No Alentejo, é impossível entrar na Pousada Castelo de Estremoz e não sentirmos que ascendemos à realeza. O edifício é histórico, com destaque para a Torre de Menagem, que é Monumento Nacional… e edificado num espaço que foi construído para a Rainha Santa Isabel, por D. Dinis, no século XIII. A referência à Santa Rainha está por todo o lado e, mesmo em frente ao hotel, está a estátua da mesma a mirar o edifício e onde não devem perder o pôr do sol. De resto, é um excelente ponto de partida para visitar Estremoz.
Como vos dizia… a vista daqui, sobre Estremoz, é sublime, espraiando-se pela planície alentejana e onde o pôr do sol pode deixar-nos facilmente sem palavras.
A Pousada Castelo de Estremoz é, toda ela, muito clássica, ou não fosse este um antigo castelo, ou parte dele, pelo menos. E além das salas, repletas de quadros, estatuária, e nobiliário antigo, também nos quartos essa decoração impera. Cama alta, estilo dossel, cadeirões de tecido, móveis com tampo de mármore… cortinados altos, floridos… Há um certo requinte, da história que transborda, nesta pousada tão especial.
O quarto tem televisão, secador de cabelo, mini-bar, cofre e a minha tinha janela para a estátua da Rainha Santa Isabel. Há quem prefira a vista para o centro da cidade de Estremoz, mas garanto-vos que para quem aprecia o pôr do sol, esta é melhor.
É, então, do bar/restaurante que se tem uma vista panorâmica sobre Estremoz – também o pode ter a partir do cimo da Torre de Menagem, que os hóspedes da pousada podem ir ver livremente.
Aproveitei para jantar na pousada e mesmo a sala de refeições nos transporta para tempos de reis e rainhas. Os tetos altos abobadados, os cadeirões, os candelabros e toda a arte exibida, nos armários clássicos, ou nas paredes, nos transportam para um passado monárquico. E mesmo que não seja o nosso estilo de decoração, estar nesta pousada é o mesmo que ficar alojado num autêntico museu!
Os pratos com brasão – e o selo das Pousadas de Portugal – dão um ar ainda mais requintado e os empratamentos ajudam a compor uma mesa, num ambiente de glamour, mas não pesado. E que tem um serviço a condizer: muito profissional.
Na ementa, despertou-me a curiosidade a sopa de tomate, com enchidos alentejanos e ovo escalfado, mas foi-me sugerida – e provei, como entrada – a cabeça de Xara com salada de agrião temperada e gomos de laranja e flores de salva-ananás, sendo um prato com muita tradição alentejana.
Para prato principal – apesar de aqui os pratos de carnes serem de mais destaque – fui para uma receita da “casa” de algumas pousadas. É, aliás, um receita da Pousada de Elvas, datada de 1942: um Bacalhau Dourado, que é uma espécie de bacalhau à Brás, mas sem cebola e o bacalhau está cru. So vos posso dizer… estava uma verdadeira delícia!
Neste restaurante, a carta vai sendo mudada, ao longo do ano, e adaptada às estações e aos produtos da época (também costumam ter pratos de caça).
Para a sobremesa, experimentei o Manjar Celeste, que é um doce típico de Estremoz: feita com requeijão, e cozida em tigela de barro, tem um sabor dulcíssimo, mas muito bom.
No exterior está uma piscina ao ar livre e jardins. Um deles, com uma fonte no centro, no caminho que se faz para subir a torre – tem um vista imperdível .
Ao pequeno-almoço, em tempos de pandemia, vem uma seleção de sugestões, mas depois tem de escolher os pratos quentes ou algo mais. Além do sumo de laranja, e de outras bebidas, trazem de imediato o Pão alentejano e outros pães, Croissant, Bolo Real e pastelaria, mais as manteigas, compotas, fiambre e queijo e a fruta laminada.
Nos pratos quentes, há ovos mexidos, cozidos ou estrelados; bacon no forno ou salsicha fresca; omolete com queijo, fiambre, tomate ou cebola, vegetais no forno ou salteados.
Podem ainda escolher entre produtos tradicionais: presunto, enchido alentejano, queijo fresco, requeijão de ovelha, almerce / atabefe com mel e canela (que provei e era excelente!); e o queijo regional alentejano.
A isso se acrescentam os cereais, frutos secos; iogurte natural e aromas; fatias douradas; taça de iogurte natural com granola e frutos vermelhos; panqueca ou waffle com Nutella; marmelo assado com mel e canela… como podem ver é também um pequeno-almoço de reis!
INFORMAÇÕES
Pousada Castelo de Estremoz
Morada: Largo D. Diniz, 7100-509 Estremoz, Portugal