Destacam-se os telhados coloridos ao longe, desta que é a primeira obra do arquiteto Frank Gehry na América Latina. O Museu da Biodiversidade na Cidade do Panamá mostra a história do país em diversas vertentes, da histórica à evolução de espécies com milhões de anos.
Primeiro, o Museu da Biodiversidade do Panamá mostra como o istmo do Panamá emergiu do mar, há 3.000 milhões de anos, unindo dois continentes, alterando a biodiversidade e o clima do planeta, afetando as espécies animais e vegetais.
O Biomuseu tem um percurso de 3.500 m2, apresentando a biodiversidade global em oito salas: Galeria da Biodiversidade, a Panamarama (com vídeos em gigantes ecrãs que nos colocam no meio de selvas e no fundo do mar), A Ponte Surge, O Grande Intercâmbio, A Rede Viva, Oceanos Divididos, Pegada Humana e Panamá é o Museu.
O Museu tem ainda um átrio público, oito salas de exposições – uma para mostras temporárias – loja, cafetaria e um jardim botânico. Todo o projeto tem o trabalho arqutetónico de Frank Gehry, autor de outros projetos de renome como o Guggenheim de Bilbao e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, por exemplo.
Com 4 mil metros quadrados, o Biomuseu exibe fenómenos da flora e fauna do Panamá, assim como modelos dos grandes mamíferos que passaram por este território há 20 milhões de anos. Tem também dois grandes aquários com as águas dos dois oceanos que o canal une e com as espécies de cada um.
Sendo um país que, com o seu canal, une dois oceanos – através do seu Canal liga o Atlântico e o Pacífico – fez com que as espécies se adaptassem a essas mudanças. Além do surgimento e a evolução das espécies locais, o museu mostra também a história geográfica do Panamá.
Procure também hotéis na cidade do Panamá.
INFORMAÇÕES
Museu da Biodiversidade, Calzada de Amador, Cidade do Panamá
Viagem com o apoio da Autoridade Turismo do Panamá, com a coordenação do departamento de comunicação internacional.
Voei para o Panamá com a Copa Airlines, a partir do Brasil. Saí do Rio de Janeiro e voltei para Porto Alegre, dois dos aeroportos brasileiros para onde voa esta companhia panamiana.
Desafio 2017 – #249 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!