Na Galiza, Espanha, na província de Pontevedra (a cerca de 7 quilómetros do centro da cidade) fiquei apaixonada pela povoação (pueblo) de Combarro, que pertence ao município de Poio. Um lugar rural, povoado por marinheiros e pescadores, que se destaca pela quantidade de espigueiros e cruzeiros que vai encontrar pelo seu histórico centro, que se prolonga até à Ria de Pontevedra.
Combarro está classificado como Conjunto Histórico e é de facto um lugar bem cuidado, florido, a tocar a água e com bons restaurantes de peixe e mariscos. Além disso, é também um bom ponto de partida para passeios de barco nas rias, como o que eu fiz.
Para mim, o mais impressionante em Combarro são os espigueiros (hórreos) que estão situados tão perto da água da Ria de Pontevedra. Além de serem bonitos, e estarem bem preservados, os espigueiros dão um encanto especial à povoação, que tem menos de dois mil habitantes.
O centro histórico de Combarro é feito de ruas estreitas – algumas a passar por cima de pedras gigantes, onde estão apoiados os chãos de casas e da igreja, por exemplo – com muito comércio, que vive dos muitos turistas que a visitam, nacionais ou estrangeiros.
As bruxas da sorte (que aqui chamam Meigas) estão à porta das lojas, como um dos grandes souvenirs desta região. Pelo caminho, além das lojas, há esplanadas, restaurantes, bares, etc. E guarde uns bons minutos para tirar as fotografias com este cenário encantador.
E perceba os diferentes cenários, pois a maré baixa ou a maré alta dão para fotografias completamente diferentes, neste local que une o mundo rural com o mundo do mar e da pesca.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem à Galiza, Espanha? Pesquise aqui
ONDE COMER EM COMBARRO: RESTAURANTES
Existem muitos restaurantes em Combarro e a concorrência é grande e, por isso, muita gente aconselha diferentes. Eu fui ao Tinta Negra – nome numa clara ligação aos chocos – onde pedi o prato do dia que traz entrada, prato principal (pedi peixe, mas havia carne também) e sobremesa. Apesar de o peixe do prato principal estar bom, foram as navalhas (ou canivetes) que comi como entrada que ficaram na memória. Tão bom!
ANDAR DE BARCO EM COMBARRO OU OUTROS DESPORTOS AQUÁTICOS
É junto da marina de Combarro que encontra as empresas para desfrutar de desportos aquáticos. Há motas de água para alugar, pranchas para stand up paddle e barcos para fazer passeios relaxantes na ria. O meu passeio foi-se desenrolando junto da costa até à ilha de Tambo (onde não é possível ir ao areal, por ser reserva natural) e depois o regresso. Algo muito relaxante e para uma tarde muito bem passada. Pode também ter o passeio com comida e bebida a bordo, podendo fazer uma das refeições durante a atividade.
FESTAS LOCAIS EM COMBARRO
Apesar de também ser grande apreciadora das festas locais, já me disseram que em Combarro fica quase impossível caminhar pelas ruas quando há festividades. Mas, valerá certamente o esforço, para viver o ambiente diferente.
Como é habitual nas povoações marinheiras, a 16 de julho, em Combarro celebram-se Festividades da Virgen del Carmen. Tal como manda a tradição, os barcos são decorados com flores e faz-se uma procissão marítima. A maior embarcação levará a imagem da Virgem.
A 15 de agosto a Festa do Mexilhão é outra das grandes festas desta localidade.