Na capital da Roménia existem inúmeras Igrejas, espalhadas pela cidade, desde locais históricos e antigos, a outros lugares mais modernos de Bucareste. As igrejas podem ser encontradas em qualquer área e, confesso, que três das que sugiro aqui foram dadas a conhecer em visitas guiadas pela cidade – tem a mais antiga e a catedral, entre elas – e as outras três descobri com os meus passeios, sozinha, por Bucareste. A maior riqueza destas igrejas, apesar das características da arquitetura ortodoxa, está efectivamente nos pormenores e pinturas que vão encontrar no interior.
– Procura hotéis para a sua viagem na Roménia? Pesquise aqui
1 – IGREJA E MOSTEIRO STAVROPOLEOS
Logo a contradizer o que está no parágrafo anterior está a Igreja e Mosteiro Stavropoleos… porque efetivamente é também muito interessante por fora. Apesar de termos entrado para ver a Igreja, foi o edifício e o jardim interior, na ala do mosteiro, que mais se revelaram interessantes. Uma visita que foi guiada por duas das poucas freiras que ainda residem aqui, nos dias de hoje. Esta é uma das mais antigas igrejas em Bucareste, tendo sido fundada por um grego (Stavropoleos) e construída em 1740. Os seus patronos são S. Miguel e o Arcanjo Gabriel.
2 – IGREJA DE S. NICOLAU
Encontrei esta igreja, meio por acaso, num dos passeios que dei na avenida Victoriei, que atravessa grande parte de Bucareste. Fundada em 1827 pelo Lord High Steward, a Igreja de S. Nicolau veio substituir uma mais antiga igreja (de 1715) construída pelo padre Neagu Darvas. Pinturas de Gh. Tattarescu. Tem no interior uma pintura, em madeira, datada do século XVIII.
3 – IGREJA ZLATARI / IGREJA DA NATIVIDADE
A Igreja Zlătari, Nascimento da Virgem Maria, é também chamada da Igreja dos Ourives – datada de 1705. Foi fundada por Mihai Cantacuzino, perto do local onde existiu uma igreja do século XVII. Entre 1850 e 1852, a igreja foi totalmente reconstruída e as pinturas interiores são de Gheorghe Tattarescu (que, aliás, é autor de outros frescos noutras igrejas). A torre sineira foi destruída em 1903, para aumentar a largura da avenida Victoriei, onde está situada.
4 – IGREJA KRETZULESCU OU CRETULESCU
A Igreja Kretzulescu (ou Crețulescu) acabou de ser construída em 1722 e fica situada entre a Avenida Victoriei e a Praça da Revolução.
O seu exterior já foi pintado, mas aquando de uma das restaurações – entre os anos de 1935 e 1936 – ficou apenas com os tijolos à mostra. No interior, o trabalho de frescos é de Gheorghe Tattarescu, datados de 1859 e 1860.
No terramoto de 1940, a igreja ficou destruída e depois foi reparada em 1942 e 1943. Após o terramoto de 1977 e a Revolução de 1989, o templo contou com mais renovações. Ao lado da igreja, está um busto do Memorial de Corneliu Coposu (político romeno).
5 – IGREJA DE SANTO ANTÓNIO (BISERICA SFANTUL ANTON)
A Igreja de Santo António (Biserica Sfantul Anton ou Biserica Curtea Veche) é a mais antiga igreja de Bucareste, construída em 1559, e fica no centro histórico da capital. A sua origem provém de três templos que, juntos, se tornaram num só – com aparência neo-gótica. Os séculos XVIII e XIX foram de grandes transformações para este templo que tem como padroeiro Santo António, como se pode verificar pelo nome da mesma. Reza a lenda que o nome vem do facto de, depois de um incêndio, a única peça a não ser destruída foi a de Santo António. O portal é de 1715.
6 – CATEDRAL PATRIARCAL – IGREJA METROPOLITANA
Esta é a Igreja Metropolitana, de arquitetura ortodoxa, e apesar de a igreja original ter sido construída no século XVII, foi em 1925 que se tornou sede do Patriarcado e, mais tarde, em 2007, se transformou em Catedral. Situada no Monte da Alegria (Hill of Joy) é vizinha de outros edifícios como é do caso da Casa do Patriarcado, que é o antigo Palácio da Câmara dos Deputados, renovada entre 2014 e 2016. Tem fachada neo-clássica.
Nota: na maior parte das igrejas, não costumam deixar fotografar o interior. Eu consegui porque estava a convite do turismo da Roménia.