Chá marroquino - Marrocos © Viaje Comigo Chá marroquino - Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 23, 2015

Como fazer o chá marroquino

África/ Gastronomia/ Marrocos/ Notícias

Em Marrocos, chamam ao chá o “whisky marroquino” e é certamente a bebida mais habitual no país fazendo parte da sua tradição. É também um sinal de hospitalidade, já que se oferece chá aos visitantes de casa e também em algumas lojas.

Reza a história que, no século XVIII, os ingleses largaram em portos marroquinos chá que tinha vindo da Ásia. Depois disso, passou a ser uma bebida nacional, esteja frio ou calor. É bebido a toda a hora. Numas zonas do país bebe-se mais o chá de menta e noutras o verde.

Servir chá em Marrocos © Viaje Comigo

Servir chá em Marrocos © Viaje Comigo

Como fazer o chá marroquino?
O chá usado é o verde (que vem da China) ao qual depois se junta a menta fresca.

Já muitas vezes me disseram que gostavam de replicar, em casa, o chá que beberam em Marrocos e nunca o conseguem fazer. O truque está também na forma como se mistura o açúcar, que é acrescentado no chá diretamente no bule.

Depois de a água ferver, deve colocar o chá verde. Deixe atuar, adicionar açúcar e menta fresca (folhas quebradas e colocadas no bule). Deixe ficar assim durante cerca de 3 minutos. Não mais do que isso.

Chá marroquino - Tânger - Marrocos © Viaje Comigo

Chá marroquino – Marrocos © Viaje Comigo

Em Marrocos, o chá é habitualmente servido em bules de metal (latão ou prata) e serve-se de forma peculiar: para o líquido se misturar com o açúcar, as primeiras chávenas (ou copos) servidas são colocadas na mesma dentro do bule para assim se misturar tudo.

Só depois de repetir isso se deve servir o chá marroquino.

Sempre com muito açúcar, dentro do bule, o chá marroquino é finalmente servido depois de se deitarem umas 3 chávenas e colocando de novo o líquido no bule. Só assim, diz a tradição marroquina, se mistura o chá e o açúcar de forma correta. Está bom?

Servir chá em Marrocos © Viaje Comigo

Servir chá em Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo