Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo Restaurante Helana, Idanha-a-Nova © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 14, 2018

Comer: Restaurante Helana, Idanha-a-Nova

Centro/ Gastronomia/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal/ Castelo Branco/ Idanha-a-Nova/ Restaurantes ]

No centro histórico de Idanha-a-Nova, a meio caminho de várias Aldeias Históricas de Portugal, o restaurante Helana propõe pratos da gastronomia portuguesa, sobretudo regionais, com utilização de produtos locais, biológicos, apresentação cuidada e também pizzas.

O espaço é amplo, com duas salas e dois balcões, de apoio à cozinha. E o edifício tem alguma história: nos anos 50 (século XX), funcionava aqui a Fábrica de Refrigerantes Raiana, com a produção da laranjada e dos famosos Pirolitos (que tinha a bola dentro da garrafa), que se manteve em funcionamento até aos anos 70. Entretanto, o edifício ficou ao abandono e, em 2000, o espaço é comprado para servir um projeto de restauração que é lançado no final desse ano. No projeto estão atualmente os chefs Mário Ramos, António Ramos, Ana Ramos e Luís Mendes.

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Entrada do Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Desde então, o restaurante Helana tem vindo a participar em concursos de gastronomia, tendo ganhos prémios e várias distinções na mesma área. Só para dar como exemplo, no Festival de Sopas o Helana já ganhou três prémios com a Sopa de Laranja e Flor de Laranjeira, a Sopa de Aromas Silvestre com Hortelã da Ribeira ou a Sopa Fria de Framboesa com Poejos do Rio e Flor de Laranjeira.

Mas, voltemos ao Helana e às propostas da sua ementa, que é bastante ampla. Visitei o espaço num dia muito quente, mas não consegui resistir à tentação de uma pizza… mas acompanhada com uma fresca salada. Para entradas, e para aconchegar o estômago, antes do prato principal chegar à mesa, veio um tentador pão, com azeitonas e espuma de azeite. Para terminar, – mais uma vez a tentação ganhou – experimentei uma deliciosa mousse de chocolate. Vale a pena!

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Couvert do Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Pizza com chourição – Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Salada no Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Mas, o menu do Helana propõe muito mais. A sopa do dia tem, dizem “no mínimo , 95% de ingredientes de agricultura biológica”. Nas entradas, poderá encontrar o Paté de Farinheira, os Pimentos Padron com Flor de Sal, Escabeche de Aves, Cogumelos Silvestres, Migas de Espargos Trigueiros e Camarão Frito à Aninhas.

Além das saladas e sopas, as massas são também um dos destaques com a Lasanha de Espinafres e Cogumelos com Molho de Tomate, os Canelones à Bolonhesa com Molho de Tomate, a Lasanha à Bolonhesa com Molho de Tomate e a Esparguete à Carbonara.

Para os vegetarianos, foi pensado um prato em especial: Hambúrgueres de Vegetais com Cogumelos Salteados. E entre as várias propostas de Pizzas existe também a Veggi Pizza com molho de tomate, mozzarela, cogumelos, cebola, milho, tomate fresco, azeitonas, orgãos e extra mozarela.

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Perna de Pato Confit com Puré Trufado e Espargos – Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Nos pratos de carne do Helana: Febras de Porco à Monsanto; Lombinho de Porco com Molho de Queijo Velho de Idanha; Arroz de Galinha do Campo de Cabidela; Lombinho de Porco com Molho de Boletus edulis; Bife de Novilho “Geo do Prado” à Café; Lagartinhos de Porco Preto Grelhados; Borreguinho Raiano Biológico Grelhado “Geo do Prado”; e a Perna de Pato Confit com Puré Trufado e Espargos.

Nos pratos de peixe do Helana: Bacalhau com Natas Gratinado com Queijo; Chocos Grelhados com Azeite d’alho; Tiborna de Bacalhau com Azeite Extra Virgem Biológico; Bacalhau com Molho de Enchidos em Papelote; Espetada de Lulas e Camarão; e a Cataplana de Tamboril e Camarão (sob encomenda).

E nas sobremesas do Helana, eu escolhi a mousse de chocolate mas, também, já deu que falar a Tarte Tépida de Chocolate com Framboesas e Molho Silvestre, que ganhou o 1º Prémio do Concurso Chocolate Nestlé 2001, pela Chef Ana Ramos). Prove ainda adoçar a boca com o Petit Gateaux de Chocolate e Frutos Silvestres com gelado; o Petit Gateaux de Chocolate e Frutos Silvestres; a Tartita de Requeijão de Idanha e de Doce de Abóbora; uma Seleção de Queijos de Idanha-a-Nova; ou gelados e fruta.

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Mousse de chocolate – Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

E os Menus Low Cost? São servidos à segunda, quinta e sexta-feiras (exceto feriados e datas festivas) e custam 8,50€, incluindo couvert, sopa, prato do dia, sobremesa (doce ou fruta da época), café e água, refrigerante ou vinho. Entre os pratos propostos pode encontrar (alguns exemplos): a salada de atum, sardinhas assadas; grelhada mista, Pizza Jovem (fiambre, bacon ou chourição), lasanha bolonhesa, espetada de peru, costeleta de cachaço grelhada.

Também para os mais pequenos há um Menu Infantil: com sopa; um dos pratos à escolha: hambúrguer com fritas; douradinhos à Capitaão Gancho; Mini Pizza Jovem; sobremesa (vila de gelado, doce caseiro ou fruta da época); e bebidas: água, néctar ou refrigerante. Preço: 7,50€

INFORMAÇÕES

Restaurante Helana
Morada: Rua José Silvestre Ribeiro 35, 6060-133, Idanha a Nova
Telefone: +351 277 201 095
Site com ementa

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Restaurante Helana - Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Restaurante Helana – Idanha-a-Nova © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo