Entre Mafra e a Ericeira, a Aldeia Típica José Franco tem uma representação de casas típicas e ofícios e profissões tradicionais portuguesas. Encontrar lá uma escola, moinhos, uma igreja ferreiros e até uma muralha e uma torre medieval… é um Portugal em miniatura que vale a pena visitar! Ah, e é gratuito! Já conhecem?
Quando falamos em aldeias em miniaturas, a Aldeia dos Pequenitos, em Coimbra, pode ser a primeira que nos vem à cabeça, mas fixe também esta Aldeia Típica José Franco, que pode ser conhecida igualmente como Aldeia Típica do Sobreiro ou Aldeia Saloia.
SURGIU EM 1945
A história deste local, único em Portugal, vem através da história de vida de José Franco, nascido em 1920. O pai era sapateiro, a mãe vendia louça e José tornou-se oleiro profissional, tal como o avô. Por volta de 1945, Franco decidiu cumprir um sonho de recriar uma aldeia como uma espécie de museu etnográfico, em que se mostrasse, às gerações futuras, o viver das gentes da terra, através das casas e das suas profissões.
Nas horas vagas, José Franco foi construindo esta aldeia de encantar, onde se podem encontrar modelos de casas em tamanho real e outras em miniatura. Além disso, há o moinho de vento, a capela, a azenha, a oficina de carpintaria (com os utensílios), uma mercearia à moda antiga (Loja da Tia Lena), o barbeiro, a casa do lavrador, uma escola com as secretárias (carteiras), e muito mais!
Além disso tudo, a Aldeia Típica tem também um restaurante e uma loja de lembrança, repleta de olaria local, com muitos artigos úteis, tanto para a cozinha como para decoração.
INFORMAÇÕES
Aldeia Típica José Franco
Morada: Estrada Nacional 116 34, 2640-401 Mafra
Telefone: +351 261 815 420
Facebook
– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui