Publicado em Janeiro 9, 2022

Três dias de safaris no Parque Kruger, África do Sul

África/ África do Sul

Na África do Sul, fiz vários safaris em diferentes alturas do dia e em diferentes locais. O Parque Kruger (Kruger National Park) é obviamente um dos incontornáveis parques de conservação sul-africanos, que merece uma visita prolongada. Estive três dias em safaris: de madrugada, de manhã, à tarde, e de noite. Alguns acompanhada e outros a conduzir eu própria, o meu carro alugado. As maiores aventuras foram, sem dúvida, a conduzir o carro, quando encontrava girafas e elefantes a atravessarem a estrada, mesmo à minha frente, ou então, os leões que encontrei, na beira de estrada, a descansar na sombra de uma árvore.

Leões no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Elefante e bebé, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Bebé búfalo - Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Bebé búfalo – Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Girafa no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Saí do Tintswalo Safari Lodge e entrei no Kruger National Park na porta mais próxima: a Orpen, que fica a apenas alguns minutos de carro. Ao fazer a estrada de alcatrão, além das impalas e gnus, sou logo brindada com a presença de girafas, animal que adoro. Adoro todos mas tenho especial carinho por alguns. Quando virei para a estrada de terra, surgiram muitos elefantes, macacos, mais girafas e quando voltei à estrada de alcatrão, em direção a Lower Sabie, encontro búfalos a atravessarem a estrada.

Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Há uma frase, entre os guias de safaris (os safaris são chamados de Game Drive), numa espécie de brincadeira, que dizem que existem duas coisas que se vêem do espaço: a Grande Muralha da China e as filas de carros no Kruger, que param para ver animais. Dependendo dos dias, isso pode acontecer, porque há muita gente a visitar o parque. E, sem dúvida, é o pior que nos pode acontecer, porque muitos carros implicam que muitas vezes ficamos sem o “melhor lugar” para ver e fotografar os animais. Felizmente não tive esse azar. Apanhei alguns carros, mas não muitos! E nalgumas fotografias até gosto que apareçam porque dão a perspetiva de tamanho dos animais, como nesta foto abaixo.

Elefantes e carros no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Continuei a viagem que me levaria ao primeiro parque onde iria ficar alojada, e à primeira noite, dentro do Kruger Park. Mais à frente, num miradouro, surge a vasta planície africana, com tudo bastante mais verde, talvez devido às chuvas dos últimos dias. Uma grande manada de elefantes surge, junto a um ponto com uma vista panorâmica deslumbrante. Cenário perfeito!
Tanta gente deve ter despejado ali as cinzas de entes queridos que existe uma placa a dizer especificamente para não fazerem isso.

Vista Nkumbe Lookout, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Crocodile Bridge - Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Crocodile Bridge – Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Pôr do sol no Crocodile Bridge - Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Pôr do sol no Crocodile Bridge – Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Cheguei ao final do dia a Crocodile Bridge, mesmo a tempo de apreciar um dos mais bonitos pores do sol daquela semana. A tenda é boa, simples mas confortável. O supermercado estava quase a fechar, mas fui a tempo de fazer umas compras para o jantar. Tinha material para cozinhar e, na cozinha comunitária, preparei um jantar simples: salsichas e pão, uns cachorros ótimos. Fui dormir para acordar cedo, para o safari ao nascer do sol.

Orpen Gate -Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Quando acordei ainda era de noite. Já estava um camião grande, alto e aberto em cima, para onde entramos para o safari ,que nos levaria a ver os animais, no nascer do sol. Avistámos as zebras e girafas, em grandes grupos.

Dão-nos uma lanterna, para apontarmos para onde o guia nos diz onde estarão animais – cuidado não aponte diretamente para o animal – e conseguimos ver outros mais escondidos: rinocerontes, elefantes e girafas, zebras e impalas… tudo começa a aparecer, assim como os primeiros raios de sol do dia. Mas, não deposite muitas esperanças nestes Game Drives da noite… é difícil de ver os animais de dia, quando mais de noite e com 20 pessoas dentro do mesmo veículo.

Nascer do sol no Crocodile Bridge - Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Nascer do sol no Crocodile Bridge – Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Hiena à noite - Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Hiena à noite – Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Girafa e nascer do sol - Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Girafa e nascer do sol – Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

E, ainda de noite, passamos por uma árvore onde alguns tinham visto um leopardo, no dia anterior. Estava lá, agora, a carcaça de um animal, que ele tinha comido metade.
Os hipopótamos relaxam no lago e uma família de rinocerontes é vista ao longe.
Avistamos também muitas aves abutres e hienas, mesmo antes de entrarmos na parte vedada do parque.

No dia seguinte, deslocámo-nos para outro parque, o Lower Sabie, que tem restaurante, uma loja maior do que o outro e tem piscina. Porque este parque é dos mais concorridos, já não tinha disponibilidade de tendas com camas, mas tínhamos a nossa tenda, que montamos num pequeno espaço alugado. Há uma cozinha comunitária, mas o restaurante era agradável e não era muito caro, com porções muito generosas. Como somos obrigados a recolher ao parque, com os carros privados, antes do sol se pôr, jantávamos cedo e acordávamos cedo para fazer safaris.

Restaurante Lower Sabie - no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Restaurante Lower Sabie – no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Lower Sabie - no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Quadro de avistamentos de animais, Lower Sabie – no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Lower Sabie, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Animais mais vistos em Lower Sabie, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Em frente a Lower Sabie, encontramos um lago com hipopótamos e crocodilos e, mais uma vez, encontramos elefantes e tivemos um face-a-face que deu algum medinho. Porque ,mesmo com o carro parado, e nós sem mexermos um dedo, o elefante avançou para a viatura, abanou as orelhas e bateu com a pata no chão, urinando de seguida. Segundo o que li e me disseram: estava a proteger o seu território. Imagino que deve olhar para o carro e perguntar-se “que raio de bicho és tu?”. Acabou por dar a volta e ir embora, mas gelei complemente. Era enorme!

Contacto com elefante, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Dica: há parques para descanso que esgotam mais do que outros. É possível fazer a reserva antecipadamente online, mas também nos postos de turismo de qualquer cidade, por exemplo. Fi-lo no posto de turismo de Cape Town (Cidade do Cabo), para perceber quais seriam os melhores campos de descanso, para fazer um percurso dentro do Parque Kruger.

Nos parques, os preços dos safaris são diferentes para quem está alojado e para quem não está. Claro que os segundos pagam mais e a diferença é quase de 100 rands a mais no preço de cada safari, por pessoa.

Hipópotamos no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Hipópotamo no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Vista Lower Sabie, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Em Crocodile Bridge, fiz o Sunrise Drive. Levei algo para comer, porque começa às 04h30. Durou 3 horas e vimos bastantes animais.
Há o Game Drive do pôr do sol e o da noite, que variam entre os 272 e os 450 rands. Os horários para o nascer e pôr do sol, variam consoante a época do ano.

Para o Sunrise ou Sunset Drive (3 horas de duração) é preciso roupa quente, porque quando o sol nãoestá lá fica fresco, podemos levar bebidas (nada de álcool) ou algo para comer, não vai ter casas de banho nem pode parar no meio para ir…. Não é permitido para crianças menores de 6 anos. A Night Drive dura 2 horas.

Loja Orpen, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Loja da Porta Orpen, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Leão no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Existem ainda as Caminhadas: a Morning Walk que pode durar 3 a 4 horas. Inclui snack e água, pedem para usar roupa da cor da natureza, como bege e verdes. Crianças menores de 12 anos não são permitidas. E pareceu-me bastante interessante o Bush Braai – que é o tradicional churrasco sul africano, no meio do mato, e inclui safari – custa à volta de 730 rands.

Leão a dormir, no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Hiena no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

No último dia, o percurso que fizemos foi, para sair do parque, em direção a Joanesburgo. Já tínhamos visto tantos animais que só parávamos quando víamos algo de extraordinário: há muitos macacos, girafas, elefantes, hienas, gazelas, hipopótamos, búfalos… e mesmo na saída do parque um casal de leões está a descansar, na sombra de uma árvore.

Na verdade ia tão distraída a conduzir – e também um pouco cansada de conduzir numa estrada de terra batida com um carro normal, alugado, temos de ter muito cuidado – que olhei para o lado e nem queria acreditar. Fiquei ali bastante tempo a fotografar, principalmente porque o macho acordou, levantou a cabeça e deixou-se fotografar.

Leão no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Os felinos estavam tão próximos da estrada! Sem estarem escondidos! Simplesmente a descansarem! E ficamos ali sozinhos a admirá-los, com se fossem uns simples “gatinhos”. Mas de vidros quase fechados, claro! Depois juntaram-se mais carros e, assim, dissemos adeus ao Kruger Park.

Leões no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Patas de animais no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

DICAS PARA QUEM VISITA O KRUGER PARK

(principalmente se vai conduzir o seu próprio carro dentro do parque)

– Marque com antecedência o alojamento nos parques; esgota com alguma facilidade. Pode ir preparado com coisas de campismo, caso não tenha as tendas disponíveis. Ou caso queira poupar dinheiro: leve a sua tenda e os seus utensílios para cozinhar, por exemplo.

– Quando estiverem muitos carros parados, a verem animais, não estacione na diagonal, para quem possam todos ver.

– Deixe sempre a estrada aberta, a outros que queiram simplesmente passar.

– Não dê de comer a nenhum animal! Sim, já houve desfechos trágicos…

– A não ser que esteja numa área especificamente designada, não pode sair do veículo nem total nem nenhuma parte do seu corpo deve sair do carro, janelas, portas ou do tejadilho.

– Velocidades máximas dentro do Kruger Park: 50km/h no alcatrão e 40Km em terra batida.

(continua mais abaixo)

Game Drive sunrise, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Zebras, Game Drive sunrise, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Elefantes, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Elefante próximo do carro, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Elefante, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

– Os portões de entrada dos parques de campismo têm horários que têm de ser escrupulosamente cumpridos. Existem multas para quem entrar depois do horário de recolher, que normalmente coincide com o pôr do sol. Verifique bem os horários.

– Todos os dias tem de se fazer check-in no alojamento, para saberem que estamos dentro do parque e que ninguém ficou fechado fora do parque durante a noite.

– Não pode arrancar plantas!

– O Kruger Park é uma zona de malária, tome precauções: roupa a tapar o corpo e repelente, principalmente ao pôr do sol. O mosquito é “preguiçoso” e normalmente pica nas parte baixas, como pés e tornozelos. Mas não só. Se possível, durma com rede mosquiteira.

– Coloquem sempre repelente, levem chapéu (para o sol) e agasalhos porque de manhã e à noite fica fresco.

(continua mais abaixo)

A conduzir o carro no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Gato selvagem, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

– É natural, nos portões de entrada do parque, verificarem o carro e mala, uma vez que há pessoas que roubam plantas e até animais… e foram presas ou multadas por conta disso.

– Não siga os elefantes (ou outros animais) com o seu carro. Pare e deixe-os passar. Isso acontece muitas vezes, eles atravessarem a estrada.

– Tenha cuidado quando há bebes nas manadas. As mães tornam-se protetoras e poderão ficar agressivas e atacar.

– Existe uma App (aplicação) que ajuda a perceber os locais onde os animais que foram avistados mais recentemente. “Latest Sightings Kruger“. A aplicação até pode ser útil, mas na maior parte dos percursos perdemos conexão de internet e não temos como aceder.

– Se não estiver interessado em ver muitos pássaros, e estiver mais interessado em ver animais de grande porte, tente fugir aos “birdwatchers”, que estão sempre a fazer paragens mais prolongadas.

Macacos, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Mapa Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

– Atenção aos horários de recolher. Os carros não devem circular à noite dentro do Parque. É uma pesada multa para quem o fizer. Assim, deverá ver qual o horário de recolher do parque de campismo onde vai pernoitar. Normalmente é entre as 17h30 e as 18h30, dependendo das épocas do ano, porque coincide com o pôr do sol. As portas abrem de manhã (ainda de noite) para os Game Drives entre as 04h30 e as 06h00.

Preços para o Kruger Park: poderão variar consoante a época do ano

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Elefante, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Búfalos no Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Crocodilo e pássaro, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Lower Sabie, Kruger National Park- África do Sul © Viaje Comigo