Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 7, 2023

Onde e como observar as Auroras Boreais

Europa/ Finlândia/ Islândia/ Preparar a viagem/ Suécia

As auroras boreais (Northern Lights) são dos fenómenos naturais mais bonitos! Um verdadeiro espectáculo da natureza e que faz a delícia de muitos viajantes. Há alojamentos, tours e atividades pensadas especialmente para quem faz uma “espera” ou uma autêntica caça às autoras boreais. Vi esse espetáculo numa noite de muito frio, mas céu limpo, na Islândia (em Abril, o que não é nada comum). Já quando estive na Lapónia não tive a mesma sorte – apesar de todos os alertas darem visibilidade – e fiz quilómetros atrás das das auroras boreais. Sem sucesso, porém!

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

Quais as melhores alturas do ano para observar as auroras, os melhores locais e muitas outras dicas para que aproveite melhor a visualização do fenómeno. Nota útil: existem aplicações para os telemóveis que dão alertas da probabilidade de se verem (ou não) as auroras boreais e os locais mais prováveis. Instalem nos vossos telefones, porque as previsões costumam ser acertadas.

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

O que são as Auroras Boreais?

Trata-se de um fenómeno natural, que ocorre em determinadas regiões, em alturas específicas do ano, e consiste num espetáculo de luzes (maioritariamente verdes, amarelas e laranjas), que enfeitam o céu noturno.
Numa perspetiva um pouco mais técnica, a aurora boreal deriva do impacto de partículas de vento solar (sim! vindas do Sol!) com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre, e o seu aparecimento depende da atividade das fulgurações solares. Curiosidade: a aurora boreal que ocorre em regiões no hemisfério Norte, denomina-se, efetivamente, Aurora Boreal, mas, a que ocorre no hemisfério Sul, chama-se Aurora Austral.
Uma das condições mais importantes para que possam acontecer e ser observadas, é que o céu esteja escuro e limpo. Razão pela qual, têm mais propensão para aparecer no Inverno e nos países nórdicos.

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Casinha no cimo do monte. Noite estrelada e com Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

Qual a melhor altura do ano para ver as Auroras Boreais?

A melhor altura para avistar as auroras boreais é de setembro a abril, já que são os meses em que, na zona do Círculo Polar, existem pouquíssimas horas de luz.

Melhores destinos para observar as Auroras Boreais

A forma como as auroras boreais aparecem no céu não muda de local para local. O que realmente faz diferença é a perspetiva envolvente. Por exemplo, pode observar as auroras do interior de uma floresta; ou num local mais remoto, ou refletidas num lago gelado, etc.

Assim, se o grande objetivo é observar a aurora boreal, sugiro que escolha também uma região ou cidade que gostasse de conhecer… Assim é mais um ponto de interesse e, caso não tenha a sorte de avistar as auroras, sempre aproveita a viagem.

Estes são os destinos mais favoráveis para a observação deste incrível fenómeno natural.
Finlândia
Visitar a Lapónia finlandesa é, só por si, uma viagem mágica, já que estará a conhecer a “terra do Pai Natal”. Mais concretamente, em Rovaniemi. Para além disto, este é um dos locais na Finlândia onde pode observar as auroras boreais. E aqui, há duas maneiras de o fazer: ou do interior de um acolhedor igloo, ou partindo “à caça”, num passeio de jipe, de mota, ou num trenó puxado a huskies.

• Islândia
O Parque Nacional de Skaftafell, na Islândia, é considerado um dos melhores locais do mundo para ver as auroras. A razão é que a cidade de Skaftafell costuma ter um clima ameno. Esta região é um bom exemplo do que referi à pouco sobre a perspetiva da qual observamos este espetáculo de luzes. Sugiro que o faça perto da cascata de colunas de basalto (Svartifoss) e das diversas línguas de glaciar (Skaftafell), ou mesmo, perto da lagoa gelada e reluzente de Jökulsárlón.

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Demasiada exposição na fotografia cria este efeito – Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

• Noruega
Na Noruega distinguem-se dois locais: a cidade de Tromso, que tem uma excelente estrutura a nível de hotéis e acessos preparados para os visitantes das auroras boreais; e o arquipélago de Lofoten, no qual, do alto das montanhas, terá uma visão incrível das auroras refletidas no mar.

Alasca
Sim, também no maior e menos povoado estado dos EUA é possível encontrar as auroras boreais. Em Fairbanks, a segunda maior cidade do Alasca, tem ao seu dispor toda uma infraestrutura de hotéis e restaurantes, para que possa ver as auroras, com o máximo conforto.

• Suécia
As cidades de Kiruna ou de Abiskoou, na Suécia, são excelentes opções para observar as auroras boreais, principalmente devido ao seu clima seco.

• Rússia e Gronelândia
Na Rússia e na Gronelândia encontra locais incríveis para avistar as auroras, porém, só se for bastante aventureiro. Os acessos são mais difíceis que nos outros locais já referidos e tem menos insfraestruturas.

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

Dicas preciosas para não lhe escapar nada na caça às Auroras Boreais:

• Procurar locais longe dos centros urbanos (para fugir à luminosidade artificial);
• Evitar climas instáveis e com tendência a muitas nuvens
• Tente ficar alojado pelo menos uma semana, para ter mais oportunidades de conseguir avistar as Auroras;
• Instalar uma app de Auroras Boreais ou pedir ao hotel para dar um “alarme” que regista quando as Auroras estão visíveis no céu (Centro de Investigação de Auroras Boreais da cidade de Sodankyla);
• De preferência, vá com um guia ou com alguém que conhece bem a região;
• Agasalhe-se e tenha boas luvas, se quer tirar boas fotografias. O frio é muito e vai tremer de frio, o que não é muito bom para a estabilização que a fotografia necessita;
• Planeie a viagem, para garantir que vai fazê-lo em segurança.

NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..

Aurora Boreal - Islândia © Viaje Comigo

Aurora Boreal – Islândia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo