Monsanto - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 30, 2018

A magia das 12 Aldeias Históricas de Portugal

Notícias/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal ]

Durante todo o ano de 2018, fui visitar as Aldeias Históricas de Portugal. São 12 locais, que se complementam na História e que conseguem ter particularidades que os distinguem entre si. Se Piódão é tida como a aldeia que parece um presépio, ao longe, Monsanto continua a ser apelidada d’A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal e Trancoso, que é cidade, ainda mantém a sua antiguidade na área que circunda o altaneiro castelo. Todas diferentes, estas aldeias, mas todas ligadas de forma indelével à História de Portugal, tendo sido palco de batalhas, conquistas e episódios que, ainda hoje, são recordados nos anais da História. Conhece todas as Aldeias Históricas?

Vejam o vídeo que resume cada uma das visitas às aldeias. Mas, cada aldeia tem direito ao seu vídeo único no canal do Viaje Comigo.

Ao longo de 2018, fiz as visitas às Aldeias Históricas à procura de curiosidades, das dicas do que visitar, onde comer e onde dormir. Está tudo reunido aqui podendo você mesmo começar a planear as suas visitas a estes locais imperdíveis. Em todas as aldeias existem eventos anuais que são uma razão, entre muitas outras, para irmos até lá. E durante todo o 2018 segui os eventos do ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” que trouxeram ainda mais animação a estes lugares.

Lista das Aldeias Históricas de Portugal, por ordem alfabética:

1 – Almeida
2 – Belmonte
3 – Castelo Mendo
4 – Castelo Novo
5 – Castelo Rodrigo
6 – Idanha-a-Velha
7 – Linhares da Beira
8 – Marialva
9 – Monsanto
10 – Piódão
11 – Sortelha
12 – Trancoso

Uma das primeiras aldeias por onde passei: Almeida e fiquei alojada na Casa do Ti Messias, que é um ótimo ponto de partida para a visita. Almeida é uma fortaleza única em Portugal e no mundo. Não falo somente da sua arquitetura ,que tem uma praça-forte de planta hexagonal, porque existem outras. Não falo dos seis baluartes porque existem outras também, mas sim pela sua história única e memórias de muitas batalhas e disputas, sobretudo porque está tão próxima da fronteira, passando muitas vezes por mãos espanholas. Guia de Almeida.

Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Belmonte destaca-se pela sua forte ligação ao Brasil e à comunidade judaica. Situada na Cova da Beira, com vista sobre a Serra da Estrela, esta é a terra natal de Pedro Álvares Cabral, navegador a quem se atribui a descoberta do Brasil, no ano de 1500. E essa ligação histórica, entre os dois países, é de imediato visível através das bandeiras que estão no topo da torre do castelo: Brasil e Portugal unidos pela História e pela língua. Siga o Guia de Belmonte – fui provar a gastronomia à Casa do Castelo e ao Fio de Azeite; fiquei alojada no Belmonte Sinai Hotel.

Castelo de Belmonte - Portugal © Viaje Comigo

Janela Manuelina do Castelo de Belmonte – Portugal © Viaje Comigo

Igreja Santiago e Torre de Belmonte - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Igreja Santiago e Torre de Belmonte – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Capelas de Santo António e do Calvário - Belmonte - Portugal © Viaje Comigo

Capelas de Santo António e do Calvário – Belmonte – Portugal © Viaje Comigo

A localização de Castelo Mendo é próxima da fronteira, o que fez com que mantivesse o seu objetivo defensivo pelo menos até ao século XVII. No local mais cimeiro estão as casas e as igrejas e a vila cresceu descendo a encosta, principalmente para onde estavam os campos de cultivo e as pastagens para o gado. Para entrar nas muralhas existiam as portas a Norte, Poente e Nascente. Desde 1984 que a aldeia de Castelo Mendo está classificada como Imóvel de Interesse Público. Guia de Castelo Mendo

Igreja de Santa Maria do Castelo - Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo – Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Porta da Vila em Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

A conduzir, pela estrada, já vou conseguindo ver a torre de Castelo Novo ao longe, mas distraio-me com a área fluvial que me surge no caminho, com piscina natural e área de piqueniques. Que lugar de sonho. Reservo-a para descobrir mais tarde, depois da visita ao centro histórico. Todas as Aldeias Histórias de Portugal têm sido, nos últimos anos, alvo de recuperação de vários monumentos e espaços. Com a alma da Serra da Gardunha, Castelo Novo é uma dessas aldeias e tem um centro renovado e bonito. Pertence ao concelho do Fundão e ao distrito de Castelo Branco. Guia de Castelo Novo.

Aldeia Histórica de Castelo Novo - Portugal © Viaje Comigo

Aldeia Histórica de Castelo Novo – Portugal © Viaje Comigo

Aldeia Histórica de Castelo Novo - Portugal © Viaje Comigo

Aldeia Histórica de Castelo Novo – Portugal © Viaje Comigo

Aldeia Histórica de Castelo Novo - Portugal © Viaje Comigo

Aldeia Histórica de Castelo Novo – Portugal © Viaje Comigo

Praia fluvial - Aldeia Histórica de Castelo Novo - Portugal © Viaje Comigo

Praia fluvial – Aldeia Histórica de Castelo Novo – Portugal © Viaje Comigo

Em Castelo Rodrigo fiquei alojada na Casa da Cisterna. A vista da casa é surpreendente, e o pôr-do-sol também, mas o que nos arrebata… é o bem receber. Afinal, apesar de todos os espaços que a casa possa ter, a própria aldeia é a continuação deste alojamento e é nela que nos perdemos, em caminhadas históricas.
Entre as vários monumentos de Castelo Rodrigo destaca-se o que resta das muralhas, o Palácio Cristóvão de Moura, o Pelourinho, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e as casas que fizeram desta povoação, durante mais de 600 anos, sede de concelho.

A sua história, envolve vários momentos: foi conquistada aos Árabes no século XI e dependente do Reino de Leão. Foi elevada a concelho por Afonso IX, integrando definitivamente o território português a 12 de setembro de 1297, pelo Tratado de Alcanizes – assinado por D. Dinis, que confirmou o seu Foral em Trancoso e mandou repovoar e reconstruir o Castelo, ação repetida por D. Fernando I, que também lhe concedeu Carta de Feira, em 1373.
Siga o Guia de Castelo Rodrigo fui conhecer o restaurante Arco-Íris e fui provar os vinhos da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo.

Porta do Sol - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Porta do Sol – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

Vista para Figueira de Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Vista para Figueira de Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

Casa da Cisterna - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

Idanha-a-Velha é muito pitoresca e, mais do que ter monumentos para apresentar, é uma aldeia em que a História fala mais alto em cada canto. Com o apoio do posto de turismo dei uma volta à vila, onde não faltam curiosidades por entre muitas ruínas e achados arqueológicos. Siga o guia de Idanha-a-Velha – em Idanha-a-Nova fui ao restaurante Helana e fiquei alojada no Monte do Vale Mosteiro.

Sé/Catedral da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. Portugal © Viaje Comigo

Sé/Catedral da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. Portugal © Viaje Comigo

Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha - Portugal © Viaje Comigo

Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha – Portugal © Viaje Comigo

Em Linhares da Beira, tenho de vos aconselhar o restaurante Cova da Loba. Caminhando pela aldeia, vai notar no correr da água e no chilrear dos pássaros que são sons constantes. E a água que corre pelos regadios, vem também de muitas fontes que ainda estão em funcionamento – outras ficam só para recordação de outros tempos, em que aldeia teria mais do que as atuais dezenas (dizem que são menos de 80) de habitantes. Datada do século XII, Linhares da Beira é uma aldeia medieval que, em 1169, recebeu o primeiro foral, por D Afonso Henriques. E no reinado de D. Dinis foi construído o castelo que se tornou o ex-libris desta localidade. Guia de Linhares da Beira.

Castelo de Linhares - Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Castelo de Linhares – Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Linhares da Beira - Aldeias Historicas de Portugal @ Viaje Comigo

Castelo de Linhares da Beira – Aldeias Historicas de Portugal @ Viaje Comigo

Em Marialva, o perímetro de muralha ainda está bem definido e, apesar das muitas ruínas, manteve três torres altaneiras, que se destacam no horizonte. Visitar a Marialva é como ter uma lição de História, onde nos perdemos nas ruínas, mas também descobrimos relíquias de antepassados.A aldeia é muito tranquila e vai encontrar os seus habitantes pelas ruas, ou a conversar à sombra. E é boa essa tranquilidade, que nos faz entrar num mundo à parte. Vem-me à cabeça a palavra: Serendipidade, que é a ação de descobrir coisas agradáveis por acaso. Marialva traz-nos isso. Explore e caminhe pela Rua da Corredoura, entre as casas antigas, e descubra o viver desta aldeia. Guia de Marialva.

Castelo de Marialva - Portugal © Viaje Comigo

Pelourinho dentro do Castelo de Marialva – Portugal © Viaje Comigo

Muralha de Marialva - Portugal © Viaje Comigo

Muralha de Marialva – Portugal © Viaje Comigo

Monsanto é (muito provavelmente) a mais conhecida das Aldeias Históricas de Portugal. Isso porque, no ano de 1938, foi eleita como a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, título que continua em suas mãos até aos dias de hoje (conto mais abaixo toda esta história). Mas, mesmo com o passar do tempo, Monsanto conseguiu preservar a sua História, contada através de gigantes penedos que se atravessam no caminho, à medida que vamos explorando a aldeia e subindo até ao seu altaneiro castelo. Há uma rudeza das pedras graníticas que se torna bela em Monsanto. Siga o Guia de Monsanto. Entre Monsanto e Sortelha fiquei alojada no Moinho do Maneio, em Penamacor.

Capela de S. Miguel - Monsanto - Aldeia Histórica - Portugal © Viaje Comigo

Dentro da Capela de S. Miguel – Monsanto – Aldeia Histórica – Portugal © Viaje Comigo

Monsanto - Aldeia Histórica - Portugal © Viaje Comigo

Monsanto – Aldeia Histórica – Portugal © Viaje Comigo

Foi a primeira aldeia que visitei, em 2018: Piódão – e fiquei a dormir na Casa da Padaria. Depois da estrada na serra do Açor, surgem-nos os socalcos que deram a Piódão, a aparência que tem hoje em dia, dando a imagem das casas encavalitadas. Todas assumem a pedra que existe em fartura: o xisto, tomando um tom escuro, que contrasta com o verde em seu redor e com as portas e janelas, que alguns proprietários pintam de azul, dando ainda maior visibilidade. Apenas a Igreja Matriz se destaca por ser branca, com pormenores azulados. Entrar em Piódão é como entrar num conto de fadas, onde vive gente real e muito hospitaleira. Guia de Piódão.

Piódão, Portugal © Viaje Comigo

Piódão, Portugal © Viaje Comigo

Piódão - Portugal © Viaje Comigo

Piódão – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Em Sortelha fiquei encantada com as ruelas mostram o casario antigo e o altaneiro castelo, datado do século XIII, com o pelourinho manuelino e a igreja renascentista. Há muralhas para subir, vistas que se estendem até à Serra da Estrela, portas seculares, duas pedras que se “beijam” e artesanato feito a partir de uma erva. Uma coisa é garantida: passear pela bonita Sortelha é fazer uma viagem ao passado. Fiquei alojada no Cró Hotel Rural e Termal Spa. Siga o Guia de Sortelha.

Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Em Trancoso, fiquei alojada no Solar Sampaio e Melo. No alto do planalto, o castelo guardará, por certo, muitas histórias… tantas quantas a do personagem Bandarra, poeta, sapateiro e profeta, conhecido por ser filho desta terra. Ponha os pés ao caminho para ficar a conhecer o centro histórico de Trancoso, que se desenvolveu em redor do castelo. A Carta de Foral chegou por D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e a Carta de Feira com Afonso III. D. Dinis mandou construir as muralhas que ainda hoje se mantêm e que rodeiam a antiga vila medieval. Com fronteiras instáveis, durante a Idade Média, Trancoso foi local de muitas batalhas: primeiro entre cristãos e muçulmanos e, depois, entre Portugal e os reinos vizinhos. Guia de Trancoso

Parque Municipal de Trancoso - Portugal © Viaje Comigo

Parque Municipal de Trancoso – Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Trancoso - Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Trancoso – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo