Palace Hotel do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 17, 2022

Conheça a mística Mata do Buçaco (Bussaco)

Centro/ Portugal [ Coimbra ]

A Mata Nacional do Buçaco é uma área natural protegida localizada na região centro de Portugal, entre Coimbra, Aveiro e Viseu, mais concretamente na Mealhada. É também apelidada de “Cerca do Antigo Convento dos Carmelitas Descalços da Província de Portugal”, por ter sido plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços, no primeiro quarto do século XVII.

Fonte Fria na Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Fonte Fria na Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Vista do Miradouro - Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Vista do Miradouro – Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Antes de mais, pode estar a estranhar ver a palavra Buçaco escrita deste modo, e não como Bussaco. Na verdade, as duas formas são aceites, no entanto, Bussaco com dois “ss” remete para o modo como era escrito antes da reforma ortográfica em 1911. Por isso, vamos acompanhar a “evolução” da gramática e adotar o Buçaco com o “ç”.

Com “ç” ou com dois “ss”, o que é inquestionável é que este património de Portugal tem um valor único. São 105 hectares, constituídos, para além da flora diversa (com mais de 700 espécies nativas e exóticas), pelo Convento de Santa de Cruz do Buçaco, pelo Museu Militar e pelo Bussaco Palace Hotel.

Nas Portas de Coimbra - Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Nas Portas de Coimbra – Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Ao cruzar alguma das 11 portas de entrada para a Mata, vai embarcar numa viagem pelo tempo e pela natureza mística de Portugal. Foi neste local que se deu a batalha durante a Terceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, que ficou conhecida como a Batalha do Buçaco. Porém, hoje em dia o que encontra é a calma e tranquilidade que só a natureza pode oferecer. Sabia que a Mata do Buçaco está classificada como Monumento Nacional desde 2018?

São vários os trilhos, os miradouros, os lagos e fontes que tornam a Mata do Buçaco num local perfeito para passear em família, para praticar desporto, ou mesmo para um passeio romântico. Também para os estudiosos e observadores, a biodiversidade que se encontra na Mata é de muito interesse.

Miradouro de Caifás - Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Miradouro de Caifás – Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

São mais de 700 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis, bem como cerca de 80 espécies de aves, para além de outros animais. Segundo consta, algumas das espécies exóticas, como o “Cedro do Buçaco”, foram presentes importados pelos monges.

Não deixe de visitar o Vale dos Fetos,uma zona de sombra onde existem fetos de porte arbóreo; a Fonte Fria, cuja água corre entre duas grandes escadarias de pedra; entro outros recantos mágicos deste lugar tão encantandor.

Grande Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Grande Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Convento de Santa Cruz do Buçaco

Não há como falar na Mata do Buçaco e não referir o Convento. Foi construído entre 1628 e 1630 pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Esta Ordem ocupou o Convento de Santa Cruz do Buçaco de 1630 a 1834, data da extinção das ordens religiosas masculinas. Até lá, teria sido para eles uma experiência profunda de contemplação, oração e penitência.

E mesmo hoje, ao visitar o Convento, vai perceber como coabita em perfeito equilíbrio com a natureza, envergando uma aura meditativa. Admire a frontaria, forrada com incrustações de quartzo branco e jorra negra, ou o teto revestido a cortiça e as paredes empedradas do átrio. Na igreja vai encontrar ainda um conjunto de obras de arte religiosa.

Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Bussaco Palace Hotel

A partir de 1888 deu-se uma reconstrução de parte do Convento, para passar a acolher o luxuoso e romântico Bussaco Palace Hotel. Este hotel de 5 estrelas é um perfeito exemplo da arquitetura manuelina-gótica, num espaço ricamente decorado, apresentando mobiliário antigo, pinturas grandes e azulejos vidrados tradicionais portugueses – que contam a História de Portugal. Este hotel ocupa o palácio de caça dos últimos reis portugueses.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Palace Hotel do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Palace Hotel do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Museu Militar do Buçaco

Ainda na extensão da Mata do Buçaco, encontra o Museu Militar do Buçaco. Foi criado em 1910 pelo Rei D. Manuel II, no âmbito das Comemorações do Primeiro Centenário da Batalha do Buçaco. Como o próprio nome indica, neste museu encontra um espólio das peças e utensílios militares do início do século XIX, bem como figuras uniformizadas, guiões e medalhas, cartas militares e topográficas do terreno, entre outros itens. O Museu Militar procura oferecer uma perspetiva do que foram as Invasões Francesas e do papel fundamental que a Batalha do Bussaco teve no bloqueio das forças napoleónicas.

Vista das Portas de Coimbra - Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Vista das Portas de Coimbra – Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Fonte Fria - Mata Nacional do Bussaco - Portugal © Viaje Comigo

Fonte Fria – Mata Nacional do Bussaco – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo