© Viaje Comigo
Publicado em Agosto 27, 2021

Alojamento em troca de trabalho: as minhas experiências com Worldpackers

Portugal/ Preparar a viagem

Conhecem os websites onde é possível trocar trabalho por alojamento? Apesar de já ter lido e estudado muito sobre o assunto – aliás, já entrevistei inúmeras pessoas sobre este assunto – nunca tinha experimentado o trabalho em troca de alojamento. Teve que vir uma pandemia e eu encontrar a Worldpackers para perceber como podia ter contacto com toda uma realidade nova – e aprender coisas diferentes – dentro de alguma segurança, num mundo virado ao contrário. E não deixar de viajar!… Nem que seja viajar pelo próprio país.

Moinhos Velhos - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

© Viaje Comigo

Apesar de achar que há uma fina linha que separa o trabalho do voluntariado, existem muitas oportunidades e devemos analisar qual a que faz mais sentido e nos interessa.  Porque me interessou? Na Worldpackers, 59% dos membros são mulheres. E aqui, penso eu, temos uma maior facilidade de viajar porque somos recebidas dentro de um alojamento que é uma comunidade-quase-família. E isso dá-nos segurança!
Os 10 principais países com maior presença nesta plataforma são: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, México, Colômbia, Chile, França, Itália e Alemanha. Sendo que Portugal está a crescer de dia para dia, cada vez com mais anfitriões e membros também.

Assim, neste ano de 2021, tive duas experiências com a Worldpackers, em Portugal e, como foram excelentes, tenciono replicá-las pelo resto do mundo. Porquê? Porque a pandemia tirou parte do meu salário e, sem tanto dinheiro, tornou-se mais difícil viajar e, como todos sabemos, difícil também conhecer pessoas novas. Desta forma, é mais fácil sentir-me segura num local, alojada durante várias semanas ou meses. Aqui, o meu trabalho cobre a minha estadia e ainda poderá incluir refeições também.

As condições do anfitrião poderão ser diferentes de caso a caso. Analisa-as bem! E se quiseres ajuda fala comigo!

Para pertencer à Worldpackers – explico mais abaixo o que têm incluído nessa inscrição anual e porque vale a pena – podem ter um desconto de 10 dólares na vossa inscrição utilizando este código do VIAJE COMIGO (basta clicar).

A que têm direito?

O acesso a todo o conteúdo e a todas as oportunidades de voluntariado na plataforma é gratuito para todos os usuários, mas existem três planos diferentes para fazer parte da comunidade. Escolhe o mais apropriado para ti:

– WP Trips
USD 49 / WP Trips Couples – USD 59
12 meses de acesso a todos os Anfitriões, Seguro e Suporte online WP

– WP Academy
WP Planejamento de viagem – USD 39
12 meses de acesso a todos os Cursos e Certificações

– WP Nomadismo Digital
– USD 39
12 meses de acesso a todos os Cursos e Certificações

Plano Pack
– USD 99
12 meses de acesso a todos os Anfitriões, Seguro e Suporte online WP
12 meses de acesso a todos os Cursos e Certificações

A plataforma Worldpackers tem uma equipa de suporte e seguro incluído, caso aconteça alguma coisa.

Susana Ribeiro © Viaje Comigo

Susana Ribeiro © Viaje Comigo

PORQUE ME JUNTEI À WORLDPACKERS

Já expliquei um pouco, mais acima, mas foi a pandemia que me obrigou a procurar alternativas para viajar de forma mais prolongada e de forma a que me sentisse segura.

Segura, porquê?
Porque somos recebid@s por famílias e/ou comunidades ou alguém responsável pelo alojamento. É com eles que fazemos o trabalho em troca de estadia e, muitas vezes, algumas ou todas as refeições.

As horas de trabalho – e os dias de folga – também poderão variar, de anfitrião para anfitrião. Ou poderás fazer uma proposta diferente da que está no site. Logo que seja win-win, tudo é bem-vindo. E todos nós temos algo a ensinar e a aprender, portanto o que poderás tu fazer?

Dentro da plataforma vamos deixando o nosso feedback de como foi a experiência. E o anfitrião também deixa o feedback da tua estadia. Ou seja, se algo não tiver corrido bem, podes sempre deixar a tua opinião e ajudará tanto a Worldpackers a conversar com o anfitrião, como avisar outros voluntários que as condições poderão não ter ido ao encontro das expectativas.

Todos os anfitriões passam por um processo de verificação antes de colocarem a oferta na plataforma Worldpackers: isso dá uma segurança aos voluntários. “Contamos com uma equipe de operações qualificada para garantir que todos os viajantes tenham uma experiência gratificante e inesquecível viajando sozinhos”, declaração da Worldpackers.

AS MINHAS EXPERIÊNCIAS NA WORLDPACKERS

Se quiseres saber quais são os alojamentos onde estive, envia-me para te dar os contactos: geral@viajecomigo.com

Têm um desconto de 10 dólares na vossa inscrição utilizando este código do VIAJE COMIGO (basta clicar aqui)

Na minha primeira experiência, ofereci o meu trabalho como produtora de conteúdos. Mas, depois de já lá estar estar há algumas semanas e a perceber que era necessária noutros trabalhos, fiz de tudo um pouco. Ajudei a limpar, a fazer camas, pintei e envernizei e limpei jardins. A verdade é que eu própria também precisava desses pretextos para sair da frente do computador/telemóvel e viver fora da internet. A fazer coisas que verdadeiramente importam para o nosso dia a dia. Eram 4 horas por dia, por isso, tinha bastante liberdade diária para fazer outras coisas. A anfitriã é excelente e levou-me muitas vezes, em passeio, a conhecer as redondezas à volta do alojamento.

Na segunda experiência, o número de horas era maior e dividi entre produção de conteúdos e ajudar no dia a dia do alojamento. Tínhamos sempre várias tarefas diárias desde preparar refeições, a limpeza, jardinagem, etc, e foi toda uma aprendizagem nova para mim. Aprendi a fazer refeições veganas, e tinha acesso às aulas de ioga e meditação, uma vez que esta segunda experiência foi num retiro. Trouxe muitas ferramentas necessárias para o meu dia a dia e o coração cheio de amizades. É um sítio muito bom, ainda que o trabalho seja intenso quando estão com grupos de hóspedes.

Moinhos Velhos - Lagos - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

© Viaje Comigo

DICAS E BENEFÍCIOS

  • A Worldpackers tem mais de 5 mil oportunidades de alojamento em 140 países, que podem ser hostels, homestays, retiros, ONG’s, projetos ecológicos, etc.
  • Escolhe um alojamento que tenha as condições que queiras. O número de horas e que digas efectivamente se estás preparado para trabalhar cinco dias e depois passear os dois outros. Às vezes a folga é são de um dia. Verifica bem, qual a melhor opção para ti.
  • São experiências que nos permitem uma imersão mais autêntica na cultura e no viver de localidades que, mesmo dentro do nosso país, desconhecemos.
  • Estas experiências são também oportunidades ótimas para conhecer pessoas de outros países e aprender línguas, seja inglês ou outros idiomas.
  • Encontrar outros voluntários do mundo inteiro, com quem partilhar histórias, enaventuras.
  • Ganhar confiança para viajar cada vez mais, de forma segura.
  • A Worldpackers tem Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana (no aplicativo, e-mail e telefone) da equipe de atendimento ao cliente da Worldpackers durante as tuas viagens.
  • Assistência Worldpackers: caso um viajante tenha algum problema durante sua experiência e a responsabilidade seja 100% do hospedeiro, a Worldpackers garante 3 noites em um hostel próximo ao local do voluntário e nossa equipe de suporte tentará a encontrar outro anfitrião na mesma região.
  • A Academia WP é onde encontra dicas e vídeos feitos por viajantes para viajantes, sobre como ter mais liberdade para viajar.

EM QUE PODEM TRABALHAR

  • Fazer receção e acolher hóspedes
  • Renovações e decorações
  • Comunicação e Marketing
  • Produção de conteúdos: redes sociais; vídeos; SEO; etc.
  • Trabalhos nas hortas, natureza, etc
  • Ensinar conhecimentos da tua área (seja ela qual for)
  • Trabalho comunitário
  • Cozinhar e servir ao balcão
  • Tarefas de organização do alojamento e limpeza
  • Organizar eventos e festas para os hóspedes

O QUE RECEBEM EM TROCA

  • Sempre: alojamento num quarto privado ou partilhado (verificar na página e, no caso de dúvida, confirmar na altura do contacto com o anfitrião)
  • Muitos oferecem alguma ou algumas ou todas as refeições (varia de anfitrião para anfitrião)
  • Oferecem a lavagem e secagem de roupa (pode variar de anfitrião para anfitrião)
  • Poderão oferecer (depende do anfitrião) aulas, bicicletas, festas, carros para deslocação, atividades, etc.
  • Novas aprendizagens, falar outras línguas e fazer amigos em comunidades

Importante ler o que não está incluído na permuta do voluntariado: os transportes (alguns anfitriões podem ir buscar-te ao comboio ou autocarro, ou aeroporto, etc), documentação de viagem, seguro de viagem e de saúde e pagamento de serviços.

© Viaje Comigo

© Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo