Susana Ribeiro na Foz do Lizandro Ericeira - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 20, 2021

Portugal: porque é a Ericeira tão encantadora?

Portugal [ Ericeira/ Mafra ]

No concelho de Mafra, a menos de uma hora de Lisboa, fica a encantadora vila da Ericeira, que tem uma energia incrível! Aquela costa recortada, aquele cheiro a maresia em cada canto, o ambiente de quem vive de e para o mar, desde pescadores a surfistas, tudo faz desta vila um dos locais especiais da costa de Portugal. Mas, tenho de vos avisar… há um perigo enorme ao visitar a Ericeira: é que depois de estar lá, vai ser difícil partir. Para mim, foi!

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

A Ericeira é conhecida desde sempre, desde tempos imemoriais, como vila balnear. Já foi um porto importante, de onde saíam barcos para o resto do mundo e onde os barcos de comércio também faziam paragem. “A Ericeira foi a 4ª Alfândega do Reino a seguir a Lisboa, Porto e Setúbal. Os barcos de comércio da Ericeira denominados de “Rascas” mediam 20 metros de comprimento, tinham 3 mastros e 4 velas e rumavam até ao Brasil onde existia uma colónia de gentes da Ericeira”.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM para as tuas viagens? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Ponte do Comando - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ponte do Comando – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Praia do Sul na Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praia do Sul na Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ao longo da vila existem postos de informação, com painéis de azulejos, que contam um pouco a história local, como por exemplo: “1931 – Ericeira Vila Histórica – Tem hotel, clube e teatro, a vila tem 700 fogos. As casas alugam-se com mobília e roupa de cama. Alojamento em hotel por 800 reis por pessoa com serviço regular e cozinha sofrível”.

Estância de Repouso - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Estância de Repouso – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Os Caminhos da Poesia estão espalhados pela vila da Ericeira, desde o Parque Urbano de São Sebastião (com início junto à Capela de S. Sebastião) até à praia do Sul, percorrendo a zona costeira da vila, com poemas de Fernando Pessoa, num percurso que aborda a obra do poeta e dos seus heterónimos.

Caminhos da Poesia, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Caminhos da Poesia, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Dica: faça um piquenique, e aproveite o fantástico pôr do sol na Praia dos Pescadores. Normalmente, as esplanadas que têm essa vista estão sempre muito cheias, por isso arranjei uma alternativa de ter um espaço e com a mesma vista.

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Pôr do sol na Praia dos Pescadores - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Pôr do sol na Praia dos Pescadores – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

No centro da vila está a Praça da República, ou também chamada de Praça do Jogo da Bola, onde há restaurantes, geladarias, lojas de comércio, padarias, etc. Um pouco de tudo num espaço que se enche nas noites de verão.

Praça da República - Jogo da Bola Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praça da República – Jogo da Bola Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Se quiser ter mais informações antes de começar a passear pela Ericeira pode ir até ao Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf, que é também o Posto de Turismo (na praça central). Um bom ponto de partida para conhecer aquela que é a primeira e (para já) única Reserva de Surf na Europa e a segunda no mundo. A primeira Reserva Mundial de Surf foi criada em Malibu, na Califórnia.

Um dia normal na Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Um dia normal na Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Praia de Ribeira D'Ilhas - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praia de Ribeira D’Ilhas – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Junto ao centro da vila já se tem vista para a Praia dos Pescadores e com os barcos ali ao lado, percebemos que é aqui que se faz a vida de quem vive do mar. Interessante é, também, perceber a dinâmica da vila à semana e ao fim de semana, mesmo durante o verão. Se, durante a semana, se vem os turistas, ao fim de semana ao locais vêm passear para a beira-mar, comer gelados ou peixe fresco grelhado, nos muitos restaurantes locais. Depois, fazem um longo passeio junto ao Parque das Furnas.

Praia dos Pescadores - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praia dos Pescadores – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Praia dos Pescadores - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praia dos Pescadores – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Parque das Furnas - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Parque das Furnas – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

No ultimo fim de semana de cada mês, o Parque Urbano de São Sebastião fica muito mais animado. Dezenas de barraquinhas desde velharias e antiguidades, a trabalho de novos designers, e muitas com comida, desde pão caseiro, às bolas de Berlim, pão com chouriço, panquecas, etc. São todas uma perdição de doces e salgados, mas também há frutas e legumes para comprar a produtores locais. Uma boa alternativa para quem vai cozinhar, mas também existe o Mercado Municipal da Ericeira com essas opções biológicas.

Mercado São Sebastião, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Mercado São Sebastião, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Mercado Municipal da Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Mercado Municipal da Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Mercado Municipal da Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Mercado Municipal da Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Mercado São Sebastião, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Mercado São Sebastião, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Fonte na vila de Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Fonte na vila de Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Fonte na vila de Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Fonte na vila de Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

A HISTÓRIA DE PORTUGAL NA ERICEIRA

Um dos momentos históricos mais recentes da Ericeira é a da família real portuguesa, com D. Manuel II, em outubro de 1910, a partir da Praia dos Pescadores. Tinham morto o seu pai e o irmão (o príncipe-herdeiro) e ele foge para o Reino Unido. Conta a história que atrás dele vinham homens munidos de armas para que tivesse o mesmo destino que o seu pai, o último rei de Portugal. Embarcou com a mãe, a rainha D. Amélia, e a avó, D. Maria Pia.

A história é contada por Júlio Ivo, presidente da Câmara Municipal de Mafra:”(…) os automóveis pararam e apeou-se a família real, seguindo da rua do Norte para a rua de Baixo, pela estreita travessa que liga as duas ruas, em frente quase da travessa da Estrela (…) Ao entrar na rua de Baixo, a Família Real ia na seguinte ordem: na frente El-Rei D. Manuel; a seguir, D. Maria Pia, depois, D. Amélia (…) El-Rei e quem os acompanhava subiram para a barca, valendo-se de caixotes e cestos de peixe (…) O sinaleiro fez sinal com o chapéu, e a primeira barca, Bomfim, levando a bandeira azul e branca na popa, entrou na água e seguiu a remos, conduzindo El-Rei (…)
A afluência nas ribas era imensa. Tudo silencioso, mas de muitos olhos corriam lágrimas (…) El-Rei ia muito pálido, D. Amélia com ânimo, D. Maria Pia, acabrunhada (…) Ainda as barcas não tinham atracado ao iate, apareceu na vila, vindo do lado de Sintra, um automóvel com revolucionários civis, armados de carabinas e munidos de bombas, que disseram ser para atirar para a praia se tivessem chegado a tempo do embarque (…)” – informação retirada daqui.

Praia de São Sebastião - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praia de São Sebastião – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Praia do Norte - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praia do Norte – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

PRAIAS DA ERICEIRA

As praias! Claro que os locais mais procurados da vila da Ericeira são as praias. A água é fria (mas sendo eu do Porto, aguento bem!) mas nem isso esmorece que provar estes areais. Sobretudo porque nestas praias estão algumas das mais reconhecidas ondas do mundo, sendo a Ericeira Reserva Mundial de Surf.

Da Foz do Lizandro (onde estão muitos aprendizes de surf no mar) à praia da Calada (esta última faz uma meia lua e é ótima para escapar à fúria dos dias mais ventosos), são muitos os areais que pode escolher. Pelo meio há a praia de São Lourenço, Algodio (também conhecida por Praia do Norte), a praia de São Sebastião, a da Empa, a dos Coxos, a do Matadouro, a conhecida Ribeira D’Ilhas – onde a estátua do surfista faz adivinhar que é uma das mais conhecidas praias da Ericeira e também internacionalmente, uma vez que por aqui passam provas do circuito mundial de surf – e a dos Pescadores que fica mesmo junto do centro da vila. Aqui está também a Praia do Sul, conhecida também como a Praia da Baleia. Conheça aqui melhor as praias da Ericeira.

HollySkate na Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

HollySkate na Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

SKATE NA ERICEIRA

Perto da Praia do Matadouro, que quase não tem areia mas também é aqui que muitas escolas trazem os seus alunos para as aulas de surf, está o parque de skate, HollySkate (sim, com letras a imitar Hollywood) é onde qualquer pessoa pode aprender ou aperfeiçoar as técnicas de uma modalidade que agora – tal como o surf – são, desde 2021, modalidades olímpicas.

Praia do Matadouro - Ericeira - Mafra - Portugal © Viaje Comigo

Praia do Matadouro – Ericeira – Mafra – Portugal © Viaje Comigo

RESERVA EUROPEIA E MUNDIAL DE SURF

A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf a 14 de outubro de 2011, distinguida pela organização internacional Save the Waves Coalition. É a segunda Reserva distinguida a nível global, permanecendo a única da Europa até aos dias de hoje.

“Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e a consistência das ondas, a importância histórica e cultural do surf local, a riqueza e a sensibilidade ambiental da área e, ainda, a forte mobilização da comunidade.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira integra-se no Concelho de Mafra, estendendo-se entre as praias da Empa e de São Lourenço, numa faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas quatro quilómetros: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço” – mais informação aqui.

Praia da Foz do Lizandro - Ericeira - Mafra - Portugal © Viaje Comigo

Praia da Foz do Lizandro – Ericeira – Mafra – Portugal © Viaje Comigo

Praia da Foz do Lizandro - Ericeira - Mafra - Portugal © Viaje Comigo

Praia da Foz do Lizandro – Ericeira – Mafra – Portugal © Viaje Comigo

Foz do Lizandro - Ericeira - Mafra - Portugal © Viaje Comigo

Foz do Lizandro – Ericeira – Mafra – Portugal © Viaje Comigo

Curiosidade: de onde vem o nome Ericeira?

Estima-se que tenha sido sempre uma vila muito importante, mesmo desde o tempo dos Fenícios, pelo menos. E o nome virá, segundo a lenda, de ser uma terra de ouriços do mar, uma vez que existiam de forma abundante. Mas, algumas investigações mais recentes vêm dizer que é devido aos ouriços-cacheiros, já que o animal está representado num antigo brasão da vila, que foi entretanto encontrado.

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

O QUE VISITAR / FAZER NA ERICEIRA

A vila da Ericeira é pequena, compacta, e muito pitoresca e com muito encanto. Não há muita coisa para ver, o que faz com que o tempo seja passado a viver o ambiente e não propriamente a calcorrear as suas ruelas. Tem um ambiente descontraído, com uma energia de slow life… E eu diria até… é um lugar de boa onda! Literal e figurativamente!

Além da costa, o centro da vila é muito pitoresco, com praças, fontes, pelourinho e ruelas de casas com pormenores coloridos e roupa a secar ao sol… tão tradicional!

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Pelourinho da Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Pelourinho da Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Curiosidade:

Na vila da Ericeira fique bem atento a uma parede com dois painéis de azulejos. Apesar de ser um local importante, quase passam despercebidos e lá está escrito: “Neste local existiu entre 1934 e 1963 a Pensão Morais onde se alojou o primeiro grande grupo de refugiados estrangeiros da 2ª Guerra Mundial, que chegou à Ericeira no 1º dia do ano de 1942. Entre 1940 e 1946 passaram pela Vila da Ericeira cerca de 3000 refugiados”.

Parede da Pensão Morais, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Parede da Pensão Morais, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

– Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva
Já foi o Clube Recreativo Eiricense e o Grande Casino da Ericeira. Hoje em dia é a Casa da Cultura e tem o nome de um historiador e músico local: o Jaime Lobo e Silva.

Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

– Parque das Furnas
Neste parque que acompanha a costa, tem vários espaços recortados pelas força das águas e da erosão nas rochas. Também encontramos provérbios náuticos escritos em azulejos que decoram as pedras do Parque das Furnas:
“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”
“As marés e o tempo não esperam por nenhum homem.”

Parque das Furnas - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Parque das Furnas – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Parque das Furnas - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Parque das Furnas – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Parque das Furnas - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Parque das Furnas – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

– Igrejas e Capelas
Sendo uma vila piscatória a devoção religiosa tem sempre grande expressão, uma vez que muitos santos são padroeiros e protetores de quem ganha a vida no mar e que, por infelicidade, tantas vezes as vidas lhes eram roubadas.
Pela vila, encontra a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o Forte de Nossa Senhora da Natividade, a Capela de São Sebastião, a Igreja da Misericordia e a Capela de Santa Marta, por exemplo. Vale sempre a pena entrar para ver a devoção popular nestes templos.

Igreja São Pedro, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Igreja São Pedro, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Igreja São Pedro, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Igreja São Pedro, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Marta - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Marta – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Capela Nossa Senhora da Boa Viagem - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Capela Nossa Senhora da Boa Viagem – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Capela de São Sebastião, Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Capela de São Sebastião, Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Capela Nossa Senhora da Boa Viagem - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Capela Nossa Senhora da Boa Viagem – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Marta - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Marta – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

– Fazer aulas de surf
Esta é certamente a atividade que milhares vêm à procura! São tantas as escolas de surf que será difícil escolher uma. No verão, marque com antecedência porque existe uma procura muito maior. Não tenho nenhuma sugestão para dar, porque não consegui fazer nenhuma aula, precisamente porque estavam com a agenda cheia. Espero para a próxima conseguir.

Praia do Matadouro - Ericeira - Mafra - Portugal © Viaje Comigo

Praia do Matadouro – Ericeira – Mafra – Portugal © Viaje Comigo

– Fazer aulas de skate
Também já existe bastante oferta para aprender a andar de skate. E, agora, que virou modalidade olímpica, como o surf, tem cada vez mais jovens à procura de aprender. Eu gostava de aprender… talvez na próxima consiga também já dar alguma sugestão de escola.  Existe o parque de skate, HollySkate… sim! Com letras a imitar Hollywood!

– Parque de Santa Marta
Com uma vista marítima, o parque é um espaço verde onde está um restaurante e uma esplanada, assim como um anfiteatro onde acontecem diversos eventos e campos de desporto como (ténis, squash, patinagem e mini-golfe).

Parque de Santa Marta - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Parque de Santa Marta – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

ONDE COMER NA ERICEIRA

São vários os restaurantes de peixe que nos fazem crescer a água na boca só de passarmos à sua porta. Difícil vai ser escolher um. Como fiquei numa espécie de guest house (e em contexto de pandemia) fazia as minhas refeições lá e não tenho sugestões nesta vila. Querem deixar as vossas dicas nos comentários?

Doces: devem provar a doçaria local, os ouriços. Delicioso!

Doce Ouriço - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Doce Ouriço – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Esplanadas na Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Esplanadas na Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

ONDE DORMIR NA ERICEIRA

O Hostels Hub tem dois alojamentos na vila: o Aktion Ericeira Surf Hostel e o Aktion Ericeira Lodge. Fiquei alojada neste segundo, onde me senti em casa. E, como sabem, passo muito tempo fora, por isso, sentir-me em casa é sempre algo que procuro. O quarto era muito confortável e podia usar a cozinha para as minhas refeições, assim como a sala comum. Não são espaços muito grandes, mas na Ericeira estava sempre a passear ou na praia, por isso… o espaço do lugar não interessa assim tanto. A localização é excelente, mesmo no centro da vila. Leia mais.

Na Praia do Sul (Praia da Baleia) é impossível não se ver o enorme edifício que hoje é o hotel Vila Galé Ericeira, com três piscinas, viradas para o mar.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Aktion Ericeira Lodge - Portugal © Viaje Comigo

Aktion Ericeira Lodge – Portugal © Viaje Comigo

Aktion Ericeira Lodge - Portugal © Viaje Comigo

Aktion Ericeira Lodge – Portugal © Viaje Comigo

Aktion Ericeira Lodge - Portugal © Viaje Comigo

Aktion Ericeira Lodge – Portugal © Viaje Comigo

Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Praia dos Pescadores - Ericeira - Portugal © Viaje Comigo

Praia dos Pescadores – Ericeira – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo