Visitei Bucareste em maio de 2018, em duas alturas: no início de uma viagem de 13 dias na Roménia e no final dessa mesma viagem. Apesar de estar calor, num dos dias choveu, o que fez com que a procura pelos museus fosse maior. E é sempre uma boa ideia, quando chove, visitar museus e outros espaços fechados, em qualquer cidade do mundo. Mas aqui, mesmo com sol, devem fazê-lo, porque Bucareste é uma cidade com inúmeros museus de interesses diferentes.
O Village Museum, por exemplo, é um museu ao ar livre. É o local onde estão quase três centenas de casas tradicionais que representam as regiões da Roménia. Na verdade, o Dimitrie Gusti National Village Museum, aberto desde 1936, está no meio do parque Herăstrău, onde pode fazer passeios de barco no enorme lago. Ou seja, é um bom local para se divertir e para ficar a conhecer mais sobre outros locais do país. Leia mais sobre este Village Museum, aqui.
Além do Village Museum também visitei o Museu de Arte Popular, Prof. Dr. Nicolae Minovici, a Casa Filipescu Cesianu e o Observatório Astronómico Vasile Urseanu (saibam mais sobre cada um destes locais, mais abaixo neste texto). Claro que, o Observatório não é considerado museu, mas tem um interesse muito grande: se conseguir a visita em inglês será ótimo, porque está tudo em romeno e, se estiver bom tempo e céu limpo, pode ser que o deixem espreitar pelo gigante telescópio – saiba mais aqui.
1 – DIMITRIE GUSTI NATIONAL VILLAGE MUSEUM
O Village Museum é um museu a céu aberto onde estão as casas tradicionais da Roménia e também igrejas. É possível visitar todas (algumas têm as portas abertas e, no interior, pode ver o mobiliário e vestuário típicos), até porque cada uma tem uma história e tradições diferentes. E, nas explicações, poderá saber mais sobre as tradições de cada região romena. Como fica ao lado de um parque, jardim e lago, pode fazer também o passeio de barco.
Morada: Şoseaua Kiseleff, 28-30, Bucareste, Roménia
Site
2 – MUSEU DE ARTE POPULAR, PROFESSOR DR. NICOLAE MINOVIC
O Museu de Arte Popular é um museu, na casa de um antigo médico (Professor Dr. Nicolae Minovic), que conserva peças que contam histórias: roupas, louças (a mesa está posta como antigamente), quadros e um jardim maravilhoso, para relaxar.
Morada: Str. Dr. Nicolae Minovici, 1, Bucareste, Roménia
Site
3 – MUSEU GEORGE ENESCU
O Museu George Enescu está instalado na casa onde viveu este reconhecido compositor romeno. O edifício é um bonito palácio, construído no início do século XX. É um dos mais bonitos exemplos de Arte Nova em Bucareste.
Morada: Calea Victoriei, 141, Bucareste, Roménia
Site
4 – MUSEU NACIONAL DE GEOLOGIA
Na mesma avenida estão vários museus que pode visitar. É o caso do Museu Nacional de Geologia, em Bucareste, que foi fundado em 1990.
Morada: Şoseaua Kiseleff, 2, Bucareste, Roménia
Site
5 – MUSEU NACIONAL DE ARTE DA ROMÉNIA
O Museu Nacional de Arte da Roménia está instalado no antigo (e grandioso) Palácio Real de Bucareste, um edifício que data de 1837.
Morada: Calea Victoriei, 49-53, Bucareste, Roménia
Site
6 – MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA
O Museu Nacional de Arte Contemporânea ocupa uma parte do Palácio do Parlamento e é um dos mais recentes museus de Bucareste.
Morada: Strada Izvor, 2-4, Bucareste, Roménia
Site.
7 – MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA ROMENA
Para quem quer saber mais sobre a história do país, o Museu de Nacional de História Romena foi fundado em 1970 e ocupa um edifício histórico. Dois períodos da história bastante abordados são o terramoto, em 1977, e a Revolução, em 1989.
Morada: Calea Victoriei, 12, Bucareste, Roménia
Site.
8 – MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL, GRIGORE ANTIPA
Ao Museu de História Natural, em Bucareste, está associado o nome de Grigore Antipa, considerado o mais famoso biólogo romeno.
Morada: Şoseaua Kiseleff, 1, Bucareste, Roménia
Site
9 – CASA FILIPESCU CESIANU
Como foi a vida da alta sociedade, na capital romena, nos últimos séculos? Isso pode ser respondido numa visita a esta casa-museu onde pode encontrar mobiliário, coleções de louças, quadros, vestuário e acessórios de outros tempos. A mostra vem até aos nossos dias com peças como rádios e televisões antigos, para recordar os anos 80 e 90. Ou seja, é uma exposição transversal, que atravessa várias décadas da sociedade romena. Na entrada está uma estátua do famoso Vlad Tepes, o Empalador (que diziam ser vampiro).
Morada: Calea Victoriei 151, Bucureste, Roménia
Site
10 – MUITOS OUTROS MUSEUS EM BUCARESTE
Existem ainda muitos outros espaços museológicos em Bucareste, como um Museu Militar, um Museu dos Antigos Mapas e Livros Antigos, um Museu da Aviação, um outro dos Caminhos de Ferro, um Museu do Camponês Romeno (que me disseram que também era muito interessante, mas terá de ficar para uma próxima visita a Bucareste), um Museu do Futuro… e muitos mais. Pode ver todos, aqui. E houve um que tive pena de não ter tempo para visitar e que, muito provavelmente, será um dos mais visitados: a Casa de Ceausescu: que foi, entre 1965 e 1989, a residência privada de Nicolae e Elena Ceauşescu e dos seus filhos.
– Procura hotéis para a sua viagem na Roménia? Pesquise aqui