Quando fui para o Panamá, voei com a Copa Airlines, a partir do Rio de Janeiro. Regressei depois ao Brasil, mais precisamente a Porto Alegre, a partir da Cidade do Panamá novamente com a Copa Airlines. Dois voos que fiz em classe executiva, mas em aviões com serviços diferentes.
Primeira observação: os aviões são diferentes. O que partiu do Rio de Janeiro era muito melhor: a Executiva tinha muito mais espaço nas cadeiras e mais extras. Mesmo o serviço era melhor e mais atencioso.
O avião que veio do Panamá não tinha tomada para carregar aparelhos eletrónicos, o que deixou muita gente surpresa… e desanimada porque estavam a contar em carregar o telemóvel na viagem, por exemplo.
A cadeira também não reclinava tanto como no primeiro avião… e quanto mais reclinar, maior a probabilidade de conseguir dormir mais horas seguidas. Portanto, a Executiva no primeiro avião era excelente e, no segundo, mediana.
O que vai ter: na sua cadeira vai encontrar auscultadores, uma manta quentinha e uma almofada, para estar mais confortável durante a viagem.
Tem também diversos filmes e séries para ver – alguns que saíram bastante recentemente dos cinemas. Se tem dificuldades em dormir nos voos, pelo menos consegue pôr em dia os filmes mais recentes. Se preferir, pode jogar alguns jogos ou ouvir música para relaxar.
A comida era boa em ambos os voos e a tripulação sempre muito atenciosa. O que se pode comer a bordo da Copa Airlines (em Executiva)?
– do Rio de Janeiro para o Panamá:
Pequeno-almoço: frutas frescas com iogurte e cereais, pastelaria, como croissants, com manteiga.
Pratos principais: omolete de finas ervas com batatas grelhadas e peru grelhado (ou outro prato que não escolhi)
Um snack a meio da viagem: com prato de carnes frias, queijos e frutas
Noutra viagem e noutra carta: amêndoas tostadas na partida, salmão fumado e salada verde.
Prato principal: filete de peixe com chimichurri e arroz e tomates grelhados; ou peito de frango à parmegiana com arroz e vegetais (na foto abaixo).
Mesmo com as suas diferenças, os voos correram muito bem. Dentro dos horários previstos, sem atrasos, com tripulação super simpática e aviões limpos – o que nem sempre acontece em muitas viagens, infelizmente.
Adorei o kit de viagem da Copa Airlines também muito representativo do seu país. O padrão da bolsa tem os tradicionais padrões das etnias indígenas panamianas. As Molas são um dos artigos mais tradicionais e típicos do Panamá e fazem parte do traje dos Kuna, uma tribo indígena deste país. São feitos de sobreposições, com várias camadas, com cores alegres, usadas na parte do tronco, cobrindo a parte da frente e de trás. (saiba mais aqui).
Na bolsa, tem um creme hidratante para as mãos, um baton de cieiro (bastante bom!), umas meias para o frio (que vai sentir dentro do avião,) uma mini-pasta e escova dos dentes e um protetor dos olhos para dormir melhor, sem luz nenhuma que o incomode. Boas viagens!