Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo Piscina do Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 3, 2020

Conhecer o Algarve a partir do Hotel Hilton Vilamoura, Portugal

Alojamento/ Miúdos/ Portugal [ Algarve/ Hotéis/ Loulé/ Vilamoura ]

É preciso tempo para se sentir o Algarve e o mesmo se aplica para conhecer os quatro hectares do Hotel Hilton Vilamoura. Este que é, há quatro anos consecutivos, considerado o Melhor Resort de Portugal, é um pedacinho de paraíso, de onde não dá vontade de sair, mas onde também se dinamizam muitas experiências únicas para os seus hóspedes conhecerem a região. É que não há forma de separar a questão: este é um ponto de partida para conhecer o Algarve. Conheçam melhor o hotel neste vídeo:

Perto de uma das maiores marinas da Europa, em Vilamoura, o Hotel Hilton está rodeado por 200 hectares de parque natural. Só isso faz toda a diferença. O golfe é naturalmente uma das atividades sugeridas – aliás, aqui ao lado estão os melhores campos de golfe do Algarve – mas, se pretender relaxar ao máximo, basta atravessar a entrada do hotel e já vai estar no maior Spa de Portugal: o 7 Seven Spa – que experimentei e conto mais abaixo.

Susana Ribeiro no Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Piscina do lado do Cascatas Golf Resort do Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Para começar a descrever a minha estadia no Hilton Vilamoura é preciso reforçar esta informação: este hotel já foi distinguido com variados prémios internacionais, tanto pela excelência dos seus serviços, como pelos seus espaços, pela sua gastronomia e pelas experiências que proporciona os hóspedes. Aqui, senti-me em casa e sempre muito bem atendida, por qualquer um dos funcionários que transformam a nossa efémera passagem, pelo hotel, em momentos especiais.

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

O nome completo do resort é Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa trazendo a descrição da sua decoração exterior: é que, além de várias piscinas ao ar livre – e uma interior – tem cascatas de água, em pontos estratégicos, levando-nos imediatamente para um ambiente tropical, sem sairmos de Vilamoura. O som da água a correr, levada por riachos dentro do resort é o melhor bálsamo para o relaxamento ser total.

Hilton Vilamoura - Algarve © Viaje Comigo

Nas cascatas do Hilton Vilamoura – Algarve © Viaje Comigo

Dentro do hotel Hilton Vilamoura, fiquei alojada num apartamento, com dois quartos, e poderá ser essa a melhor opção para família, ou dois casais, ou grupo de amig@s que queiram a privacidade de ter a sua própria sala e cozinha. Um dos quartos tinha cama de casal, com casa de banho (suite com banheira) e o outro duas camas single (com uma casa de banho, com duche).

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Quarto do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

A cozinha está completamente equipada e tem imensos eletrodomésticos como fogão, microondas, torradeira, máquina de café, máquina de lavar e secar roupa, máquina de lavar a louça e –  informação importante – também estão lá os detergentes e pastilhas para colocar as máquinas a funcionar.

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Cozinha do apartamento do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

A varanda do meu apartamento estava virada para a piscina central do Hilton o que me proporcionou uma vista panorâmica sobre o espaço e foi dali que, muitas vezes, trabalhei no Viaje Comigo. É o local perfeito para fazer uma refeição, ler um livro, etc. O principal é desfrutar daquele ambiente muito relaxante.

Vista da varanda do Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Vista da varanda do Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Ainda mais informações do apartamento: a casa de banho está recheada com os produtos de higiene, secador de cabelo, chinelos e roupão (e, vocês sabem… eu adoro sentir-me em casa com o roupão, para sair do banho!); e a sala tem um sofá enorme e televisão, para poder sentir-se como se estivesse em casa. Eu senti-me verdadeiramente em casa, mesmo estando num hotel!

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Sala do apartamento do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Sala de jogos do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

No 7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

No 7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

E o que pode fazer no resort? Além da sala de jogos, ginásio (aberto 24 horas), piscina interior, o Hilton tem o Bar Rubi e, num edifício em frente ao hotel, está o bonito 7 Seven Spa: o maior spa de Portugal! As instalações são muito modernas, bonitas e confortáveis e fazem-nos entrar num mundo de relaxamento. Ah… parece uma frase feita, mas acreditem em mim, quando vos digo que é mesmo um local muito relaxante. As salas de massagens e a sala de relaxamento são especiais, assim como o circuito de águas enorme, com piscinas de hidromassagem e jatos, banho turco, jacuzzi, jardim Zen, etc… Infelizmente, devido à Covid-19, o Circuito de Águas estava fechado, mas fui desfrutar de uma massagem dos Deuses do Olimpo. Quis adoptar a Tânia, a terapeuta, com mãos de fada, que me pôs quase a dormir, durante uma massagem terapêutica e relaxante.

No 7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

No 7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Circuito de Águas no 7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

No 7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

No 7 Seven Spa do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Restaurante Aquarela – Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

RESTAURANTES DO HOTEL HILTON VILAMOURA

Num resort, a oferta de restaurantes é sempre grande e variada e, no Hilton Vilamoura, essa é uma das grandes apostas tendo vários espaços para os hóspedes poderem variar, durante a sua estadia. E a comida é excecional – parabéns ao chef André Simões e toda a sua equipa. Nesta altura, com as restrições de segurança por causa da Covid-19, só dois restaurantes estavam a funcionar quando visitei o hotel: o Aquarela e o Moscada. Mas existem mais dois fora do resort, que também têm de experimentar.

Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Sobremesa do Aquarela – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

No Aquarela, encontrei a ementa ideal para os dias quentes e é perfeito para os almoços descontraídos, junto da piscina: tem pelo menos oito saladas e também sanduíches variadas, hambúrgueres, pizzas, pastas, peixes e carnes grelhados, e algumas sobremesas para nos tentar.

E o restaurante Moscada é o sugerido para um jantar mais intimista, com empratamentos muitos bonitos e um pouco requintado até, mas sem perder o ambiente descontraído. Devo dizer que, os sabores são, em ambos os restaurantes, excepcionais.
No Menu a La Carte são várias as opções, existindo pelo menos um prato vegetariano – tempura de seitan com molho agri doce sobre legumes salteados – e massas (gnochis com legumes, raviolis de espinafres e tagliatelle com cogumelos, por exemplo)
O que podem provar nas entradas: os cogumelos salteados em aroma de trufa, com tofu fumado, mousseline de chirívias e beurre branc de bebida de amêndoa torrada; o magret de pato confit em aroma de citrinos sobre espargos verdes grelhados, crumble de queijo de cabra e manga; vieiras grelhadas, gnocchis com guanciale, camarão, espinafres e mousseline de tomate assado; ou o salmão fumado e ostras salteadas sobre mousseline de abóbora, gengibre, caril, ervilha torta, salsa de nozes e aneto.

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Nos pratos principais, nos peixes, poderá provar o dueto lagareiro, polvo e bacalhau assado com estufado de feijão, azeitona, tomate e grelos salteados; o filete de robalo sobre polenta de camarão e coentros, ratatouille de legumes do Mediterrâneo grelhados; filete de salmão grelhado sobre pack choi e seleção de legumes verdes; e o camarão tigre com legumes salteados e fruta. Devo dizer-vos que todos os pratos têm porções grandes.

Nas carnes: o peito de frango recheado com crumble de pancetta, parmesão, manjericão, cogumelos salteados, espargos e pack choi; carré de borrego, legumes salteados, jus de mostarda e tâmaras; lombo de novilho sobre espargos grelhados, cogumelos em aroma de trufa, tomate cherry e jus de vinho do Porto; e o entrecôte de novilho maturado, seleção de legumes verdes.

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

As sobremesas além de serem uma perdição de sabores… também as comemos com os olhos. Dei os meus parabéns diretamente à pasteleira – que me perdoem os restantes cozinheiros, mas aqui já se sabe que sou muito gulosa! 😀 – pelo talento e arte que emprega nas doçuras. O que pode provar? A meia esfera de morango com recheio de lima e crocante praliné; o creme brûlée tradicional de aromas do Algarve e sua trufa de medronho; a Delícia de chocolate branco e framboesa com molho de chocolate negro e conhaque; Prestígio de amêndoa e alfarroba, com gel de laranja e sorvet de figo; ou, se preferir, uma opção sem açúcares, a salada de fruta da época envolta em maracujá.

Sobremesa do restaurante Moscada - Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Sobremesa do restaurante Moscada – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Houve alguns dias que não me apeteceu sair do quarto, para ir jantar, e pedi o serviço no quarto. O room service do Hilton não tem custo associado e, estando eu num apartamento, tenho uma enorme varanda para desfrutar e tinha uma cozinha (perdoem-me, mas não a usei para cozinhar). A cozinha está aberta até tarde e poderá escolher alguns pratos mais ou menos requintados… e não se esqueçam das sobremesas, porque valem muito a pena! Garanto-vos!

Sobremesa no quarto - Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Sobremesa no quarto – Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

E porque falamos de comida, vou falar-vos do pequeno-almoço. Também devido à Covid-19 – e com todas as regras de segurança – não tive o habitual buffet. Temos uma lista para escolher o que desejamos, mas vem sempre para a mesa uma torre com fruta, queijos e carnes frias, e croissants e alguma pastelaria. Depois pode escolher mais: cereais, iogurtes, pães variados, bolos, panquecas; queijos variados e fiambre; salada de fruta ou fruta laminada; etc. Nas bebidas, pode optar pelo sumo de laranja natural, ou outros sumos, e as bebidas quentes como chá, leite e café.
E os pratos quentes? Há bacon e salsicha grelhado, batata rosti, feijão, tomate grelhado, ovos mexidos, fritos, cozidos e… pode criar a sua omelete com vários ingredientes como cogumelos, queijo, cebola, fiambre, bacon, tomate, etc.

My.Al.Mar - Praia Rocha Baixinha - Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

My.Al.Mar – Praia Rocha Baixinha – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Vista My.Al.Mar - Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Vista My.Al.Mar – Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

My.Al.Mar - Praia Rocha Baixinha - Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Sangria do My.Al.Mar – Praia Rocha Baixinha – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Fora do resort, o Hilton Vilamoura tem ainda dois outros espaços gastronómicos que vale (muito) a pena visitar: o My.Al.Mar, na praia da Falésia/Rocha Baixinha, e o La Bella Barca, na marina de Vilamoura.

Na praia, o Hilton Vilamoura tem o restaurante My.Al.Mar – Tapas by the Sea, que serve também refeições descomplicadas e tapas e petiscos. E o porquê do nome? Al é o prefixo de muitas palavras portuguesas com origem árabe e traz o significado de Algarve. Alma vem do latim “anima” que significa “ar” e trata-se da parte moral e emocional do Homem. Sinónimos: vida, ânimo, força e vivacidade; e o Mar, vem do latim Mare: o mar simboliza a dinâmica da vida.

My.Al.Mar - Praia Rocha Baixinha - Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

My.Al.Mar – Praia Rocha Baixinha – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

No My.Al.Mar, a ementa convida à partilha. Se estiverem acompanhados, peçam vários pratos e vão provando um pouco de cada. Foi o que eu fiz: pedi uma pizza, e depois o queijo de cabra com mel e amêndoas; a tempura de camarão com molho aioli; as asas de frango BBQ com molho agridoce; e decidi experimentar o presunto de Monchique, uma vez que já me tinham falado que era excelente. O que comprovei que era verdade. Além destas tapas tem também disponíveis as plumas de porco com batata doce frita; e as lascas de bacalhau com grão e cebola e pimentos assados.

My.Al.Mar - Praia Rocha Baixinha - Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

My.Al.Mar – Praia Rocha Baixinha – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Mas não é só! A ementa do My.Al.Mar tem saladas, sanduíches, hambúrgueres, peixe fresco do dia, pratos de carne, pizzas, sobremesas e menu especialmente pensado para crianças (sopa, pizza, esparguete com molho bolonhesa, douradinhos de peixe, hambúrguer ou peito de frango grelhado, por exemplo).

My.Al.Mar - Praia Rocha Baixinha - Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

My.Al.Mar – Praia Rocha Baixinha – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Na marina de Vilamoura, o Hilton tem um outro restaurante, especializado na cozinha italiana: o La Bella Barca – e o transfer pára lá perto, à noite, fazendo ligação direta com o hotel. Não há melhor do que poder beber um bom vinho, tranquilamente, sabendo que não vai ter de pegar no carro.
O restaurante aposta na gastronomia mediterrânica, com pastas e risotos, feitos com produtos originais de Itália, como queijos, charcutaria, trufas e vinhos, por exemplo. É uma experiência muito agradável! Quando lá estive tinha música ao vivo, e aproveitando o calor do Algarve fiquei na esplanada, a degustar verdadeiras delícias. Comecei por uma burrata fresquíssima (divinal), depois um risoto com vieiras (que ainda sonho com ele) e, no fim, o pecado da gula com o Tiramisú… nem vos vou dizer quão bom era… provem e digam-me!

La Bella Barca - Vilamoura - Algarve © Viaje Comigo

La Bella Barca – Vilamoura – Algarve © Viaje Comigo

SERVIÇOS ESPECIAIS DO HILTON VILAMOURA

Sem dúvida, o Hilton Vilamoura gosta de mimar os seus hóspedes. E se a ideia é nós relaxarmos por completo, o objetivo é parar o seu carro na garagem e não ter de se preocupar onde o vai estacionar, quando for à praia, ou quando for jantar fora do resort. Assim, o Hilton tem um transfer direto para a Marina de Vilamoura e para a Praia da Rocha Baixinha/Praia da Falésia. No areal, frente ao restaurante My.Al.Mar estão as espreguiçadeiras e os chapéus de sol (e toalhas) concessionado pelo hotel, ou seja, gratuito e incluído para os hóspedes do hotel. Algo que mais ninguém tem naquela praia.

Praia Falésia / Rocha Baixinha - Espreguiçadeiras do Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Praia Falésia / Rocha Baixinha – Espreguiçadeiras do Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Praia Falésia / Rocha Baixinha - Espreguiçadeiras do Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Praia Falésia / Rocha Baixinha – Espreguiçadeiras do Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

E, se procura atividades, o Hilton Vilamoura disponibiliza várias experiências para os hóspedes dentro do resort, como workshops de cozinha saudável, yoga no jardim, auto-massagem, passeios e caminhadas para conhecer a história e as histórias, do Algarve desconhecido. Fiz o workshop de Alimentação Saudável e, além de ter aprendido muito com o chef, consegui aperfeiçoar o meu empratamento. A comida ficou ótima, mas confesso que pouco ajudei na confecção, fui só dando uns toques, com o aval do chef que ia explicando as mudanças que fazem nas cartas do hotel para que mantenham propostas saudáveis para os hóspedes do Hilton. É grátis e qualquer hóspede pode participar e provar o resultado final.

Workshop de Alimentação Saudável - Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Workshop de Alimentação Saudável – Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Algo que notei no Hilton Vilamoura é que, mesmo querendo que os hóspedes fiquem fãs do resort, e das suas atividades, impulsionam os hóspedes a conhecer a região. As sugestões são personalizadas e acompanhadas: conhecer alguns segredos de Vilamoura, experimentar outros restaurantes tradicionais, conhecer a serra de buggy, com a Stressaway; etc.

Nota também muito importante: o Hilton Vilamoura é pet friendly! Ou seja, os animais de estimação são bem-vindos. Os animais podem circular pelas áreas públicas sempre com trela. Mas, não são permitidos em restaurantes exteriores e interiores e nas piscinas. A limpeza do quarto é feita com produtos especiais e tem taças para colocar a água e comida no quarto. O peso máximo dos animais é de 34 Kg e a taxa extra para limpeza é de €45 – mas confirme sempre directamente com o hotel, para saber todas as taxas e custos que se aplicam e que poderão mudar.

Piscina romântica do Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Piscina romântica do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

E sendo o Hilton um hotel com ambiente bastante familiar, não são só as piscinas que são pensadas para os mais pequenos. As crianças têm um espaço muito especial, o “Paradise Island” com 3200m2, inspirado na história de Robinson Crusoe, onde podem viver aventuras divertidas sempre com o acompanhamento dos monitores. O Kid’s Club é o local onde os miúdos podem brincar, entre os 4 e os 12 anos, enquanto os pais desfrutam do merecido descanso.

E mesmo sendo um hotel predominantemente familiar, o Hilton tem também recantos para quem vai em casal e quer… namorar. Não é por acaso que existe uma “escondida” Piscina Romântica (sugestivo o nome, não é?) ou uns jardins igualmente românticos… quantos pedidos de casamento já terão sido aqui feitos? 😀
Boas férias!

Nos jardins do Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Nos jardins do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Praia Falésia / Rocha Baixinha - Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Praia Falésia / Rocha Baixinha – Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa
Morada: Rua da Torre d’Agua, Lote 4.11.1B Vilamoura, Algarve, 8125-615, Portugal
Reservas: vilamoura_reservations@hilton.com ou +351 289 304 000

Características do hotel:

– A 25 minutos do Aeroporto de Faro e próximo da praia privativa da Falésia
– Fitness Center 24 horas, spa, seis piscinas, dois campos de golfe próximos
– Paradise Islands Kids Club
– Cinco restaurantes e bares no resort
– Oito salas de reunião, salão de festas, business center e WiFi em todo o hotel

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Quarto do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Ginásio do Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Ginásio do Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Piscina interior do Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Piscina interior do Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Hotel Hilton Vilamoura – Algarve – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo