Susana Ribeiro na Aldeia da Mata Pequena - Mafra - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 17, 2021

As minhas Viagens de 2021: Portugal, Marrocos, Tanzânia e Brasil

Preparar a viagem/ Viaje Comigo

As minhas viagens: por onde é que andei em 2021? A pandemia veio trocar-nos as voltas… novamente! E, mais uma vez, existiram cancelamentos de muitas viagens. Ainda assim, consegui fazer o que mais gosto, hoje em dia: ficar mais tempo nos destinos e não andar a saltar tanto, de um lado para o outro. Não contei por onde andei… mas fiz muitos quilómetros com toda a certeza! Diz o Google que foram 30.738 km! Além dos quatro países por onde passei, estive em 101 cidades (62 novas) e em 369 locais (298 novos).

Pequeno-almoço nas Casas de Alpedrinha - Portugal © Viaje Comigo

Pequeno-almoço nas Casas de Alpedrinha – Portugal © Viaje Comigo

Estive um mês no Algarve, três semanas nos Açores, três semanas na Beira Baixa, e mais de um mês em Marrocos. A última viagem do ano, com grupo, foi à Tanzânia, e a derradeira viagem de 2021 vai ser no Brasil onde já vou estar no final do ano, para começar 2022 a viajar. Vou estar um mês por lá! Sigam tudo no Facebook e no Instagram.

Susana Ribeiro nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga - Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

Susana Ribeiro nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga – Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

Em 2022, vou continuar a trabalhar com a Leva-me, como tour líder, e a liderar grupos para vários destinos como Marrocos, Islândia e Tailândia. Saiba mais aqui.

Datas dos tours de 2022:
Abril
– Islândia, 02 a 10 de Abril 2022 – com Susana Ribeiro
– Marrocos, 23 de Abril a 1 de Maio 2022 – com Susana Ribeiro

Maio
– Marrocos – 7 a 15 de Maio 2022 – com Susana Ribeiro

Junho
– Marrocos – 25 Jun a 3 Julho 2022 – com Susana Ribeiro

Setembro
– Marrocos – 17 a 25 de Setembro 2022 – com Susana Ribeiro

Outubro
– Marrocos – 01 a 09 de Outubro 2022 – com Susana Ribeiro

Novembro
– Tailândia – 13 a 26 Novembro 2022 – com Susana Ribeiro

Não esquecer o SEGURO DE VIAGEM! Ao ir por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Também em 2022 vou fazer – com a coach Paula Matias – o primeiro retiro com base nos meus workshops de escrita pessoal. Terá ioga, meditação, conversas sobre Propósito de Vida e um fim de semana dedicado ao auto-conhecimento e auto-desenvolvimento. Saiba mais: Retiro “Metamorfose” de 25 a 27 de Março de 2022.

Retiro em Mafra, com Susana Ribeiro e Paula Matias

Retiro em Mafra, com Susana Ribeiro e Paula Matias

Comecei o ano de 2021 na cidade algarvia de Olhão. Já tinha vivido, alguns meses de 2020, no Algarve, algo que foi fruto da pandemia, e fiquei por lá a viver Dezembro e Janeiro também. Infelizmente, a meio de janeiro voltamos a ter um novo Confinamento e, sem poder viajar, fiquei “fechada” na casa de Olhão durante 15 dias. Não esquecerei todos os pores do sol na Ria Formosa, que tive o privilégio de assistir, todos os dias.

Na Ria Formosa - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Na Ria Formosa – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Na Ria Formosa - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Na Ria Formosa – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Flamingos nas salinas - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Flamingos nas salinas – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

No final de Janeiro, achei que era tempo de regressar a casa, ao Porto, mas antes fiz uma paragem em Lisboa. Entretanto, no Algarve já tinha começado um novo projeto. As “Conversas do Confinamento” – uma forma de usar as minhas plataformas e redes – com entrevistas a dezenas de mulheres, que se prolongaram durante todo o mês de fevereiro.

Quase todos os dias tinha uma entrevistada diferente e, no final, mais precisamente a 8 de Março de 2021 (Dia Internacional da Mulher), lancei o novo site MulheresEmViagem.pt, tendo como base essas “Conversas do Confinamento”.

Mulheres em Viagem©

Mulheres em Viagem©

Em Abril de 2021, fui passar três semanas ao Triângulo dos Açores: Faial, São Jorge e Pico. Subi à montanha mais alta de Portugal, o Pico, senti o viver das ilhas e apaixonei-me por estes pedaços de terra vulcânicos e pelas suas gentes.

Mais sobre Açores

Ilha de São Jorge
Ilha do Faial
Ilha do Pico

Montanha do Pico - Açores © Viaje Comigo

No Piquinho – Montanha do Pico – Açores © Viaje Comigo

Em Maio e Junho fui, por duas vezes, explorar alguns locais da Região de Coimbra. E, em Maio, voltei a Alpedrinha onde fiz os Tours das Aldeias Históricas.

Em Junho comecei uma nova aventura. Com a Worldpackers percebi que posso trocar o meu trabalho por alojamento (e até algumas refeições) e decidi experimentar primeiro o conceito em Portugal. Fui para as Caldas da Rainha onde fiquei a viver por um mês (principalmente na Quinta Japonesa) e conheci melhor aquela cidade e as suas praias (Foz do Arelho) e lagoa. Também fui conhecer as salinas de Rio Maior.

Quinta Japonesa - Caldas da Rainha, Portugal © Viaje Comigo

Quinta Japonesa – Caldas da Rainha, Portugal © Viaje Comigo

Estátua de Zé Povinho e Bordalo Pinheiro - Caldas da Rainha - Portugal © Viaje Comigo

Estátua de Zé Povinho e Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha – Portugal © Viaje Comigo

Em Julho de 2021, Peniche e Ericeira foram os destinos de eleição. Para mim, Peniche já é mais local de passagem, mas foi a primeira vez que dediquei tantos dias à Ericeira: e há algo nesta vila que nos cativa e encanta. Fiquei rendida à Ericeira e quero muito lá voltar. E a estes destinos juntei, no final do mês, também Óbidos onde passei igualmente alguns dias. Além de conhecer por dentro das muralhas, Óbidos mostrou-se além do castelo e da vila muralhada… e há muito mais para conhecer nos arredores.

Em Agosto, volto ao “modelo” da Worldpackers e troco o meu trabalho por uma experiência única num espaço de retiro no Algarve, perto de Lagos – Moinhos Velhos. Ioga, meditação cozinha vegana… tudo passou a entrar no meu dia a dia e transformou a minha vida em muitos e diferentes aspetos.

Moinhos Velhos - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Moinhos Velhos – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Moinhos Velhos - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Templo do Moinhos Velhos – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Em Setembro, finalmente, regressaram os meus tours para Marrocos. Devido às condicionantes de fazer testes em cada viagem, optei por ficar lá entre os três tours que tinha marcados – todos adiados de março, abril, setembro, etc. de 2020 e 2021.

Fiquei mais de um mês por Marrocos, ora em tour com os meus grupos, ora em descanso em Marraquexe, cidade que escolhi para ficar entre tours. Os meus guias, que preferem o deserto, chamam-lhe “Anarquexe”, em jeito de brincadeira. Marraquexe é a cidade que não dorme em Marrocos e tem uma agitação fora do normal. Para viver, é capaz de ser mais tranquila a acalmia do deserto, ehehe.

Susana Ribeiro - Tanzânia © Viaje Comigo - Foto Vitor Silva

Susana Ribeiro – Tanzânia © Viaje Comigo – Foto Vitor Silva

Voltei em meados de Outubro a casa, ao Porto, para me preparar para uma viagem que tinha vindo sendo adiada desde março de 2020…  Tanzânia, finalmente aconteceu. Foram 10 dias especiais entre Safaris e a beleza das praias de Zanzibar. Muito especial.

Para o final do ano, após o Natal, está prevista uma viagem pelo Brasil. Vou conhecer finalmente São Paulo e o resto… o resto para já é surpresa! Mas podem ir seguindo todas as viagens no Facebook e no Instagram do Viaje Comigo. Que entrem em 2022 com o pé direito! E que a Covid-19 nos deixe viajar!

Boas viagens!

Pestana Rio Atlântica - Copacabana - Rio De Janeiro - Brasil © Viaje Comigo

Varanda do Pestana Rio Atlântica – Copacabana – Rio De Janeiro – Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo