Monte Fuji - Japão @ Kimura2 Pixabay Monte Fuji - Japão @ Kimura2 Pixabay
Publicado em Setembro 21, 2023

Dicas e mapas: viajar para o Japão

Ásia/ Japão

O Japão é um destino fascinante para os viajantes que desejam mergulhar numa uma cultura rica e milenar, e descobrir um país feito de grandes contrastes. Basta olhar para a loucura e modernidade da capital Tóquio, comparada à tradição e tranquilidade do Japão mais tradicional, como por exemplo Kyoto. Localizado no leste da Ásia, o Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas principais (Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku), cada uma com sua própria identidade e atrações únicas.

Na terra do Sol Nascente*, como é conhecido o Japão, poderá desfrutar de paisagens idílicas, como o monte Fuji, visitar antigos templos budistas e santuários xintoístas, e para além disso, explorar as movimentadas metrópoles como Tóquio e Osaka. Ah, e não se esqueça de se deliciar com a incrível gastronomia japonesa.

Osaka - Japão - MasashiWakui: Pixabay

Osaka – Japão – MasashiWakui: Pixabay

* Conhecido como a “Terra do Sol Nascente” devido ao seu nome em japonês, que é “Nihon” (日本) ou “Nippon” (日本), que significa literalmente “origem do sol” ou “onde o sol nasce”. Esta designação tem raízes históricas e culturais profundas, remontando à antiguidade, quando o Japão estava isolado geograficamente do continente asiático.

A leste do Japão, encontra-se o Oceano Pacífico, e quando o sol nasce no leste, ele brilha sobre o arquipélago japonês. Portanto, os antigos japoneses acreditavam que o seu país era o ponto de origem do sol todas as manhãs.

Além disso, o sol tem uma importância cultural significativa no Japão, sendo símbolo importante na mitologia japonesa, associado a divindades como Amaterasu, a deusa do sol. A bandeira nacional japonesa**, chamada de “Nisshoki” (日章旗) ou “Hinomaru” (日の丸), também apresenta um círculo vermelho no centro que simboliza o sol.

Mapa do Japão

Mapa do Japão

HISTÓRIA DO JAPÃO

O Japão oferece uma jornada emocionante através de séculos de evolução cultural, política e social. Este é apenas um breve resumo: o Japão foi habitado por povos indígenas por milhares de anos, com evidências de assentamentos que remontam à cerca de 30.000 anos. Por volta de 300 a.c. os agricultores e ferreiros Yayoi migraram para o Japão, trazendo técnicas agrícolas avançadas e o uso do ferro.

Isso marcou uma importante transformação na sociedade japonesa. Mais tarde, no século III, o clã Yamato consolidou o seu poder e estabeleceu o domínio centralizado sobre o Japão. Posteriormente, a capital foi estabelecida em Nara, e o budismo tornou-se a religião dominante. A primeira constituição escrita do Japão, a “Constituição de 17 Artigos”, foi promulgada nessa época.

No Período Heian (794-1185), Kyoto tornou-se a capital, havendo um florescimento da Cultura Japonesa Clássica. Em 1573-1603 o país foi unificado sob o comando de Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu. Este período marcou o fim das guerras civis e o início do Período Edo.

Mapa do Japão

Mapa do Japão

Em 1868, deu-se a Restauração Meiji, iniciando-se um período de modernização e ocidentalização acelerada. O Japão tornou-se uma potência industrial e militar. Entretanto, deram-se as várias guerras, como a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937–1945) em que o Japão invadiu partes da China.

Em 1941 o Japão atacou a base naval de Pearl Harbor, declarando guerra aos Estados Unidos. Assim, os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, declarando guerra ao Japão. O Japão foi derrotado e ocupado pelas Forças Aliadas. Após a guerra, o país passou por uma reconstrução, reergueu-se, e tornou-se numa das maiores economias do mundo. Esta fase ficado conhecida como “o milagre japonês”.

Shinkansen- comboio bala - Japão © ArminEP:Pixabayjpg

Shinkansen- comboio bala – Japão © ArminEP:Pixabayjpg

LOCAIS A VISITAR NO JAPÃO

É um enorme desafio selecionar apenas alguns locais para visitar, já que o Japão é prolífero em cultura, história, paisagens, tecnologia, e cada canto é uma surpresa. Contudo, sugerimos alguns dos locais que mais atraem visitantes:

• Tóquio: A capital do Japão é uma metrópole vibrante, repleta de arranha-céus, bairros icónicos como Shibuya e Shinjuku, e uma infinidade de museus, lojas, restaurantes, bares e atrações culturais.

• Osaka: Esta cidade é famosa pela gastronomia, pelos parques de diversão como a Universal Studios Japan e pela vida noturna animada.

• Kyoto: Conhecida pelas suas tradições culturais, Kyoto é o lugar para explorar templos antigos, jardins zen e experimentar a cerimónia do chá. Destaques incluem o Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado) e o Fushimi Inari Taisha.

Senbon Torii, Japão © ogamiichiro3:Pixabay

Senbon Torii, Japão © ogamiichiro3:Pixabay

• Hanoke: Esta cidade encontra-se a menos de 100km de Tóquio, e é famosa pelas fontes termais e pela beleza natural. Aprecie uma vista incrível sobre o lago Ashinoko, perto do Monte Fuji.

• Hiroshima: Um lugar de grande significado histórico devido ao bombardeio atómico, Hiroshima é agora um símbolo de Paz e reconciliação. O Memorial da Paz de Hiroshima e o Parque Memorial da Paz são visitas importantes.

• Kanazawa: Esta cidade preserva a arquitetura tradicional japonesa e é famosa também pelas gueixas. O Kenrokuen Garden e a história samurai no Castelo de Kanazawa, são visitas a não perder.

• Nikko: Localiza-se no norte de Tóquio, na província de Tochigi. Aqui poderá encantar-se com a natureza luxuriante das florestas a perder de vista, cachoeiras e fontes termais.

• Fukuoka: Localizada na ilha de Kyushu, Fukuoka é conhecida pelas suas praias, cultura vibrante e comida deliciosa, como o famoso ramen de Hakata.

• Ilha de Okinawa: Um paraíso tropical japonês, Okinawa oferece praias de areias brancas, águas cristalinas, cultura única e uma história rica. É um destino popular para mergulho e relaxamento.

Sakura-Japão @ May_hokkaido : Pixabay

Sakura-Japão @ May_hokkaido : Pixabay

CLIMA DO JAPÃO

A primavera é uma das melhores épocas para visitar o Japão devido ao clima agradável e ao florescer das cerejeiras (Sakura). No entanto, também há mais turistas, principalmente em Tóquio, Kyoto e outras cidades principais.

O outono também é uma época indicada para conhecer o Japão. O inverno e o verão podem trazer massas de ar frias vindas da Sibéria (inverno), bem como de massas de ar quentes do Pacífico (verão). A estação chuvosa começa em maio no extremo sul do país (Okinawa), porém, em outras regiões, as maiores chuvadas dão-se entre junho e outubro.

Tóquio, Japão © thepoorphotographer:Pixabay

Tóquio, Japão © thepoorphotographer:Pixabay

GASTRONOMIA DO JAPÃO

A culinária japonesa é muito mais do que apenas comida, é uma forma de arte que incorpora equilíbrio de sabores e uma apresentação estética. Ao visitar o Japão, explorar sua rica herança culinária é uma parte essencial da experiência cultural.

A base da cozinha japonesa é, sem dúvida, o arroz branco, que geralmente vem a acompanhado de legumes, frutos do mar, carnes, ou peixes. A iguaria japonesa mais conhecida é o sushi, porém, ao contrário do que se pensa, não é um tipo de comida consumido no dia a dia, e sim mais utilizado em festividades.

Não deixe de experimentar algumas destas deliciosas sugestões:

• Tempura
Tempura é uma técnica de fritura japonesa que envolve mergulhar legumes, frutos do mar ou carne, numa massa leve e crocante antes de fritar. É muitas vezes servido com um molho especial à parte.

• Ramen
Este prato de sopa é composto por massa em um caldo rico, muitas vezes à base de carne de porco ou frango, com outros ingredientes, como ovos cozidos, cebolinho e fatias de carne.

• Sopa de miso
Preparada com soja, hondashi, tofu, cebolinho; por vezes acrescentam-se outros legumes. É dos pratos japoneses mais conhecidos em todo o mundo.

• Gioza (gyoza ou dumplings)
Trata-se de um bolinho com massa fininha e recheio de legumes ou carne moída. Pode ser frito ou assado no forno.

• Missoshiru
É uma sopa de peixe à base de soja, muito consumida no país.

• Manju
Doce japonês muito apreciado no país. É cozido a vapor e feito com massa de farinha de arroz e de trigo, que geralmente é recheada com pasta de feijão branco.

Mapa do Japão

Mapa do Japão

Mapa do Japão

Mapa do Japão

CURIOSIDADES

– Cumprimento com inclinação
No Japão, o cumprimento é uma forma tradicional de saudação. A inclinação pode variar em profundidade, dependendo da situação e do nível de respeito.

– Máquinas de venda automática
O Japão é famoso pelas máquinas de venda automática, que oferecem uma variedade impressionante de produtos, desde bebidas e alimentos quentes até roupas íntimas e até mesmo produtos eletrónicos.

– Comboio-bala (Shinkansen)
O Japão é o lar do famoso sistema de comboio-bala, conhecido como Shinkansen. Estes comboios são incrivelmente rápidos e eficientes, atingindo velocidades até 320 km/h.

– Chá e cerimónia do chá
O chá verde é uma parte essencial da cultura japonesa, e a cerimónia do chá, chamada “chanoyu” ou “chado”, é uma prática tradicional que envolve a preparação e o consumo do chá verde matcha.

– Casas de banho tecnológicas
As casas de banho, no Japão, frequentemente incluem recursos como assentos aquecidos, jatos de água para limpeza e até mesmo música para mascarar os sons “indesejados”.

– Templos e santuários
O Japão tem uma grande quantidade de templos e santuários, representando diferentes tradições religiosas, como o budismo e o xintoísmo. Alguns desses locais têm milhares de anos de história.

– Tradição do Hanami
O Hanami é a tradição japonesa de apreciar as flores de cerejeira (sakura) durante a primavera. As pessoas fazem piqueniques sob as árvores em flor, que criam uma paisagem espetacular de cores.

– Ilhas artificiais
Tóquio, a capital do Japão, é famosa pelas ilhas artificiais criadas pela engenharia e crescimento de terra, ao longo dos anos, para acomodar a crescente população da cidade.

– Robôs e tecnologia avançada
O Japão é um líder mundial em inovação tecnológica, e a cultura de robôs é particularmente notável. Robôs são usados em várias aplicações, desde atendimento ao cliente em lojas até auxílio em hospitais e muito mais.

– Sem sapatos
Em muitos locais temos de deixar os sapatos à porta. Quando visitares casas de japoneses, prepara-te para deixares o calçado à porta e andares só de meias.

– Tatuagens
As tatuagens não são bem vidas no Japão porque são associadas à Yakuza – mafia japonesa. Assim, por respeito devem-se tapar as tatuagens.

– Banhos Onsen
A questão que falamos acima das tatuagens podem fazer com que não possa entrar nos banhos públicos Onsen. Alguns locais dão (ou vendem) uns adesivos para tapar as tatuagens. Existem poucos lugares que aceitam as tatuagens. Isto porque nas Onsen temos de estar completamente nus.

– Fumar
Em muitos locais (na maior parte) e nas ruas não é permitido fumar. Existem locais próprios para o fazerem.

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O JAPÃO

Código telefónico: +81

Embaixada de Portugal em Tóquio
toquio@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.toquio@mne.pt (Secção Consular)
aicep.tokyo@portugalglobal.pt (Secção Comercial / Delegação AICEP)
ccp.tokyo@mne.pt (Secção Cultural)

Capital: Tóquio
Área: 377 975[4] km²
População: 124 631 000 habitantes (estimativa em 2023)

Fronteiras: Faz fronteira com a China, com a Coreia do Sul, com a Coreia do Norte e com a Rússia.
Moeda: Iene (¥ / 円) (JPY)

Clima: O clima do Japão varia significativamente ao longo do ano e de região para região. O Inverno pode ser muito frio, com temperaturas que chegam aos 0 °C. Os Verões são geralmente quentes e húmidos. A melhor altura para visitar o Japão ~e no Outono e Primavera.

Língua Oficial: Japonês
Religião: Budismo e Xintoísmo
Sistema político: Monarquia constitucional unitária parlamentarista

Horário: + 8 (horário de Verão) horas que em Portugal. + 12 horas que em São Paulo.

Tomadas: são de tipo A e B. A tensão usada é de 100 volts e a frequência elétrica é 50Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros não precisam de visto para uma estadia até 90 dias.
Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.

Japão © ANTHR_Photoblog:Pixabay

Japão © ANTHR_Photoblog:Pixabay

**BANDEIRA DO JAPÃO

A bandeira do Japão é conhecida como “Nisshōki” (日章旗), que significa literalmente “bandeira solar”. Consiste num fundo branco com um círculo vermelho no centro. O círculo vermelho representa o sol nascente, que tem um profundo significado histórico e cultural no Japão (explicado mais acima neste texto).

O sol nascente é um símbolo de renovação, esperança e positividade, e também é associado à ideia de que o Japão é a “Terra do Sol Nascente”. A bandeira foi adotada em 1854.

Bandeira do Japão

Bandeira do Japão

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo