Depois de dois anos de pandemia, foi em 2022 que pude voltar ao meu emprego como tour líder, a tempo inteiro. Viajei por dezenas de cidades e pelo Brasil, Marrocos, Tailândia, Islândia, República Dominicana e fui conhecer três países novos Georgia, Senegal e Lapónia na Finlândia. Comecei em 2016 – incentivada pelo Google Maps, que me manda os países por onde andei – esta contagem de locais por onde viajei, para que tenha consciência que de facto passo por muitos cantos do mundo. E há alguns que conheço cada vez melhor. E alguns desses são já a minha segunda casa!
O ano de 2022 começou calmo depois de ter adiado uma viagem por ter tido Covid-19. Remarquei a mesma viagem para Fevereiro e fui passar os meus anos ao Brasil. Fiquei por lá um mês: uma semana na Amazónia (que sonho! Em Manaus, a bordo de um cruzeiro e nas cachoeiras de Presidente Figueiredo) e quase três semanas em Salvador da Bahia (tanto aprendi por lá!). Mais dois Estados que adorei conhecer e ficar ainda mais encantada com o Brasil, país do meu coração. Além destes lugares, já lá fui conhecer Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Búzios, Rio Grande do Sul (Gramado, Canela e Bento Gonçalves), Recife, Olinda e Porto de Galinhas. E já sonho em voltar em 2023 ao Brasil!
Antes do Brasil, fiz uma breve passagem em Espanha, em Janeiro, mais especificamente em Málaga, como repórter-convidada da Feira H&T 2022.
Em Março de 2022, dinamizei o primeiro retiro Metamorfose com a coach Paula Matias – onde a minha contribuição era desenvolver a escrita pessoal. E o sucesso foi tanto que marcamos um segundo para Julho. Ambos são também fruto do meu segundo site o Mulheres em Viagem, que celebrou um ano de vida. A 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – será sempre relembrado o surgimento deste projeto que eleva o universo Feminino. Os retiros são, sem sombra de dúvida, as viagens mais importantes que podemos fazer. São viagens ao nosso Eu e uma aposta grande no nosso desenvolvimento pessoal.
Em Abril, liderei um tour com com um grupo da Leva-me à Islândia. Foi a nossa primeira visita à ilha depois da pandemia. Ainda no mesmo mês fui para Marrocos e fiquei lá por quase um mês. Marraquexe começa a tornar-se a minha segunda casa – apesar de viajar por outras cidades como Ouarzazate, Rissani e Zagora, por exemplo .
Em Maio, o convite para visitar a Geórgia não podia ser recusado. Era um país que queria visitar há muito tempo e o convite veio da própria Embaixada da Geórgia em Portugal. Foi uma viagem incrível! E mas uma vez o reconhecimento do ViajeComigo como um útil projeto ligado ao turismo internacional.
Em Junho, fui conhecer um novo país em África: o Senegal é muito cativante. Fui a convite do operador Solférias e este foi o destino com maior aposta, onde milhares de portugueses foram passar as suas féria. Também neste mês fui liderar mais um tour em Marrocos.
Para me desafiar, em julho, além do segundo Retiro Metamorfose em Mafra, voltei a ser DJ (15 anos depois) num dos terraços do Porto. E fui conhecer os vinhos do Alentejo, mais precisamente os Rocim, com direito a algumas voltas por terras alentejanas, como foi o caso de Évora, Cuba e Vidigueira. No verão aproveitei o calor e fui visitar Espinho e uns meses mais tarde fui passear pela região do Douro, minha eterna paixão.
Ainda em Julho, fui pela terceira à República Dominicana e mais especificamente à belíssima Punta Cana! Fiz muitos passeios pela região e provei que ir para um resort não significa que não se fica a conhecer mais nada. Há muito para viver e visitar neste país tão acolhedor. Fui a convite da World2Fly e NewBlue.
Em Setembro e Outubro fui novamente liderar grupos em tours em Marrocos e lá fiquei por quase dois meses. Marraquexe é cada vez mais a minha segunda casa. E já se torna custoso vir embora e deixar esta “segunda” vida! Mas sou das viajantes que gosta de voltar a casa.
Em Novembro fui à Tailândia com mais um grupo. Já não ia lá desde Novembro de 2019, antes da pandemia. Foi, aliás, o meu último destino com um grupo antes de a Covid-19 se ter espalhado. Depois só o voltei a a fazer em Setembro de 2021 para Marrocos. Foi incrível, este regresso à Tailândia. E sinto-me muito grata por levar grupos de viajantes a desfrutarem dos seus destinos de sonho!
E, para finalizar o ano, em Dezembro fui visitar um dos meus destinos de sonho. Achei sempre que ia chegar lá e não ia ser tão especial quanto tinha imaginado, mas não! Foi ainda mais especial visitar a Lapónia (Rovaniemi), na Finlândia. Além da mística do Pai Natal, a neve decorou as estradas, as árvores, e tudo o resto, tornando o ambiente ainda mais feérico.
A Finlândia é o meu 50º país… Sem querer contar, acabo por o fazer! Mas continuo a repetir países, porque o que mais me interessa é vivê-los, mais do que apenas contar carimbos no passaporte. Marrocos já é segunda casa e Tailândia será a terceira, com certeza.
No total, em 2022, viajei por dezenas de cidades e por oito países, além de Portugal: seis que já conhecia (Espanha, Brasil, Marrocos, Tailândia, Islândia, República Dominicana) e três deles (Geórgia, Senegal e Finlândia) que visitei pela primeira vez.
Venha um 2023 recheado de novas descobertas e mais viagens!
*Viagens de 2021
*Viagens de 2020: 6 países e 105 cidades
*Viagens de 2019: 12 países e 262 cidades
*Viagens de 2018 – 11 países e 73 cidades
*Viagens de 2017: 11 países e 75 cidades
*Viagens de 2016 – 10 países e 80 cidades