Virado para a praia de Espinho, o hotel Exe Praia Golfe tem uma frente de mar de que poucos se podem gabar. Aquela vista, seja a qualquer hora, é muito bonita e em poucos passos já estamos a tomar banhos no oceano Atlântico. Se o tempo não estiver para a praia, tem uma piscina interior (com sauna e turco), ginásio e um Spa que promete tratar do seu corpo como ninguém. E a comida? O melhor é ler sobre tudo o que vivi lá!
Se estão a pensar que já conheceram este hotel, é bem possível que tenha acontecido: o edifício do Praia Golfe faz 50 anos (em 2022) e ainda mantém traços e arte desses tempos. Há quadros, estátuas, tapeçaria e painéis de azulejos/cerâmicas que estão datadas de 1971, por artistas conhecidos, como Laureano Ribatua e António Sampaio. Aqui, tudo nos leva numa viagem no tempo e rapidamente nos traz ao presente, pois a maior parte do hotel foi modernizado.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
O hotel EXE Praia Golfe Espinho de 4 estrelas tem, desde há dois meses, uma nova exploração pela Eurostars Hotel Company (consolidando Portugal como o segundo mercado para a cadeia hoteleira do Grupo Hotusa, a seguir a Espanha) é, aliás, o 22º hotel em Portugal da companhia. Claro que, entre os seus 136 quartos – distribuídos por oito andares – alguns vão ter vista de mar, mas outros ficam-se pela vista de cidade. A distância a percorrer para meter os pés na areia é, no entanto, a mesma!
Uma das partes mais reformadas deste hotel é o SPA, tendo agora salas mais modernas. Fica ao lado da piscina interior e por cima do ginásio – e juntaram-lhe um terraço-solário de frente para o mar – onde também tem uma pequena sala de sauna e de turco. No Spa da Ambery Spa pode escolher tratamentos mais terapêuticos ou mais relaxantes. Você decide o que está a precisar! No final, um chá e bolachinhas vão estar à sua espera, para continuar a relaxar.
O meu quarto, com vista de praia, era bastante grande e com uma cama muito confortável. Em cima da cama tinha o roupão de banho e os chinelos de quarto – coisas que adoro num hotel e me fazem sentir em casa e super mimada, porque em casa uso roupão depois do banho. Tem armário grande, minibar, televisão, secretária, e uma pequena varanda, onde nos perdemos a olhar o mar… imagine-se a acompanhar o pôr do sol! É lindo!
A casa de banho é também muito espaçosa, com banheira, secador de cabelo, e tem todos os produtos de higiene: champô, gel banho, amaciador, leite hidratante e gel para lavar as mãos. Para famílias, existem quartos maiores com berço, caso necessitem, ou cama extra.
ARTE NO HOTEL PRAIA GOLFE
Estar num edifício com 50 anos de História já é, em si, poder apreciar bastantes pormenores que já não existem, nos dias de hoje. Os candeeiros que acompanham o serpentear das escadas, os puxadores das grandes portas em todos os andares… e fique atento aos painéis de azulejos (na entrada e sala de pequeno-almoço, e também numa das salas de eventos) ou numa tapeçaria que está junto do restaurante.
Junto à tapeçaria está o esquiço de António Sampaio que, além dessa obra, tem também o painel de azulejos que está na frente do hotel (junto da entrada).
Na sala de eventos/auditório e na sala de pequeno-almoço estão dois outros painéis de azulejos mas da autoria de Laureano Ribatua, também datados de 1971. Na entrada destas salas duas esculturas – de autores desconhecidos – também nos remetem para o início da vida deste edifício que sempre foi um hotel.
E nos espaços comuns, junto dos elevadores, e nos quartos vai encontrar os quadros que salientam partes dos painéis de azulejos já enunciados. Fique atento a esses pormenores, pois poucos hotéis terão tanta história artística dentro deles.
BAR E RESTAURANTE
E apesar de Espinho ser uma área em que há restaurantes porta-sim, porta-não, há delicioso motivos para fazer refeições dentro do hotel.
O pequeno-almoço é um buffet muito grande e muito variado, eu diria de um hotel de luxo! Tem pratos quentes como ovos, cogumelos, bacon, tomates grelhados. E uma mesa só de frutas e queijos/enchidos… o meu paraíso. Há sumos, bebidas quentes, muitas pastelaria (fresca) como donuts, pastéis de natas e queques (e muitos mais!), e muita variedade de pães, compotas, etc.
Pela noite, jantei duas vezes no restaurante do hotel, com dois pratos que adoro: um com polvo e outro arroz de tamboril e camarões. Estavam uma delícia, assim como as amêijoas à Bulhão Pato e as sobremesas como o leite creme ou o cheesecake.
Em Espinho, a proximidade do mar é autenticada com a vida piscatória que esta terra sempre teve. Ou sempre foi assim! É dos melhores locais para comer o peixe e marisco frescos e fazer caminhadas na beira-mar: aqui, o passadiço que faz toda a marginal é muito convidativo para dar longos passeios e caminhadas.
Desde há muito tempo, Espinho é estância balnear, terra de pescadores e, agora, também de surfistas ou, sendo mais abrangente, de quem gosta de apanhar umas ondas, havendo aulas para quase tudo, dadas por várias escolas nos areais. Ah! Num dos dias em que estive no hotel, vi um surfista a sair do quarto de prancha debaixo do braço e já com o fato vestido… é só atravessar o calçadão e já está na praia! Ao lado do hotel está a também já antiga, mas ainda muito concorrida Piscina Solário.
Antigamente, a água do mar era “prescrita” com cura para doenças e mazelas, assim como apanhar o sol (Vitamina D). As barraquinhas de praia eram quase a casa de muitos que, em tempos em que nem toda a gente tinha carro, conheciam bem a estação de comboios. Espinho junta mar, praia, mas também bem comer e bem receber. Saiba mais sobre o que ver e visitar em Espinho.
INFORMAÇÕES
EXE Praia Golfe Espinho
Morada: Rua 6, Edifício PraiaGolfe, 4500-357 Espinho, Portugal
Telefone: +351 227 331 000
E-mail: reservas@exepraiagolfe.com
O Exe Praia Golfe 4* tem também salões para eventos variados, com capacidade para até 350 pessoas.
Fica a 200 metros da estação de comboio de Espinho.
Tem parque de estacionamento privado, com preço extra.