Publicado em Dezembro 31, 2022

As minhas viagens de 2022: 8 países e dezenas de cidades

Preparar a viagem

Depois de dois anos de pandemia, foi em 2022 que pude voltar ao meu emprego como tour líder, a tempo inteiro. Viajei por dezenas de cidades e pelo Brasil, Marrocos, Tailândia, Islândia, República Dominicana e fui conhecer três países novos Georgia, Senegal e Lapónia na Finlândia. Comecei em 2016 – incentivada pelo Google Maps, que me manda os países por onde andei – esta contagem de locais por onde viajei, para que tenha consciência que de facto passo por muitos cantos do mundo. E há alguns que conheço cada vez melhor. E alguns desses são já a minha segunda casa!

Susana Ribeiro - Jardim de Diana - Évora - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Jardim de Diana – Évora – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

O ano de 2022 começou calmo depois de ter adiado uma viagem por ter tido Covid-19. Remarquei a mesma viagem para Fevereiro e fui passar os meus anos ao Brasil. Fiquei por lá um mês: uma semana na Amazónia (que sonho! Em Manaus, a bordo de um cruzeiro e nas cachoeiras de Presidente Figueiredo) e quase três semanas em Salvador da Bahia (tanto aprendi por lá!). Mais dois Estados que adorei conhecer e ficar ainda mais encantada com o Brasil, país do meu coração. Além destes lugares, já lá fui conhecer Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Búzios, Rio Grande do Sul (Gramado, Canela e Bento Gonçalves), Recife, Olinda e Porto de Galinhas. E já sonho em voltar em 2023 ao Brasil!

Antes do Brasil, fiz uma breve passagem em Espanha, em Janeiro, mais especificamente em Málaga, como repórter-convidada da Feira H&T 2022.

No Largo do Pelourinho - Salvador - Bahia - Brasil © Viaje Comigo

No Largo do Pelourinho – Salvador – Bahia – Brasil © Viaje Comigo

Gruta Maroaga - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Gruta Maroaga – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

Em Março de 2022, dinamizei o primeiro retiro Metamorfose com a coach Paula Matias – onde a minha contribuição era desenvolver a escrita pessoal. E o sucesso foi tanto que marcamos um segundo para Julho. Ambos são também fruto do meu segundo site o Mulheres em Viagem, que celebrou um ano de vida. A 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – será sempre relembrado o surgimento deste projeto que eleva o universo Feminino. Os retiros são, sem sombra de dúvida, as viagens mais importantes que podemos fazer. São viagens ao nosso Eu e uma aposta grande no nosso desenvolvimento pessoal.

Retiro Metamorfose - Reescrever a Vida Com Propósito - 8 a 10 de Julho 2022 © Viaje Comigo

Retiro Metamorfose – Reescrever a Vida Com Propósito – 8 a 10 de Julho 2022 © Viaje Comigo

Em Abril, liderei um tour com com um grupo da Leva-me à Islândia. Foi a nossa primeira visita à ilha depois da pandemia. Ainda no mesmo mês fui para Marrocos e fiquei lá por quase um mês. Marraquexe começa a tornar-se a minha segunda casa – apesar de viajar por outras cidades como Ouarzazate, Rissani e Zagora, por exemplo .

Reynisfjara - Black Beach - Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara – Black Beach – Islandia © Viaje Comigo

Em Maio, o convite para visitar a Geórgia não podia ser recusado. Era um país que queria visitar há muito tempo e o convite veio da própria Embaixada da Geórgia em Portugal. Foi uma viagem incrível! E mas uma vez o reconhecimento do ViajeComigo como um útil projeto ligado ao turismo internacional.

Tbilisi - Georgia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Tbilisi – Georgia © Viaje Comigo

Em Junho, fui conhecer um novo país em África: o Senegal é muito cativante. Fui a convite do operador Solférias e este foi o destino com maior aposta, onde milhares de portugueses foram passar as suas féria. Também neste mês fui liderar mais um tour em Marrocos.

Susana Ribeiro - Lago Rosa - Senegal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Lago Rosa – Senegal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Ranch Bandia - Senegal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Ranch Bandia – Senegal © Viaje Comigo

Para me desafiar, em julho, além do segundo Retiro Metamorfose em Mafra, voltei a ser DJ (15 anos depois) num dos terraços do Porto. E fui conhecer os vinhos do Alentejo, mais precisamente os Rocim, com direito a algumas voltas por terras alentejanas, como foi o caso de Évora, Cuba e Vidigueira. No verão aproveitei o calor e fui visitar Espinho e uns meses mais tarde fui passear pela região do Douro, minha eterna paixão.

Herdade do Rocim - Alentejo - Porugal © Viaje Comigo

Herdade do Rocim – Alentejo – Porugal © Viaje Comigo

Ainda em Julho, fui pela terceira à República Dominicana e mais especificamente à belíssima Punta Cana! Fiz muitos passeios pela região e provei que ir para um resort não significa que não se fica a conhecer mais nada. Há muito para viver e visitar neste país tão acolhedor. Fui a convite da World2Fly e NewBlue.

Susana Ribeiro na ilha Saona - República Dominicana © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na ilha Saona – República Dominicana © Viaje Comigo

Em Setembro e Outubro fui novamente liderar grupos em tours em Marrocos e lá fiquei por quase dois meses. Marraquexe é cada vez mais a minha segunda casa. E já se torna custoso vir embora e deixar esta “segunda” vida! Mas sou das viajantes que gosta de voltar a casa.

Museu Dar Si Said - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Museu Dar Si Said – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Em Novembro fui à Tailândia com mais um grupo. Já não ia lá desde Novembro de 2019, antes da pandemia. Foi, aliás, o meu último destino com um grupo antes de a Covid-19 se ter espalhado. Depois só o voltei a a fazer em Setembro de 2021 para Marrocos. Foi incrível, este regresso à Tailândia. E sinto-me muito grata por levar grupos de viajantes a desfrutarem dos seus destinos de sonho!

Susana Ribeiro em Khao Sok - Tailandia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Khao Sok – Tailândia © Viaje Comigo

E, para finalizar o ano, em Dezembro fui visitar um dos meus destinos de sonho. Achei sempre que ia chegar lá e não ia ser tão especial quanto tinha imaginado, mas não! Foi ainda mais especial visitar a Lapónia (Rovaniemi), na Finlândia. Além da mística do Pai Natal, a neve decorou as estradas, as árvores, e tudo o resto, tornando o ambiente ainda mais feérico.

Pai Natal e Susana Ribeiro - Lapónia - Finlândia © Viaje Comigo

Pai Natal e Susana Ribeiro – Lapónia – Finlândia © Viaje Comigo

Pandomes Aurora Igloo Hotel - Rovaniemi - Lapónia - Finlândia © Viaje Comigo

Pandomes Aurora Igloo Hotel – Rovaniemi – Lapónia – Finlândia © Viaje Comigo

A Finlândia é o meu 50º país… Sem querer contar, acabo por o fazer! Mas continuo a repetir países, porque o que mais me interessa é vivê-los, mais do que apenas contar carimbos no passaporte. Marrocos já é segunda casa e Tailândia será a terceira, com certeza.

No total, em 2022, viajei por dezenas de cidades e por oito países, além de Portugal: seis que já conhecia (Espanha, Brasil, Marrocos, Tailândia, Islândia, República Dominicana) e três deles (Geórgia, Senegal e Finlândia) que visitei pela primeira vez.

Venha um 2023 recheado de novas descobertas e mais viagens!

*Viagens de 2021
*Viagens de 2020: 6 países e 105 cidades
*Viagens de 2019: 12 países e 262 cidades
*Viagens de 2018 – 11 países e 73 cidades
*Viagens de 2017: 11 países e 75 cidades
*Viagens de 2016 – 10 países e 80 cidades

Susana Ribeiro em Rovaniemi -Lapónia - Finlândia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Rovaniemi -Lapónia – Finlândia © Viaje Comigo

Parque Vaattunkiköngäs - Napapiirin Retkeilyalue - Laponia - Finlandia © Viaje Comigo

Parque Vaattunkiköngäs – Napapiirin Retkeilyalue – Laponia – Finlandia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo