Junto à praia da Galé, em Albufeira, no Algarve, o hotel Vila Galé Collection Praia é a melhor opção para quem quer parar o carro, nas férias, e ter uma praia a poucos metros do quarto. Além disso, o hotel tem também uma muito bonita piscina, com palmeiras, levando-nos para um ambiente tropical e tranquilo. É uma espécie de óasis, numa área tranquila, e um hotel ótimo para casais… ou para estar sozinha!
Situado a poucos minutos a pé da praia da Galé, todos os quartos do Vila Galé Collection Praia têm uma varanda, alguns dos quais com vista para o mar, para a piscina e para os jardins. Além da piscina exterior, o hotel tem uma pequena piscina interior (como um jacuzzi gigante), sauna e um ginásio. Também tem spa e, aproveitando o bom tempo algarvio, proporciona massagens aos hóspedes nos jardins.
Quando se entra no quarto, o primeiro impacto é a cor da carpete. Poderá ir a discussão… haverá quem não goste mas eu, para um quarto de hotel, adoro! Entre o roxo e a cor de vinho tinto, acho impactante e dá um certo glamour ao quarto que tem mobiliário moderno, mas se torna acolhedor. A cama é gigante, e o quarto tem ainda um canto com poltronas, secretária e mais uma mesa e cadeiras na varanda. A casa de banho tem banheira e produtos de higiene. No armário encontra um saco de pano com as toalhas para a piscina.
Além duas salas de estar, em pisos diferentes, o hotel dispõe do restaurante Inevitável, que serve à carta, e é no mesmo espaço que são servidos os pequeno-almoços. Normalmente, pela manhã, estará montado o buffet para a primeira refeição do dia mas, agora, com a Covid-19 são servidos à mesa, com o que solicitar e pode pedir pratos quentes.
Ao pequeno-almoço são variados os pães (com sementes, de alfarroba, baguete, etc.) e a pastelaria, mas também pode pedir crepes ou panquecas, para acompanhar com compota ou chocolate. Há também fruta, queijos, carnes frias, e pratos quentes que pode pedir com os ovos (mexidos, estrelados, omeletes, etc.) que são feitos na hora e bacon, acompanhados com torradas, etc. Nas bebidas, além do sumo de laranja, ou maçã, pode solicitar as bebidas quentes como chá, café ou leite.
Junto do restaurante, ao lado da piscina, está um bar e na receção está uma sala de estar, com decoração contemporânea, em redor de uma lareira moderna, com uma mesa de bilhar para usufruto dos hóspedes.
Num dos jantares fui experimentar o restaurante Inevitável que apresenta uma ementa muito variada. Para a mesa veio um amuse bouche de salmão, com espumante a acompanhar. A entrada de cogumelo recheado merecia ser partilhada e com isto quero dizer que as doses apresentadas são muito generosas. Provei esse cogumelo recheado (muito bom!) e depois vieram dois pratos de peixe para a mesa, um de salmão e outro de robalo, com legumes a acompanhar. Na sobremesa, a pedir um final doce, veio o petit gateau com gelado. Acompanhei a refeição com os vinhos Versáti, de Santa Vitória.
Mesmo ao lado do hotel está o restaurante italiano Massa Fina (que pertence, aliás, ao Vila Galé) e onde se come muito bem, por preços bastante acessíveis. Aconselho as pizzas – a entrada de cogumelos gratinados é muito boa, mesmo! – a entrada de pão de alho e queijo, mas o risoto levou as medalhas todas. Gostei muito e acabei melhor com uma sobremesa de suspiro e ovos… perdição pura. A acompanhar a refeição posso sugerir que experimentem uma das sangrias: fui para a de espumante e foi aposta ganha.
Também aqui perto está o Vila Galé Atlântico que serve um brunch, todos os domingos e pode lá ir provar tudo mesmo que não esteja lá hospedado. Tem uma longa bancada com doces e salgados: com molhos compotas, padaria/pastelaria (croissant, pão de leite, baguete, pão com cereais, tostas caseiras, pão de chocolate, caracóis de fruta); com diversos salgados e charcutaria (pastel de carne, mini empadas de bacalhau, mini quiche de fiambre e espinafres), cogumelos recheados com queijo e pesto, panquecas, paio tradicional, salmão fumado e presunto); variadas mini saladas (de alface, tomate, cenoura; camarão com manga e pimentos vermelhos; laranja em cubos com bacalhau alho e coentros; queijo fresco com mel e nozes, queijos, marmelada e tostas).
Noutro balcão estão os pratos quentes: creme de legumes, ovos mexidos, bacon; Xerém de berbigão e camarão; ervilhas com ovos à Algarvia; mini hambúrguer grelhado, mini bifes de frango com ervas; pasta salteada simples ou com ervas aromáticas; arroz simples e batata frita.
As sobremesas têm um espaço próprio e também com miniaturas, para que possa provar um bocadinho de várias: mousse de chocolate, crumble de frutos vermelhos, pudim francês, mini bola de berlim com creme, mini pastel de nata com canela e arroz doce. À doçarias juntam-se as frutas como o melão laminado com kiwi, abacaxi laminado com morangos e salada de frutas.
As bebidas para acompanhar o brunch do Vila Galé Atlântico: águas, com e sem gás; sumo de laranja; sumo de manga e laranja; sumo e tomate; chá verde gelado com limão e canela; água detox de limão e canela; água detox de morango, alecrim e lima; leite meio gordo e magro; chocolate; chá; e café e descafeinado. Preço do brunch: 19€ por pessoa/Crianças até 12 anos com 50% desconto.
INFORMAÇÕES
Morada: Praia da Galé, 8200-917 Albufeira, Algarve, Portugal
PS – o hotel não tem estacionamento privado, apesar de existirem lugares públicos de estacionamento, na entrada do edifício. No verão, com a procura da Praia da Galé, é difícil de estacionar na frente, mas terá uma indicação, do próprio hotel, que poderá usar e que permite deixar o carro perto, depois de descarregar as malas na entrada.