Na Islândia, a capital é Reykjavik (Reiquiavique), que é também a maior cidade do país, albergando um terço da população islandesa, ou seja, mais de 120 mil habitantes. Se tiver tempo, pode ir em busca da História local e dos Vikings nos seus museus. A cidade é o ponto de partida de quase todos os tours neste país, que procuram os mais belos pontos naturais com queda de águas, glaciares, auroras boreais, e praias com pedras de gelo gigantes… mas a capital tem um ambiente noturno muito seguro e animado. Vale a pena conhecer!
Já estive por duas vezes em Reykjavik, mas sempre de breve passagem. O centro da cidade pode ser feito a pé, e passar nas maiores atrações. É uma cidade moderna, muito bem organizada e super segura. É a 14ª cidade mais cara para se viver, no mundo, e a sexta cidade mais cara da Europa, de acordo com o The Economist. Sim, é cara! Muito cara. Restaurantes caros (vejam mais abaixo as minhas sugestões), alojamentos caros, todo o país é caro. Mas vale muito a pena uma visita.
O QUE VISITAR EM REYKJAVIK / REIQUIAVIQUE
Como digo no meu roteiro de 4 dias na Islândia, a melhor altura para visitar será fora do inverno porque o número de horas de dia é muito reduzido (cerca de 4 horas de dia), por isso, a melhor altura será entre abril e setembro, onde poderá chegar às 20 horas de dia. Consegue-se aproveitar muito mais… apenas garanta que o alojamento tem bons cortinados, que tapem a luminosidade. Na minha segunda visita a Reiquiavique tive sempre sol, apesar de estar frio (fui em abril)!
– A rua Skolavordustigur: é uma das mais recentes atrações turísticas. E que forma tão inteligente de chamar clientes a esta rua! A rua está pintada com o arco-íris (símbolo também do LGBTQ+) e toda a gente quer tirar fotografias. Esta rua tem muitas lojas, bares, restaurantes, cafés, etc. De tudo um pouco. Com bom tempo dá para aproveitar as esplanadas. No final da rua está a igreja luterana Hallgrímskirkja
– Hallgrímskirkja, ou Igreja de Hallgrímur, é uma igreja luterana da Igreja Nacional da Islândia, em Reykjavík. A arquitectura da igreja parece saída de um filme.
– Piscinas geotermais (com temperaturas entre os 38 e 40 graus)
– Blue Lagoon: a muito conhecida lagoa azul com piscinas de água quente e tratamentos de pele.
– Museus de Reykjavik:
Destacamos:
– Saga Museum é um dos principais, com a história dos Vikings;
– Perlan – Este museu ganhou o “Travelers Choice” este ano de 2022. Poderá aprender mais sobre a natureza da Islândia;
– Museu Marítimo de Reykjavik;
– Museu Falológico (Museu que contém várias peças dedicadas aos falos);
– Aurora Reykjavik (sobre as Auroras Boreais);
– Arbaer Open Air Museum – Este é um museu a céu aberto e que é também interativo. Ele mostra uma reconstituição de como era o antigo modo de vida Inslandes
– Arbaer Open Air Museum: um museu a céu aberto, com casas tradicionais da Islândia
– A arquitetura do Harpa Concert Hall (Sala de Concertos e de Conferências)
– Sun Voyager: uma escultura futurista, da autoria de Jón Gunnar Árnason, que pretender ser um barco de sonhos ou uma ode ao sol e à esperança e liberdade.
– Onde sair à noite
Entre os muitos (são mesmo muitos) bares que a cidade de Reykjavik tem escolhi um pela curiosidade que me suscitou: o Lebowski Bar, inspirado no filme The Big Lebowski – com decoração a condizer, claro. Tem bom ambiente, música, e é muito grande. Tem uma parte de discoteca, mais atrás, e também serve comida.
– Pode ver aqui os eventos que estão a decorrer na cidade
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
ONDE DORMIR EM REYKJAVIK
O ponto de partida e chegada da viagem foi na capital Reykjavik e fiquei alojada no Hotel Canopy by Hilton Reykjavik City Centre, bem localizado e que fica perto de todo o comércio, bares e restaurantes. O pequeno-almoço neste hotel é excelente.
ONDE COMER EM REYKJAVIK
Em Reykjavik, experimentei vários restaurantes: o Apotek, o Kopar, o Forrettábarinn, o Fish Company que é considerado um dos melhores da Islândia a servir peixe; o Grillmarket apresenta cozinha de fusão e vale muito pela experiência gastronómica. Mas, tem aqui mais sugestões de restaurantes em Reykjavic – clique aqui.