Na Roménia, a capital, Bucareste reúne restaurantes de todo o tipo, desde a comida tradicional romena, à grega, petiscos ou italiana, entre muitas outras, e também para diferentes carteiras… mais u menos recheadas. No centro histórico da cidade, há uma área totalmente dedicada à gastronomia e bares, a Lipscani. São ruas e mais ruas de tudo o que é espaço para comer e beber e também locais de diversão noturna.
Depois de vários dias a provar comida de buffet internacional de hotéis, foi no tour da Transilvânia que comi comida tradicional da Roménia. Por isso, em Bucareste, decidi experimentar os restaurantes onde os habitantes locais vão.
A área de Lipscani está sempre tão em voga – e sim, tem restaurantes com preços para turistas, mas outros mais em conta – que até fazem esplanadas a fingir que estão na praia. Como vêem pelas fotografias, há de tudo um pouco. E se quiserem só pegar em algo e continuar a visita à cidade, ou comprar petiscos para um piquenique, vai encontrar, pelas ruas de Bucareste, imensas padarias/pastelarias, de janelinha aberta, a vender pães sanduíches e pastéis.
Se quer beber mais do que comer, há um bar irlandês que posso sugerir: o Kilkenny Irish Pub, que foi o local onde paramos para umas cervejas e uns nachos com queijo, mas que serve também hambúrgueres e outros snacks.
E se há restaurantes em hotéis que merecem uma visita – mesmo que não esteja lá alojado – um deles é, com toda a certeza, a Pizzaria do Radisson Blu Hotel Bucharest. As pizzas são excelentes, as entradas também… tudo muito bom.
Também o buffet do Intercontinental Hotel Bucharest é uma ótima proposta, sobretudo para almoço, com preços de menu executivo que valem a pena, porque tem uma diversidade muito grande. Mas, só vale a pena se for com fome, porque pode comer o que quiser e quanto quiser.
– Procura hotéis para a sua viagem em Bucareste? Pesquise aqui
Um dos restaurantes que mais gostei de experimentar em Bucareste, foi o Nomad Sky Bar. Na ementa, há saladas, pastas, hambúrgueres, petiscos, pratos gregos, franceses, espanhóis, italianos, asiáticos, americanos e vegetarianos. Podem comer, aqui, por 10 ou 15 euros. A comida é boa e o espaço é muito bonito, com uma decoração espetacular. No topo do edifício está um bar, com esplanada, e vista para a cidade.
E se o tempo estiver mais virado para os espaços fechados e quiser apostar num centro comercial… fique surpreendido com a excelente comida boa do TrickShot Mega Mall. Tem tanta coisa que nem sei por onde começar… finger food, hambúrgueres, sanduíches, pizzas em forno a lenha, saladas, pratos com peixe e carne, doçaria, etc. E, ao lado do restaurante, tem associado um espaço de diversão com varias mesas de snooker e pistas de bowling.
Outra coisa que me deixou surpresa é que, ligado a este restaurante, está uma mega esplanada com bar, onde há festas. É, por isso, como um bar no centro comercial, mas num espaço aberto, ao ar livre, e um pouco separado. Aliás, são duas esplanadas: uma mais calma, para comer, e outra ainda mais acima, com bar de cocktails e música. Mais animada, portanto. Sinceramente, facilmente esquecemos que estamos dentro de um shopping.
No meu último dia em Bucareste, fui a um restaurante muito perto do Parlamento, o Social 1. Ao almoço, tem um menu muito em conta (por 5 euros) e a comida era boa. Dentro tem uma decoração agradável, mas aproveitei o bom tempo e fiquei na esplanada, à sombra. Como estava muito calor, e caminhei muito para tirar fotografias, foi o local perfeito para descansar e almoçar. Não foi planeado, mas correu bem e, por isso, recomendo-o aqui. Não por ser algo de extraordinário, mas porque se come bem e barato.
Aliás, por muitos locais que vos sejam recomendados, o meu conselho em Bucareste é que vão entrando e experimentando. Há locais que quase nem damos por eles, numa passagem rápida nas avenidas da capital romena. Atrás de cada portão gigante, há um jardim e uma esplanada com algo para comer e beber à nossa espera. Com cenários muito relaxantes, mesmo ali ao lado dos locais mais turísticos, mas escondidinhos. Há espaços para provar vinhos, cervejas artesanais, cafés de todo o mundo, espaços muito trendy com comida caseira, etc. Muita escolha!
Um dos restaurantes mais conhecidos de Bucareste – acabei por não ir lá! Fica para a próxima – é o Caru’ cu Bere. Serve a gastronomia tradicional e também é conhecido por ter uma grande diversidade de cervejas. Tem a decoração a fazer lembrar original espaço antigo, e histórico, com vitrais em vez de janelas e muita madeira. Podem ver as fotografias aqui. Também costuma ter a apresentação de espetáculos de dança e música. Nas fotografias que se seguem têm ainda mais sugestões de locais que visitei (leiam nas legendas as dicas). Bom apetite!