Durante todo o ano, as 12 Aldeias Históricas de Portugal têm um calendário de eventos que nos trazem mais pretextos para descobrirmos a história e cultura de cada uma delas. “12 em Rede – Aldeias em Festa” vai começar em Piódão, no concelho de Arganil, com o evento “Estrada Real, a Longa Caminhada”, nos dias 21 e 22 de abril de 2018. Vamos até lá?
O convite surge em forma de transcrição, pelas palavras de Miguel Torga: “Com o protesto do corpo doente pelos safanões tormentosos da longa caminhada, vim aqui despedir-me do Portugal primevo. Já o fiz das outras imagens da sua configuração adulta. Faltava-me esta do ovo embrionário”.
![Piódão - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo](https://www.viajecomigo.com/wp-content/uploads/2018/04/Flores-Piodao-Portugal-©-Viaje-Comigo.jpg)
Piódão – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo
E afinal onde fica a Estrada Real? A Estrada Real é um troço medieval (com marcas das rodas das carruagens nas pedras), na Serra do Açor, que durante séculos fez a ligação entre Coimbra e a Covilhã. Era por onde passavam os transportes e comerciantes, que uniam, de certa forma, a Beira Litoral e a Beira Interior.
“Com o passar dos séculos esta via caiu em desuso deixando apenas as lendas que referem a zona do Piódão como o sítio ideal para foras da lei e proscritos, que se dedicavam a assaltar as caravanas de comerciantes que cruzavam a Estrada Real”, refere a apresentação do evento.
Nos dias 21 e 22 de abril (se a meteorologia ajudar e não chover ou nevar), será feita uma reconstituição com um mercado, de comércio tradicional, com artesãos a trabalharem ao vivo, com a participação de “personagens históricas” e momentos de teatralização e animação musical. Fique a conhecer o programa que se estende, claro, pela aldeia de Piódão:
![Piódão - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo](https://www.viajecomigo.com/wp-content/uploads/2018/04/Subida-Piodao-Portugal-©-Viaje-Comigo.jpg)
Piódão – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO “ESTRADA REAL – A LONGA CAMINHADA”
21 de abril, sábado
10h00 – Mercado do Piódão: comércio tradicional, artesanato ao vivo, personagens históricas, momentos de teatralização e animação musical
10h30 – O agasalho hospitaleiro de peregrinos e viandantes | Cortejo pelas ruas de Piódão, seguido da leitura do edital, acorrendo os cantadores da literatura de cordel a declamarem em verso as peripécias dos viandantes na Estrada Real, assaltos às caravanas de mercadores e outras tropelias
11h00 – Visita guiada ao Núcleo Museológico do Piódão com enfoque nos testemunhos da Estrada Real, patentes no espaço.
Espaço “Quem conta um conto, conta e pronto” – recolha em vídeo de testemunhos de lendas e histórias do Piódão pela comunidade a transmitir posteriormente no evento.
11h30 – Workshop “Flores da Serra do Açor” (Decorações e Arranjos Florais com flores da Serra)
13h00 – Comeres fartos e beberes frescos
15h00 – Projeção de vídeos, fotografias e testemunhos sobre a Estrada Real
15h15 – Mostra do resultado das Ilustrações elaboradas pelo grupo Urban Sketchers na Estrada Real
15h30 – Mesa Redonda “A Estrada Real: Coimbra-Covilhã” – conversa informal sobre a história da Estrada Real e sua importância ao longo dos tempos.
18h30 – Teatralização: “Nos finais do séc. XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira funda um Colégio no Piódão, a que muitos chamam Seminário, funcionou entre 1886 e 1906, e aqui juntou muitos jovens, criando um pólo cultural de grande importância para a zona”.
19h00 – Encerramento dos festejos
22 de abril, domingo
9h00 – “Caminhada cultural pela Estrada Real – S. Pedro do Açor” – Ponto de Encontro no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira com direção a Chãs d’Égua
– Encontros e desencontros no pinhal com larápios e outros bandoleiros
– As Histórias do João Brandão ecoam pelas serranias
– Um parto assistido nas fragas vindo o bebé no cesto da merenda
10h00 – Mercado do Piódão: comércio tradicional, artesanato ao vivo, personagens históricas, momentos de teatralização e animação musical
10h15 – Atuação do grupo “Açor Tambor” em palco e atuação deambulante pelo mercado
11h00 – Showcooking “Piódão no prato” (com degustação)
12h00 – O bom acolhimento dos caminhantes e peregrinos da Estrada Real, seguindo-se o batismo da criança recém-nascida
13h00 – Comeres da caça e beberes da pipa nas tabernas
14h00 – Inauguração da exposição de ilustrações do ilustrador Delfim Ruas – “Estrada Real”
15h00 – Teatralização e jogos tradicionais
17h00 – O Resineiro/detetive mais famoso das Beiras desvenda o misterioso caso do sabão de leite de burra sem ranço.
18h00 – Festejos, Bailias e Folias com Saltimbancos e Histriões.
19h00 – Encerramento dos festejos
Mais informações no site das Aldeias Históricas de Portugal.
![Piódão - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo](https://www.viajecomigo.com/wp-content/uploads/2018/04/Igreja-Piodao-Portugal-©-Viaje-Comigo.jpg)
Igreja Matriz de Piódão – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo
![Piódão - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo](https://www.viajecomigo.com/wp-content/uploads/2018/04/Vista-para-Piodao-Portugal-©-Viaje-Comigo.jpg)
Piódão – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo
![Mata da Margaraça, a caminho de Piódão - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo](https://www.viajecomigo.com/wp-content/uploads/2018/04/Estrada-serra-Piodao-Portugal-©-Viaje-Comigo.jpg)
Mata da Margaraça, a caminho de Piódão – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo