Na Galiza, Espanha, mais precisamente em Salvaterra do Miño, o Museo de la Ciencia del Vino é um espaço interativo que explica toda a produção do vinho e a sua forte tradição na região. Além disso, merece uma visita por estar dentro do castelo onde viveu Dona Urraca, sendo um importante local histórico.
Construído entre os séculos X e XI, de estilo medieval, o edifício é muito interessante, com uma vista para o rio Minho e, no interior, expõe toda a história vinícola da região, com documentos, painéis interativos, ferramentas, objetos históricos, etc. E dedica-se a mostrar o processo de fazer vinho em todas as regiões, mas sobretudo no Condado de Tea, uma das subzonas da Denominação de Origem das Rías Baixas.
Numa das primeiras montras, apresenta o processo de armazenamento do vinho ao longo dos tempos, assim como a louça que faz história na Festa do Vinho do Condado, que se realiza no último fim de semana de agosto. No primeiro fim de semana de dezembro, há também a Festa do Espumante.
Nas histórias apresentadas, é incrível descobrir como o vinho era apresentado quase de forma terapêutica… e como se apresentava como prevenção de doenças provocadas pela água! É uma viagem pela história do vinho até à época moderna.
O museu explica também a delimitação da Denominação de Origem das Rias Baixas e a sua diferença e localização, assim como mostra a formação das videiras e como são as uvas autóctones e as suas variedades.
Com os instrumentos de trabalho que estão expostos, pode perceber melhor o processo do enxerto e através dos jogos, que todos gostam de jogar, pode testar os conhecimentos sobre este assunto.
A visita ao Museu continua na parte de baixo do edifício, onde estão expostos mais instrumentos de trabalho, mas são as arcadas com as pipas que nos ficam na memória daquele espaço histórico.
Neste local ficámos a saber mais sobre o processo de tratamento da uva, ficámos a conhecer os cestas das vindimas, as rolhas, documentos, e vídeos sobre todo o processo para que se perceba como se chega da uva… ao vinho… engarrafado e distribuído.
Entramos numa câmara – onde se diz que não havia segredos, porque faz eco no centro – com a exposição dos vinhos da região e também tem outros jogos e máquinas que nos dizem quais seriam as melhores harmonizações, de acordo com o vinho escolhido. É um museu muito educativo e pedagógico e que vale a pena conhecer!
INFORMAÇÕES
Museu da Ciência do Vinho de Salvaterra de Miño
Morada: Plaza de la Constitución, 1, Salvaterra de Miño,
36450, Pontevedra, Galiza, Espanha