantes sítios arqueológicos, como a cidade de Palmira, e cidades históricas, como Damasco e Aleppo, que foram afetadas pela guerra civil recente.

167 – Somália
A Somália é um país situado no Chifre de África, conhecido pelas praias, como a Praia de Lido, e sobretudo pela rica cultura e tradições. No entanto, o país tem enfrentado instabilidade política e conflitos nas últimas décadas.

168 – Sri Lanka
O Sri Lanka é um país insular situado no Oceano Índico, próximo da costa sul da Índia. É conhecido pelas paisagens tropicais deslumbrantes, como plantações de chá, praias paradisíacas, como a Praia de Unawatuna, e sítios arqueológicos antigos, como as Cavernas de Dambulla e a antiga cidade de Sigiriya.

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Pescadores de Koggala - sul do Sri Lanka © Viaje Comigo

Pescadores de Koggala – sul do Sri Lanka © Viaje Comigo

Suazilândia (ver número 65)
Suazilândia, oficialmente conhecida como Eswatini, é um pequeno país situado no sul da África.

169 – Sudão
O Sudão é um país situado no nordeste de África, conhecido pela rica história e cultura. O país abriga locais arqueológicos fascinantes, como as pirâmides de Meroe, e possui paisagens diversificadas, incluindo o Deserto do Saara, o Rio Nilo e as Montanhas Nuba.

170 – Sudão do Sul
O Sudão do Sul é o país mais jovem do mundo, situado no leste de África. Embora tenha enfrentado desafios desde sua independência, o país é conhecido pela natureza intocada e diversidade étnica. O Parque Nacional de Boma oferece oportunidades de safari e observação de vida selvagem.

171 – Suécia
A Suécia é um país situado no norte da Europa, conhecido por paisagens deslumbrantes, como lagos, florestas e montanhas. O país é famoso por seu design inovador, estilo de vida sustentável, como a prática do lagom, e por sua cultura, incluindo a música do grupo ABBA e a literatura de Stieg Larsson.

Stortoget, Gamla Stan, Estocolmo - Suécia © Viaje Comigo

Stortoget, Gamla Stan, Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

172 – Suíça
A Suíça é um país situado no coração da Europa, conhecido por suas paisagens alpinas deslumbrantes, como os Alpes suíços, seus relógios precisos, chocolates deliciosos e cidades encantadoras, como Zurique, Genebra e Berna. Além disso, é famosa por ser um centro financeiro e sede de diversas organizações internacionais.

173 – Suriname
O Suriname é um país situado na América do Sul, conhecido por sua diversidade étnica e cultural. O país possui vastas áreas de floresta tropical, como a Reserva Natural de Coppename, e abriga comunidades indígenas, além de ser um importante destino para observação de pássaros e vida selvagem.

174 – Tailândia
A Tailândia é um país situado no sudeste da Ásia, conhecido pelas praias paradisíacas, templos budistas deslumbrantes, como o Templo do Buda de Esmeralda, em Bangkok (Banguecoque), e sua rica culinária, com pratos como o pad thai e o curry tailandês. O país também abriga cidades vibrantes, como Bangkok e Chiang Mai.

Mercado noturno de Chiang Mai - Tailandia © Viaje Comigo

Mercado noturno de Chiang Mai – Tailandia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Khao Sok - Tailandia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Khao Sok – Tailândia © Viaje Comigo

– Taiwan (República da China)

175 – Tajiquistão
O Tajiquistão é um país situado na Ásia Central, conhecido pelas paisagens montanhosas deslumbrantes, como as Montanhas Pamir, e pela cultura persa e islâmica. O país oferece oportunidades para trekking, alpinismo e exploração de sua rica herança cultural.

176 – Tanzânia
A Tanzânia é um país situado no leste da África, conhecido por seus safaris incríveis, onde é possível avistar animais selvagens, como leões, elefantes e girafas, nos parques nacionais de Serengeti e Ngorongoro. O país também abriga o Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta da África e uma das ilhas mais bonitas: Zanzibar.

Crianças na escola, Tribo Massai - Tanzania © Viaje Comigo

Crianças na escola, Tribo Massai – Tanzania © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - Tanzânia © Viaje Comigo - Foto Vitor Silva

Susana Ribeiro – Tanzânia © Viaje Comigo – Foto Vitor Silva

Parque Natural Ngorongoro - Tanzânia © Viaje Comigo

Parque Natural Ngorongoro – Tanzânia © Viaje Comigo

– Território Britânico do Oceano Índico (Território Ultramarino Britânico)

177 – Timor-Leste
Timor-Leste é um país localizado no sudeste da Ásia, na parte oriental da ilha de Timor, no Arquipélago das Pequenas Ilhas de Sonda. É conhecido pela sua beleza natural deslumbrante, com paisagens que incluem praias intocadas, montanhas cobertas de florestas e recifes de coral ricos em biodiversidade. Dili é a capital e a maior cidade do país. É um dos mais recentes países e ainda fora dos circuitos turísticos.

178 – Togo
O Togo é um país situado na África Ocidental, conhecido pelas belas praias ao longo do Golfo da Guiné, como a Praia de Lomé, e pela or sua cultura vibrante, com influências africanas e coloniais francesas. O país também é conhecido pelas reservas de vida selvagem e tradições culturais, como o festival de dança e música Evala.

– Tokelau (Território Externo da Nova Zelândia)

179 – Tonga
Tonga é um país insular situado no Oceano Pacífico, na Polinésia. É conhecido pelas praias de areia branca, recifes de coral, cultura polinésia autêntica e por ser o único país insular do Pacífico que nunca foi colonizado.

180 – Trinidad e Tobago
Trinidad e Tobago são duas ilhas situadas no Mar das Caraíbas, próximas à costa da Venezuela. O país é conhecido pelas praias deslumbrantes, carnavais animados, como o Carnaval de Trinidad, e pela rica herança cultural, que combina influências africanas, indianas e europeias.

181 – Tunísia
A Tunísia é um país situado no norte da África, conhecido pelas praias mediterrâneas, como Hammamet e Djerba, e pela rica história, com cidades antigas, como Cartago e Sidi Bou Said. O país também abriga o Deserto do Saara e locais de filmagem famosos, como os cenários utilizados em Star Wars.

Susana Ribeiro na Porta em Sidi Bou Said, Tunisia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Porta em Sidi Bou Said, Tunisia © Viaje Comigo

182 – Turquemenistão
O Turquemenistão é um país situado na Ásia Central, conhecido por suas paisagens desérticas, como o Deserto de Karakum, e por sua rica cultura turcomena. O país é famoso pelo “Porta do Inferno”, uma cratera de gás em chamas que tem atraído a curiosidade de turistas.

183 – Turquia
A Turquia é um país situado na fronteira entre a Europa e a Ásia, conhecido pela história antiga e pela fusão de culturas orientais e ocidentais. O país abriga locais históricos, como Istambul, Éfeso e Capadócia, além de paisagens deslumbrantes, como a costa do Mar Egeu e as montanhas da Anatólia.

Vale das Fadas - Capadócia - Turquia ©Viaje Comigo

Vale das Fadas – Capadócia – Turquia ©Viaje Comigo

Balões de ar quente na Capadócia - Turquia ©Viaje Comigo

Balões de ar quente na Capadócia – Turquia ©Viaje Comigo

184 – Tuvalu
Tuvalu é um pequeno país insular situado no Oceano Pacífico, na Polinésia. É conhecido pelas belas praias, recifes de coral intocados, como o Atol de Funafuti, e por ser um dos países mais ameaçados pelo aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas.

185 – Ucrânia
A Ucrânia é um país situado no leste da Europa, conhecido por sua rica história, com cidades antigas, como Kiev e Lviv, e por sua cultura única, que inclui danças folclóricas, como o hopak, e tradições ucranianas. O país também é famoso por suas paisagens naturais, como os Montes Cárpatos e a região de Chernobyl.

186 – Uganda
Uganda é um país situado no leste de África, conhecido pela natureza exuberante e diversidade de vida selvagem. O país abriga o Parque Nacional de Bwindi, onde é possível encontrar os gorilas-das-montanhas, e o Parque Nacional de Queen Elizabeth, que oferece safaris para avistar elefantes, leões e hipopótamos.

187 – Uruguai
O Uruguai é um país situado no sul da América do Sul, conhecido pelas praias pitorescas, como Punta del Este e José Ignacio, e pela cultura do mate e do tango. O país é famoso pela estabilidade política e social, além de ser um importante produtor de vinhos.

188 – Uzbequistão
O Uzbequistão é um país situado na Ásia Central, conhecido pelas belas cidades da Rota da Seda, como Samarcanda, Bukhara e Khiva, que abrigam belas madrassas, mesquitas e mausoléus. O país também possui paisagens deslumbrantes, como o Deserto de Kyzylkum e as montanhas de Tian Shan.

Shah-i-Zinda - Samarcanda - Uzbequistão © Viaje Comigo

Shah-i-Zinda – Samarcanda – Uzbequistão © Viaje Comigo

Chor Minor Madrassa - Khalif Niyaz-kul - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Chor Minor Madraça – Khalif Niyaz-kul – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

189 – Vanuatu
Vanuatu é um país insular situado no Oceano Pacífico, na Melanésia. É conhecido pelas paisagens vulcânicas impressionantes, como a Ilha de Tanna, onde o vulcão Yasur oferece espetáculos de lava, e pela cultura vibrante, com danças e cerimónias tradicionais.

(Cidade do) Vaticano
O Vaticano é um Estado soberano situado dentro da cidade de Roma, na Itália. É o menor país do mundo em termos de área e população, e é o centro espiritual e administrativo da Igreja Católica Romana, com a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina sendo algumas de suas atrações mais famosas. É membro observador da ONU.

Missa no Vaticano, Roma © Viaje Comigo

Missa no Vaticano, Roma © Viaje Comigo

190 – Venezuela
A Venezuela é um país situado no norte da América do Sul, conhecido por paisagens deslumbrantes, como o Monte Roraima e o Parque Nacional Canaima, lar das famosas cascatas do Salto Angel. O país também é rico em petróleo e possui uma rica cultura, incluindo a música do joropo e a dança salsa.

191 – Vietname
O Vietname é um país situado no sudeste da Ásia, com paisagens deslumbrantes, e uma história marcada pela Guerra do Vietname. O país apresenta cidades vibrantes, como Hanói e Ho Chi Minh, a lindíssima Baía de Halong, com suas formações rochosas no meio do mar, e o delta do Rio Mekong.

Susana Ribeiro - Quoc tu guiam, Templo da Literatura - Hanói © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Quoc tu guiam, Templo da Literatura – Hanói © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - bicicleta, no passeio do Delta do Mekong - Vietname © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – bicicleta, no passeio do Delta do Mekong – Vietname © Viaje Comigo

192 – Zâmbia
A Zâmbia é um país situado no sul de África, conhecido pelas paisagens naturais deslumbrantes, incluindo as Cataratas Victoria, uma das sete maravilhas naturais do mundo, e o Rio Zambeze. O país também abriga uma rica variedade de vida selvagem, com parques nacionais como o South Luangwa e o Lower Zambezi.

193 – Zimbábue
O Zimbábue é um país situado no sul de África, conhecido por suas paisagens deslumbrantes, como o Parque Nacional de Hwange e as Cataratas Victoria, e por sua rica história, incluindo as ruínas do Grande Zimbabwe. O país também abriga uma variedade de vida selvagem, incluindo elefantes, leões e rinocerontes.

Shah-i-Zinda - Samarcanda - Uzbequistão © Viaje Comigo

Shah-i-Zinda – Samarcanda – Uzbequistão © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo