Seljalandsfoss - Islandia ©Viaje Comigo
Publicado em Agosto 30, 2022

Guia de viagem: o que visitar na Islândia

Europa/ Islândia

A Islândia, terra do gelo e do fogo, terra de glaciares e vulcões, das auroras boreais e da Bjork, é o cenário de uma viagem encantadora. Incrível é o melhor adjetivo para muitos dos lugares que vai visitar. Este país nórdico, abrange a ilha homónima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Gronelândia. Tem cerca de 360 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilómetros quadrados. A capital e maior cidade da Islândia é Reiquiavique. Vejam o vídeo da viagem:

Reynisfjara - Black Beach - Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara – Black Beach – Islandia © Viaje Comigo

Lagoa Glaciar - Islandia © Viaje Comigo

Lagoa Glaciar – Islandia © Viaje Comigo

A Islândia reúne em si várias maravilhas naturais, que compensam o extremo frio, e a falta de sol com dias muitos pequenos, nos meses de outono e inverno. É uma terra de cascatas gigantes, termas, vulcões, glaciares, praias de gelo e lugares de um verde rasteiro e de um preto que combinam na perfeição. Não há muitas árvores e, aliás, há uma piada que lá dizem: se estiveres perdido na floresta, na Islândia, levanta-te! Ou seja, além de haver poucas árvores, também não são muito altas! 😀
Na Islândia poderá viver experiências tão distintas como tomar um banho termal enquanto neva, fazer snorkeling numa fissura geológica, mergulhar na cultura Viking, ou mesmo conhecer algumas das paisagens da série “A Guerra dos Tronos”.

Snorkeling em Silfra, na Islândia © Viaje Comigo

Snorkeling em Silfra, na Islândia © Viaje Comigo

Skolavordustigur street - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Skolavordustigur street – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Igreja Hallgrímskirkja, Reykjavik :Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Igreja Hallgrímskirkja, Reykjavik :Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

Sugestões de Alojamentos na Islândia

Sugestão de hotel em Reiquiavique
Hotel Canopy by Hilton Reykjavik City Centre. A melhor característica deste hotel é localizar-se no coração da cidade, perto de tudo (bares, lojas, restaurantes).

Sugestão de hotel no sul da Islândia
Hrifunes Guesthouse. Esta acolhedora guesthouse tem um ambiente familiar e refeições caseiras. Comida ótima, feita somente a partir de produtos locais.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Reykjavik : Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Reykjavik : Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Quando visitar a Islândia

Bom, se não gosta do frio, sugiro que viaje para a Islândia nos meses de verão. As temperaturas no inverno descem a graus negativos. Outra questão é a luz do dia. Durante os meses mais frios há muito pouco tempo de luz solar (cerca de 4 horas), o que dificulta os passeios e visitas.

Gulfoss - Islandia © Viaje Comigo

Muito frio em Gulfoss – Islandia © Viaje Comigo

O que visitar na Islândia

Aurora Boreal na Islândia

Tinha que começar por aqui, já que este é um dos maiores espetáculos do país e que atrai muitos turistas. Os melhores meses para se observar este evento luminoso é de setembro a abril e, ao contrário de outros países como o Canadá e a Noruega, por exemplo, não é necessário afastar-se muito da cidade para conseguir ver, até porque existe pouca luz noturna.

Os dois fatores imprescindíveis para que consiga ver a aurora boreal é que haja um nível reduzido de poluição luminosa e que esteja bastante escuro. Se preferir apreciar este espetáculo fora de Reiquiavique, as melhores cidades para o fazer são: Akureyri, Isafjordur e Húsavík. Mas poderá ser avistado em vários locais. É precisa também alguma sorte. Existem Apps para instalar no telemóvel que dão alertas quando existe uma grande probabilidade de verem auroras boreais.

• Géiseres (fontes termais da Islândia)

Os Géiseres são um dos elementos mais característicos da Islândia. São fontes termais que lançam água ou vapor em intervalos de tempo regulares. Os jatos podem chegar a alturas impressionantes. Em Haukadalur (parque geotermal) poderá encontrar um dos maiores géiseres em atividade do país, o Strokkur.

• Lagoa Azul

Sem dúvida, um dos pontos turísticos mais conhecidos da Islândia. Trata-se da maior lagoa de água termal do país. A água é rica em sílica, um mineral que acredita-se ter efeitos terapêuticos para a pele e a temperatura costuma rondar os 38 ºC (o que é muito agradável, principalmente em países frios). No meio da lagoa existe um bar, para tornar a sua experiência ainda mais relaxante. Mais fotografias e informações, aqui.

Lagoa Azul - Islândia © Viaje Comigo

Lagoa Azul – Islândia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - Lagoa Azul - Islândia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Lagoa Azul – Islândia © Viaje Comigo

• Banhos naturais de Mývatn

Os banhos de Mývatn situam-se na colina Jardbadshólark, e são menos turísticos do que a Lagoa Azul – há quem diga que também são menos bonitos, mas isso deixo ao vosso critério. A água provém de nascentes naturais, localizadas debaixo do balneário, sendo uma zona geotermal alta. Ficará encantado com a vista panorâmica sobre a região do Lago Mývatn, visível de qualquer ponto das piscinas.

• Hólmavík

Este é um pequeno povoado, com poucos habitantes, restaurantes com ótima comida e onde poderá recuperar forças a caminho dos fiordes do Oeste. Mas, o que realmente se destaca em Hólmavík é o Museu da Bruxaria e Feitiçaria da Islândia. Se tem interesse sobre esta temática, neste museu irá mergulhar na cultura popular, lendas e mistérios da bruxaria islandesa.

Skogafoos - Islândia © Viaje Comigo

Skogafoos – Islândia © Viaje Comigo

• Thorsmörk (o Deserto de Thor, no Vale dos Deuses)

Este deserto (sim, na Islândia também há desertos!) fica no sul do país e é também conhecido como “a floresta do deus trovão”. É por aqui que se passa para chegar ao desfiladeiro de Stakkholtsgjá e alcançar as cascatas de Gljufrabuí, Seljalandsfoss (nesta é possível passar por detrás da cascata) e a gigante, e considerada uma das mais belas, a Skogafoss.

Seljalandsfoss - Islandia ©Viaje Comigo

Seljalandsfoss – Islandia ©Viaje Comigo

Cascata Gullfoss

A Islândia abriga várias cascatas. Para além das referidas anteriormente, destaco a cachoeira Gullfoss, que é classificada como a maior da Europa. Esta também é conhecida como “cachoeira de ouro”, pela tonalidade dourada da água durante o verão. A queda de água Gullfoss fica no desfiladeiro do Rio Hvítá, no sudoeste da Islândia, a 100 km de Reykjavik.

Gulfoss - Islandia © Viaje Comigo

Gulfoss – Islandia © Viaje Comigo

Gulfoss - Islandia © Viaje Comigo

Gulfoss – Islandia © Viaje Comigo

Gulfoss - Islandia © Viaje Comigo

Gulfoss – Islandia © Viaje Comigo

Lagoa Glaciar e Diamond Beach

A Glaciar Lagoon é outros dos locais míticos da Islândia, onde vemos (e ouvimos) os blocos gigantes de gelo a moverem-se ao sabor da corrente. Perto da Lagoa Glaciar, existe um local lindíssimo, a Diamond Beach (Ice Beach / Praia dos Diamantes), onde os pedaços de gelo parecem de facto diamantes e a sua cor contrasta com a areia preta, de origem vulcânica.

Diamond Beach - Praia dos Diamantes - Islandia © Viaje Comigo

Diamond Beach – Praia dos Diamantes – Islandia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro - Diamond Beach - Islândia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Diamond Beach – Islândia © Viaje Comigo

Diamond Beach - Islândia © Viaje Comigo

Diamond Beach – Islândia © Viaje Comigo

• Jökulsárlón, maior lago glacial da Islândia

A poucos metros da Diamond Beach está a Lagoa Glaciar Jökulsárlón, onde conseguimos ter uma vista panorâmica sobre toda a área. É um local espetacular. É possível ficar simplesmente sentado a ouvir o gelo a partir-se, à medida que se vai deslocando… Este é outros dos locais onde pode experienciar momentos verdadeiramente zen, na Islândia.

Lagoa Glaciar - Islandia © Viaje Comigo

Lagoa Glaciar – Islandia © Viaje Comigo

Lagoa do Glaciar - sul da Islândia © Viaje Comigo

Lagoa do Glaciar – sul da Islândia © Viaje Comigo

Glaciar Lagoon, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Glaciar Lagoon, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Foca na Lagoa Glaciar - Islandia © Viaje Comigo

Foca na Lagoa Glaciar – Islandia © Viaje Comigo

• Montanha de Vestrahorn

A montanha de Vestrahorn, na península de Stokksnes, é um dos lugares mais mágicos da Islândia, cujo pico da montanha atinge os 454 metros, rodeada de lagos e uma praia de areia negra. Fica a cerca de uma hora, de carro, a partir da Jökulsárlón, a famosa lagoa glaciar. Aproveite também para visitar o Café Viking, que fica na mesma área e beber algo quentinho. Sugiro também que visite a aldeia Viking. Saiba mais aqui.

Vesturhorn - Stokksnes - Hofn - Islândia © Viaje Comigo

Vestrahorn – Stokksnes – Hofn – Islândia © Viaje Comigo

Vesturhorn - Stokksnes - Hofn - Islândia © Viaje Comigo

Vestrahorn – Stokksnes – Hofn – Islândia © Viaje Comigo

Aldeia Viking - Vesturhorn - Stokksnes - Hofn - Islândia © Viaje Comigo

Aldeia Viking – Vestrahorn – Stokksnes – Hofn – Islândia © Viaje Comigo

• Kayak no Glaciar Sólheimajökull

Existem várias formas de conhecer as belezas naturais da Islândia, mas, já pensou conhecer os glaciares de kayak? As águas são geladas, porém calminhas, o que lhe vai proporcionar uma vista avassaladora, enquanto navega por entre os icebergs.

• Vik (espetáculo de lava)

Vik é uma pequenina cidade, com cerca de 300 habitantes e que tem uma das incríveis praias de areia preta, tão características da Islândia. Uma curiosidade acerca desta praia com enormes formações basálticas, é que é um dos cenários mais conhecidos da série “Vikings”, que passa no canal História. Outras três atrações bem conhecida de Vik são:
– O avião militar abandonado de Solheimasandur, que caiu na costa sul da Islândia em 21 de novembro de 1973 e, desde então, a sua fuselagem permaneceu inalterada na praia de Solheimasandur;
– A pequena igreja luterana (Víkurkirkja) que oferece uma vista panorâmica lindíssima;
– O  local com um “espetáculo” de lava, onde poderá ver como são as erupções vulcânicas.

• Desfiladeiro Fjádrárgljúfur

O desfiladeiro Fjádrárgljúfur é de uma beleza natural arrebatadora e irá perceber isso mesmo ao percorrer as escarpas até ao rio Fjaðrá, que engrossa o caudal com a chuva.

• Parque Nacional de Thingvellir

Este parque é considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Aqui encontrará o lago Thingvallavatn – o maior lago natural da Islândia, onde corre lava quente. Para além disso, poderá admirar a beleza das montanhas, vulcões e cachoeiras que existem no local. Veja algumas fotos.

No Parque Nacional Þingvellir, Thingvellir - Islândia © Viaje Comigo

No Parque Nacional Þingvellir, Thingvellir – Islândia © Viaje Comigo

Parque Nacional Þingvellir, Thingvellir - Islândia © Viaje Comigo

Parque Nacional Þingvellir, Thingvellir – Islândia © Viaje Comigo

Lago Þingvallavatn, Parque Nacional Þingvellir, Thingvellir - Islândia © Viaje Comigo

Lago Þingvallavatn, Parque Nacional Þingvellir, Thingvellir – Islândia © Viaje Comigo

• Yoda Cave

Se está a pensar na mítica personagem de “Star Wars”, saiba que é exatamente isso! A Yoda Cave, por alusão à figura que parece mesmo o Jedi Yoda do filme, fica numa montanha, com mais de 200 metros de altura e num terreno de pedras e areias pretas. Parece que estamos num planeta diferente.

Yoda Cave, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Yoda Cave, Viagem à Islândia: testes do Galaxy A9, Samsung © Viaje Comigo

Praia Reynisfjara

A praia Reynisfjara é conhecida pelas colunas de basalto, junto do mar. É tão bonita quanto perigosa… Em vários locais, tem chamadas de atenção, por causa das correntes fortes e, contam-se histórias, de pessoas que já perderam a vida naquele local.

Reynisfjara - Black Beach - Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara – Black Beach – Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara - Black Beach - Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara – Black Beach – Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara - Black Beach - Islandia © Viaje Comigo

Reynisfjara – Black Beach – Islandia © Viaje Comigo

• Secret Solstice Festival

Se gosta de festivais, não vai querer perder o Secret Solstice! O festival acontece em junho, durante o solstício de verão, quando acontece o fenômeno do Sol da Meia Noite, em que o Sol pode ser visto 24h por dias, por três dias consecutivos.

Skolavordustigur street - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Skolavordustigur street – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

O que ver em Reykjavik (Reiquiavique)

Reiquiavique é a capital da Islândia e a sua maior cidade, com mais de 120 mil habitantes. Tal como outras cidades nórdicas, Reiquiavique é moderna, organizada, limpa, muito segura e claro, bastante cara. Irá encontrar vários museus, repletos de História, principalmente acerca dos Vikings; comércio, bares, restaurantes e monumentos históricos.

Veja aqui o guia / roteiro completo para visitar a capital islandesa

• Rua Skolavordustigur

A rua Skolavordustigur é uma das mais recentes atrações turísticas. A rua está pintada com o arco-íris (símbolo também do LGBTQ+) e o local perfeito para a inevitável foto para alimentar as suas redes socias. Esta rua tem muitas lojas, bares, restaurantes, cafés, etc.

Skolavordustigur street - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Skolavordustigur street – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Gelados Valdis – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

• Museus de Reykjavik
Sao vários e pode consultar no guia de visita à cidade.

Reykjavik : Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Museu Marítimo – Reykjavik : Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

• Sky Lagoon

Este é outro daqueles locais idílicos, onde parece que é transportado para dentro de um filme. A lagoa Sky é uma piscina geotérmica, com 100 metros de comprimento, na qual pode ver o mar, as estrelas e, até, as auroras boreais. Saiba mais.

• Hallgrímskirkja, ou Igreja de Hallgrímur

É uma igreja luterana da Igreja Nacional da Islândia, cuja arquitetura não deixa ninguém indiferente. Foi projetada por Guðjón Samúelsson em 1945 e concluída apenas em 1986. A sua estética é tão diferente porque o arquiteto inspirou-se nas colunas de basalto e cachoeiras abundantes por todo o país. A torre da igreja Hallgrímskirkja tem 74,5 metros de altura, por isso, imagine a vista panorâmica que terá sobre Reiquiavique.

Igreja Hallgrímskirkja, Reykjavik :Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Igreja Hallgrímskirkja, Reykjavik :Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

• Sun Voyager (Sólfar)

A “Viajante do Sol” trata-se de uma escultura futurista, da autoria de Jón Gunnar Árnason, que pretende ser um barco de sonhos ou uma ode ao sol e à esperança e liberdade. A sua construção em aço lembra um navio viking, honrando assim a história da Islândia e sua tradição marítima.

Susana Ribeiro - Sun Voyager - Reykjavik : Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Sun Voyager – Reykjavik : Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

• Rua Laugavegur

A rua Laugavegur é uma das maiores e mais antigas da cidade de Reiquiavique. Atravessa o centro histórico da cidade e cativa a todos com os seus edifícios pitorescos ao estilo islandês. Ao passear por Laugavegur encontrará muita animação: lojas, pubs, discotecas e restaurantes. É, sem dúvida, uma das ruas mais cosmopolitas e animadas da cidade.

• Harpa Concert Hall

Este edifício que recebe conferências e concertos, distingue-se pela sua arquitetura original. Consta que na parte sul do prédio, são vistos reflexos da cidade nos vidros e que vão mudando de cor.

Harpa Concert Hall - Reykjavik :Reiquiavique Islândia © Viaje Comigo

Harpa Concert Hall – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Harpa Concert Hall - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Harpa Concert Hall – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

• Porto Velho

O Porto velho de Reiquiavique é dos locais mais pitorescos e encantadores da cidade. Nesta zona cheia de vida (museus, restaurantes, etc.) poderá sentir a atmosfera do passado marítimo islandês.

Restaurante Kopar - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Kopar – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

RESTAURANTES: ONDE COMER EM REIQUIAVIQUE?

Até esta data, a Islândia é o país mais caro onde já estive. E, além do custo de vida que é alto, não se conseguem encontrar muitas alternativas de preços médios para comer. Uma refeição poderá ficar (quase sempre) à volta dos 20 euros, no mínimo. A água é sempre oferecida em toda a Islândia. Mas, apesar de tudo ser caro para nós (portugueses), também vos posso dizer que nunca comi mal na Islândia! Qualquer café-restaurante tem boa comida, bem servida, e com os paladares certos.
Tem aqui os restaurantes que experimentei na capital islandesa.

Restaurante Apotek - Reykjavik :Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Apotek – Reykjavik :Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Kopar - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Kopar – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Apotek - Reykjavik :Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Apotek – Reykjavik :Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Kopar - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Kopar – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Forrettabarinn - Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Forrettabarinn – Reykjavik :Reiquiavique -Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Apotek - Reykjavik :Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Apotek – Reykjavik :Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Apotek - Reykjavik :Reiquiavique - Islândia © Viaje Comigo

Restaurante Apotek – Reykjavik :Reiquiavique – Islândia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo