Em Málaga, Espanha, o Viaje Comigo foi convidado a estar presente na feira H&T 2022 para dar a conhecer o que se faz de inovador no setor da hotelaria, restauração e no turismo em geral. O Viaje Comigo foi o único site de viagens convidado, pela Câmara de Comércio de Málaga, para estar presente, no FYCMA – Palacio de Ferias y Congresos de Maálaga – e “provar” o que de melhor se faz por ali, com um olhar em bons exemplos que podem ser “importados” tanto para Portugal como para o resto do mundo. Mais de 10.500 profissionais, 250 empresas e 26 chefes de referência e estrelas Michelin estiveram presentes neste evento.
Há de tudo um pouco nesta feira H&T que traz o tradicional, mas também dá a conhecer o que existe de novo. Desde decoração de restaurantes, às comidas e bebidas, há de tudo um pouco. Dos gelados aos azeites, das carnes em vácuo às pernas de presunto, dos legumes baby aos cafés, dos vinhos aos queijos, das cervejas aos ingredientes italianos, da maquinaria de cozinha, aos amenities e aos restaurantes premiados… etc, etc. Dos produtos às ferramentas para os trabalhar… foram mais de duas centenas de empresas que participaram neste evento que destaca as áreas da hotelaria, restauração e do turismo, com discussões sobre como trazer uma actividade mais sustentável e amiga do ambiente. Um melhor futuro para todos.
“Temos de fazer algo sustentável senão acaba o turismo. É preciso passar à ação, com atitudes políticas”, disse Manuel Alejandro Cardenete – Viceconsejero de la Consejería de Turismo, Regeneración, Justicia y Administración Local de la Junta de Andalucía y presidentedeNecstour(European Regions for Competitiveand Sustainable Tourism) – num dos vários painéis de discussão sobre o turismo e os viajantes do futuro.
O programa desta feira contou com conferências sobre a sustentabilidade turística e sobre como a gastronomia se tornou um dos principais motores deste sector: em que os turistas se deslocam para lugares diferentes, a pretexto de experiências gastronómicas. Também o fazem?
Não é de agora a (boa) “moda” dos restaurantes usarem produtos locais, da época, e de produtores com quem se tem proximidade e se sabe como são plantados e colhidos os ingredientes. É assim que conseguem, mantendo uma relação próxima, garantir a qualidade dos produtos.
Antes de começar o seu showcooking, Victor Quintilla, chef do restaurante Lluerna, de Barcelona (Santa Coloma de Gramenet) – detentor de uma estrela Michelin e uma Estrela Verde e que sublinha que os cozinheiros são uma espécie de artesãos – disse que “Se não fossem eles (restaurantes) os pequenos produtores já podiam ter desaparecido”, reforçando a importância dessa parceria.
As aulas de show cooking trouxeram conversas sobre o futuro da cozinha e de como, mais do que nunca, é ajudar o ambiente mundial seguir a tendência de ter produtos de época e locais. Não forçando terrenos a produzir produtos que não são naturais da região.
A Makro também esteve representada com uma “escola” onde produzia várias aulas de cozinha. Na The Kitchen passaram grandes nomes da cozinha com vários chefs com estrelas Michelin como Paco Roncero, Samuel Naviera, Juanlu Fernández, Yago Daporta e a única mulher presente neste palco gastronómico… Maria José Martinez, chef do restaurante Lienzo, em Valência, com uma estrela Michelin.
Não que eu não tenha pensado nisso antes mas… numa lista de convidados para o TheKitchen, palco com cozinha principal no evento, entre os 14 cozinheiros apenas estava um nome de uma mulher. Fui pesquisar e encontrei estes dados Em 2018 apenas 2,6% dos restaurantes franceses estrelados tinham mulheres no comando, ou seja, entre 621 restaurantes apenas 16 têm mulheres à frente. Em Espanha, eram 9,7%, Italia e nos EUA 12%. Se reunirmos todos os países com estrelas Michelin, as mulheres galardoadas chegam aos 5% – dados do GuiaMichelin de 2018. Algo que está a mudar de ano para ano.
Numa das discussões, Natalya Bayona (da OMT – Organização Mundial do Turismo) puxa a brasa à nossa “sardinha” feminina e diz que ainda há poucas mulheres em altos cargos no turismo, apesar de sermos a maior força trabalhadora (em número) do mesmo. No entanto, salientou, “50 por cento das startups têm mulheres à frente das mesmas”. As mudanças são lentas mas algo está a mudar!
A H&T é uma feira dedicada à inovação: com máquinas que servem cervejas, sumos, máquinas que fazem pizzas e robots que se passeiam e oferecem cafés… é o futuro de todo um setor que aqui foi apresentado e discutido… e provado… dos vinhos às comidas!
Uma feira totalmente dedicada ao turismo e à inovação no setor, com destaque na hotelaria e restauração, mas onde se pensou e discutiu muito sobre o que será o futuro de um setor, que foi tão prejudicado pela pandemia nos últimos dois anos, tendo quase estagnado em alguns destinos e casos. Reflexões que precisam de passar dos debates, para decisões e ações na prática.
Alguns exemplos de palestras e debates do que foi o Programa do H&T Innova – Foro de Innovación:
Automatización y datos en hostelería.
La automatización de procesos en hostelería permite la liberación de recursos para centrarse en la atención al cliente, además, los procesos digitales generan multitud de datos que ayudan a tomar mejores decisiones, optimizar procesos y aumentar el beneficio, para hablar sobre todos estos temas contamos con empresas tecnológicas andaluzas que destacan en estos campos.
Modera: José Luis Córdoba.Director de Andalucía Lab
•Victor Martín. CEO y Fundador deMacco Robotics
•Ernesto de la Rubia. CEO deDreamed Solutions
•Nacho Puig. COO deClientify
•Juan Manuel Martín. Director de Marketing deCibersuite y wifi.pro
Innovación y tecnología:claves para el crecimiento del sector de la hostelería.
Bajo la premisa de “innovar para crecer”, los expertos que nos acompañan en este panel temático compartirán, desde su propia experiencia, qué estrategias consideran necesarias para transformar el sector de la hostelería, coincidiendo en el hecho de que la digitalización, la transformación digitaly la sostenibilidadson hitos claves para competir en el presente y en el futuro.
Modera: Rodrigo Domínguez.Director deBarra de ideas
•Sergio Osona. Director General deDeliverect (Iberia)
•David Martínez. CEO deMakro
•Joan Muñoz. Jefe de ventas paraEspañadeSunday
•DiegoOlmedilla.Director General de Federaciónde Asociaciones de Cocineros y Reposteros de España(Facyre). Presidente Ejecutivo enAplus
•LauraGil. Directora de Transformación Digital enDamm
El futuro del sector turístico: innovación sostenible y experiencias. “El turismo del mañana debe ser inclusivo y sostenible y ha de hacer suyos los valores locales”, SecretarioGeneral de la Organización Mundial del Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili. La sostenibilidad se ha posicionado como uno de los ejes estratégicos del sector turístico, entendiéndose así que la innovación y la digitalización del turismo debe de ir acompañada del desarrollo de prácticas comprometidas con los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) y, por supuesto, con el cliente.
Modera: Natalia Bayona. Directora de Innovación, Educación e Inversiones de laOrganización Mundial del Turismo (OMT)
•Manuel Alejandro Cardenete.Viceconsejero de la Consejería de Turismo, Regeneración, Justicia y Administración Local de la Junta de Andalucía y presidentedeNecstour(European Regions for Competitiveand Sustainable Tourism)
•José María deJuan Alonso.VicepresidentedeEuropean Alliance for Responsible Tourism and Hospitality(EARTH)y Miembro del Consejo Directivo de International Social Tourism Organization (ISTO)
•Alberto Fernández. Gerente en la dirección Relaciones Externas y RSC deEcoembes