O Japão é um destino fascinante para os viajantes que desejam mergulhar numa uma cultura rica e milenar, e descobrir um país feito de grandes contrastes. Basta olhar para a loucura e modernidade da capital Tóquio, comparada à tradição e tranquilidade do Japão mais tradicional, como por exemplo Kyoto. Localizado no leste da Ásia, o Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas principais (Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku), cada uma com sua própria identidade e atrações únicas.
Na terra do Sol Nascente*, como é conhecido o Japão, poderá desfrutar de paisagens idílicas, como o monte Fuji, visitar antigos templos budistas e santuários xintoístas, e para além disso, explorar as movimentadas metrópoles como Tóquio e Osaka. Ah, e não se esqueça de se deliciar com a incrível gastronomia japonesa.
* Conhecido como a “Terra do Sol Nascente” devido ao seu nome em japonês, que é “Nihon” (日本) ou “Nippon” (日本), que significa literalmente “origem do sol” ou “onde o sol nasce”. Esta designação tem raízes históricas e culturais profundas, remontando à antiguidade, quando o Japão estava isolado geograficamente do continente asiático.
A leste do Japão, encontra-se o Oceano Pacífico, e quando o sol nasce no leste, ele brilha sobre o arquipélago japonês. Portanto, os antigos japoneses acreditavam que o seu país era o ponto de origem do sol todas as manhãs.
Além disso, o sol tem uma importância cultural significativa no Japão, sendo símbolo importante na mitologia japonesa, associado a divindades como Amaterasu, a deusa do sol. A bandeira nacional japonesa**, chamada de “Nisshoki” (日章旗) ou “Hinomaru” (日の丸), também apresenta um círculo vermelho no centro que simboliza o sol.
HISTÓRIA DO JAPÃO
O Japão oferece uma jornada emocionante através de séculos de evolução cultural, política e social. Este é apenas um breve resumo: o Japão foi habitado por povos indígenas por milhares de anos, com evidências de assentamentos que remontam à cerca de 30.000 anos. Por volta de 300 a.c. os agricultores e ferreiros Yayoi migraram para o Japão, trazendo técnicas agrícolas avançadas e o uso do ferro.
Isso marcou uma importante transformação na sociedade japonesa. Mais tarde, no século III, o clã Yamato consolidou o seu poder e estabeleceu o domínio centralizado sobre o Japão. Posteriormente, a capital foi estabelecida em Nara, e o budismo tornou-se a religião dominante. A primeira constituição escrita do Japão, a “Constituição de 17 Artigos”, foi promulgada nessa época.
No Período Heian (794-1185), Kyoto tornou-se a capital, havendo um florescimento da Cultura Japonesa Clássica. Em 1573-1603 o país foi unificado sob o comando de Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu. Este período marcou o fim das guerras civis e o início do Período Edo.
Em 1868, deu-se a Restauração Meiji, iniciando-se um período de modernização e ocidentalização acelerada. O Japão tornou-se uma potência industrial e militar. Entretanto, deram-se as várias guerras, como a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937–1945) em que o Japão invadiu partes da China.
Em 1941 o Japão atacou a base naval de Pearl Harbor, declarando guerra aos Estados Unidos. Assim, os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, declarando guerra ao Japão. O Japão foi derrotado e ocupado pelas Forças Aliadas. Após a guerra, o país passou por uma reconstrução, reergueu-se, e tornou-se numa das maiores economias do mundo. Esta fase ficado conhecida como “o milagre japonês”.
LOCAIS A VISITAR NO JAPÃO
É um enorme desafio selecionar apenas alguns locais para visitar, já que o Japão é prolífero em cultura, história, paisagens, tecnologia, e cada canto é uma surpresa. Contudo, sugerimos alguns dos locais que mais atraem visitantes:
• Tóquio: A capital do Japão é uma metrópole vibrante, repleta de arranha-céus, bairros icónicos como Shibuya e Shinjuku, e uma infinidade de museus, lojas, restaurantes, bares e atrações culturais.
• Osaka: Esta cidade é famosa pela gastronomia, pelos parques de diversão como a Universal Studios Japan e pela vida noturna animada.
• Kyoto: Conhecida pelas suas tradições culturais, Kyoto é o lugar para explorar templos antigos, jardins zen e experimentar a cerimónia do chá. Destaques incluem o Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado) e o Fushimi Inari Taisha.
• Hanoke: Esta cidade encontra-se a menos de 100km de Tóquio, e é famosa pelas fontes termais e pela beleza natural. Aprecie uma vista incrível sobre o lago Ashinoko, perto do Monte Fuji.
• Hiroshima: Um lugar de grande significado histórico devido ao bombardeio atómico, Hiroshima é agora um símbolo de Paz e reconciliação. O Memorial da Paz de Hiroshima e o Parque Memorial da Paz são visitas importantes.
• Kanazawa: Esta cidade preserva a arquitetura tradicional japonesa e é famosa também pelas gueixas. O Kenrokuen Garden e a história samurai no Castelo de Kanazawa, são visitas a não perder.
• Nikko: Localiza-se no norte de Tóquio, na província de Tochigi. Aqui poderá encantar-se com a natureza luxuriante das florestas a perder de vista, cachoeiras e fontes termais.
• Fukuoka: Localizada na ilha de Kyushu, Fukuoka é conhecida pelas suas praias, cultura vibrante e comida deliciosa, como o famoso ramen de Hakata.
• Ilha de Okinawa: Um paraíso tropical japonês, Okinawa oferece praias de areias brancas, águas cristalinas, cultura única e uma história rica. É um destino popular para mergulho e relaxamento.
CLIMA DO JAPÃO
A primavera é uma das melhores épocas para visitar o Japão devido ao clima agradável e ao florescer das cerejeiras (Sakura). No entanto, também há mais turistas, principalmente em Tóquio, Kyoto e outras cidades principais.
O outono também é uma época indicada para conhecer o Japão. O inverno e o verão podem trazer massas de ar frias vindas da Sibéria (inverno), bem como de massas de ar quentes do Pacífico (verão). A estação chuvosa começa em maio no extremo sul do país (Okinawa), porém, em outras regiões, as maiores chuvadas dão-se entre junho e outubro.
GASTRONOMIA DO JAPÃO
A culinária japonesa é muito mais do que apenas comida, é uma forma de arte que incorpora equilíbrio de sabores e uma apresentação estética. Ao visitar o Japão, explorar sua rica herança culinária é uma parte essencial da experiência cultural.
A base da cozinha japonesa é, sem dúvida, o arroz branco, que geralmente vem a acompanhado de legumes, frutos do mar, carnes, ou peixes. A iguaria japonesa mais conhecida é o sushi, porém, ao contrário do que se pensa, não é um tipo de comida consumido no dia a dia, e sim mais utilizado em festividades.
Não deixe de experimentar algumas destas deliciosas sugestões:
• Tempura
Tempura é uma técnica de fritura japonesa que envolve mergulhar legumes, frutos do mar ou carne, numa massa leve e crocante antes de fritar. É muitas vezes servido com um molho especial à parte.
• Ramen
Este prato de sopa é composto por massa em um caldo rico, muitas vezes à base de carne de porco ou frango, com outros ingredientes, como ovos cozidos, cebolinho e fatias de carne.
• Sopa de miso
Preparada com soja, hondashi, tofu, cebolinho; por vezes acrescentam-se outros legumes. É dos pratos japoneses mais conhecidos em todo o mundo.
• Gioza (gyoza ou dumplings)
Trata-se de um bolinho com massa fininha e recheio de legumes ou carne moída. Pode ser frito ou assado no forno.
• Missoshiru
É uma sopa de peixe à base de soja, muito consumida no país.
• Manju
Doce japonês muito apreciado no país. É cozido a vapor e feito com massa de farinha de arroz e de trigo, que geralmente é recheada com pasta de feijão branco.
CURIOSIDADES
– Cumprimento com inclinação
No Japão, o cumprimento é uma forma tradicional de saudação. A inclinação pode variar em profundidade, dependendo da situação e do nível de respeito.
– Máquinas de venda automática
O Japão é famoso pelas máquinas de venda automática, que oferecem uma variedade impressionante de produtos, desde bebidas e alimentos quentes até roupas íntimas e até mesmo produtos eletrónicos.
– Comboio-bala (Shinkansen)
O Japão é o lar do famoso sistema de comboio-bala, conhecido como Shinkansen. Estes comboios são incrivelmente rápidos e eficientes, atingindo velocidades até 320 km/h.
– Chá e cerimónia do chá
O chá verde é uma parte essencial da cultura japonesa, e a cerimónia do chá, chamada “chanoyu” ou “chado”, é uma prática tradicional que envolve a preparação e o consumo do chá verde matcha.
– Casas de banho tecnológicas
As casas de banho, no Japão, frequentemente incluem recursos como assentos aquecidos, jatos de água para limpeza e até mesmo música para mascarar os sons “indesejados”.
– Templos e santuários
O Japão tem uma grande quantidade de templos e santuários, representando diferentes tradições religiosas, como o budismo e o xintoísmo. Alguns desses locais têm milhares de anos de história.
– Tradição do Hanami
O Hanami é a tradição japonesa de apreciar as flores de cerejeira (sakura) durante a primavera. As pessoas fazem piqueniques sob as árvores em flor, que criam uma paisagem espetacular de cores.
– Ilhas artificiais
Tóquio, a capital do Japão, é famosa pelas ilhas artificiais criadas pela engenharia e crescimento de terra, ao longo dos anos, para acomodar a crescente população da cidade.
– Robôs e tecnologia avançada
O Japão é um líder mundial em inovação tecnológica, e a cultura de robôs é particularmente notável. Robôs são usados em várias aplicações, desde atendimento ao cliente em lojas até auxílio em hospitais e muito mais.
INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O JAPÃO
Código telefónico: +81
Embaixada de Portugal em Tóquio
toquio@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.toquio@mne.pt (Secção Consular)
aicep.tokyo@portugalglobal.pt (Secção Comercial / Delegação AICEP)
ccp.tokyo@mne.pt (Secção Cultural)
Capital: Tóquio
Área: 377 975[4] km²
População: 124 631 000 habitantes (estimativa em 2023)
Fronteiras: Faz fronteira com a China, com a Coreia do Sul, com a Coreia do Norte e com a Rússia.
Moeda: Iene (¥ / 円) (JPY)
Clima: O clima do Japão varia significativamente ao longo do ano e de região para região. O Inverno pode ser muito frio, com temperaturas que chegam aos 0 °C. Os Verões são geralmente quentes e húmidos. A melhor altura para visitar o Japão ~e no Outono e Primavera.
Língua Oficial: Japonês
Religião: Budismo e Xintoísmo
Sistema político: Monarquia constitucional unitária parlamentarista
Horário: + 8 (horário de Verão) horas que em Portugal. + 12 horas que em São Paulo.
Tomadas: são de tipo A e B. A tensão usada é de 100 volts e a frequência elétrica é 50Hz.
Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros não precisam de visto para uma estadia até 90 dias.
Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado.
– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui
Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.
**BANDEIRA DO JAPÃO
A bandeira do Japão é conhecida como “Nisshōki” (日章旗), que significa literalmente “bandeira solar”. Consiste num fundo branco com um círculo vermelho no centro. O círculo vermelho representa o sol nascente, que tem um profundo significado histórico e cultural no Japão (explicado mais acima neste texto).
O sol nascente é um símbolo de renovação, esperança e positividade, e também é associado à ideia de que o Japão é a “Terra do Sol Nascente”. A bandeira foi adotada em 1854.