Além do famoso chapéu do Panamá, que tipo de recordações tradicionais se podem trazer do Panamá? Tecidos bordados, máscaras de diabos, artesanato, ímanes e sandálias. E o chapéu do Panamá, já disse? 🙂
A verdade é que, em qualquer ponto turístico do Panamá, vai encontrar o famoso chapéu do Panamá (e outros chapéus) à venda. E poderá ir dos 10€ aos 100€. E se vos disser que a história do Chapéu-Panamá, apesar do nome, é fabricado originalmente no Equador? Eu também fiquei admirada!
No Equador, onde é chamado de sombrero de paja toquilla, é produzido com a palha da planta Carludovica palmata, conhecida como toquilla. É algo tão tradicional – e usado desde o século XVII por povos que moravam nas zonas costeiras, para se protegerem do sol – que está inscrito na Lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO.
No Panamá, quem o tornou famoso – e na moda! – foi o presidente norte-americano, Theodore Roosevelt, que o usou numa visita ao canal do Panamá, em 1906.
Ainda que, no início, o chapéu era só usado por homens, hoje em dia todos usam, incluindo mulheres. E está espalhado pelo mundo inteiro. Se for feito artesanalmente poderá valer um 100 euros ou mais.
AS MOLAS
As Molas são um dos artigos mais tradicionais e típicos do Panamá e fazem parte do traje dos Kuna, uma tribo indígena deste país. São feitos de sobreposições, com várias camadas, com cores alegres, usadas na parte do tronco, cobrindo a parte da frente e de trás. Leia mais.
ARTESANATO
Em La Arena, um povoado no distrito de Chitré, província de Herrera, no centro do Panamá, o artesanato é o seu maior motor económico. Existem ruas e mais ruas repletas de oficinas de trabalho do barro. E se uns trabalham o barro e cozem-no, outros pintam-no. Leia mais.
QTARRAS QUE SÃO SANDÁLIAS
Se for ao interior centro do Panamá e ouvir falar das Qtarras vai querer saber o que é. São sandálias tradicionais de pele. Apesar de, hoje em dia, já se fazerem modelos mais modernos, continua a existir quem use os mais típicos. E estive na região onde é feito esta calçado panamaio. Leia mais.
DIABLICOS
Em Herrera, no centro do Panamá, José González é conhecido por ser um dos mestres das máscaras Diablicos. São máscaras tradicionais que são usadas principalmente em celebrações pagãs no Corpus Christi, com desfiles e danças pelas ruas.
Leia mais.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.