Já tinha ido visitar (ver) animais selvagens no Sri Lanka, mas na África do Sul a primeira vez que fiz um safari foi na reserva privada Entabeni Game Reserve, no Limpopo, a cerca de 90 minutos de Polokwane e a 3 horas de Joanesburgo. São 22 mil hectares (sim, leram bem!) de terreno, onde estão centenas de animais. Todos os dias saíamos duas vezes para vermos os animais de perto: um jogo de paciência e…silêncio. Depois desta, fiz outros safaris, incluindo no Kruger Park.
O Entabeni Game Reserve é uma reserva privada e considerado um luxuoso alojamento, uma vez que tem todos os serviços – com refeições incluídas – motoristas que nos levam para os safaris e, à noite, alguém que nos acompanha até à casinha, que é um quarto, não vá algum animal andar por lá. Todos somos acompanhados aos quartos. Quando lá estive tinha sido visto uma leoa, a passear perto das casinhas… algum medo? Sim, algum! Principalmente se a leoa tiver bebés para alimentar.
E nesta reserva será possível ver o que chamam de Big 5, ou seja, onde poderão ser vistos os cinco mamíferos selvagens de grande porte: o leão, o elefante, búfalo-africano, rinocerontes e leopardo. A designação Big Five vem também do facto da dificuldade de serem caçados e por isso está o leopardo na lista e não o hipopótamo.
Pode fazer somente um Game Drive (um safari), mas com apenas um não vai ver tudo. Eu fiz quatro e não me fartei, em momento algum. Fizemos ao nascer do sol, ao pôr do sol, a meio do dia… Todas as saídas são feitas por lugares diferentes. É que nesta reserva, privada, com cerca de 22 mil hectares – e até uma montanha linda tem no meio – é muito fácil estarmos sempre a ver coisas diferentes. A reserva é rodeada de montes, transformando a área num local chuvoso, o que torna todo o cenário muito verde, com diferentes tons de verde.
Logo no primeiro game drive vimos macacos… uma árvore com uma comunidade. Muito curiosos, vieram espreitar e um deles parecia mesmo que ia saltar para o meu colo.
Gnus, antílopes, javalis “Pumba” a saltarem e são eles quem tem mais medo. Veem-nos ao longe e afastam-se sempre de nós.
Todos os outros animais ficam impávidos à passagem dos nossos jipes. Parámos, fotografamos, e ficámos a observá-los enquanto ouvimos curiosidades, que são ditas pelos nossos guias.
Mais à frente, uma girafa atravessa à nossa frente, alta e imponente.
Mas, são as duas chitas, que se passeiam calmamente no meio da vegetação, e passam na estrada de terra batida, que nos fazem suster a respiração.
As referências ao “Rei Leão” são sempre muitas… No dia seguinte, vemos uma família de leões a relaxar na sombra, no meio da estrada. Apenas ficamos a olhar, deslumbrados … parecem mesmo os meus gatos, a dormir uma soneca. Uma das crias, que caminha meio desajeitadamente, vai abraçar o pai e deita-se junto dele… o pai afasta-o com as patas. Para o bebé tudo é brincadeira. Foi ternurenta esta imagem da família leonina.
Por detrás no nosso carro aparece um leão adulto, cada passada que dá mostra a sua imponência… alguém diz baixinho no carro “Scar”… mais uma alusão ao filme ao antagonista do “Rei Leão”, além da música “Hakuna Matata” se soltar das bocas sempre que vemos os javalis.
Também para para quem gosta de observar pássaros, esta reserva é um paraíso! Há muitos, de todos os tamanhos e cores, grandes e pequenos, coloridos. Conta-nos que há os machos que fazem ninhos, junto dos lagos, mas se as fêmeas não acharem que o ninho está bem feiro, destroem e eles têm de voltar a fazer.
Os elefantes, descobrimos no meio da vegetação. E um deles vem dizer-nos olá ao jipe. Começa a aproximar-se e o guia começa a dizer “não, não vais fazer isso outra vez!”. E ele vem e põe a tromba em cima da frente do carro. Nós ficamos estáticos e nem consegui filmar direito! Mas, simplesmente fez isso e passou com aquele ar todo sorridente.
Paramos junto ao lago porque descobrimos pegadas de elefante. Sabiam que eles bebem cerca de 150 litros por dia? Pelo caminho, damos de caras com as zebras, que são também animais muito bonitos. Sabiam que são pretas com riscas brancas?
São informações que os nossos guias nos vão dando. São muitos anos de experiência bem sei, mas os olhos deles estão treinados para verem tudo e quem é que se cruza connosco na estrada: a mais mortal das serpentes. Longa, mas esguia, verde, ninguém diria que numa dentada nos tiram a vida. “Boomslang snake” que significa serpente da árvore… mistura-se com a cor verde e ataca quando se sente ameaçada. Estávamos no carro, dissemos olá e seguimos caminho.
Ao final do dia… paramos para um piquenique junto do lago. Algo se mexeu na água: estão dois hipopótamos a relaxarem na água. “Welcome to the wildside” é o convite da Entabeni Game Reserve e vão ver e sentir que é mesmo verdade.
INFORMAÇÕES
Entabeni Game Reserve, no Limpopo, África do Sul
Reservas: reservations@entabeni.co.za
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.