Laguna Colorada - Bolivia ©Kaniri:Pixabay Laguna Colorada - Bolivia ©Kaniri:Pixabay
Publicado em Setembro 21, 2023

Dicas e mapas: viajar para a Bolívia

Américas/ Bolívia

A Bolívia está a tornar-se num dos grandes destinos turísticos da América do Sul, e não só para mochileiros! Neste país, que faz fronteira com o Brasil, Peru, Chile, Paraguai e Argentina, vai encontrar uma paisagem que varia entre desertos áridos, paisagens de sal, a montanhas majestosas, cidades vibrantes e uma cultura rica.
São 10 969 049 habitantes, distribuídos por uma área de 1 098 581 km², contudo, a cidade mais populosa não é a capital, La Paz, mas sim Santa Cruz de la Sierra.

La Paz - Bolívia © 213852:Pixabay

La Paz – Bolívia © 213852:Pixabay

Mapa da Bolívia

Mapa da Bolívia

Lago Titicaca- Bolívia @ mailanmaik:Pixabay

Lago Titicaca- Bolívia @ mailanmaik:Pixabay

HISTÓRIA DA BOLÍVIA

O território boliviano era já habitado há mais de 12 mil anos, por várias tribos antigas. Os diversos reinos foram-se anexando ao longo do tempo ao Império Inca, fazendo com que este crescesse. Contudo, em 1532, os espanhóis liderados por Francisco Pizarro, Diego de Almagro e Hernando de Luque, conquistaram o Império Inca, incluindo parte do território boliviano.

A região foi posteriormente incorporada ao Vice-Reino do Peru. A cidade de Potosí tornou-se famosa pelas suas minas de prata, que eram das mais ricas do mundo.

A Bolívia conseguiu conquistar a sua independência da Espanha, em 1825, liderada por figuras como Simón Bolívar e Antonio José de Sucre. O país foi batizado em homenagem a Bolívar.

Pouco depois, entre 1879 e 1884, a Bolívia perdeu uma guerra contra o Chile, o que resultou na perda de seu litoral, deixando o país sem acesso ao mar. Esse conflito continua a ser uma questão sensível na política boliviana.

O país enfrentou períodos de instabilidade política e governos militares ao longo do século XX. Entretanto, Evo Morales, um líder indígena, foi eleito presidente em 2005 e reeleito em 2009 e 2014. Atualmente, a Bolívia enfrenta desafios como a gestão de recursos naturais, a luta contra a pobreza e a desigualdade, bem como a busca por uma solução para a questão do acesso ao mar.

Bolivia © capobleu2a:Pixabay

Bolivia © capobleu2a:Pixabay

Mapa da Bolívia

Mapa da Bolívia

LOCAIS A VISITAR NA BOLÍVIA

A Bolívia é um dos destinos de eleição dos mochileiros, sendo um país barato de se visitar. Mas, agora começam a chegar todo o tipo de turistas e existem experiências para todos o tipo de orçamentos. Estes são alguns dos principais pontos a conhecer.

• La Paz: A capital administrativa da Bolívia é uma cidade única, construída num vale montanhoso e cercada por picos nevados. O Mercado das Bruxas, o teleférico Mi Teleférico e o centro histórico são algumas das atrações de La Paz.

• Salar de Uyuni: Este é o maior deserto de sal do mundo, e a sua paisagem branca e plana estende-se até onde a vista alcança. É um destino imperdível para quem visita a Bolívia.

• Vale da Lua: Diz-se que este lugar foi batizado pelo próprio Neil Armstrong, quando visitou a Bolívia. O seu nome deve-se ao relevo muito peculiar, que faz lembrar a lua.

• Lago Titicaca: É o lago navegável mais alto do mundo, 3.812 metros acima do nível do mar, e abriga ilhas como a Isla del Sol e Isla de la Luna, que têm uma rica herança histórica e cultural.

Salar de Uyuni- Bolívia © otsuka88:Pixabay

Salar de Uyuni- Bolívia © otsuka88:Pixabay

• Tiwanaku: Este é um importante sítio arqueológico, que contém ruínas antigas e artefactos que lançam luz sobre a história pré-colombiana da região. Situa-se nas margens do Lago Titicaca e a 72 km de La Paz.

• Caminho a Los Yungas: Este caminho ficou conhecido como o “Caminho da morte”, sendo famoso pela sua beleza e também pelo seu grau de perigo. É uma estrada muito estreita e sinuosa, que liga La Paz a Los Yungas.

• Potosí: Conhecida pelas suas minas de prata, Potosí é uma cidade histórica que oferece a oportunidade de explorar minas de prata antigas e aprender sobre a história da mineração na região. Está localizada na Cordilheira dos Andes, a 4.070 metros de altitude.

La Paz - Bolívia ©Kaniri:Pixabay

La Paz – Bolívia ©Kaniri:Pixabay

Mapa da Bolívia

Mapa da Bolívia

Mapa da Bolívia

Mapa da Bolívia

CLIMA DA BOLÍVIA

A Bolívia tem praticamente duas estações, a estação seca e a húmida. Os meses mais secos vão de maio a outubro, sendo os restantes bastante chuvosos.

As temperaturas variam de região para região, por exemplo, as terras altas podem ser frias e à noite, no deserto, a temperatura pode cair a abaixo de zero. A temperatura média anual para Bolívia é de 18 °C.

Vicuna - Bolivia © jovanel Pixabay

Vicuna – Bolivia © jovanel Pixabay

GASTRONOMIA DA BOLÍVIA

A gastronomia da Bolívia é uma fusão fascinante de influências indígenas, espanholas, brasileiras, argentinas e africanas, refletindo a diversidade cultural e geográfica do país.

Alguns dos ingredientes mais consumidos são o milho, batata, quinoa e feijão. Aqui estão algumas das iguarias da gastronomia boliviana:

• Empanadas Salteñas: São muito populares na Bolívia e podem conter uma variedade de recheios como carne, frango, queijo, batata e às vezes até azeitonas e ovos cozidos.

• Silpancho: Uma carne achatada normalmente servida com arroz, batata e ovo frito. O prato é uma explosão de sabores e texturas.

• Quinoa: A quinoa é uma parte essencial da dieta boliviana, e tem grande valor nutricional. A Sopa de quinoa é uma das comidas típicas da Bolívia.

• Fricasé: É originário da região de La Paz. Trata-se de um ensopado de carne de porco cozida com milho, batata e especiarias, criando um prato saboroso e reconfortante.

• Doces bolivianos: Destacam-se as tortas bolivianas, como a Torta de Tres Leches, os buñuelos, o arroz con leche, e o queque de racacha (bolo de batata-baroa).

Bolivia ©rzabaleta360:Pixabay

Bolivia ©rzabaleta360:Pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A BOLÍVIA

Código telefónico: +591
Embaixada de Portugal em Lima, Peru: lima@mne.pt

Capital: La Paz
Área: 1 098 581 km²
População: 10 969 049 habitantes (estimativa em 2016)

Fronteiras: Faz fronteira com o Brasil a norte e leste, Peru e Chile a oeste, Paraguai e Argentina a sul
Moeda: Boliviano (BOB)

Clima: A Bolívia é um país maioritariamente quente e chuvoso, porém, varia consoante a região. De maio a outubro é a melhor altura para visitar a Bolívia.

Língua Oficial: Espanhol
Religião: Catolicismo

Sistema político: República presidencialista unitária
Horário: – 5 (horário de Verão) horas que em Portugal. – 1 hora que em São Paulo.

Tomadas: As fichas e tomadas elétricas são de tipo A e C. A tensão padrão nas tomadas é 115/230 volts, 50 Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto para estadias de curta duração.

Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça uma consulta do viajante. Há o risco de febre amarela e malária nas zonas tropicais.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.

Salar de Uyuni -Bolícia @rodrigojicarvalho:Pixabay

Salar de Uyuni -Bolícia @rodrigojicarvalho:Pixabay

BANDEIRA DA BOLÍVIA

A bandeira boliviana foi adotada em 1851 e é composta por listras horizontais vermelhas, amarelas e verdes, com o brasão de armas da Bolívia no centro. O vermelho representa o sangue derramado na luta pela República; o amarelo o ouro, riqueza e recursos naturais da Bolívia; e o verde a esperança e a natureza.

Bandeira da Bolívia © mayns82:Pixabay

Bandeira da Bolívia © mayns82:Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo