Durante a minha viagem pela África do Sul, visitei algumas cidades e fiz uma passagem também por Joanesburgo, a maior cidade do país e capital da província de Gauteng. Surgiu como apoio aos trabalhadores das minas de ouro, no século XIX.
Em Joanesburgo, visitei o distrito de Soweto, que foi o lar de Nelson Mandela e Desmond Tutu. Aliás, a antiga residência de Mandela agora é o museu Mandela House. Também visitei o Museu do Apartheid e é muito interessante.
Joanesburgo tem, agora, tem 5,6 milhões de habitantes e infelizmente é considerada uma das cidades mais inseguras do mundo. Apesar disso, aconselho sobretudo a visitarem estes lugares. E fui jantar ao fantástico restaurante Epicure, onde a carta uma mistura de influência de várias gastronomia. Ao almoço, no bairro de Maboneng fui ao restaurante Pata Pata, que também aconselho.
ONDE DORMIR EM JOANESBURGO?
Fiquei alojada no Hotel 54 On Bath – um hotel moderno que fica na zona cultural de Rosebank. Serve comida excelente e o pequeno-almoço é muito bom! O colorido Mercado de Artesanato Africano fica a apenas 200 metros deste hotel.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
SOWETO
Quando me perguntam: o que visitar em Joanesburgo, na África do Sul,, poderei esquecer-me de muita coisa, porque foi pouco tempo que passei por lá, mas nunca esquecerei do passeio de bicicleta que fiz pelo Soweto!
E porque devem mesmo visitar esta cidade? Porque muita da História deste país e das suas revoluções sociais surgiram aqui. Pelo caminho, a pedalar, cruzei-me com dançarinos zulus, bancas de artesanato, memoriais de homenagem a lutas raciais e provei ainda a gastronomia local. Leia mais.
MABONENG
O bairro de Maboneng é provavelmente um dos mais cool da África do Sul. Foi revitalizado e, num breve passeio, pode seguir-se a street art que se vai encontrando pelas ruas. Passou de um bairro perigoso, para um bairro artístico – com galerias de arte, livrarias, bares e restaurantes – e onde se criaram milhares de habitações modernas.
Museu do Apartheid
O Museu do Apartheid tem muitos espaços, com muita informação: textos para ler e vídeos para assistir. É uma boa lição de História, de uma parte da História que preferíamos que não tivesse existido. Para que não exista de novo é bom que se recordem as lutas que foram feitas: desde a Constituição, até ao crescimento de Joanesburgo, a vida nas minas, a introdução ao Apartheid, os levantamentos contra o Apartheid e a violência, as prisões políticas, as mortes, a prisão e a liberdade de Mandela, a transição para a democracia, as eleições… já perceberam, muita coisa.
Tem uma parte do edifício totalmente dedicada a uma exposição sobre a vida de Nelson Mandela (1918-2013), que inclui informação de livros, documentos, filmes e documentários. Uma mostra que dá conhecer a vida (ou vidas! porque parece ter tido várias vidas) e obra de uma das mais incríveis personalidades do século XX/XXI. Um dos homens responsáveis pelas primeiras eleições democráticas na África do Sul em 27 de Abril de 1994, tendo sido eleito como o Presidente e sendo apelidado de “Pai da Nação”.