Em Portugal, sabia que Évora é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias mais antigas? Esta cidade, que se situa no Alentejo, tem cerca de 46 966 habitantes (números de 2021) e mais de 2000 anos de história. Évora teve o seu centro histórico declarado Património Mundial pela UNESCO, em 1986. Outro dos nomes pelo qual Évora é conhecida, é exatamente “cidade museu”, devido ao seu centro histórico ser tão rico, diverso e muito bem preservado.
Conheça agora alguns dos locais mais interessantes para visitar em Évora: entre templos, catedrais, igrejas e mesmo aqueles sítios que são segredos bem guardados dos eborenses.
O que pode fazer/conhecer em Évora
1. Capela dos Ossos e Igreja de São Francisco
A Igreja de São Francisco, em estilo gótico e manuelino, foi construída em 1480 e está situada na Praça 1º de Maio. É a igreja que alberga a famosa Capela dos Ossos, um dos monumentos de referência em Évora. Ao entrar na capela, encontrará a seguinte frase “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Esta capela é literalmente constituída por ossadas humanas! Parece mórbido, mas é um monumento sem igual. Foi construída no século XVII e diz-se que o seu objetivo era transmitir a ideia de fragilidade e transitoriedade da vida humana.
Conheça um pouco mais sobre esta capela fascinante – e aqui pormenores sobre a visita.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
2. Monumentos Megalíticos
Se gosta da Pré-História, saiba que o Alentejo é um dos locais portugueses mais ricos no que toca a monumentos dessa época. Nos arredores de Évora poderá fazer o “circuito megalítico” e visitar, entre outros, a Anta Grande do Zambujeiro, o Cromeleque dos Almendres e o Menir dos Almendres.
3. Megalithica Ebora, no Convento dos Remédios
Quando visitar os monumentos megalíticos, no mesmo local, vale a pena também conhecer a Megalithica Ebora. Trata-se de centro interpretativo do megalitismo eborense, onde encontrará várias exposições sobre os períodos do Megalitismo e Romano.
4. Praça de Giraldo
Em pleno centro histórico de Évora localiza-se a conhecida Praça Giraldo. Foi construída entre 1571 e 1573, como homenagem a Geraldo Giraldes que expulsou os mouros da cidade em 1167. É um local de encontro dos eborenses, tendo muita vida, com as suas várias lojas, cafés e restaurantes. Em plena praça, encontra-se também a Fonte da Praça Giraldo, toda em mármore, uma coroa no topo e oito torneiras (que simbolizam as oito ruas que conduzem à praça). Nas noites quentes alentejanas, toda a gente vem para aqui para se refrescar e pôr a conversa em dia.
5. Noites SHE na Praça Giraldo
Quando visitar a praça Giraldo, não deixe te conhecer as noites da SHE – Sociedade Harmonia Eborense. Não tendo fins lucrativos, esta Associação dedica-se a fazer uma divulgação cultural preciosa em Évora, especialmente junto das gerações mais novas, que tomaram conta da sua direção e se envolveram ativamente já há bastantes anos. As noites da SHE são versáteis e inegavelmente culturais. Pintura, fotografia, instalações, cinema, sessões de DJs, música ao vivo, combinam improvavelmente num ambiente descontraído, coabitando com os espaços mais restritos da associação, onde os mais velhos ainda jogam às cartas. Tudo isto ao lado da vetusta Praça do Giraldo.
6. Rua 5 de Outubro
Passeie nesta que é uma das principais artérias da cidade. Nesta rua, vai encontrar várias lojas de artesanato, lojas de produtos gourmet, pastelarias da gulosa doçaria alentejana e não só.
7. Aqueduto da Água de Prata
O melhor sítio para admirar este imponente monumento, construído entre 1532 e 1537, é na Rua do Cano. O Aqueduto da Água de Prata, que na altura media 18 km de comprimento, foi utilizado para trazer água até à cidade de Évora. Hoje em dia, a construção ainda se mantém, no entanto, com casas construídas debaixo das suas arcadas.
8. Museu do Artesanato e do Design de Évora
Abriu portas em 2011 e está instalado no antigo Real Celeiro Comum. Neste museu pode reencontrar-se com a memória preservada dos ofícios tradicionais do Alentejo, incluindo a produção artesanal no contexto do design. Veja os horários e preços dos bilhetes aqui.
9. Templo Romano de Évora – (aka) Templo de Diana
Tal como a Capela dos Ossos, o Templo de Diana é também um monumento emblemático de Évora e está classificado como Monumento Nacional. Muitos querem visitar a cidade, atraídos principalmente por esta construção, que data do século I. Segundo historiadores, este será o templo romano melhor preservado da Península Ibérica. Localiza-se no centro histórico, no jardim de Diana. Muitos conhecem este monumento pela denominação “Templo de Diana”, contudo, o nome correto é “Templo Romano de Évora”.
Consta que um padre jesuíta Manuel Fialho no século XVII, teria dito que este templo era dedicado a Diana, deusa romana da caça, devido às semelhanças com o Templo de Diana, na cidade espanhola de Mérida. Mais tarde, entre 1980 e 1990 descobriu-se que este monumento tinha sido dedicado, na verdade, ao imperador Augusto… Então, o nome foi alterado.
10. Jardim de Diana
Depois de visitar o Templo de Diana, ou antes, tire uns momentos para caminhar pelo Jardim de Diana, que se encontra à volta o templo. Este jardim exala uma aura de paz e bem-estar, sendo o local perfeito para recuperar as energias e continuar a sua visita por Évora. E também para tirar fotos e ver a panorâmica dos arredores.
11. Palácio Cadaval
Na mesma área do templo e do jardim, sugiro que visite o Palácio Cadaval, que, além do palácio propriamente dito, inclui também a igreja dos Duques de Cadaval. O palácio foi construído no século XIV, sobre as ruínas de um castelo mouro, em estilo mudéjar, gótico e manuelino. Uma curiosidade interessante é que o Palácio permanece ainda a residência dos Duques de Cadaval, no entanto, a igreja e parte das salas estão abertas ao público. Poderá apreciar uma coleção de peças históricas e contemporâneas da família – livros, forais, armaria, pintura, escultura, mobiliário, porcelana, retratos e acessórios de viagem, entre outros objetos. Informações aqui.
12. Igreja dos Lóios
Também conhecida como “Igreja de São João Evangelista”, esta é a igreja que constitui o Palácio Cadaval. Esta igreja tem influências góticas e é considerada uma das mais bonitas de Portugal. Neste espaço permanecem os túmulos das várias gerações de Duques de Cadaval e seus ascendentes, desde o século XV.
13. Palácio dos Condes de Basto
Este é um ótimo local para visitar ao pôr do sol, já que no pátio, chamado de Pátio de São Miguel, terá uma vista muito bonita. O palácio é dos mais antigos de Évora, encontrando-se ainda parcialmente integrado nas muralhas da cidade. A entrada fica muito perto da Catedral e mesmo ao lado da biblioteca de Évora.
14. Igreja da Misericórdia
A Igreja da Misericórdia data de 1554. Apesar do seu exterior ser sóbrio, com uma fachada branca, o interior é muito bonito, em estilo barroco e decorado com magníficos azulejos, assim como um retábulo e esculturas douradas.
15. Sé Catedral de Évora
É também conhecida como “Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção”. Este é outro local que não pode faltar no seu roteiro de visita a Évora, ou não fosse considerado um dos mais belos monumentos góticos de Portugal. No exterior destacam-se as suas duas torres e, a rodear a entrada, as estátuas dos 12 apóstolos. Não esqueça de subir ao topo e apreciar a vista panorâmica sobre a cidade. Outro ponto interessante é o Museu de Arte Sacra, que poderá também visitar no mesmo local.
16. Museu de Évora – Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
O Museu de Évora fica perto da Sé Catedral e do Templo de Diana. É o museu mais importante da cidade e, talvez por isso, tenha sido renovado em 2009. Neste espaço poderá admirar várias peças do passado de Évora. As mais importantes são um conjunto de 13 painéis que representam a Vida da Virgem e seis painéis mais pequenos da Paixão de Cristo, pintados em meados do século XV por desconhecidos da escola de Bruges. Existem também exposições temporárias e outros eventos – saiba aqui.
17. Igreja da Graça
A Igreja da Graça data do século XVI. O seu pórtico é admirável, sobrepujado por um frontão decorado com anjos transportando a Terra. Este monumento renascentista está classificado como Monumento Nacional.
18. Largo da Porta de Moura
É a segunda maior praça da cidade, também conhecida como Fonte da Porta de Moura. Aqui poderá admirar a fonte esférica datada de 1556, desenhada pelo mesmo arquiteto do Aqueduto e as imponentes casas aristocráticas que rodeiam a praça, nomeadamente a Casa Cordovil.
19. Casa do poeta Garcia de Resende
Este edifício ao estilo manuelino situa-se na Rua de São Manços. Garcia de Resende foi um consagrado escritor, poeta e músico português, nascido em Évora e contemporâneo de Gil Vicente. Colaborou ativamente no Cancioneiro Geral.
20. Alto de São Bento
O Alto de São Bento é o melhor miradouro para os campos de sobreiros e oliveiras e para seguir, com o olhar, o Aqueduto da Água da Prata. Sugestão: pode até levar o farnel e fazer um piquenique ao pôr do sol.
21. Universidade de Évora
Évora é uma cidade jovem e a Universidade é um dos monumentos mais visitados, pela sua beleza e grandiosidade. Foi fundada em 1559 pelo Cardeal D. Henrique, a partir do já existente Colégio do Espírito Santo. Foi a segunda Universidade a ser fundada em Portugal. A Sala dos Atos do Colégio do Espírito Santo, de estilo barroco setecentista, é um dos espaços mais imponentes do edifício e está decorada com azulejos e estuques do século XVII. Sugiro que visite este local com calma, pois há vários recantos e salas que merecem ser apreciados com algum tempo.
22. Palácio D. Manuel I
Este monumento de grande beleza encontra-se no interior do Jardim Público de Évora. O edifício é caracterizado pelo estilo híbrido alentejano. Tem fortes influências mouriscas e uma decoração típica do gótico e estilo manuelino e alguns detalhes ao gosto romano.
23. Jardim Público de Évora
O Jardim Público de Évora é um convite à tranquilidade, ao romantismo (que se encontra em alguns recantos específicos) e à observação da grande diversidade de vegetação e cores. No seu interior, para além do palácio D. Manuel I, poderá também encontrar os restos da Muralha Medieval (século XIV), as Ruínas Fingidas (século XIX), entre outros monumentos.
24. Passeio de Balão em Évora
Évora é certamente conhecida pelo seu património cultural, porém, pode também visitá-la com o objetivo de desfrutar da natureza e de todos os desportos que lá poderá fazer. Uma das experiências mais fantásticas é, sem dúvida, o passeio de balão. A bordo dos balões de ar quente poderá ter uma perspetiva única das belas paisagens alentejanas. Esta é uma atividade segura e que pode ser realizada durante quase todo o ano, uma vez que o Alentejo assim o permite, em termos atmosféricos. Mais informação aqui.
25. Observação de estrelas na Reserva Dark Sky Alqueva
Esta é também uma atividade muito interessante e diferente, para desfrutar da natureza. O Alentejo é um dos melhores sítios em Portugal para observar as estrelas. A Reserva Dark Sky Alqueva é a primeira do mundo com a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo. Saiba tudo aqui.
RESTAURANTES: ONDE COMER EM ÉVORA
São vários os restaurantes em Évora, tradicionais ou mais modernos. Há muitos, muitos, muitos anos (era eu uma adolescente) aprendi a gostar da gastronomia alentejana à custa de uma visita ao restaurante Fialho, que é quase uma instituição no que toca a comer bem.
Agora, o Tua Madre e as deliciosas Bifanas de Vendas Novas foram os últimos que experimentei (numa curta visita que fiz a Évora) e não podiam ser mais diferentes! 😀 Um com uma cozinha contemporânea, bem estruturada e a explorar novos sabores, e outro com a simples, mas muito saborosa, bifana de Vendas Novas (mas serve mais coisas!).
Outros restaurantes aconselhados:
- Restaurante Fialho
- Taberna Típica Quarta-Feira
- Café Alentejo
- Tasquinha do Oliveira
- Restaurante Híbrido
- Restaurante Origens