Desde o início de julho que estou pelo Algarve (a viver) e tenho experimentado alguns restaurantes, em diferentes locais. Como é uma das dicas que mais me pedem, no Viaje Comigo, fiquem com estas sugestões gastronómicas que são variadas: desde o mais fresco peixe e marisco, aos melhores restaurantes italianos, ou simples restaurantes para comer algo fresco, que se adapte ao clima quente algarvio, no verão. Estes são os que experimentei recentemente e, devido aos tempos da Covid-19, todos têm as medidas de higienização e segurança requeridas pelas DGS.
Procura alojamento no Algarve? Recentemente fiquei alojada nestes hotéis/resorts:
– Aqua Pedra Dos Bicos Design Beach
– Vale d’El Rei Hotel & Villas
– Hotel Hilton Vilamoura
– Vale da Lapa Village Resort
– Vila Galé Collection Praia
Pode ler, em cada um deles, a minha experiência. Entretanto, está à procura de alojamentos no Algarve? Pesquise aqui
RESTAURANTES EM OLHÃO
RESTAURANTES EM VILAMOURA
Na praia Rocha Baixinha/Falésia, o Hilton Vilamoura tem o restaurante My.Al.Mar – Tapas by the Sea, que serve refeições descomplicadas e tapas e petiscos. E o porquê do nome? Al é o prefixo de muitas palavras portuguesas com origem árabe e traz o significado de Algarve. Alma vem do latim “anima” que significa “ar” e trata-se da parte moral e emocional do Homem. Sinónimos: vida, ânimo, força e vivacidade; e o Mar, vem do latim Mare: o mar simboliza a dinâmica da vida.
No My.Al.Mar, a ementa convida à partilha. Se estiverem acompanhados, aconselho-vos que peçam vários pratos e vão provando um pouco de cada. Foi o que eu fiz: pedi uma pizza, e depois o queijo de cabra com mel e amêndoas; a tempura de camarão com molho aioli; as asas de frango BBQ com molho agridoce; e decidi experimentar o presunto de Monchique, uma vez que já me tinham falado que era excelente. O que comprovei que era verdade. Aliás, tudo estava muito bom! Além destas tapas tem também disponíveis outros pratos, mais compostos, como as plumas de porco com batata doce frita; e as lascas de bacalhau com grão e cebola e pimentos assados.
Mas não é só! A ementa do My.Al.Mar tem saladas, sanduíches, hambúrgueres, peixe fresco do dia, pratos de carne, pizzas, sobremesas e um menu especialmente pensado para crianças: com sopa, pizza, esparguete com molho bolonhesa, douradinhos de peixe, hambúrguer ou peito de frango grelhado, por exemplo.
Na marina de Vilamoura, o Hotel Hilton tem um outro restaurante, especializado na cozinha italiana: o La Bella Barca – e o transfer faz paragem lá perto, à noite, fazendo ligação direta com o Hilton. Não há melhor do que poder beber um bom vinho, tranquilamente, sabendo que não vai ter de pegar no carro para voltar para o hotel.
Este restaurante aposta na gastronomia mediterrânica, com pastas e risotos, feitos com produtos originais de Itália, como queijos, charcutaria, trufas e vinhos, por exemplo. É uma experiência muito agradável! Quando lá estive tinha música ao vivo e, aproveitando o calor do Algarve, fiquei na esplanada, a degustar verdadeiras delícias. Comecei por uma burrata fresquíssima (divinal), depois um risoto com vieiras (que ainda sonho com ele) e, no fim, cedi ao pecado da gula com o Tiramisú… nem vos vou dizer quão bom era… provem e digam-me!
Ainda em Vilamoura, fui experimentar mais dois restaurantes: o Noa Café e o Salmora – Live Kitchen & Bar. Ao primeiro, o Noa Vilamoura, fui ao almoço (já fui mais do que uma vez) e delicio-me com as saladas frescas e muito nutritivas que têm – e também os sumos naturais. A sala tem decoração moderna, de cores suaves, muito acolhedora, mas pode optar por ficar na esplanada.
Olhando para a montra há sempre uma sugestão de saladas que podem ser combinadas com outras sugestões: por exemplo, salada de maçã, com brócolos, sementes, tomate e frutos secos, e uma beringela recheada a acompanhar, etc. Mas há poke bowls, panquecas, wraps, e ainda pratos com frango, hambúrguer, massas, pratos de peixe e de carne mais compostos, etc. Como tenho provado as saladas é o que vos posso sugerir: são muito saborosas!
Ao Salmora – Live Kitchen & Bar fui jantar uma vez e gostei bastante. Experimentei vários pratos – que sugerem mesmo que partilhe – mas o que melhor me recordo é do carpaccio de novilho, e da tarde de maçã com gelado, na sobremesa. As gyozas estavam esgotadas quando lá fui e fiquei com vontade de voltar para as provar. Podem ver aqui o menu.
RESTAURANTES EM QUARTEIRA
Espaço despretensioso, na beira de estrada, ninguém vai a este restaurante senão ela comida. O Alhinho é um Snack Bar conhecido pelo peixe fresco, bem confecionado. Depois de este ano não ter comido as minhas tradicionais sardinhas de S. João – eu sei! só agora é que elas estão “gordas” e boas! – fui “matar” a saudade das sardinhas grelhadas no Alhinho – que v~em com batata cozida ou assada e salada. Foi uma ótima sugestão. E acabar com uma mousse de chocolate caseira foi melhor ainda.
Faço já o importante aviso sobre o restaurante Tico Tico, em Quarteira. Antes das oito da noite já há fila para as mesas, porque é dos mais sugeridos espaços para o marisco!
A ementa é extensa e as propostas na montra são todas apelativas. O que provei? Lingueirões e uma sapateira fresquíssima! Deu logo para perceber porque este restaurante está sempre cheio! Mas estou desejosa para lá voltar e provar muitas ouras coisas, como as pataniscas de polvo com arroz de feijão, a massinha de garoupa ou as lulinhas frescas à Algarvia, assim como o arroz de camarão e amêijoa, ou arroz de lingueirão.
Se há mais? Muito mais! Nos pratos principais, além do que já referi, há a garoupa cozida com legumes, carapaus fritos, xerém de conquilha e comarão, carne de porco com amêijoa, raia alhada, e nos mariscos frescos há de tudo um pouco.
RESTAURANTES EM ALBUFEIRA
MASSA FINA
Ao lado do Vila Galé Collection Praia está o restaurante italiano Massa Fina (que pertence, aliás, ao Vila Galé) e onde se come muito bem, por preços bastante acessíveis. Aconselho as pizzas – a entrada de cogumelos gratinados é muito boa, mesmo! – a entrada de pão de alho e queijo, mas… o risoto levou as medalhas todas. Gostei muito. Comecei bem e acabei melhor com uma sobremesa de suspiro e ovos… uma perdição pura! A acompanhar a refeição posso sugerir que experimentem uma das sangrias: fui para a de espumante e foi uma aposta ganha.
Brunch no Vila Galé Atlântico
O Vila Galé Atlântico serve um brunch, todos os domingos e pode ir provar tudo, mesmo que não esteja lá hospedado. Tem disponível uma longa bancada com doces e salgados: com molhos compotas, padaria/pastelaria (croissants, pães de leite, baguete, pão com cereais, tostas caseiras, pão de chocolate, caracóis de fruta); com diversos salgados e charcutaria (pastel de carne, mini empadas de bacalhau, mini quiche de fiambre e espinafres), cogumelos recheados com queijo e pesto, panquecas, paio tradicional, salmão fumado e presunto); variadas mini saladas (de alface, tomate, cenoura; camarão com manga e pimentos vermelhos; laranja em cubos com bacalhau alho e coentros; queijo fresco com mel e nozes, queijos, marmelada e tostas).
Noutro balcão, do brunch, estão os pratos quentes: creme de legumes, ovos mexidos, bacon; Xerém de berbigão e camarão; ervilhas com ovos à Algarvia; mini hambúrguer grelhado, mini bifes de frango com ervas; pasta salteada simples ou com ervas aromáticas; arroz simples e batata frita.
As sobremesas têm um espaço próprio e também com miniaturas, para que possa provar um bocadinho de várias: mousse de chocolate, crumble de frutos vermelhos, pudim francês, mini bola de berlim com creme, mini pastel de nata com canela e arroz doce. À doçarias juntam-se as frutas como o melão laminado com kiwi, abacaxi laminado com morangos e salada de frutas.
As bebidas para acompanhar o brunch do Vila Galé Atlântico: águas, com e sem gás; sumo de laranja; sumo de manga e laranja; sumo e tomate; chá verde gelado com limão e canela; água detox de limão e canela; água detox de morango, alecrim e lima; leite meio gordo e magro; chocolate; chá; e café e descafeinado. Preço do brunch: 19€ por pessoa/Crianças até 12 anos com 50% desconto.
RESTAURANTES EM FARO
No centro de Faro, o The Woods – Love Fresh Food serve – como o nome indica – comida fresca, em todos os sentidos. As saladas são muito boas, com produtos do dia, muito frescos e fiquei fã da salada tropical, com fruta, legumes e camarões. O edifício tem vista para a marina e tem uma esplanada, no topo do edifício, perfeita para os dias mais quentes. Vale muito a pena!
Também no centro de Faro, a Amore Mio tornou-se numa das minhas pizzarias especiais. Primeiro, porque não é cara e depois porque as pizzas são mesmo boas! Tem três salas, no interior, e uma esplanada muito requisitada, sobretudo no verão – se quiser lugar cá fora, tem de ir mais cedo para marcar a sua mesa. Todos sabemos que o bom serviço, de um restaurante ou de qualquer outros negócio, faz parte da nossa experiência ser boa ou má. Por isso, realço aqui o profissionalismo e o bom atendimento do Sérgio na Amore Mio, que fez com que, as duas vezes que lá fui, fossem verdadeiramente boas experiências. Obrigada!
Ainda no centro de Faro, fui experimentar o Burguers Bowls. Mesmo que escolham ficar na esplanada vão espreitar o interior, porque não é todos os dias que estamos a comer debaixo de arcadas seculares. Por sugestão, experimentei a Bowl Varanasi, para recordar os sabores indianos. Traz arroz basmati, legumes salteados e molho de caril com sementes torradas, rebentos e chutney de ananás. Se quiser, posso substituir o arroz com batata frita, que é caseira e muito boa. Ficou aprovado e só de escrever sobre esta bowl me cresce água na boca!
RESTAURANTES EM LOULÉ
A Casa dos Presuntos, na Cortelha (Loulé), junto da Estrada Nacional 2 (KM 705), é um dos típicos restaurantes algarvios e com a chamada “comida da serra”. A sugestão veio do Hotel Hilton Vilamoura, onde estava alojada, e a proposta era provar pratos de carne e de caça, por exemplo. No interior tem decoração rústica – tem a sala de refeições e uma lojinha com produtos regionais – e tem, cá fora, uma esplanada coberta. Quando lá fui estava tudo cheio, e dizem-me que é sempre assim!
Começámos pelo presunto e queijo da serra e, para prato principal, eu provei o cabrito assado (divinal!), veio a espetada de bochechas de porco e ainda um prato de bacalhau – tudo doses muito generosas!! – para quem não come carne. Tudo muito bom! E a qualidade do que chega à mesa continua nas sobremesas… diga adeus à dieta quando lá for. É só uma vez!
RESTAURANTES EM CACELA
Confessos-vos que descobri o restaurante O Pedro porque os restaurantes de Cacela Velha estavam todos cheios. Dirigi-me, então, a Vila Nova de Cacela e encontrei uma indicação para O Pedro. Estava cheia de fome… e vi que o prato do dia eram sardinhas assadas, que adoro. Nem pensei duas vezes. Parei e sentei-me para almoçar. Um prato com 10 sardinhas assadas, por 9,50€, acompanhado por batata cozida e pedimos a salada de pimentos à parte. Estava tudo muito bom. No final, decidi adoçar a boca com o tradicional doce de ovos, Dom Rodrigo. Fica na Rua Dr. José Colaço Fernandes, 8900-067 Vila Nova de Cacela, Algarve. Ah! Eu comi as 10 sardinhas sozinha… nem consegui jantar nesse dia de tão cheia que fiquei, mas valeu a pena!