As Molas são um dos artigos mais tradicionais e típicos do Panamá e fazem parte do traje dos Kuna, uma tribo indígena deste país. São feitos de sobreposições, com várias camadas, com cores alegres, usadas na parte do tronco, cobrindo a parte da frente e de trás.
A sua origem está na pintura corporal. Só depois da colonização dos espanhóis, e contacto com os missionários, os Kuna começaram a passar os seus desenhos geométricos também para o tecido. As Molas são colocadas por cima das camisas, como uma segunda peça, que estreita a silhueta.
Primeiro, pintavam diretamente no tecido e depois usavam a técnica da aplicação do lado contrário do tecido. Em Dulegaya, a língua dos Kuna, “mola” significa camisa ou roupa.
O traje inteiro inclui um tecido igualmente alegre e estampado, que é usado como saia de trespasse. Usam depois, na cabeça, um lenço vermelho e amarelo, e nos braços e pernas, dezenas de pulseiras de missangas (wini) que lhes estreitam os membros. Também costumam usar um brinco de ouro no nariz (olasu) e brincos.
Não se sabe ao certo qual a data do surgimento desta técnica, ou quando foi usada pela primeira vez. Mas, assume-se que as Molas mais antigas possam ter entre 150 a 170 anos.
Desafio 2017 – #196 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens! viagens!