Susana Ribeiro vista rio Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 7, 2022

O Douro numa Quinta: Ventozelo, Douro

Portugal [ Douro ]

O Douro é uma paixão que nunca se esgota. Quando cheguei ao Ventozelo Hotel & Quinta (Quinta de Ventozelo), senti-me especial, sendo recebida por este grande anfitrião que é o Douro! A paisagem é deslumbrante, com o rio que se estende pelas encostas, sendo a Quinta de Ventozelo uma das maiores e mais bem posicionadas da região, exatamente na margem esquerda do Douro.
A Quinta de Ventozelo foi adquirida pela Porto Cruz, tornando-se uma das maiores apostas do Douro a nível de enoturismo. Encaixados entre os socalcos do Douro, estes alojamentos deixam-nos a pairar num ambiente feérico que junta natureza e tradição.

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quarto na Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quarto na Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Texto de Susana Rangel Cerdeira / Susana Ribeiro

O Ventozelo Hotel & Quinta é mais que uma quinta e também é muito mais do que um hotel… É um projeto que se estende por 400 hectares (200 dos quais são vinhas), que reúne 29 quartos/casas de alojamento, o restaurante e wine bar, a mercearia, o Centro Interpretativo, a adega de provas, as vinhas e vários locais especiais para relaxar ou fazer um piquenique, como por exemplo o Sítio dos Prazeres. Nome apelativo, não é?

Mas não pense o leitor que a enorme extensão e a qualidade dos luxuosos pormenores deste “hotel-quinta” o possam tornar comercial. Pelo contrário! No Ventozelo Hotel & Quinta somos recebidos com extrema simpatia e sorrisos acolhedores, como se fossemos família, aliados ao profissionalismo de quem sabe bem receber.

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Almoço na Cantina da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

PRIMEIRA PARAGEM: ALMOÇO NA CANTINA

Chegámos à hora de almoço e, sem demoras, fomos conhecer a Cantina de Ventozelo – Restaurante e Wine & Bar. É um local acolhedor, com luminosidade baixa, todo em madeira, com umas mesas mais pequenas e outras maiores, para casais, amigos, famílias ou grupos. Trouxeram de imediato o cesto de pão e colocaram um pratinho com o azeite Ventozelo, produzido com as azeitonas da quinta.

Confesso que não sou muito de comer pão às refeições, mas, quando provei aquele pão quentinho, de azeitonas, fiquei completamente deliciada! Há um menu geral (com petiscos regionais, saladas, sanduíches, etc) e outro menu do dia, com as sugestões do chefe. Decidimo-nos por esta opção e pude perceber que comer no Douro é remontar à tradição, com a qualidade dos produtos naturais que a terra oferece. E pratos bem compostos!

Wine Bar da Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Wine Bar da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Polvo no restaurante da Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Polvo no restaurante da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Para entrada, provámos a Terrina de Cabrito, pickles e cebola e a Beterraba com laranja. Seguiu-se o Creme de nabo. Como pratos principais veio no peixe, a Truta, ervilhas e salpicão e, a proposta de carne, era o Cachaço de porco, puré de abóbora e Couve grelhada. A escolha de vinhos é sempre mais complicada e, por isso, temos sempre os funcionários a indicarem-nos as melhores harmonizações: desta vez foi selecionado o Quinta de Ventozelo – Rabigato 2021.

Para sobremesa, não resistimos ao bolo de chocolate e à tarte de amêndoa com uma bola de gelado de lima, acompanhados por um cálice de LPV Porto 2014 (para acompanhar o bolo de chocolate) e de Dalva 2011 (para acompanhar a tarte).

Sobremesa - Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Sobremesa – Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

O menu é criteriosamente composto, consoante a época do ano. Por exemplo, nesta época, em novembro, celebra-se a apanha da azeitona com um menu especial em que o azeite é o grande protagonista.

Poderia ficar o resto do artigo só a falar nas maravilhas da culinária do Douro e, em especial, da Quinta de Ventozelo, mas vou resumir as restantes refeições. Para o jantar, sugiro que prove o polvo grelhado (super tenrinho), ou mesmo uma das opções vegetarianas, como Rancho de legumes da época.

Se, por outro lado, não lhe apetecer uma refeição completa, experimente a área reservada ao Wine Bar, onde vai encontrar petiscos deliciosos, para acompanhar com um bom copo de vinho. Nós pedimos as Bolas de alheira, o Milhos fritos com alioli, a tradicional Bôla de carne (que me deixou rendida… parecia que tinha voltado à casa dos meus avós, no tempo em que a minha avó fazia a melhor bôla da aldeia) e a salada de legumes grelhados. Claro que terminámos com uma das maravilhosas sobremesas da casa, o bolo do dia.

Pequeno-almoço da Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Pequeno-almoço da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Em relação ao pequeno-almoço, refeição imprescindível para muitos de nós, devo dizer que reúne várias propostas nutritivas e reconfortantes. Desde croissants, pães, bolos caseiros, panquecas XL, passando pela seleção de queijos, ovos (guarnecidos), iogurtes, cereais, e terminando na fruta fresca e frutos secos. Tudo servido com extrema tenção e simpatia.

Petiscos no Wine& Bar da Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Petiscos no Wine& Bar da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Alojamento no Ventozelo – Casas e Quartos

Confesso que a primeira coisa que faço num quarto de hotel, ainda antes de observar o interior, é abrir as janelas e olhar para a vista… E aqui, no quarto 19 do Ventozelo Hotel & Quinta, o meu coração parou com tamanha beleza! Duas portadas que se abrem diretamente para o rio Douro e para as colinas que o envolvem, numa vista panorâmica inspiradora, que se alonga até à vila do Pinhão.

Vista do quarto, Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Vista do quarto, Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Piscina da Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Piscina da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

O quarto era muito acolhedor, todo em madeira, com pormenores interessantes, tais como mesas de cabeceira serem feitas com malas de viagem antigas. O charme dos alojamentos prende-se com o facto da raiz e história da estrutura original ter sido preservada, mostrando-se hoje com uma imagem moderna, porém aconchegante e preservando a sua história.

A oferta de alojamento inclui quartos duplos, ou casas. Existe, por exemplo, a Casa Grande, que acolhe 12 pessoas; casas médias, com dois quartos; ou mesmo casas mais pequenas, como a Casa Romântica, com uma suíte e uma vista, como o próprio nome indica, muito romântica. E algumas têm as suas próprias piscinas, para ter total privacidade. A vista… é sempre o magnífico rio Douro!

Quarto na Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quarto na Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quarto-balão na Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quarto-balão na Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Casa Grande da Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Casa Grande da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Centro Interpretativo de Ventozelo

Algo que achei muito interessante neste projeto é o facto de, para além de se poder relaxar e comer bem, é possível também conhecer as raízes e história da quinta, e mesmo da região do Douro. O Centro Interpretativo (que é um autêntico museu!) encontra-se num edifício do século XVIII, um dos mais importantes da quinta, e leva-nos numa viagem interativa, sensorial e lúdica pela história. Vale muito a pena conhecer, até porque é um excelente ponto de partida para se conhecer o Douro!

Centro Interpretativo Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Centro Interpretativo da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Centro Interpretativo da Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Centro Interpretativo da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Recomendo que visite também a pequena Capela Nossa Senhora dos Prazeres, que se encontra perto do Centro Interpretativo. É muito simples, mas integra e passa muito bem o que era a vida na quinta, antigamente. Aqui ao lado tem também um miradouro, com uma vista panorâmica incontornável.

Capela N Sra dos Prazeres Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Capela N Sra dos Prazeres Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Capela Nossa Senhora dos Prazeres Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Capela Nossa Senhora dos Prazeres Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Provas em Ventozelo

Costumo dizer que participar em provas de vinhos é uma atividade que não tem erro, é sempre um momento bem passado! Na adega de provas fomos muito bem recebidas, por quem conhece em profundidade os Vinhos do Douro e do Porto de Ventozelo.

Descobrimos também que a Quinta de Ventozelo produz um Gin maravilhoso, que se destaca pelos aromas e conjunção de sabores. Sugiro que marque esta atividade, bem como outras experiências, sempre antecipadamente. Pode escolher entre vários packs, com valores diferentes. A prova acontece no espaço dos antigos lagares de pedra.

Provas na Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Provas na Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Provas na Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Provas na Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Gin da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Lagares da Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Atividades em Ventozelo

De forma a explorar os vinhedos e os caminhos da quinta, pode partir à descoberta. Tem áudioguias disponíveis para poder “entrar” melhor dentro da História local:

• Trilhos
Existem 7 trilhos que lhe dão a conhecer os diferentes valores naturais da Quinta. Os trilhos têm níveis distintos de dificuldade, mas todos eles oferecem uma imersão na natureza, repleta de uma biodiversidade incrível. Pode também fazer estes percursos com áudioguia.

• Percursos e observação noturnos, tours de birdwatching e fotográficos de avifauna
Estas experiências estão disponíveis apenas para os hóspedes do hotel.

• Atividades gastronómicas e agrícolas
Mais do que provar as receitas da Cantina Ventozelo, poderá também colocá-las em prática e descobrir os segredos da tradição duriense. Não só a cozinhar, mas também participando em iniciativas agrícolas, tendo a experiência de se conectar com a terra e percebendo como extrair dela os produtos mais frescos e orgânicos.
As atividades disponíveis variam de acordo com o ciclo das culturas e altura do ano.

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Mercearia de Ventozelo – Wine & Farm Shop

Ao hospedar-se no Ventozelo Hotel & Quinta vai viver momentos de um profundo relaxamento, paz, conexão com a natureza, vai explorar os seus sentidos e, pode levar um pouco de tudo isso para sua casa.
Na mercearia encontra os vinhos e o azeite Ventozelo, compotas, mel, e várias lembranças para oferecer. Pode também adquirir os cestos de piquenique e merendas, com uma seleção dos melhores produtos da quinta.

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Sugiro que vá com tempo, pelo menos duas noites, para poder aproveitar tudo o que a Quinta de Ventozelo e a região do Douro têm para oferecer. Saiba mais o que visitar e descobrir na região do Douro Vinhateiro.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Ventozelo Hotel & Quinta
Morada: Ervedosa do Douro, 5130-057 Ervedosa do Douro, Portugal
Site

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Quinta de Ventozelo - Douro - Portugal © Viaje Comigo

Piscina à noite – Quinta de Ventozelo – Douro – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo