Lanço da Cruz em Valença
Publicado em Abril 2, 2015

Páscoa em Valença, com Lanço da Cruz

Portugal [ Valença ]

Em Valença celebra-se o tradicional Lanço da Cruz sempre na segunda-feira de Páscoa, no Parque Natural da Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo, junto ao rio Minho.

Esta tradicional romaria galaico-minhota decorre sempre na segunda-feira imediata ao fim de semana da Páscoa e é ponto de confluência de milhares de peregrinos de todo o Noroeste Peninsular.

A meio da tarde, depois da visita pascal, à freguesia de Cristelo-Côvo (Valença), o pároco, paramentado para o efeito e com uma cruz ornamentada, entra num barco de pesca e dirige-se até à margem espanhola onde dá a cruz a beijar aos paroquianos da outra margem.

Durante esse período são lançadas, pelos pescadores, as redes benzidas ao rio. Segundo a tradição, todo o peixe que sair no lance é para o pároco.

Entretanto com o pároco português regressa, no barco, o pároco de Sobrado – Torron, concelho de Tomiño (Galiza), dando a cruz a beijar aos peregrinos que aguardam junto ao rio, na margem portuguesa.

Várias embarcações portuguesas e galegas acompanham este compasso pascal, numa inigualável procissão fluvial, nas águas do Minho.

Até à noite, os sons das gaitas de foles misturam-se com os das concertinas, das castanholas, o rufar dos bombos e tambores numa autêntica romaria galaico-minhota.

Na seguinte terça-feira, existe a missa para os peregrinos da Galiza, celebrada em galego, por um padre galego.
Neste dia também, por tradição, os peregrinos desfrutam dos seus merendeiros, nas sombras do parque, comendo, como tradição, o que sobrou do carneiro ou cabrito da Páscoa.

A tradição do Lanço da Cruz é uma manifestação religiosa e popular muito acarinhada pelas populações da raia minhota que ano após ano atrai um maior número de populares e turistas.

Lanço da Cruz em Valença

Lanço da Cruz em Valença

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo