Foto avião e neve © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 31, 2018

Viagens de 2018: 11 países e 73 cidades/locais

Notícias/ Preparar a viagem/ Viaje Comigo

Nos últimos anos* tenho feito uma resenha do meu ano, em viagens. Faço uma contagem por brincadeira e não porque os números me interessem. Se fosse essa a ideia, andava a correr atrás de números de países, e de carimbos no passaporte, em vez de visitar pela segunda e terceira vez os mesmos destinos, como fiz novamente este ano.

Ao longo de 2018, tive viagens de trabalho que foram canceladas, por isso, o final do ano concentrou uma grande parte de destinos e dias em viagem. Em mês e meio fui à Índia, Tailândia,  Sri Lanka e Islândia. Isto é que foi acabar o ano em grande!

Kata Beach, Phuket - Tailândia © Viaje Comigo

Kata Beach, Phuket – Tailândia © Viaje Comigo

Será injusto destacar alguma das minhas viagens pois todas foram especiais, de uma forma ou de outra. E em todas houve um elemento comum: conheci pessoas formidáveis! Algumas delas como companheiros de viagem, outras como guias, pessoas ligadas ao turismo, e outras viajantes, como eu.

Grupo no comboio Deccan Odyssey - Índia © The Great India Blog Train

Grupo no comboio Deccan Odyssey – Índia © The Great India Blog Train

Em Portugal, é obrigatório destacar a minha passagem pelas 12 Aldeias Históricas. Foi um trabalho que me deu um prazer imenso fazer e conhecer as aldeias e as suas gente. Foi algo que me fez conhecer melhor o meu país e o apelidado de “Portugal profundo”, mas também um Portugal renovado, onde tanta gente escolhe agora morar e abrir o seu negócio. Abandonam as grandes cidades, fartos da confusão, e vão procurar uma vida diferente, no interior de Portugal.

Aldeia Histórica de Trancoso - Portugal © Viaje Comigo

Passear por Trancoso, Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

E, internacionalmente falando, a minha viagem com os leitores do Viaje Comigo foi certamente o outro ponto alto do meu ano de viagens. Marcou a minha terceira ida à Índia, mas para conhecer locais onde nunca antes tinha estado. Foi uma viagem memorável, com um grupo muito bom. Aprendemos e crescemos todos nesta viagem. Vai ser difícil superar esta experiência.

Vamos, então aos números de 2018:

– No total, estive 130 dias em viagem, em Portugal e fora do país.
– Um ano de viagens = 39 viagens de avião.
– Visitei 11 países, dos quais 4 novos (Malta, Roménia, Polónia e Islândia) e os outros todos repetentes, mas sempre em locais/cidades diferentes.
– Visitei 73 cidades/locais

Reflexo da ponte de Amarante - Portugal © Viaje Comigo

Reflexo da ponte de Amarante – Portugal © Viaje Comigo

O ANO DE 2018 EM VIAGENS

Comecei o ano a explorar Portugal, passando por Amarante e aproveitando também para descobrir mais sobre o turismo (crescente) da minha própria cidade, o Porto. E a primeira viagem internacional de 2018 foi, em janeiro, para revisitar Berlim (ainda que em trabalho para o programa de televisão onde colaboro, tive tempo para passear um pouco pela cidade).

East Side Gallery - Muro de Berlim © Viaje Comigo

East Side Gallery – Muro de Berlim © Viaje Comigo

Em fevereiro, fui convidada (de novo) pelo Turismo da Índia para participar no The Great Indian Blog Train. Foi uma viagem de sonho, a bordo do luxuoso comboio Deccan Odyssey, pela região de Maharashtra e de Goa. O programa do comboio começou em Bombaim, passando por Nashik, Aurangabad, grutas Ellora e Ajanta, Kolhapur, Goa, Sindhudurg e regresso a Bombaim. E foi lá que festejei o meu aniversário… e em Goa! 😀

Grutas Ajanta - Aurangabad - Maharashtra - India © Viaje Comigo

Grutas Ajanta – Aurangabad – Maharashtra – India © Viaje Comigo

Caves Ellora - Aurangabad - Índia © Viaje Comigo

Caves Ellora – Aurangabad – Índia © Viaje Comigo

Em março, fui a um dos destinos com que já andava a sonhar há muito. Apesar de estar perto da minha cidade, foi ficando sempre para trás e, por isso mesmo, só em 2018 fui conhecer, pela primeira vez, a fantástica cidade de Bilbau, no País Basco! Adorei e quero voltar para conhecer mais desta região.

Puppy no Museu Guggenheim Bilbao, Bilbau © Viaje Comigo

Puppy no Museu Guggenheim Bilbao, Bilbau © Viaje Comigo

Museu Guggenheim Bilbao, Bilbau © Viaje Comigo

Aranha Maná – Museu Guggenheim Bilbao, Bilbau © Viaje Comigo

E, em março/abril, comecei a fazer as visitas às Aldeias Históricas de Portugal. Comecei por uma das mais pitorescas: Piódão; e depois passei por Almeida e Sortelha.

Piódão - Portugal © Viaje Comigo

Piódão – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Ainda em abril, fui conhecer Malta (com o apoio da Air Malta). Foram apenas alguns dias, mas os suficientes para me encantar pelo país. Em Malta visitei também a outra ilha: Gozo. E passei por: Birgu, La Valetta, Blue Grotto, Marsaxlokk MdinaQuero muito voltar, com mais tempo, e desfrutar mais destas ilhas.

Susana na Tal-Mixta Cave em Nadur - Gozo - Malta © Viaje Comigo

Tal-Mixta Cave em Nadur – Gozo – Malta © Viaje Comigo

Em maio, voltei a uma das minhas cidades portuguesas preferidas: Guimarães. Depois, mais de duas semanas de maio foram passadas na Roménia, a descobrir diversos locais e cidades – voei com o apoio da TAP para Bucareste. Além de ter ficado a conhecer a capital Bucareste, fui ao Delta do Danúbio, passei por Mamaia, Eforie Nord, Constança, Rasnov, Brasov e visitei o castelo de Peles e, na Transilvânia, o mítico castelo Bran, ligado à lenda de Drácula. Foi uma viagem muito enriquecedora.

Green Village Resort - Sfântu Gheorghe - Roménia © Viaje Comigo

Delta do Danúbio – Green Village Resort – Sfântu Gheorghe – Roménia © Viaje Comigo

Green Village Resort - Sfântu Gheorghe - Roménia © Viaje Comigo

Green Village Resort – Sfântu Gheorghe – Roménia © Viaje Comigo

Castelo de Bran - Transilvânia - Roménia © Viaje Comigo

Castelo de Bran – Transilvânia – Roménia © Viaje Comigo

Em junho, voltei a uma cidade que já conhecia em Itália: Génova e pela mesma razão da primeira visita, ou seja, para entrar num navio de cruzeiro. Desta vez foi para ir conhecer, em primeira mão, o MSC Seaview, e participar na festa de inauguração. Pelo caminho, entre Milão e Génova, ainda fui conhecer a pitoresca Vigevano.

MSC Seaview © Viaje Comigo

MSC Seaview © Viaje Comigo

MSC Seaview © Viaje Comigo

Restaurantes do MSC Seaview © Viaje Comigo

Também em junho, voltei a um país que gosto muito, Marrocos, mas para conhecer uma cidade que nunca tinha visitado: Agadir – com o apoio da Royal Air Maroc. Foi uma semana de férias, junto a uma praia espetacular, no Club Med Agadir (o Viaje Comigo é site Embaixador do Club Med e todos os anos dá a conhecer vários villages).

Club Med Agadir - Marrocos © Viaje Comigo

Piscina do Club Med Agadir – Marrocos © Viaje Comigo

Club Med Agadir - Marrocos © Viaje Comigo

Vista para a praia no Club Med Agadir – Marrocos © Viaje Comigo

Ainda entre os meses de julho, agosto e outubro voltei às Aldeias Históricas de Portugal. Se, em abril, tinha começado o périplo por entre as 12 aldeias, continuei as restantes visitas em três meses e fiquei apaixonada por cada uma delas: Linhares da Beira, Marialva, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Castelo Mendo, Trancoso, Idanha-a-Velha, Monsanto e Belmonte.

Marialva - Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Marialva – Portugal © Viaje Comigo

Em setembro, época de vindimas, fui passar um dia a Santarém para ficar a conhecer a região vitivinícola do Tejo e a casta Fernão Pires, considerada a mais expressiva dos vinhos desta região. Fiz vindimas, pisei uvas, passeei de barco no Tejo e experimentei a gastronomia e vinhos regionais. Foi um dia em grande!

Vindima na Casa Cadaval - Região Vitivinícola do Tejo © Viaje Comigo

Vindima na Casa Cadaval – Região Vitivinícola do Tejo © Viaje Comigo

E também neste mês de setembro decidi ir conhecer um lugar novo: Azeitão e voltar a um que me recordava a minha meninice e as férias com os pais: Tróia (fiquei alojada no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos Tróia Mar & Rio).

Tróia, Portugal © Viaje Comigo

Tróia, Portugal © Viaje Comigo

Aqualuz Suite Hotel Apartamentos Tróia Mar & Rio © Viaje Comigo

Aqualuz Suite Hotel Apartamentos Tróia Mar & Rio © Viaje Comigo

Ainda em setembro, voltei a Espanha, para descobrir mais da Galiza, nomeadamente de Pontevedra (a convite do Turismo local) e os seus lugares encantadores, como Combarro, e recordar Baiona, onde há muito tempo que não ia.

Susana Ribeiro em Combarro, Poio, Pontevedra, Galiza, Espanha © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Combarro, Poio, Pontevedra, Galiza, Espanha © Viaje Comigo

Em outubro, o Turismo da Polónia convidou o Viaje Comigo para conhecer duas cidades: Varsóvia e Cracóvia. Esta viagem (com o apoio da TAP e voo direto de Lisboa para Varsóvia) foi muito mais do que estava à espera, em termos históricos e emocionais. Foi um povo que sofreu muito ao longo da História e há muito para contar… ainda nem consegui escrever tudo desta viagem.

Restaurante Szara Ges - Cracóvia - Polónia © Viaje Comigo

Restaurante Szara Ges – Cracóvia – Polónia © Viaje Comigo

Outono em Varsóvia - Polónia © Viaje Comigo

Outono em Varsóvia – Polónia © Viaje Comigo

Em novembro, começou a grande viagem, que estava marcada com os meus leitores/seguidores, à Índia. Apesar de ter sido a minha  terceira visita a este país, todo o programa era novidade para mim, pois nunca tinha ido a nenhum destes locais: começou em Deli, passou por Jaipur, Kalakho, Abhaneri, Fatehpur SikrAgra (com o Taj Mahal, claro!) e uma experiência transcendente em Varanasi.

A seguir à Índia, ainda em novembro, fui conhecer o Club Med Phuket, na Tailândia. Um local paradisíaco… e aproveitei para conhecer outro paraíso natural: as famosas ilhas Phi Phi .

Club Med Phuket - Tailândia © Viaje Comigo

Piscina central do Club Med Phuket – Tailândia © Viaje Comigo

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

lhas Phi Phi (Islands), Tailândia © Viaje Comigo

No final de novembro e início de dezembro, voltei a um país que tinha visitado em 2017: o Sri Lanka – novamente com o apoio do Turismo do Sri Lanka. Se, no ano passado, a viagem tinha decorrido mais no centro do país, desta vez escolhi o sul para conhecer. Parti de Colombo, para passar em Galle, percorrer a beira-mar até Kataragama, e depois fazer a beira-mar de novo e descansar em Mirissa.

Julgava eu que as viagens de 2018 já teriam terminado no início de dezembro mas, entretanto, surgiu um convite da Samsung para ir testar o novo telefone, o Galaxy A9, na Islândia. Em três dias e meio passámos pela Blue Lagoon, Stakkholtsgjá, Thorsmörk; três incríveis quedas de água (Gljufrabuí, Seljalandsfoss e Skogafoss); Glaciar Lagoon; Diamond Beach; Breidamerkajökull; Fjádrárgljúfur; Hjörleifshöfði; Reynisfjara; e Reykjavík. Foi uma experiência inesquecível e de onde resultaram fotografias incríveis.

Lagoa do Glaciar - sul da Islândia © Viaje Comigo

Lagoa do Glaciar – sul da Islândia © Viaje Comigo

Gruta Anaconda, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Gruta Anaconda, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Gruta Anaconda, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Gruta Anaconda, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Foram poucos dias de viagem na Islândia e decorreram numa altura em que há pouca luz do dia neste país (apenas 4 horas de dia). Mas, talvez por todas essas condições difíceis, foi uma viagem inebriante. E é isso mesmo que queremos das viagens, não é? Que nos deslumbrem e nos façam voltar aos mesmos destinos. Aliás, em 2019 já estou a contar em voltar à Islândia de novo!

Toda a gente me pergunta: e em 2019, quais são os teus planos? Acreditam que ainda não tenho nada marcado? Mas, tenho muitas ideias. Vão vendo por aqui quais são!

Nos anos anteriores:
*Viagens de 2017: 11 países e 75 cidades
*Viagens de 2016 – 10 países e 80 cidades

Viagens de 2017 © Viaje Comigo

Viagens de 2017 © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo