Everest Base Camp-Nepal -Foto truthseeker08:Pixabay
Publicado em Setembro 21, 2023

Dicas e mapas: viajar para o Nepal

Ásia/ Nepal

Na Ásia, o Nepal é conhecido pela sua beleza natural, destacando-se o Monte Everest, e pela sua rica herança cultural. O Nepal localiza-se no continente asiático, na região dos montes Himalaias e faz fronteira a norte com a China e a leste, sul e oeste com a Índia. Tem 29 305 000 habitantes. Este país, financeiramente carente, tem um enorme património histórico e cultural. A capital é a cidade de Catmandu (Katmandu).

Quem visita o Nepal diz que é impossível não ter uma ligação forte à espiritualidade, mas também um puro encontro com a diversidade étnica e cultural de um povo hospitaleiro. Vai encantar-se com as paisagens naturais e pode até aventurar-se, escalando o monte mais alto do mundo, o Monte Everest.

Himalaia Nepal © Ianur:Pixabay

Himalaia Nepal © Ianur:Pixabay

Mapa Nepal

Mapa Nepal

HISTÓRIA DO NEPAL

Apesar de todos os desafios que já enfrentou, o Nepal continua a buscar o desenvolvimento e a estabilidade política no século XXI. Segue um resumo da história do país.

A história do Nepal remonta a milhares de anos, com evidências de assentamentos humanos na região, desde pelo menos 9.000 a.C. O Vale de Catmandu, no centro do Nepal, era um importante centro cultural e político na antiguidade.

No século XVIII, Prithvi Narayan Shah, o rei de Gorkha, unificou diversos pequenos reinos e principados que constituíam a região que hoje conhecemos como Nepal e proclamou Catmandu como a capital do reino. Esta época marcou o início do Nepal moderno.

Nepal - Foto ©pehrlich:Pixabay

Nepal – Foto ©pehrlich:Pixabay

Durante o século XIX, o Nepal entrou em conflito com o Império Britânico em várias ocasiões. Este conflito ficou conhecido como a Guerra Anglo-Nepalesa, que terminou com o Tratado de Sugauli, em 1816. A partir daí, o Nepal tornou-se um estado soberano na região.

O Nepal passou por uma série de mudanças políticas no final do século XX. Durante a década de 1990, e início dos anos 2000, o país enfrentou uma guerra civil entre o governo e os rebeldes maoístas. Isso resultou numa grande instabilidade política e social.

Tendo já passado por períodos de monarquia e de república, atualmente a política nepalesa continua dinâmica, com mudanças frequentes de governo e questões não resolvidas relacionadas à representação de grupos étnicos e culturais diversos.

Nepal - Mercado © Simon:Pixabay

Nepal – Mercado © Simon:Pixabay

Mapa do Nepal

Mapa do Nepal

LOCAIS A VISITAR NO NEPAL

Se estiver em busca de aventura, espiritualidade ou simplesmente deseja escapar para a natureza, o Nepal tem algo a oferecer a todos.

• Catmandu (Katmandu)

A capital do Nepal é um ponto de partida perfeito para explorar o país. A cidade alberga uma mistura de culturas e tradições, com templos budistas e hindus, palácios históricos e mercados vibrantes. Não deixe de visitar o Templo de Swayambhunath, também conhecido como Templo dos Macacos, o Mosteiro de Kopan, e o complexo de templos de Pashupatinath, classificado Património pela UNESCO, desde 1979. A Praça Durbar de Katmandu é outro local imperdível, repleto de história e arquitetura impressionante.

• Vale de Catmandu

Além da cidade de Catmandu, o Vale de Catmandu abriga várias outras cidades e vilas pitorescas, como Patan e Bhaktapur. Esses lugares são tesouros de arquitetura e cultura local.

• Pokhara

Trata-se de uma cidade à beira do lago, conhecida como a porta de entrada para a região de Annapurna. Pode fazer passeios de barco no Lago Fewa, caminhadas curtas nas montanhas circundantes e visitar as famosas cascatas Devi e Gupteshwor. Vale a pena também conhecer o templo dedicado à deusa Barahi Bhagwati, as cavernas subterrâneas e o Vale das Orquídeas.

Crianças do Nepal © 12019:pixabay

Crianças do Nepal © 12019:pixabay

Mapa do Nepal

Mapa do Nepal

gokyo-ri- Nepal © glorioushimalaya:Pixabay

Gokyo-ri- Nepal © glorioushimalaya:Pixabay

• Lumbini

É um local sagrado para os budistas de todo o mundo, pois diz-se que foi onde Buda nasceu. Os visitantes podem explorar o Jardim Sagrado de Lumbini, que abriga templos e monumentos budistas de várias nações. É um lugar de serenidade e espiritualidade.

• Parques Nacionais e Vida Selvagem

Os parques nacionais, como Chitwan e Bardia, oferecem a oportunidade de ver tigres de Bengala, rinocerontes, elefantes e uma variedade de aves exóticas em seu habitat natural. Safaris de elefantes e passeios de canoa são atividades populares nessas áreas.

• Trekking no Himalaia

O Nepal é famoso pelas suas trilhas de trekking espetaculares, com opções para todos os níveis de experiência. O trekking no Everest Base Camp é uma aventura a não perder, oferecendo vistas incríveis das montanhas e a oportunidade de conhecer a cultura sherpa local. Outras rotas populares incluem o Circuito Annapurna e o Trekking de Langtang.

Pashupatinath Nepal © bijayyadav:Pixabay

Pashupatinath Nepal © bijayyadav:Pixabay

Mapa do Nepal

Mapa do Nepal

CLIMA DO NEPAL

O clima no Nepal varia consideravelmente devido à sua topografia diversificada que abrange desde as planícies do Terai, no sul, até às majestosas montanhas do Himalaia, no norte.

As chuvas, que são reguladas pelas monções, são mais abundantes no leste do Nepal e diminuem para o oeste, sendo mais abundantes de junho a setembro.

A melhor altura para visitar o Nepal é na Primavera e no Outono. De março a junho as temperaturas oscilam entre os 10°C e os 29°C. Já nos meses de setembro a novembro, as temperaturas rondam os 9°C e os 24°C.

Nepal © Simon:Pixabay

Nepal © Simon:Pixabay

Mapa do Nepal

Mapa do Nepal

GASTRONOMIA DO NEPAL

A gastronomia do Nepal é aromática, colorida, composta de produtos frescos e especiarias. É influenciada pelas culinárias chinesa, indiana e tibetana. Além disso, a comida nepalesa pode variar de região para região, e as influências culturais desempenham um papel importante nas suas preparações. É uma culinária rica e variada que reflete a diversidade geográfica e cultural do Nepal.

Estes são alguns dos pratos mais tradicionais do Nepal:

• Dal Bhat: É uma sopa, geralmente, feita com lentilhas (Dal) e arroz (Bhat). Pode ser acompanhada por uma variedade de vegetais, carne ou peixe, bem como picles e chutneys.

• Momos: Semelhantes aos dumplings chineses ou às gyoza japonesas, os momos são bolinhos recheados, normalmente com carne (búfalo, frango, cordeiro, bovino) ou vegetais. Eles são cozidos a vapor e servidos com molho de pimenta.

• Thukpa: Sopa de massa, de influência tibetana, geralmente feita com carne (frango, bovino ou cordeiro) ou vegetais e especiarias.

• Sel Roti: Um tipo de pão feito com farinha de arroz, frito e em forma circular, fazendo lembrar um bagel. O sel roti é uma iguaria popular no Nepal, especialmente durante festivais e celebrações.

• Gundruk: Esta é uma preparação de folhas de mostarda fermentadas e secas, uma iguaria muito apreciada no Nepal. É muitas vezes cozido com outros vegetais e especiarias.

• Chai: O chá é uma bebida muito popular no Nepal, e o chai (chá com especiarias) é uma opção comum, geralmente servido doce e cremoso.

• As Sobremesas incluem Gulab Jamun (bolas de massa frita em calda de açúcar), Jalebi (uma sobremesa frita em espiral), e várias preparações de arroz doce.

Templo Janaki-Foto chandanlosr:Pixabay

Templo Janaki-Foto chandanlosr:Pixabay

Mapa Nepal © Eliane-Images : pixabay

Mapa Nepal © Eliane-Images : pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O NEPAL

Código telefónico: +977

Não existe representação diplomática portuguesa no Nepal, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nova Deli.
Secção Consular da Embaixada de Portugal em Nova Deli:
+ 91 11 46071005/6
Email: sconsular.novadeli@mne.pt

Capital: Catmandu (Katmandu)
Área: 147 181 km²
População: 29 305 000 habitantes (estimativa em 2017)

Fronteiras: Faz fronteira a norte com o Tibete e a leste, sul e oeste com a Índia.

Moeda: Rupia nepalesa (NPR)
Clima: O Nepal tem três meses de chuvas, de meados de junho a meados de setembro. A melhor altura para visitar o Nepal é a primavera e o outono.

Língua Oficial: Língua nepalesa (nepali)
Religião: Hinduísmo
Sistema político: República Federal Parlamentarista

Horário: + 5 (horário de Verão) horas que em Portugal. + 9 horas que em São Paulo.

Tomadas: As fichas e tomadas elétricas são de tipo C, D e M. A tensão padrão nas tomadas é 230 V e a frequência é 50 Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros necessitam de visto para entrar no Nepal.

É necessário visto para entrar no Nepal, sendo que aconselhamos a consulta do website do Departamento de Imigração do Nepal para mais informações. É possível obter o visto no aeroporto ou nas fronteiras. O documento de viagem (passaporte) deverá ter uma validade mínima de 6 meses. A prorrogação de um visto até 30 dias é realizada junto do Departamento de Imigração. Permanecer no Nepal após o visto ter caducado poderá ter como consequência a detenção policial e dar lugar ao pagamento de multas.

Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça a Consulta do Viajante.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.

Kathmandu - Nepal © willthomas:pixabay

Kathmandu – Nepal © willthomas:pixabay

BANDEIRA DO NEPAL

A bandeira do Nepal tem uma particularidade muito interessante, é a única bandeira no mundo que não é quadrilátera. É composta pelo vermelho (representa a coragem e a vitória na guerra e é também a cor da flor do rododendro, a flor nacional do Nepal) e pelo azul (representa a paz). A Lua curvada simboliza a natureza pacífica do Nepal, já o Sol, representa a força dos nepaleses guerreiros.

Bandeira do Nepal

Bandeira do Nepal

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo