Depois de atravessar a Serra do Açor, espreito ao longe, por meio de socalcos, e vejo a aldeia de Piódão, que faz parte das Aldeias Históricas de Portugal. O xisto escuro das casas contrasta com o azul de algumas portas e janelas, como é o caso da Casa da Padaria, alojamento muito típico, onde pernoitei. A casa manteve a arquitetura local com os materiais da região, como o xisto e a madeira, e no interior a decoração traz algumas memórias.
Cheguei à Casa da Padaria e toquei ao sino, para que me abrissem a porta. Fui em abril, num dia de primavera atípico… muito frio, chuvoso e cinzento, que contrastou com a simpatia com que fui recebida por D. Goretti, a proprietária.
A casa faz parte desta aldeia de encantar, que é Piódão. O edifício foi recuperado mas, tal como o nome indica, foi durante muito tempo a padaria local. Hoje em dia, mantêm na decoração os objectos que recordam outros tempos, incluindo o forno de onde saía o pão. Mas, tudo o resto, foi adaptado para casa de habitação e para receber hóspedes nos quatro quartos disponíveis.
A casa era da família do marido de D. Goretti, o Sr. António, cuja família era responsável por fornecer o pão a toda a população. Agora, a aldeia não tem mais de 60 habitantes e deixou de haver padaria. Por isso mesmo, todos os dias, de manhã, se ouvem as buzinadelas da carrinha do pão que percorre as aldeias da serra. Também eu recordei os tempos das carrinhas-mercearias que apitavam para os clientes saberem que tinham chegado. Meti conversa por causa do frio e da neve que, entretanto, durante a noite, se tinha instalado no topo da serra. “Hoje há gente que vai ficar sem pão fresco”, diz-me preocupado.
A neve e o gelo na estrada podem isolar algumas localidades como é o caso de Piódão, mas a D. Goretti já está habituada a essas condicionantes e congela sempre pão para essas situações imprevistas. E se não houvesse pão… ficava-me pelos três bolos frescos que estavam na mesa do farto pequeno-almoço que me foi servido na Casa da Padaria. Havia de tudo um pouco: pães e bolos, manteiga, queijos (incluindo o da serra e o tradicional requeijão com doce de abóbora e noz), compotas… e também broa e enchidos, com presunto e paio. Tudo tão bom! Para beber há sumo, café, leite e chás.
Em 1999, a Casa da Padaria abriu as portas para receber hóspedes – esteve desativada desde 1971, altura em que a aldeia ficou também com menos gente e, depois de uma remodelação, abriu de novo. Em todas as divisões há uma história a contar: a entrada onde guardavam a lenha (onde agora é a sala de jogos), depois era o balcão de atendimento (onde é a receção), na sala superior está o forno e em cada uma dela há objetos antigos – alguns já completamente em desuso – que nos fazem recordar velhos tempos.
O quarto estava quentinho à minha espera, aliás toda a Casa da Padaria estava com um ambiente que me deu uma sensação familiar, de estar tão à vontade como em nossa casa. O quarto é grande, com cama confortável, televisão e casa de banho privativa (com banheira). E há pormenores importantes, como a delicadeza das toalhas de banho ou os lençóis bordados… A janela fica virada para a rua e pude apreciar a neve a tomar conta do topo da serra do Açor.
Deixei o carro estacionado no largo da aldeia e vim a pé, com a mala, até à Casa da Padaria. É uma caminhada de cerca de 6 minutos, onde é preciso ter cuidado redobrado com a chuva nas pedras escorregadias e tampas de saneamento matreiras, que ficam uma espécie de escorrega quando a água lhes passa por cima. Por isso, se tiver muita coisa na mala, leve apenas o que precisa, para a estadia, e deixe o restante no automóvel.
A Casa da Padaria é o local ideal para ficar alojado em Piódão, para viver o espírito rural desta aldeia. Também a partir daqui pode fazer variados passeios pedestres, que estão sinalizados nas imediações. Mais abaixo está a ribeira, as pontes, os moinhos e a praia fluvial.
INFORMAÇÕES
Casa da Padaria
Morada: Rua Cónego Manuel Fernandes Nogueira, 6285-018, Piódão, Portugal
Telefone: +351 235732773 / +351 964889498
Tem Wifi gratuito
Site e preços
– Procura outs alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui