Jamaica © GianlucaFerrobr:Pixabay Jamaica © GianlucaFerrobr:Pixabay
Publicado em Setembro 29, 2023

Dicas e mapas: viajar para a Jamaica

Américas/ Jamaica

A Jamaica é conhecida pela sua paisagem deslumbrante, incluindo as praias de areias branca, montanhas e cascatas impressionantes (como as famosas Cataratas do Rio Dunn). A cultura jamaicana é rica em tradições culinárias, dança, religião (incluindo o movimento Rastafári) e celebrações vibrantes, como o Carnaval e o Festival de Jerk.
Esta ilha tropical e país insular, localiza-se no mar do Caribe, tem uma extensão de 10.991 km² e 2 734 000 habitantes.

Cascata da Jamaica © Volzi:Pixabay

Cascata da Jamaica © Volzi:Pixabay

Mapa da Jamaica

Mapa da Jamaica

HISTÓRIA DA JAMAICA

Os primeiros habitantes da Jamaica eram os povos indígenas conhecidos como taínos, que chegaram à ilha por volta do século VII. Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a chegar à Jamaica em 1494 e a ilha acabou por se tornar uma colónia espanhola.

Mais tarde, em 1655, a Jamaica foi capturada pelos britânicos, tornando-se assim uma colónia britânica, o que marcou profundamente a sua cultura, língua e sistema político. Durante os séculos XVIII e XIX, a Jamaica foi um importante centro de produção de açúcar e sua economia dependia muito do trabalho escravo africano nas plantações.

A abolição da escravatura em 1834 e a subsequente imigração de trabalhadores contratados da Índia e da China trouxeram uma diversidade étnica que ainda é evidente na Jamaica de hoje.

No século XX, a Jamaica desempenhou um papel crucial no movimento de independência das nações caribenhas. Em 1962, a Jamaica conquistou a independência do Reino Unido e tornou-se uma nação soberana.

Um dos líderes mais influentes desse movimento foi o carismático político e ativista Rastafári, Marcus Garvey, cujas ideias e legado continuam a ser uma parte importante da identidade jamaicana.

Hoje, a Jamaica é uma nação independente e orgulhosa, que abraça a sua herança cultural diversificada e continua a desempenhar um papel importante na cena internacional, seja através da música, do desporto (como o atletismo) ou de contribuições para a cultura global.

Mapa da Jamaica

Mapa da Jamaica

Jamaica © Nadi17:Pixabay

Jamaica © Nadi17:Pixabay

LOCAIS A VISITAR NA JAMAICA

A Jamaica é aquele cenário de cartão postal… Exótico, paradisíaco e onde muitos querem viver mais tempo além das férias. Estes são alguns dos principais pontos turísticos:

• Dunn’s River Falls: Localizadas em Ocho Rios, estas cascatas naturais, de 183 metros de extensão, são uma atração imperdível. Os visitantes podem escalar as quedas, mergulhar em piscinas naturais e desfrutar de uma aventura inesquecível em meio à natureza exuberante.

• Port Antonio: Este refúgio tranquilo na costa nordeste é conhecido pelas suas praias isoladas, incluindo Frenchman’s Cove e San San Beach. A Lagoa Azul, uma lagoa de água salgada com uma paisagem deslumbrante, é outro destaque imperdível e fica apenas a 15 minutos de Port Antonio.

• Seven Mile Beach: Esta foi considerada pelos usuários do TripAdvisor em 1019 uma das 10 melhores praias do mundo. Localiza-se na cidade de Negril.

• Parque Nacional Cockpit Country: Uma reserva natural com formações geológicas únicas e biodiversidade impressionante. Ideal para caminhadas, observação de aves e exploração da flora e fauna locais.

• Kingston: A capital da Jamaica é o epicentro da cultura e da música reggae, lar do famoso Bob Marley Museum. Explore a vibrante cena musical, visite o Museu Nacional e aproveite para conhecer a história fascinante do país.

Redemption Song - Kingston - Jamaica © Graka:Pixabay

Redemption Song – Kingston – Jamaica © Graka:Pixabay

CLIMA DA JAMAICA

A Jamaica desfruta de um clima tropical durante todo o ano, com temperaturas médias que variam de 24°C a 30°C. A Jamaica possui uma estação seca e uma estação chuvosa bem distintas.

A estação seca geralmente ocorre de dezembro a abril, quando o clima é mais estável, já a estação chuvosa vai de maio a novembro, com chuvas mais frequentes e possíveis tempestades tropicais durante o auge do verão.

Jamaica © Peggy_Marco:Pixabay

Jamaica © Peggy_Marco:Pixabay

GASTRONOMIA DA JAMAICA

A gastronomia da Jamaica é uma fusão de influências culturais que refletem a diversidade étnica e histórica da ilha caribenha, tendo sabores indígenas, africanos e ingleses.

• Jerk: O jerk é uma técnica de preparação de carne (geralmente frango, porco ou peixe) em que a carne é temperada com uma mistura picante de especiarias, como pimenta da Jamaica, pimenta Scotch bonnet, alho e outras ervas, e depois defumada ou grelhada. É uma das preparações culinárias mais icónicas da Jamaica e remonta ao período em que os jamaicanos tiveram que se esconder nas montanhas e tiveram que arranjar um modo de cozer a carne, mas que não dependesse das fogueiras, já que geraram fumo, acabando por expô-los.

• Ackee e Saltfish: Este é o prato nacional da Jamaica. O ackee é uma fruta local que é cozida e misturada com bacalhau salgado e temperos, criando um prato saboroso e cremoso.

• Patty: É uma espécie de pastel recheado com carne, frango, legumes ou peixe e pode ser de massa folhada.

• Caril de cabra: Uma influência da culinária indiana, o caril de cabra é preparado com carne de cabra cozida lentamente em um molho espesso de caril com especiarias.

• Arroz com feijão: É um prato clássico da culinária jamaicana, onde o arroz é cozido com feijão-de-lima ou feijão-preto, juntamente com temperos e pode conter legumes, resultando num prato saboroso e aromático.

Mapa Com Jamaica e Caraíbas

Mapa Com Jamaica e Caraíbas

Praia da Jamaica © Peggy_Marco:Pixabay

Praia da Jamaica © Peggy_Marco:Pixabay

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A JAMAICA

Código de telefone: +1-876
Consulado Honorário de Portugal em Kingston
Endereço: 53 South Camp Road, Kingston 4;
– Tel. (001876) 9785050 / 3610707;
– Correio eletrónico: paulissa@cwjamaica.com

Capital: Kingston
Área: 10.991 km²
População: 2 734 000 habitantes (estimativa em 2019)

Fronteiras: Por ser uma ilha, não possui fronteiras terrestres com nenhuma outra nação. A Jamaica situa-se a sul de Cuba e é rodeada pelo mar das Caraíbas.
Moeda: Dólar jamaicano (JMD)
Clima: Clima tropical, com uma temperatura média anual a rondar os 24°C a 30°C graus.

Língua Oficial: Inglês
Religião: Cristã

Sistema político: Monarquia constitucional
Horário: – 5 horas que em Portugal. – 2 horas que em São Paulo.

Tomadas: As fichas e tomadas elétricas são de tipo A e B. A tensão padrão nas tomadas é 110 V e a frequência é 50 Hz.

Visto: Os cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto para entrar na Jamaica, desde que a sua estadia não ultrapasse os 30 dias.

Vacinas: Aconselha-se a que tenha o boletim de vacinas atualizado e que faça uma consulta do viajante.

Mapa das Caraíbas

Mapa das Caraíbas

BANDEIRA DA JAMAICA

A bandeira é formada por um sautor (cruz diagonal, como um X) dourado, que divide a bandeira em quatro áreas, duas verdes e duas pretas. A bandeira foi adotada em 1962, quando se deu a independência da Jamaica, e só em 1996 o significado das suas cores foi alterado.

O preto passou a representar a força e a criatividade do povo jamaicano, o dourado passou a representar a riqueza do país e o sol dourado, e o verde simboliza a frondosa vegetação da ilha, assim como a esperança.

Bandeira da Jamaica

Bandeira da Jamaica

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo