A Roménia é um país do sudeste da Europa, com uma rica história e cultura. Faz fronteira com a Ucrânia, Hungria, Moldávia, Sérvia e Bulgária. A capital do país é Bucareste, uma cidade vibrante e cosmopolita. Visitei este país durante quase duas semanas e este foi o meu roteiro, mas… há muito mais para visitar! Por isso, irei voltar com certeza para conhecer mais deste país fantástico!
A Roménia é um país com uma história milenar, que remonta aos tempos dos romanos. O país foi governado por uma série de potências estrangeiras ao longo dos séculos, incluindo o Império Otomano, o Império Austro-Húngaro e a União Soviética. A Roménia é um país com uma beleza natural deslumbrante, com montanhas, florestas, lagos e praias.
Alguns dos principais pontos turísticos da Roménia:
Bucareste: A capital da Roménia é uma cidade vibrante e cosmopolita. Os principais pontos turísticos de Bucareste incluem o Palácio do Parlamento, o Museu Nacional de Arte da Roménia e o Centro Histórico.
Castelo de Bran: Também conhecido como o Castelo do Drácula, este castelo medieval é um dos pontos turísticos mais populares da Roménia. O castelo está localizado na cidade de Bran, na Transilvânia. Mas, e se vos dissesse que Bram Stoker nunca esteve na Roménia? Segundo o meu guia, o famoso escritor de “Drácula” leu apenas sobre a história de Vlad (Tepes) Dracul (conhecido como “O Empalador”, que governou o principado de Valáquia) e inspirou-se para escrever a sua obra, passada entre Londres e Roménia (Bucareste e Transilvânia). E, assim, se criou um mito da Roménia ser o país dos vampiros!
Monte Bucegi: Este maciço montanhoso é o mais alto da Roménia. O Monte Bucegi é um destino popular para caminhadas, escalada e esqui.
Delta do Danúbio: A maior delta fluvial da Europa, o Delta do Danúbio é um paraíso para os amantes da natureza. O delta é habitat para uma variedade enorme de espécies de aves, peixes e mamíferos.
Município de Sighișoara: Esta cidade medieval é Património Mundial da UNESCO. Sighișoara é conhecida pelas suas ruas estreitas, casas coloridas e a torre do relógio.
O romeno é a língua falada por cerca de 28 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo principalmente na Roménia e da Moldávia, onde é a língua oficial. Também o é na província autónoma de Voivodina, na Sérvia. Ainda assim, há falantes de romeno – e comunidades grandes – também na Ucrânia, Hungria, Bulgária, Macedónia e Grécia.
COMO IR
Cheguei ao aeroporto de Bucareste, depois de um voo noturno, com a TAP, a partir de Lisboa, ou seja, cheguei cheia de sono e pronta para dormir umas horas, antes de partir à descoberta da cidade. Tive boleia a partir do aeroporto, um bocadinho antes de começar o trânsito, da hora de ponta, de manhã. São menos de 20 Km entre o aeroporto e o centro da capital romena. Leia mais.
ALOJAMENTO – ONDE DORMIR
– Onde dormir em Bucareste
– Hotel Golden Tulip Victoria Bucharest
- Na Roménia, se querem explorar o Delta do Danúbio – Património Mundial da UNESCO – a localidade de Crisan é um bom ponto de partida e é onde está situado o Hotel Sunrise. Leia mais.
- Durante a minha viagem à Roménia, fiquei alojada no Ana Hotels Europa, em Eforie Nord, um local muito procurado pelas praias, na costa romena. O meu quarto tinha vista para a piscina e para o mar.
Na Roménia, a capital, Bucareste reúne restaurantes de todo o tipo, desde a comida tradicional romena, à grega, petiscos ou italiana, entre muitas outras, e também para diferentes carteiras… mais u menos recheadas. No centro histórico da cidade, há uma área totalmente dedicada à gastronomia e bares, a Lipscani. São ruas e mais ruas de tudo o que é espaço para comer e beber e também locais de diversão noturna.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Depois de uma semana a visitar Bucareste e depois o Delta do Danúbio e a costa do Mar Negro na Roménia, já tinha conhecido locais menos turísticos do país e, por isso, estava preparada para ir para os mais turísticos.
Para a maioria dos visitantes deste país, a Transilvânia é a região que não pode faltar numa viagem. Ela é de facto uma região histórica e dotada de uma beleza extrema, que conjuga verdejantes montes, cidades medievais e castelos de sonho. Fiz o tour de um dia pelo Castelo de Peleş, Castelo de Bran, Râșnov e Brasov. Vejam o vídeo:
ROTEIRO PELA ROMÉNIA
Dia 1 – BUCARESTE
– Passeio na cidade
A capital da Roménia, Bucareste, é uma cidade muito verde. E não foi a partir do avião que consegui ver isso. Foi mesmo quando subi ao Arco do Triunfo, que vi em todo o redor muitas árvores e depois, passeando, consegui confirmar que de facto existem muitas áreas verdes, jardins e parques. Leia mais.
– Dimitrie Gusti National Village Museum
Imagine um local onde pode ficar a conhecer as casas tradicionais da Roménia, de uma só vez. Em Bucareste, o Dimitrie Gusti National Village Museum (Muzeul Satului, em romeno). Saiba mais, aqui.
– Passeio de barco no Herăstrău Lake
Em Bucareste, na Roménia, fui fazer um passeio de barco no parque e lago Herăstrău, onde tem duas opções: ir num barco grande, com outras pessoas, ou pode alugar um barquinho para fazer o seu passeio mais privado.
Leia mais.
A capital da Roménia, apelidada em tempos de “pequena Paris” é um diamante em bruto. Os palácios seculares de Bucareste estão, aos poucos, a serem recuperados, os jardins estão cada vez mais bonitos, tem museus com exposições muito interessantes e uma animação (não só noturna) que dá uma outra vida à cidade.
E é possível dentro de uma capital ainda existirem locais que são menos conhecidos? Penso que sim, Bucareste ainda tem alguns segredos ou, pelo menos, locais que ainda se encontram escondidos para a maior parte dos turistas. Saiba mais.
- Museus de Bucareste: são sempre um bom programa; mas especialmente uma boa sugestão para quando chove e não se consegue visitar os parques e jardins, por exemplo.
Dia 2
– Mahmudia
– Transfer de barco para Crişan, Delta do Danúbio
– Crişan, Sunrise Hotel
Na viagem que fiz à Roménia, um dos principais objetivos foi divulgar a área do delta do Danúbio. O que é? Um número incontável de canais, onde o conhecido rio e os seus afluentes produzem uma área com flora e fauna com importância reconhecida. As reservas são Património da Humanidade da UNESCO e existe a Reserva da Biosfera do Danúbio, reconhecida, desde 1990, como zona húmida de importância internacional. Leia mais.
Dia 3 e 4
– Letea Forest
– Transfer para Sfântu Gheorghe
– Green Village Resort, onde o Delta do Danúbio encontra o Mar Negro
– Imagens de Sfântu Gheorghe, no Delta do Danúbio
Dia 5 e 6
– Transfer para Murghiol e para o Mar Negro
Atividades: Off-road Day
Na Roménia, Mamaia é uma área balnear onde está o moderno Zenith – Top Country Line – Conference & Spa Hotel. Fica a cerca de 8 Km da cidade de Constança (ou Constanta). Se ficar neste hotel é só atravessar o calçadão e já está com os pés na areia e no Mar Negro e, pelo meio, tem disponível uma piscina de água aquecida. Leia mais.
Na Roménia, no distrito de Constança, Mamaia é uma área repleta de resorts, junto do Mar Negro. Aos resorts, juntem inúmeros restaurantes, bares e discotecas… que estão entre os locais de diversão noturna mais badalados do país, principalmente na altura do tempo mais quente. A brincar (e a sério também)… chamam-lhe a Ibiza da Roménia. E não é de admirar que assim o seja, porque existe mesmo uma grande animação noturna. Para quem gosta de praia e festas… é perfeito! Leia mais aqui.
Dia 7
Na minha viagem à Roménia, a passagem pelo centro de Constança (região da Dobruja) foi muito curta. O suficiente, apenas, para dar uma volta nos autocarros turísticos e ficar a conhecer o centro histórico e a catedral de S. Pedro e S. Paulo e o bonito casino, que infelizmente já não tem o glamour de outrora, mas conserva uma arquitetura muito bonita. Veja aqui as imagens.
Dia 8
Transfer Eforie Nord – Bucareste
A Carturesti Carusel é uma livraria que está situada no centro histórico de Bucareste, na Roménia. Aliás, fica na rua Lipscani, que é uma das mais movimentadas da capital romena. Leia mais.
Quando visitei o edifício do Ateneu, em Bucareste, a orquestra estava a ensaiar. Havia um silêncio total nos corredores e, como som de fundo, ouviam-se os instrumentos a serem afinados. É uma sala que vale a pena visitar e, se possível, assistir a um espetáculo. Saiba mais.
Dia 9
- Bucareste
- – Museu Popular Art Prof. Dr. Nicolae Minovici
– Visita ao Arco do Triunfo, Bucareste
– Visita ao famoso cemitério Bellu, que conta muitas histórias. Saiba mais.
Dia 10
Tour de um dia
Uma neblina cobria a área do castelo, quando cheguei pela manhã a Sinaia, na Roménia. O motivo da visita? Conhecer um dos mais famosos castelos do país. O Castelo de Peleş é considerado o mais bonito da Roménia e um dos mais surpreendentes do mundo.
Apesar de tantps séculos terem passado, desde a sua construção, e depois de tantos combates e tentativas de invasões, a cidadela de Rasnov mantém-se ainda firme e hirta. Nota: fui visitar Râșnov durante o Tour de um dia (Tour no Castelo de Bran, Castelo de Peles e Brasov – Tour de Um Dia a partir de Bucareste – com a agência Rolandia.. Normalmente, o programa não incluiria Rasnov, mas como o Castelo de Peles estava encerrado, tivemos tempo de vir até aqui – o nosso programa foi também mais extenso do que o normal. Também poderá pedir um tour à sua medida e mediante o seu tempo disponível.
O sonho de muitos viajantes é ficar a conhecer o Castelo de Drácula, ou seja, o Castelo de Bran. Mas, e se vos dissesse que Bram Stoker nunca esteve na Roménia? Segundo o meu guia, o famoso escritor de “Drácula” leu apenas sobre a história de Vlad (Tepes) Dracul (conhecido como “O Empalador”, que governou o principado de Valáquia) e inspirou-se para escrever a sua obra, passada entre Londres e Roménia (Bucareste e Transilvânia). E, assim, se criou um mito da Roménia ser o país dos vampiros!
Na Transilvânia, Roménia, Brașov é uma cidade com um património medieval onde o Portão de Santa Catarina, construído em 1559, ainda é um exemplo da arquitectura e de como se tornou um local muralhado. Até 1820, este portão era o único acesso aos subúrbios e, no interior, o centro é na Piața Sfatului, repleta de esplanadas dos bares e restaurantes. É um local bastante animado e pitoresco.
Dia 11 e 12
Na capital da Roménia existem inúmeras Igrejas, espalhadas pela cidade, desde locais históricos e antigos, a outros lugares mais modernos de Bucareste. As igrejas podem ser encontradas em qualquer área e, confesso, que três das que sugiro aqui foram dadas a conhecer em visitas guiadas pela cidade – tem a mais antiga e a catedral, entre elas – e as outras três descobri com os meus passeios, sozinha, por Bucareste. A maior riqueza destas igrejas, apesar das características da arquitetura ortodoxa, está efectivamente nos pormenores e pinturas que vão encontrar no interior. Leia mais.
Dia 13
A capital da Roménia, apelidada em tempos de “pequena Paris” é um diamante em bruto. Os palácios seculares de Bucareste estão, aos poucos, a serem recuperados, os jardins estão cada vez mais bonitos, tem museus com exposições muito interessantes e uma animação (não só noturna) que dá uma outra vida à cidade.
E é possível dentro de uma capital ainda existirem locais que são menos conhecidos? Penso que sim, Bucareste ainda tem alguns segredos ou, pelo menos, locais que ainda se encontram escondidos para a maior parte dos turistas. Leia aqui sobre os Segredos de Bucareste.