A música de Zeca Afonso, “Índios da Meia Praia”, serve de lançamento do título deste hotel. É que bastam uns minutos, a pé, para sair do hotel Iberostar Selection Lagos Algarve e estar no areal da mítica Meia Praia. Com piscinas a olhar o mar, quartos amplos e confortáveis, e comida ótima, este hotel é uma boa sugestão para quem quer visitar a cidade de Lagos e o Barlavento Algarvio.
Com cinco estrelas, o Iberostar Selection Lagos Algarve é um moderno hotel com duas piscinas grandes exteriores (três, contando com a mais pequena, para crianças), com vista de mar, e uma interior, junto ao ginásio e jacuzzi. Porque visitei este hotel durante a pandemia da Covid-19 algumas restrições estavam vigentes, com a desinfeção de locais e alguns espaços fechados. As suites premium, que só vi ao longe, têm uma pequena piscina na varanda com vista panorâmica para o oceano Atlântico. Já se percebe porque são premium… 😀
Gostei muito do quarto do Iberostar Selection Lagos Algarve: principalmente pela varanda, com vista de mar, mas também pela decoração moderna e pela banheira, em open space, que permite que não nos sintamos “fechados” na casa de banho, quando estamos a relaxar. O quarto tem televisão, mini bar, ar condicionado e secador de cabelo. Por todo o hotel há wifi e é gratuito.
Devido às restrições da Covid-19, estavam a funcionar o restaurante com buffet e o bar. Gostei muito da comida, tanto de um espaço como do outro. O pequeno-almoço buffet tem uma enorme variedade, o que torna a escolha difícil… uma bancada só de pastelaria e pães, ovos feitos na hora (omelete, cozidos estrelados, mexidos, etc.), salsichas, bacon, muitos queijos e carnes frias (com bastantes enchidos, como eu gosto!); panquecas, crepes e waffles feitos na hora; muita fruta fresca (inteira e cortada) e muito mais!
Às refeições principais, almoço e jantar, o buffet fica com várias propostas de carnes e peixes (estufados, grelhados, etc) e com acompanhamentos também variados, desde batatas, arroz, massas ou legumes salteados e saladas diversas. Há também queijos e carnes frias, para quem gosta de picar algo, assim como pequenas frescas saladas para entradas. Nas sobremesas, há fruta, para quem quer fugir aos doces, mas não há como deixar de ver os pastéis e aos gelados que estão sempre disponíveis… e são muito bons!
Também fiz uma das refeições no bar, onde tem algumas refeições frescas e pratos para picar e partilhar, mas a apresentação é sempre muito cuidada. Para a mesa veio uma fresca salada de tomate e atum, calamares, camarões fritos, e uma sobremesa de cheesecake. Também é no bar que pode pedir um dos cocktails, com ou sem álcool. À noite, é o bar interior que serve as bebidas, para relaxar, e assistir a alguns dos eventos que diariamente animam os hóspedes deste hotel.
Também durante o dia o Iberostar Selection Lagos Algarve tem atividades como aulas de Ioga, voleibol, petanca, alongamentos, ténis de mesa, futebol, ou Hidroginástica, na piscina, entre muitas outras. Para quem tem crianças, existe um espaço especial, onde os mais pequenos podem ficar a brincar, acompanhados por monitores.
INFORMAÇÕES
Iberostar Selection Lagos Algarve
Morada: Estrada Da Meia Praia, 8600-315 Lagos, Portugal
Aproveito para deixar a letra e música de “Os Índios da Meia Praia”. Já conheciam?
Aldeia da Meia Praia
Ali mesmo ao pé de Lagos
Vou fazer-te uma cantiga
Da melhor que sei e faço
De Monte Gordo vieram
Alguns por seu próprio pé
Um chegou de bicicleta
Outro foi de marcha à ré
Quando os teus olhos tropeçam
No voo de uma gaivota
Em vez de peixe vê peças de oiro
Caindo na lota
Quem aqui vier morar
Não traga mesa nem cama
Com sete palmos de terra
Se constrói uma cabana
Tu trabalhas todo o ano
Na lota deixam-te nudo
Chupam-te até ao tutano
Levam-te o couro cabeludo
Quem dera que a gente tenha
De Agostinho a valentia
Para alimentar a sanha
De esganar a burguesia
Adeus disse a Monte Gordo
Nada o prende ao mal passado
Mas nada o prende ao presente
Se só ele é o enganado
Oito mil horas contadas
Laboraram a preceito
Até que veio o primeiro
Documento autenticado
Eram mulheres e crianças
Cada um com o seu tijolo
Isto aqui era uma orquestra
Quem diz o contrário é tolo
E se a má língua não cessa
Eu daqui vivo não saia
Pois nada apaga a nobreza
Dos índios da Meia-Praia
Foi sempre tua figura
Tubarão de mil aparas
Deixas tudo à dependura
Quando na presa reparas
Das eleições acabadas
Do resultado previsto
Saiu o que tendes visto
Muitas obras embargadas
Mas não por vontade própria
Porque a luta continua
Pois é dele a sua história
E o povo saiu à rua
Mandadores de alta finança
Fazem tudo andar para trás
Dizem que o mundo só anda
Tendo à frente um capataz
Eram mulheres e crianças
Cada um com o seu tijolo
Isto aqui era uma orquestra
Que diz o contrário é tolo
E toca de papelada
No vaivém dos ministérios
Mas hão-de fugir aos berros
Inda a banda vai na estrada