Situada no concelho de Pinhel, na freguesia de Vale do Côa, com menos de 30 habitantes, parte de Cidadelhe está classificado como Património Mundial da Humanidade da UNESCO, devido às figuras rupestres, gravadas em granito, datadas da Pré-História. A sua vista para o vale do Côa é capaz de nos deixar sem palavras, no topo do monte, a olhar a imensidão de verde em nosso redor. Fica muito próxima da bonita Aldeia do Juízo, onde estive a viver nas Casas do Juízo.
Cidadelhe pertence à área do Parque Arqueológico do Vale do Côa e fica no topo de um monte, a mais de 500 metros de altura, entre os rios Massueime e Côa. Foi o escritor José Saramago quem chamou a Cidadelhe o “calcanhar do mundo”, por estar situada no extremo norte do concelho, e assim ficou conhecida.
A aldeia de Cidadelhe está divida em Povo de Cima e o Povo de Baixo, sendo que este último é o mais antigo, onde está situada a Igreja de Santo Amaro, que foi reconstruída em 1934. Na torre sineira, ao lado da igreja, está a imagem do “Cidadão”, uma pedra ancestral que foi encontrada ali perto com a imagem de um homem. Também, com setas improvisadas pelos habitantes locais, conseguimos ir ter a um castro romano ,que está totalmente abandonado. Cidadelhe merecia mais…
No meio da aldeia está um edifício que se destaca: a Casa-Forte de Cidadelhe, inaugurada a 12 de agosto de 2018, acolhe um pálio, bordado a ouro e seda, que terá à volta de 300 anos. Andou de mão em mão, para fazer a procissão local e, de casa em casa, para ser usado na festa do domingo de Páscoa.
Agora está preservado na Casa-Forte assim como livros, missais, cálices e outras peças antigas ligadas às homilias religiosas. Convém marcar a visita ou perguntar na aldeia por quem tem a chave para visitar, assim como a Igreja.
Em 2018 foi filmado, em Cidadelhe, o filme “Fátima”. Segundo o produtor Giuseppe Cioccarelli, o local foi escolhido “Porque tem uma característica arquitetónica única, as ruas são como há 200 anos e também a posição de cima de um monte permite ter boa luz, tem características perfeitas para ser a localização do filme” – informação retirada do Beira.pt. O filme realizado pelo italiano Marco Pontecorvo deve estrear ainda este ano e conta com atores de várias nacionalidades: o norte-americano Harvey Keitel, a brasileira Sônia Braga, o croata Goran Visnjic e os portugueses Joaquim de Almeida e Lúcia Moniz. No total, a produção contou com 70 atores portugueses e 2.500 figurantes portugueses.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui