Depois de percorrer as estradas nacionais, na Beira Interior, chego a um portão que diz Monte do Vale Mosteiro mas, dentro da propriedade, são quase mais 10 minutos (fui devagar) a conduzir numa estrada de terra batida, para chegar a este refúgio na natureza, que pertence à freguesia de Rosmaninhal e fica a cerca de 20 minutos (de carro) de Idanha-a-Nova, a sede de concelho. A quinta fica integrada no Parque Natural do Tejo Internacional e, por isso, a fauna e flora são muito ricas por aqui… e o silêncio também. Perfeito para relaxar!
Sou recebida à porta do carro pela proprietária, Luísa Serejo, e pelo brincalhão cão Goji, mas ao longe ouço o tilintar de badalos de gado que por aqui pasta e pertence ao Monte do Vale Mosteiro. Para quem gostar de fazer observação de aves este é também um lugar especial e, além de ter piscina exterior, pode ir a banhos nas margens do rio Tejo, a poucos minutos dali.
A decoração da habitação do Onde do Vale Mosteiro é um mimo, cheia de pormenores que nos fazem sentir em casa. E Luísa Serejo, a hospitaleira proprietária, ajuda com o resto fazendo-nos sentir em família. É assim tão confortável e deixa-nos logo à vontade. Aviso: não vai querer sair daqui!
A casa do Monte do Vale Mosteiro, feita em xisto, e rodeada por azinheiras, tem sete quartos, todos decorados de forma diferente. Quatro são duplos (Alecrim, Rosmaninho, Papoila e Alfazema), com vista para o jardim e mesa e cadeiras junto da porta de vidro, que dá para o espaço verde; tem o quarto de casal (Trigo), com vista panorâmica; a Suite (Violeta), com vista panorâmica e vista para a piscina; e um quarto duplo (Centeio) adaptado a deficiências motoras, com vista para a piscina. E tudo foi pensado ao pormenor, não só nas peças decorativas como no ambiente, por isso, em cada quarto há uma frase inspiradora relacionada com o seu nome, são para dar dois exemplos:
“A beleza sem graça é uma Violeta sem perfume”
ou
“Papoila que o vento agita,
não me canso de vos ver,
há lá coisa mais bonita
que ser simples sem saber”
Os quartos, decorados de forma moderna mas sempre com atenção no charme campestre (com parede de xisto, em alguns), estão equipados com televisão, ar condicionado, produtos de higiene na casa de banho, garrafa de água e internet grátis. A casa tem a sala comum, com a lareira, um espaço para as mesas de refeições, um bar (onde pode experimentar os vinhos da região, ou um cocktail), e um cantinho de leitura, com dois cadeirões e uma imagem gigante da região.
Se decidir visitar a casa/quinta do Monte do Vale Mosteiro no tempo mais frio, no interior, vai ter uma acolhedora sala com lareira acesa à sua espera e pode desfrutar de refeições caseiras, que são servidas mediante reserva antecipada. E, em qualquer altura do ano, não perca o pôr-do-sol que se perde no horizonte das árvores do terreno deste agro-turismo, na direção da Serra da Estrela.
O pequeno-almoço está repleto de ingredientes biológicos e produtos caseiros, como os queijos, frutas e as compotas, por exemplo. Se estiverem por lá mais hóspedes é montado o buffet (estão lá as máquinas de café, a torradeira, os cereais, etc.), ou é servido em mesa se estiver menos gente, como foi o meu caso. Pode pedir ovos, enchidos e queijos regionais – eu fiquei maravilhada com a fruta biológica e foi o que mais comi – e pode tomar a primeira refeição do dia no interior ou na esplanada, junto da piscina. Também fiz um dos jantares por lá, com comida caseira, preparada rapidamente pela dona da casa, com batatas e tomates da quinta. E sobremesa caseira: arroz doce, servida de forma criativa, em chávena de porcelana.
Além dos planos que o caro leitor possa já ter pensado para passar o seu tempo nesta região, o Monte do Vale Mosteiro tem também organizados pacotes de roteiros turísticos: com percursos pedestres, observação de aves, passeio de barco, caça, pesca (é possível na barragem da quinta), safari fotográfico, percursos de BTT e canoagem. Tudo é possível com marcação antecipada.
Aproveite também o exterior da casa para relaxar. A mesa de piquenique, as camas de rede ou simplesmente descansar e ler um livro, junto da piscina, com vista para os campos.
Aqui perto estão Idanha-a-Nova (a cerca de 30 Km) e algumas das Aldeias Históricas de Portugal como a Aldeia Histórica de Idanha-a-velha, assim como a Aldeia Histórica de Monsanto. A capital de distrito, Castelo Branco, fica a cerca de 50 quilómetros.
INFORMAÇÕES
Monte do Vale Mosteiro
Morada: Largo do Curral Concelho nº 11 – 6060-446 , Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Portugal
Telefone: +351 962 029 257 ou +351 277 477 046
Site
– Procura outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui