A Mata Nacional do Buçaco é uma área natural protegida localizada na região centro de Portugal, entre Coimbra, Aveiro e Viseu, mais concretamente na Mealhada. É também apelidada de “Cerca do Antigo Convento dos Carmelitas Descalços da Província de Portugal”, por ter sido plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços, no primeiro quarto do século XVII.
Antes de mais, pode estar a estranhar ver a palavra Buçaco escrita deste modo, e não como Bussaco. Na verdade, as duas formas são aceites, no entanto, Bussaco com dois “ss” remete para o modo como era escrito antes da reforma ortográfica em 1911. Por isso, vamos acompanhar a “evolução” da gramática e adotar o Buçaco com o “ç”.
Com “ç” ou com dois “ss”, o que é inquestionável é que este património de Portugal tem um valor único. São 105 hectares, constituídos, para além da flora diversa (com mais de 700 espécies nativas e exóticas), pelo Convento de Santa de Cruz do Buçaco, pelo Museu Militar e pelo Bussaco Palace Hotel.
Ao cruzar alguma das 11 portas de entrada para a Mata, vai embarcar numa viagem pelo tempo e pela natureza mística de Portugal. Foi neste local que se deu a batalha durante a Terceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, que ficou conhecida como a Batalha do Buçaco. Porém, hoje em dia o que encontra é a calma e tranquilidade que só a natureza pode oferecer. Sabia que a Mata do Buçaco está classificada como Monumento Nacional desde 2018?
São vários os trilhos, os miradouros, os lagos e fontes que tornam a Mata do Buçaco num local perfeito para passear em família, para praticar desporto, ou mesmo para um passeio romântico. Também para os estudiosos e observadores, a biodiversidade que se encontra na Mata é de muito interesse.
São mais de 700 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis, bem como cerca de 80 espécies de aves, para além de outros animais. Segundo consta, algumas das espécies exóticas, como o “Cedro do Buçaco”, foram presentes importados pelos monges.
Não deixe de visitar o Vale dos Fetos,uma zona de sombra onde existem fetos de porte arbóreo; a Fonte Fria, cuja água corre entre duas grandes escadarias de pedra; entro outros recantos mágicos deste lugar tão encantandor.
Convento de Santa Cruz do Buçaco
Não há como falar na Mata do Buçaco e não referir o Convento. Foi construído entre 1628 e 1630 pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Esta Ordem ocupou o Convento de Santa Cruz do Buçaco de 1630 a 1834, data da extinção das ordens religiosas masculinas. Até lá, teria sido para eles uma experiência profunda de contemplação, oração e penitência.
E mesmo hoje, ao visitar o Convento, vai perceber como coabita em perfeito equilíbrio com a natureza, envergando uma aura meditativa. Admire a frontaria, forrada com incrustações de quartzo branco e jorra negra, ou o teto revestido a cortiça e as paredes empedradas do átrio. Na igreja vai encontrar ainda um conjunto de obras de arte religiosa.
Bussaco Palace Hotel
A partir de 1888 deu-se uma reconstrução de parte do Convento, para passar a acolher o luxuoso e romântico Bussaco Palace Hotel. Este hotel de 5 estrelas é um perfeito exemplo da arquitetura manuelina-gótica, num espaço ricamente decorado, apresentando mobiliário antigo, pinturas grandes e azulejos vidrados tradicionais portugueses – que contam a História de Portugal. Este hotel ocupa o palácio de caça dos últimos reis portugueses.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Museu Militar do Buçaco
Ainda na extensão da Mata do Buçaco, encontra o Museu Militar do Buçaco. Foi criado em 1910 pelo Rei D. Manuel II, no âmbito das Comemorações do Primeiro Centenário da Batalha do Buçaco. Como o próprio nome indica, neste museu encontra um espólio das peças e utensílios militares do início do século XIX, bem como figuras uniformizadas, guiões e medalhas, cartas militares e topográficas do terreno, entre outros itens. O Museu Militar procura oferecer uma perspetiva do que foram as Invasões Francesas e do papel fundamental que a Batalha do Bussaco teve no bloqueio das forças napoleónicas.