Cheguei ao aeroporto de Bucareste, na Roménia, depois de um voo noturno, com a TAP, a partir de Lisboa, ou seja, cheguei cheia de sono e pronta para dormir umas horas, antes de partir à descoberta da cidade. Tive boleia a partir do aeroporto, um bocadinho antes de começar o trânsito, da hora de ponta, de manhã. São menos de 20 Km entre o aeroporto e o centro da capital romena.
Saí de Lisboa quase à uma da manhã e cheguei por volta das 6 horas a Bucareste, já de dia. O aeroporto de Bucharest Henri Coandă, ou Otopeni, tem um aspeto moderno, apesar de ter sido construído nos anos 60, do século XX, percebendo-se que tem tido bastantes atualizações.
Existe um autocarro direto (783) do aeroporto para o centro da cidade de Bucareste (preço do bilhete à volta dos 2 euros), mas também há Uber (que foi o que usei para, depois, ir para o aeroporto), outro autocarro que vai até à estação de comboios, e um comboio para a Gara de Nord e táxis. Explicando melhor (atenção que os preços poderão ter mudado):
AUTOCARROS
Partem em frente ao Terminal de Partidas e Chegadas.
– A Linha Expresso 780, liga o aeroporto à estação Gara de Nord.
Horário: 05h15 às 23h00
– A Linha Expresso 783, liga o aeroporto ao centro da cidade. Funciona de dia (de 20 em 20 minutos) e de noites (de 40 em 40 minutos)
Horário: 05h20 às 23h00
Preços: 3,5 lei./bilhete; ou cartão magnético, com 2 viagens, por 7 lei.
COMBOIO
Ligam o aeroporto à Estação Norte de Bucareste. Saem do Terminal de Chegadas, depois de apanharem um autocarro de transfer até à estação do comboio. Um bilhete custa 6,8 lei. Crianças, estudantes e reformados pagam só metade do preço.
UBER
É o mesmo processo do que em Portugal (mas com carros mais antigos) e custa menos do que um Táxi normal. Mas, existem poucos carros o que faz com que esgotem rapidamente, principalmente em alturas de muitos pedidos. Como voei de madrugada, não tive problema em ter um em pouco minutos.
TÁXIS
Existem ecrãs para pedir táxis, junto do terminal de Chegadas. Para saber, mais ou menos, o preço para o local para onde vai, clique aqui.
Voltando ao aeroporto e, agora, para a Partida. Tinha guardado algum dinheiro romeno para gastar no aeroporto, principalmente para comprar o chocolate ROM, que todos me tinham falado e já tinha provado. É bom! Mas… atenção que na loja Duty Free do aeroporto só aceitam… Euros! Ou seja, o dinheiro romeno só o pude gastar nos restaurantes do aeroporto ou nas máquinas de comida e bebidas.
Como só tinha 5 euros decidi gastar em comida. Como as máquinas de vending e restaurantes aceitam a moeda romana, senti que estava a jogar numa slot machine. Como estava com fome e cansada, por ter dormido pouco, só comprei “porcarias”: comprei batatas fritas, bolachas de chocolate, pastilhas elásticas, uma garrafa de água e mais um chocolate ROM – que tinha comprado 8 na Duty Free, por 8 euros.
Sim, na cidade era mais barato. Aliás, cheguei a comprar um chocolate por 1 lei mas como um deles derreteu totalmente na minha mala, não quis arriscar e guardei algum dinheiro para gastar no aeroporto. Nas máquinas, cada chocolate custa 3 lei. Acabei por só guardar uma nota de 1 lei, como recordação.
Fiz os voos de e para Bucareste, na Roménia, com a TAP – a partir de e para Lisboa, e depois com a ligação, da Ponte Aérea, à cidade do Porto.