Soalheiro DR
Publicado em Setembro 22, 2015

Visitar a Quinta de Soalheiro, Melgaço

Notícias/ Portugal [ Enoturismo/ Melgaço/ Rota dos Vinhos Verdes ]

Na região de Monção/Melgaço está a Quinta de Soalheiro que tem apostado, nos últimos anos, no enoturismo. Esta é a primeira marca de Alvarinho em Melgaço e existe desde 1982 – integrando a Rota do Vinho Verde – com várias medalhas que comprovam a alta qualidade dos seus vinhos.

A inovação e o crescimento têm sido visíveis nos últimos anos e prova disso são também as novidades que vão sendo lançadas. Em breve, o consumidor poderá conhecer mais dois néctares: o Soalheiro Granite (“um vinho mais mineral”) e o Oppaco, o primeiro tinto Alvarinho.

Espumante Quinta de Soalheiro © Viaje Comigo

Espumante Soalheiro, Bruto Rosé  © Viaje Comigo

Quinta de Soalheiro DR

Quinta de Folga DR

Já vai a caminho de quatro gerações o trabalho feito na Quinta de Soalheiro. Nesta empresa familiar, tudo começou com João António Cerdeira, em 1974, que com a ajuda do pai, António Esteves Ferreira, plantou a primeira vinha de Alvarinho. Está agora o projeto nas mãos dos filhos, Maria João e António Luís Cerdeira, juntamente com a matriarca da família, Maria Palmira.

Luís e Maria João @ Soalheiro - DR

Luís e Maria João @ Soalheiro – DR

Antonio é enólogo de formação e um profundo conhecedor da casta Alvarinho. Dá gosto ouvi-lo falar dos vinhos e muitos deles são sua criação. Também com a irmã, Maria João, é quem trata e certifica a vinha em agricultura biológica, defendendo uma viticultura sustentável, que exalta a riqueza do terroir de origem.

E de onde vem o nome Soalheiro? Assim se chamava a primeira parcela, plantada em 1974, e assim ficou o nome da marca até aos dias de hoje – representada em 24 mercados, da Alemanha ao Japão, de Angola ao Brasil, da China aos Estados Unidos, entre muitos outros. A exportação ocupa 40% das vendas do Soalheiro.

A Quinta de Soalheiro tem cerca de 10 ha de uvas próprias – onde as uvas de Alvarinho são produzidas segundo os conceitos da agricultura/viticultura biológica – e outros 40 ha em parceira com produtores de uva da região. Anualmente são produzidas cerca de 200 mil garrafas Soalheiro.

Quinta de Soalheiro © Viaje Comigo

Quinta de Soalheiro © Viaje Comigo

Também o Viaje Comigo fez uma visita à Quinta de Soalheiro, passando pela adega e pela transformação, ainda manual, de alguma garrafas, seladas com cera. Passamos depois à sala de provas e, ao almoço, fomos experimentar os enchidos da Quinta de Folga.

Cera nas garrafas - Quinta de Soalheiro © Viaje Comigo

Cera nas garrafas – Quinta de Soalheiro © Viaje Comigo

Vista da adega Soalheiro DR

Vista da adega Soalheiro DR

ENOTURISMO

Na Quinta de Soalheiro, os visitantes podem experimentar, provar e ficar a saber mais sobre a tradição local. Além de ficarem com dicas de harmonização – o vinho ideal para cada tipo de prato – a sala de provas tem um vista fantástica sobre os montes espanhóis, mas ainda apanhando os vinhedos portugueses e o rio Minho.

Provas de Soalheiro - DR

Provas de Soalheiro – DR

Sala de provas Quinta de Soalheiro - DR

Sala de provas Quinta de Soalheiro – DR

Nas provas de vinhos é dada a conhecer uma trilogia composta pelo Soalheiro Clássico, pelo Soalheiro Primeiras Vinhas e pelo Soalheiro Reserva – e ainda dos espumantes, o clássico Bruto e, mais recentemente, o Bruto Rosé, não esquecendo os inovadores ALLO e Soalheiro 9%, que se distinguem pelo teor alcoólico moderado e frescura.

As visitas à Quinta de Soalheiro passam pela moderna adega que foi recentemente renovada. Os visitantes podem aqui perceber o processo de vinificação: existem zonas específicas de fermentação e estágio. Em todo o processo é controlada a temperatura.

Adega do Soalheiro © Viaje Comigo

Adega do Soalheiro © Viaje Comigo

Quinta de Folga - Soalheiro DR

Quinta de Folga – Soalheiro DR

Depois das provas dos vinhos, os visitantes podem seguir até à casa de pedra da Quinta de Folga, onde é está o fumeiro produzido por esta empresa familiar. Deve ser feita marcação prévia para estes almoços de degustação, onde são centrais dois produtos: enchidos de porco bísaro e o vinho Alvarinho Soalheiro.

Enchidos da Quinta de Folga © Viaje Comigo

Enchidos da Quinta de Folga © Viaje Comigo

Prova de Soalheiros - DR

Prova de Soalheiros – DR

Harmonizações na Quinta de Folga © Viaje Comigo

Harmonizações na Quinta de Folga © Viaje Comigo

Localizada no concelho de Melgaço, a Quinta de Folga cria animais de raça Bísara ao ar livre, tem uma pequena horta, onde cultiva tudo o que se come, e assim todos os alimentos têm um verdadeiro sabor… da terra.

Nos vinhos da Soalheiro destaca-se a trilogia composta pelo Soalheiro clássico; o Soalheiro Primeiras Vinhas (quatro vezes consecutivas considerado o Melhor Vinho Branco Nacional); e o Soalheiro Reserva, com fermentação em barrica de madeira.

A estes se juntam dois espumantes Soalheiro: o clássico Bruto e o Bruto Rosé. São também de destacar as inovações, como o ALLO (sim, o nome inspirado na série “Alô, Alô”) – com as castas Alvarinho e Loureiro – e Terra Mater, do qual só foram feitas cerca de 900 garrafas.

INFORMAÇÕES
Provas de segunda-feira a sábado – convém fazer a marcação – a partir de 6€.
Marcações: +351 251 416 769

Entrada Adega da Quinta de Soalheiro - DR

Entrada Adega da Quinta de Soalheiro – DR

Alvarinho Soalheiro 1997 © Viaje Comigo

Provado: Alvarinho Soalheiro 1997 © Viaje Comigo

Quinta de Soalheiro © Viaje Comigo

Quinta de Soalheiro © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo